Teclado e Tecnologia. Dúvida para banda em palco

    Autor Mensagem
    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14


    Alô Pessoal!


    Vish! Pra começar, eu não sei nem onde começar... Contudo, sei que posso contar com o pessoal daqui que sempre me ajuda e me faz avançar um pouquinho naquilo que preciso.
    Pra ser mais direto: Tenho um YAMAHA PSR E413 que comprei a bastante tempo atrás, quando ainda aprendia a tocar teclado na professora vizinha de casa. Sabe? Hoje estou com banda de Indie/Alternativo. Com Ruby (Kaiser Chiefs) até que consegui dar conta.... Usando a função split e suando frio pra fazer os timbres desse arranjador ficarem parecidos com os sons synth e os hammond que essa música apresenta... Já pra When You were young do The killers, a coisa ficou feia e eu acabei desistindo. No futuro, sei que virão novas canções onde eu terei de ter outro teclado. Nesse sentido, eu pretendo comprar outro (que ainda não decidi) pra usar junto com esse arranjador. O investimento vai ser alto. Procuro um sintetizador que SINTETIZE de verdade. Pretendo gastar mais uns 5k pro teclado mais o valor do AMP. Porém, a poucos dias atrás eu comecei a fuçar a função de controlador MIDI (por USB) desse meu PSR. Comecei usando o NUENDO, baxei ASIO e tals e me animei. Me animei pois com os VST's tenho uma infinidade de possibilidade de timbres. O único grande problema é que eu não manjo nada desse tipo de tecnologia. Vejo o pessoal usando Macbook no palco... Sei que eles possuem um S.O. mais estável e tal. Tenho um Samsung i3 w7 de 4gb. Coisa básica, talvez por isso o som que sai nas caixinhas de som do notebook são um lixo, principalmente os mais agudos... Também naõ sei se a razão disso é por eu ter plugado direto, sem usar uma interface tipo m audio fast track. Bem, pra finalizar a minha dúvida, eu precisaria de dicas nesse sentido. O que é mais vantajoso? Comprar um sintetizador Workstation do "bão" pra usar só ele (ou eventualmente ele e mais o PSR pra ganhar em número de teclas) ou investir em equipamento pra usar o psr ou outro um pouquinho melhor pra controlar VST's? Ou ambas as coisas juntas? Do que vou precisar? Quanto irei gastar? Moro em Curitiba, pretendo visitar lojas a fim de conhecer mais o funcionamento dos princiipais sintetizadores na faixa de até uns 5,5k. Já li a respeito dos da yamaha, nessa faixa de preço, nenhum tem potencial pra sintetizar

    Obrigado!

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Por exemplo:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/269736/

    O conteúdo desse link é muito interessante e muito animador. Ao mesmo tempo é frustrante pensar que quase tudo que está sendo dito alí é grego pra mim. Concordo com a pergunta do usuário. Pelo que vi aqui, também não gostei da qualidade sonora dos VST's (lembrando que só pluguei o usb do PSR 413 no pc e fiz com que o som saísse nas caixas de pc, obviamente não ia ficar bom). O que me preocupa é a resposta dos demais usuários. Pra pegar um exemplo totalmente aleatório; um deles diz que a questão do "peso/qualidade" dos timbres também depende das FX e EQ.
    .
    Não faço a mínima ideia do que sejam... Outra sugestão que eu lhes peço seria essa: Onde eu posso aprender a andar com as próprias pernas nesse mundo novo? Pelo que eu já percebi, saber tocar o teclado não é importante! Brincadeiras a parte, tem muita coisa nesse meio que eu gostaria de poder entender.
    Obrigado

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ordep Luca
    Como sua duvida não é simplesmente "o que é melhor de teclado pra mim" vou ajudar...

    Em primeiro lugar, quando for escrever aqui ou emmqualquer forum, respeite a pontuação e utilize parágrafos para ficar mais fácil de ler o que você quer. Eu mesmo não cheguei a ler completamente, mas percebi que se trata de uma duvida sobre a funcionalidade dos "VST" com notebook ao vivo no palco.

    Eu sou um cara que não gosta de chamar os vários diferentes tipos de aplicativos de música de VST e sim de software. Pesquisando, você vai ver que existem alguns tipos diferentes de nome para coisas que funcionam de forma igual. VST é um tipo de software, assim como .wav é um tipo de arquivo de audio.

    Existem algumas coisas a serem observadas pra quem quer partir pro mundo dos instrumentos virtuais no computador. A primeira delas é a capacidade do seu computador em rodar tal aplicação. Isso é uma coisa que você mesmo precisa saber começar a avaliar. A segunda é a seguinte: quantos programas quero que funcionem simultaneamente e se meu computador suporta esse processamento. Muitos aplicativos são pesados e não é qualquer PC que roda.

    Eu tenho uma política muito simples para PC (Ruindows): não uso. Posso me dar o luxo de usar sempre um MacBook para música e nunca tive qualquer problema ou falha de funcionamento. Como um Mac no BR não é algo em conta, você deve trabalhar com o que está dentro das suas possibilidades. Seu PC é básico, mas suficiente pra rodar algumas coisas...

    O que você precisa, de qualquer forma, para ter uma qualidade aceitável de audio com computadores Windows é uma interface de audio. Eu não gosto da Fast Track Pro, e indicaria algo da Focusrite ou Presonus, que na minha opinião possuem qualidade de audio superior. A placa de audio melhora não somente a qualidade do audio mas o período de latencia entre o que você toca e o computador reproduzir o som. Essas interfaces são USB e basta conectar ao computador com um cabo simples. O resultado você pode ouvir tanto com fones quanto com monitores (caixas).

    A duvida de todos: "o som é melhor?". Sim, sem duvidas o som é melhor que qualquer workstation, até mesmo os mais caros. O grande lance dos instrumentos virtuais é que eles não possuem uma limitação de memória ou processamento, visto que esse depende da capacidade do computador. Obviamente, o que estou falando é valido para softwares de qualidade e não qualquer biblioteca fundo de quintal como se encontra aos montes por aí.

    Muita gente pode aparecer aqui discordando, mas o fato é que softwares tem um som melhor. O que falta muitas vezes é aquele punch ao vivo, mas isso geralmente esta ligado ao uso de periféricos fuleiros. Não tem como negar que um setup com computador fudido não compete com instrumentos "de verdade" (aspas propositais pois os teclados de hoje em dia nada mais são do que computadores limitados com um sistema operacional equivalente a um Windows 95).

    Em termos gerais, diria que investindo em um setup com computador, a qualidade é inegável. O que não adianta é achar que com qualquer computador e interface de audio, somados a cabos e monitores ruins, vão fazer um bom trabalho e bom resultado.

    Um outro lado que pode ser interessante pra você. Com 5000 hoje, você consegue comprar no máximo um workstation dito mid-level, que seria o intermediário entre o fudidex e o melhor que a empresa tem a oferecer. De qualquer forma, é uma grana alta pra um instrumento que nem sempre agrada ao freguês. Se você investir em bons equipamentos de audio, como uma interface legal e bons monitores, seu resultado pode ser muito melhor.

    Um detalhe que não pode ser esquecido: usar um hardware tem sim suas vantagens. Não há duvidas que um instrumento é mais simples de conectar e sair tocando. Carregar seus dados salvos é automático e muito dificilmente o instrumento te deixa na mão. E basicamente chegar no palco, tirar do bag e conectar cabo de energia e de audio. Com computador, a dor de cabeça é muito maior. Isso é algo a se pensar...

    No final das contas, eu com essa grana, compraria um MacBook Pro, uma interface de audio e futuramente investiria num bom controlador (como o Nektar Panorama P6 por exemplo). Sou um cara que não aceita pagar tão caro em um ROMpler (se der uma pesquisada vai saber o que é isso - praticamente todos os workstations do mercado, uma tecnologia ultrapassada pra kc*!).

    No seu caso, você pode fazer o que falei, ou partir pra um hardware melhor. Com 5000, suas escolhas não são vastas. O melhor que o dinheiro pode te conseguir é um Krome 61, comprando via Holland Export.

    Quanto aos amplificadores de teclado: fuja! Caros e pesados demais!!

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Olá SilvG8

    Obrigado pela disponibilidade.

    Sim, não tenho dúvidas apenas em qual teclado comprar. Mas de uma forma mais ampla e por isso mais complexa, eu preciso muito avançar nesse mundo novo.

    Tomando como referência a minha real necessidade de teclado, eu diria que preciso de algo que se adapte bem no palco e que eu possa ter muitas possibilidades timbrísticas. Muita coisa mudaria se eu pudesse gastar em torno de 8 mil ?(só no teclado, a princípio) As coisas serias mais difíceis pra mim. Mas se não tiver outro jeito....

    Levei seriamente em consideração investir em VST. Só não entendo como o set ficaria como um todo. Porque o uso do controlador? Eu usaria apenas ele? Um bom sinte. ou workstation também não funciona como controlador? Ao considerar gastar cerca de 8 mil( em 99x no cartão se possível =P) andei dando uma olhada no Jupiter 80, Fantom g8, e Korg M3. Seriam boas opções pra se trabalhar com VST? Aí eu poderia usar o Nektar junto? Cara... Desde sua postagem comecei a ler sobre controladores, mas ainda não manjo muito...

    Quando à compra do Macbook. Qual configuração mínima vc recomendaria? Vi que esses equipamentos vão de 4mil a 12 mil reais...

    Obrigado!

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ordep Luca
    Foi o que percebi... Na verdade você queria discutir o que é mais viável pra alguém que quer se apresentar com banda ao vivo na sua situação. Essa discussão, não somente "o que vou comprar" é interessante e fico feliz em poder ajudar.

    Vi que ainda fica um pouco confuso sobre uso de controladores, computador, etc. Vou tentar explicar tudo sucintamente.

    Controlador: atua como as teclas do instrumento. Podem ser usados com outros instrumentos (como os que você perguntou) através de cabo MIDI ou com softwares, sendo conectado a um computador. Geralmente possuem diferentes formas de como configurar cada botão, sliders e knob para o que você precisar.

    VST/AU/software: todos os nomes indicam a mesma coisa, programas de música que reproduzem instrumentos, efeitos, etc. Existe uma enorme variedade de programas... dos que reproduzem o som do piano até sintetizadores antigos.

    Sintetizador/workstation/ROMpler: são a maioria dos instrumentos que você procuraria hoje para tocar com a sua banda. Conseguem um som razoável, mas com grande abrangência de sons. São infinitamente mais simples de serem conectados e até mesmo de começar a usar, mas com o tempo perdem muito valor e são geralmente bem pesados.


    Eu gosto da combinação controlador + computador, mas não tenho vasta experiência com banda.

    Como tudo isso se comunica?
    No caso dos controladores, geralmente é bem simples. Se for usar um computador, basta conecta-los com cabo USB ao computador. As configurações necessárias para o computador reconhecer o controlador dependem de cada controlador, e geralmente existe um passo a passo muito simples de seguir para todos os controladores.

    Uma coisa importante pra você saber, é que atualmente a maioria dos teclados pode agir como controlador. Na verdade, qualquer coisa com conexão MIDI (na traseira do teclado) pode ser usado como controlador. A diferença é que os controladores dedicados fazem um melhor serviço... para experimentar, você pode tentar pulgas seu PSR no computador e ver se consegue ir adiante. No começo vai penar um pouco, mas lendo o manual com calma você consegue.

    É interessante lembrar que pra ter uma saída de som de qualidade, você não pode usar aquela conexão de saída para fone no computador. Você vai precisar de uma interface de audio-USB. Geralmente não são muito caras, cerca de 600. Essa interface vai jogar o som do computador para os monitores, amplificadores, etc. Diria que é essencial pra usar junto ao computador.


    Vamos as suas perguntas:
    Por que usar controlador?
    Se trata de um instrumento especifico para usar com computadores. Cada um dos botões e sliders, etc. são livremente assinaláveis, e com isso, você pode agilizar muito a sua vida ao tocar ao vivo, pois poderá escolher exatamente o que quer controlar com cada parte do seu controlador. No caso de algo como o Nektar, você tem ainda uma interação incrível com alguns programas de gravação e pode salvar diferentes mapeamentos dos botões dentro do controlador. Não é essencial usar um controlador, mas se pensa em usar o computador, não tem nada melhor.

    Eu usaria apenas ele (o controlador)?
    Sim. Nesse caso é um ou outro. Não há necessidade de ter as duas coisas.

    Um workstation não funciona como controlador?
    Sim, funciona. O problema é que pra se ter um controlador de qualidade você gastará X, enquanto para um sintetizador de qualidade, gastará 4X ou mais.

    Jupiter-80, M3, Fantom-G8 com VST?
    Não aconselho. O gasto será enorme se você quer usar computador. Esses são instrumentos a serem considerados no caso de querer tocar apenas com eles. Como falei acima, os controladores possuem controles que podem ser mareados conforme a vontade do usuário. Nos workstations/synths/ROMplers, tudo é limitado e muitas vezes não se consegue usar todos os botões e etc. Em conjunto com os softwares no computador.
    Desses instrumentos, ignoraria de cara os que já estão mais antigos... embora sejam bons instrumentos, vale a pena pegar algo mais novo. O Jupiter-80 deixa esses outros dois pra trás em termos de som, embora estes tenham especificações que podem ser atraentes pra quem entende pouco do assunto. Se escolher gastar uma grana alta, fique com o Jupiter-80.

    Qual MacBook comprar?
    De uma forma geral, todos são excelentes, e não há necessidade de comprar nada superior ao modelo de entrada com 13,3", que custa cerca de 4500 reais. É barato? Não, mas se for pra tocar ao vivo com segurança, é o tipo de investimento que vale a pena. A capacidade de processamento e o sistema operacional estável são vantagens imensas em relação ao Windows. Consegue se imaginar tocando ao vivo e o Windows dar aquela travada fenomenal? No Mac, eu nunca passei por essa experiência (travar sem mais nem menos).


    Acho que o mais importante a considerar, é se quer entrar no mundo dos softwares, com computador, ou dos instrumentos completos como o Jupiter. Isso é muito pessoal, e não acho que devo interferir...

    O que vale a pena saber, antes mesmo de se decidir, é o seguinte: teclados te darão resultado mais facilmente e rapidamente; computador e VST dependem de compreender algumas coisas básicas e curva de aprendizado maior, mas com infinitas possibilidades, melhores resultados e portabilidade (se trocar de computador, basta fazer backup - se trocar de teclado, começa tudo do zero).

    Qualquer coisa estou à disposição para ajudar. Boa sorte!

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Excelente!

    Obrigado pelas excelentes dicas.
    Realmente, é uma decisão difícil de ser tomada. Se dinheiro não fosse problema...

    Acredito que suas dicas já me fizeram avançar bastante!
    Pretendo fazer esse investimento no final de novembro. Até lá vou ler muito sobre o assunto. Já o tenho feito, leio/assisto bastante reviews, e mini workshops na internet.

    Devo dizer que por ignorância no tocante à essa tecnologia, de início, tive um pouco de recusa e fiquei com um pé atrás (e ainda) quanto a usar apenas controlador e PC.

    Com uma rápida busca na net não encontrei o NEKTAR pra vender aqui. O preço em dólares (cerca de U$700) anima!

    Qual Amp usar? Se Peavey e Roland pra teclado não são boas opções, qual você indicaria?

    Última pergunta por hora: Qual Software (dos muitos que podem ser usados) você recomendaria usar como "principal"?

    Se precisar de ajuda volto pra pedir algum conselho!! E quando decidir volto pra contar e escrever sobre primeiras impressões. Também pode ser útil pra alguém do fórum!

    Obrigado, Forte abraço!

    ------------Edit------------
    Tem um detalhe que me ocorreu agora! Nessa minha banda, sou vocalista. Acumularei as duas funções (teclado e vocal). Comecei a gostar bastante desse NEKTAR, ele (controller + PC) já está um passo à frente na escolha, hehe. Gostei do fato dos knobs e botões serem personalizáveis. Mas entendo que eles são pra uso ao vivo, devem ser acionados em tempo real. Não sei se vão sobrar mãos (e foco) pra que além de tocar, eu tenha que mexer nesses parâmetros enquanto canto. Nesse sentido, vc saberia me dizer se o NEKTAR + VST têm facilidade de registro de configurações e etc tanto quanto um arranjador por exemplo? Creio que essas funções serão mais úteis a mim do que knobs a serem usados em tempo real.

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Estou quase comprando o Panorama P6. Antes, porém, preciso da ajuda dos companheiros pra que me indicassem algum outro controlador de qualidade e preço semelhante que possua uma oitava a mais que o P6.

    Nunca ficou muito claro pra mim a utilidade e o custo x benefício em se comprar um controlador de 25 teclas por exemplo... Pra mim que pretendo usar APENAS ele como teclado de ensaio/apresentação. Não faria o menor sentido. Ou faria? Vi que a maioria possui o Octave Sifht... Mas dificulta mesmo assim

    É por esse motivo que estou avaliando comprar um de 76 teclas.

    Outra dúvida: Tal como SilvG8 me sugeriu, um macbookpro seria uma ótima pedida pra montar meu set. Visto que ele não é barato. Precisaria saber o que manda aqui? Apenas estabilidade? Como citei acima, estou apenas ensaiando com banda, sem pretensão de nos apresentar esse ano. Dito isso, eu conseguiria usar o meu notebook samsung i5 com 4 gb de ram pra interfacear?

    Utilizando uma boa interface de USB e o Panorama P6 como controlador, eu teria algum problema de latência? Porque se a diferença for apenas a estabilidade do sistema operacional, eu começaria a usar com o samsung numa boa, uma vez que não irei me apresentar ao vivo tão cedo!!

    Aí se a coisa evoluir pra algo mais profissional, daria um jeito de juntar 4,5k pra pegar um apple chique desses aí =D

    Obrigado!

    El tecladista
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Compra um Nord.

    silvG8
    Veterano
    # set/14 · Editado por: silvG8
    · votar


    Ordep Luca
    Não tinha visto sua postagem anterior... vamos lá.

    Amplificador pra teclado geralmente não é a melhor escolha. São caros e não falam bem em todas as freqüências, a não ser que sejam enormes (coisa de 20kg).

    Em termos de o que usar, eu aconselharia um bom monitor. A Yamaha possui uma linha de excelentes monitores de audio, com um preço relativamente acessível. É importante lembrar que de qualquer forma, são caros. Montar um setup ideal exige paciência do musico e tempo.

    Quanto ao MacBook, você consegue se virar um tempo sem ele tranqüilamente. Acho que pra usar ao vivo, a experiência com o Windows é um tanto errática, e é de certa forma um risco, mas é legal começar sua experiência com ele. Já adianto que configurar tudo no Windows é 100x mais enjoado, como sempre, e eu mesmo não sei nem fazer...

    A interface USB que você precisa pode ser simples. Não precisa ter entrada e saída MIDI, somente audio. Minha sugestão é a Scarlett 2i2 da Focusrite, que pode ser comprada em algumas lojas aqui no Brasil. O Nektar faz a conexao MIDI através de um cabo USB simples, não havendo necessidade de outros periféricos.

    Vi que falou dos knobs e botões do Nektar... você vai perceber que nem sempre precisa usar esses controles ao vivo, mas poder usa-los já tem grande valor, mesmo que só pra controlar volumes de diferentes instrumentos. Como você canta, realmente os knobs não terão tanto valor, mas com o tempo, tenho certeza que virão a calhar.

    Uma coisa interessante sobre o uso do computador e controlador, é que com o tempo você se torna mais intimo da tecnologia, e aprendera diversas coisas legais como por exemplo, como gravar musicas próprias, editar, masterizar, etc. Nesse momento, o controlador vai te ajudar MUITO a agilizar as coisas... pra coisas como gravar por exemplo, você clica no seu controlador, sem nunca precisar de encostar no mouse/trackpad.

    Se omiti qualquer coisa é só falar... vou postando aqui.
    Qualquer coisa mande email: igorgcr @ hotmail

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ordep Luca
    Quanto a controlador com uma oitava a mais: o mercado é extremamente escasso em controladores com 88 teclas de qualidade. Ainda assim, existe um novo modelo da Roland que é bom, embora não tenha a construção de um Nektar. É o A-88.

    Pense bem se é isso que procura porque você vai ter um peso enorme pra carregar, e um controlador GIGANTE, que ocupa pelo menos o banco da frente e um espaço do banco de trás de um carro. Pense bem...

    freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ordep Luca

    Cara, vejo que o mercado de controladores tem muita carência de equipos de 76 teclas. Dê uma olhada nos studiologic e nos CMEs. Tem alguns modelos de 76 teclas. São ótimas marcas e os teclados possuem boas teclas e robustez.

    Quanto a usar a plataforma Windows, fique tranquilo. Com um sistema bem configurado você não terá problemas. ;)

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Obrigado pelas dicas!

    Agora com a possibilidade de utilizar o Windows por hora, pretendo comprar meu controlador no início do mês que vem.

    Até lá, eu ainda quero fazer muita pesquisa.. O ideal seria tocar (testar) algum desses pois nunca sequer coloquei a mão em um controlador.

    Vou ler reviews e fazer comparações. Vi que o Panorama P6 não possui MIDI IN. E o Behringer UMX 61 Possui ambas por exemplo e é bem mais em conta. Claro que faltam knobs e botões pra ele, e parece ter um acabamento mais simples. Mas vou intensificar os estudos pra poder adquirir logo!

    Quanto à Amplificação do equipamento:

    Eu pretendia, mais adiante, abrir outro tópico pra discutir isso, mas vou aproveitar e fazê-lo aqui. Já lí em vários outros lugares que os VST não soam tão bem em qualidade e peso de som em comparação com os Workstations e Synths de alto padrão. Mesmo assim, estou considerando pegar controlador pois como SilvG8 me explicou, terei infinitas possibilidades timbrísticas.

    Nesse sentido, já que muitos indicam que os VST's tem qualidade sonora menor... Eu gostaria de estar adquirindo um BOM amp pra compensar essa questão. Mesmo que eu demore mais tempo. Vou verificar esses monitores da Yamaha pra ficar por dentro. Mas sempre achei que monitor era aquela coisa de estúdio, na linha do ouvido formando um triângulo pra referência... Tenho como ter boa potência (fora a qualidade) em palco com eles?

    Obrigado!

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu pretendia, mais adiante, abrir outro tópico pra discutir isso, mas vou aproveitar e fazê-lo aqui. Já lí em vários outros lugares que os VST não soam tão bem em qualidade e peso de som em comparação com os Workstations e Synths de alto padrão. Mesmo assim, estou considerando pegar controlador pois como SilvG8 me explicou, terei infinitas possibilidades timbrísticas.

    Isso é mentira.

    Obviamente, não adianta esperar um milagre comparando um PC de 1500 reais com um workstation de 10000. Isso é discussão para um tópico a parte, mas meu iPad por exemplo tem alguns aplicativos que falam melhor do que instrumento graúdo (por exemplo órgãos do Nord Electron - aplicativo Galileo para iOS).

    freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Cara, quem te flou isso acho que nunca deve ter mergulhando fundo nesse mundo da tecnologia musical. Os VSTs e até mesmos alguns App para iPad são melhores que muitos works por aí por aí.
    Agora claro, você não terá um som de qualidade com qualquer notebook, qualquer software, qualquer interface e qualquer controlador. O quarteto deve ser top para tudo funcionar e timbrar como top.
    Já em relação a analógico X digital, não existe discussão. São dois mundos completamente distintos que não podem ser classificados em nível de superioridade e sim no máximo comparados. Não tem como o FM7 soar como um DX7, assim como o DX7 não tem a quantidade de recursos e facilidades que tem um FM7.
    Trabalhar com virtuais é uma tendência e acertadamente é muito compensador (inclusive financeiramente). A quem critique piamente da mesma maneira que a quem defenda. A muitos anos os notebooks estão nos palcos da vida, a poucos anos os dispositivos móveis. Isso é sinal que a coisa tem funcionado muito bem!

    El tecladista
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Olá pessoal,

    Não quero entrar muito na discussão de vocês, mas para ajudar o Ordep Luca gostaria de fazer um breve resumo da minha experiência com softwares, optei por esse sistema a quatro anos, tocando em todo tipo de lugar e banda, se eu puder ajudar ficarei grato.

    Vou colocar aqui os equipas que uso, para Meu caso eles dão conta:

    Um notebook asus n43sn i7
    placa M-Audio mobile pre (igual a fast track, Só tem uma entrada a mais)
    controlador behringer UMX610

    Compraria outros ? Sim. Uma interface USB melhor e um controlador com mais recursos, e mais para frente um MAC, pois já tenho meu sistema configurado e só o uso para show, é bastante estável. mas isso depende de tanta coisa que é papo pra outra hora.

    Escolhi os softwares pelo valor, significativamente menor em relação aos teclados que precisava e pela qualidade que ainda tem bastante coisa pra melhorar, mas só trocaria meu set por um Nord, não que outros teclados sejam inferiores, más ele realmente é o que eu preciso.

    Em relação a amp pra teclado.

    Não acredito que seja o ideal para show com banda, particularmente falando prefiro mandar o sinal direto para mesa, sem desvios nem perdas, e meu retorno fica por conta da saída de fone da placa.

    Certo, espero ter ajudado, abraço.

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    freitas_silva
    Aí que você se engana... um FM8 fala tão bem quanto um DX7. Isso também é assunto para outro tópico. No geral, todos os instrumentos baseados em software (leia digitais), podem ser emulados quase que como copias perfeitas. O que falta são os conversores AD/DA. Em relação aos instrumentos analógicos e sua copia digital, isso já não pode ser dito.

    El tecladista
    Cara, quando alguém aparece querendo uma coisa boa, eu tento ajudar. É bem verdade que um UMX é bem mais em conta e cumpre o que deve ser feito, mas pergunto: qual a validade de comprar alguma coisa que custa a metade da grana mas que será trocada no futuro? E mais, para que não investir o dinheiro disponível na melhor opção possível?

    As pessoas que procuram reconhecimento no meio musical devem parecer profissionais e construir seu set de forma profissional. O que vejo é muita gente dizer que VST não é a mesma coisa que um top Roland-Yamaha-Korg, se baseia no fato de testar as coisas de qualquer jeito num notebook qualquer e espera milagre.

    O que quero dizer com isso é: se quer um resultado melhor possível com o que tem, não economize no essencial. Neste caso, controlador e notebook/PC com uma boa interface. Não faz sentido ter um controlador que não tem uma durabilidade legal e não é confiável e achar que vai estar no paraíso.

    Quer um controlador bom e confiável, com qualidade? Pague por isso. Acredite, faz toda a diferença.

    El tecladista
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    silvG8


    Concordo com tudo que você falou.

    Eu optei por comprar estes equipamentos de entrada destas marcas para eu aprender com algo simples, por que na época não sabia nada de placa, controlador, software e muito menos faze-los conversar entre si de forma estável.

    Hoje, depois de muito quebrar a cabeça, sei exatamente de qual equipamento eu preciso, e dos que não preciso.

    Trocaria os 3, note, placa e controlador, mas no momento eles podem esperar.

    qual a validade de comprar alguma coisa que custa a metade da grana mas que será trocada no futuro? E mais, para que não investir o dinheiro disponível na melhor opção possível?


    Simples, a melhor opção nem sempre é a mais cara.

    Abraço.

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    El tecladista
    Não disse a mais cara... existem opções mais caras do que a que sugeri pro colega. O que penso é que quando vou comprar um instrumento ou acessório, este deve ser definitivo, e não um intermediário entre o que realmente quero.

    Um exemplo próprio:
    Comprei há dois anos um Moog Little Phatty, depois de muito estudar sobre o instrumento. Na época, gastei uma grana, mas poderia me esforçar e pegar algo mais caro. Não o fiz, pois o instrumento me fornecia exatamente o que eu queria... eu não comprei este Moog pensando em futuramente substitui-lo pelo modelo mais caro, e sim pelas qualidades do próprio equipamento. Eu não pretendo e não preciso de troca-lo, e nem mesmo pretendo. Tenho planos de comprar o modelo "superior" (que na verdade seria diferente), mas este não vai tomar o espaço do que já possuo.

    Quando vou adquirir qualquer coisa, invisto diretamente naquilo que tenho como objetivo. Com a grana que gastei nos meus atuais instrumentos, poderia ter uma infinidade de workstations e etc. mas preferi investir em tudo o que havia de melhor e que se adaptava a minha necessidade, não sendo necessariamente mais caro.

    Tenho um MacBook básico que faz tudo o que preciso (poderia e tinha grana pra pegar o mais caro), interface de audio de excelente qualidade, cabos somente de ultra-durabilidade (guaranteed for life pela empresa - Planet Waves, custam os olhos da cara para um cabo / alguns outros um primo fez), DAW melhor possível (Logic X), um iPad já cansado (mas suficiente), instrumentos únicos não encontrados em nenhum software, grande tempo investido no aprendizado (apenas com interesse e pesquisa - não preciso de pagar a ninguém pelo que é oferecido gratuitamente através da internet sobre produção musical - aulas de piano não entram aqui, já que fui estudante por uns 13-15 anos no total). Música não é meu ganha-pão, sou medico e no tempo livre curto meus instrumentos, minha música e sou feliz com isso.

    O que quero dizer com tudo isso... não tem nada pior do que ter em mãos coisas que são apenas passageiras. Comprar algo já pensando no que virá pra substituir é maluquice e um consumismo absurdo que é estimulado por todas as grandes empresas que vendem instrumentos. Roland, Korg e Yamaha persistem reutilizando tecnologias velhas em todos os seus instrumentos, programados como um sistema operacional era há mais de dez anos. Tudo isso porque pessoas persistem comprando Motifs 1, 2, 3, 4, e por aí vai.

    A Moog Music, uma empresa que admirava bastante, parece estar indo em direção a um modelo consumista, com lançamento anual de novos produtos, como faz a Apple. Esse modelo, embora rentável, tira toda a magia do instrumento. É a diferença que sinto em relação ao meu Little Phatty... aquele instrumento é singular e representa um longo trabalho de varias pessoas muito competentes. O Sub Phatty, veio mudando alguma coisa e trazendo uma sonoridade nova... o atual Sub 37 apareceu apenas com uma mudança no visual, alguns controles extras e mudanças de software, somente. Este ultimo, é vendido por 50% a mais do que o Sub Phatty, sendo que são essencialmente a mesma coisa. É o puro consumismo comprar outro pra substituir o que tenho.

    No fim falei tanto que me perdi..... vou parar por aqui.

    A discussão continua. Acho que o título do tópico permite. Desculpe se saímos muito do assunto Ordep Luca.

    Abraço a todos!

    El tecladista
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    silvG8

    A discussão não continua.

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Olá!

    Vou respondendo desde meu último tópico. Agradeço de antemão a ajuda de todos! Ler e reler tudo que vocês colocam aqui me faz sempre avançar um pouquinho mais. Tenho anotado todas as sugestões de equipamento em um caderninho pra que eu possa ir analisando-os quando tenho tempo.

    Então. Quando eu trouxe a questão de VST x SYNTH, minha intenção era mais a de ilustrar o que eu preciso. Já li a respeito. São discussões acaloradas, muito interessantes, complexas e inconclusivas! O que eu fiz foi tomar partido para aquela que me desfavorece. Isso tudo pra dizer que eu pretendo pegar equipamento que me agrade.

    Compreendo os lados de SilvG8 e de El tecladista. Talvez a minha situação não se aplique em nenhum dos casos pois eu nem conheço do assunto em questão. Ou seja, sei que o que eu estou pretendendo comprar é bom pois recebi dicas de vós, contudo, não sei se no futuro precisarei fazer upgrades pois não tenho minha necessidade "traçada" ainda...

    A poucos dias eu considerava comprar um synth de até uns 8k. Abandonei essa ideia e coloquei o Nektar panorama P6 no lugar . Com esse dinheiro que deixo de gastar num synth, eu gostaria de estar adquirindo uma boa interface e começar a pesquisar um bom AMP/Monitor pra ensaio e show. Pretendo comprar um Macbook, mas isso com certeza não vai ocorrer esse ano.

    Li, entendi e concordo (por uma questão de lógica) que PC bom + Interface boa + controlador bom dão ótimo resultado. Porém, até onde pude ler nos tópicos da vida e com as respostas daqui, o que muda de um PC bom pra um mais ou menos é a tal da estabilidade.. Falo besteira? Quando tenho isso como verdade, fico tranquilo em adiar a compra do Mac, pois não irei me apresentar tão cedo.

    A qualidade sonora do VST + controlador, não fica por conta da interface apenas? Não seria ela quem faz o papel principal? Ou a placa de audio dos PC's, que na maioria é onboard faz diferença?

    Sobre interface? Tenho até vergonha. Vou ler a respeito. Vi sugestões da Scarlett 2i2. Quanto à tipos de conexão, não manjo nada. Se eu tiver, num futuro distante, outro controlador pra usar junto com o P6, fico prejudicado pelo fato deste não ter MIDI IN?

    freitas_silva

    Fico contente em saber que estou indo num caminho que cresce/ se desenvolve tecnologicamente! Talvez eu me arrependeria em fazer um investimento financeiro tão grande em algo que tem os dias contados...

    freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar


    SilvG8

    É em nenhum momento eu falei quem era melhor, pior ou igual. O que quis ilustrar é justamente o contrário. Mas entendi sua colocação e concordo com você em muitos aspectos. ;)

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Ei! Deixe lhes fazer uma boa pedida, antecipada, mas mesmo assim boa!

    Quais softwares me indicam pra iniciar? Se eu adquirir o Panorama mesmo, vi que ele vem com um tal de Propellerhead. Julgo que ele seja bom por conta da conexão com o P6 que deve ser privilegiada.

    Há alguns anos, (com meu PSR por USB e violões elétricos em linha no P2 =[ ) já fucei em Cubase/Nuendo, Fruit Loops e outros que não cheguei a usar nem 2 dias. Mas certamente não vou me dar bem com eles de cara. Alguma sugestão de algo mais simples?

    Quais pacotes de timbres? Tenho interesse em pianos, strings, synths....

    freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Propellerhead é a empresa, o produto que você estar falando é o Reason. É um software que mistura sequencer, com interface de gravação, instrumentos virtuais, sampler, processadores de efeitos, etc.
    Cara, o mundo dos VSTs é imenso e a internet está cheia de softwares do gênero e bibliotecas de sampler. A Native Instruments é uma grande refência no gênero e seri um bom ponto de partida. Dê uma olhada no site e principalmente nas demos de cada um dos softwares.
    Depois que tiver sua coletânea de VSTs você precisará de um outro programa, que regenciará todo o seu sistema. Ele se chama VST Host e vai concentrar todo o seu trabalho num lugar só. Existem vários então você deve testar e optar pelo que tem melhor interface e recursos relacionados ao trabalho.
    Cantabile, Forte, BloXpander e DAWs (Reaper, Cubase, Sonar, etc) funcionam como Host.

    O trabalho está apenas começando...rs

    El tecladista
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    freitas_silva

    Pra que tipo de usuário o BloXpander cai bem ?

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    El tecladista
    Não quero te convencer a pensar como penso. Discussão, em bom e claro português, não significa confronto. Minha postagem não foi diretamente para você em sua totalidade e acrescentou conteudo a todo o tópico.

    Ordep Luca
    O que muda de um PC bom é mais que estabilidade. Alguns programas, principalmente de sintetizadores, exigem muito mais do computador que um mero reprodutor de samples. Grande parte desses programas utilizam algoritmos que são extremamente pesados em termos de processamento, sem necessariamente serem enormes como os samples.

    Um exemplo é o U-He Diva, um dos mais pesados que conheço... o meu MacBook por exemplo não roda mais de uma instancia do programa na sua qualidade máxima (ocorrem alguns pequenos "glitches" durante a reprodução). Existem alguns outros que também funcionam assim e que talvez seu notebook não consiga fazer funcionar.

    Você percebera que não terá problemas para sons de "instrumentos reais" como piano, órgãos ou cordas, mas principalmente com os sintetizadores.

    Fora isso, a vantagem de um bom computador é a não dependência de nada externo. O Mac por exemplo consegue rodar todos esses softwares mesmo sem uma interface de audio externa, pois possui uma placa de audio interna com qualidade suficiente para reproduzir as coisas. Se quiser conectar direto nos monitores, pode (isso não funciona para uso ao vivo, pois a saída do MacBook é apenas a do headphone). Tudo isso, sem latência.

    Quanto a conexões, não existe problema algum no fato do Nektar não possuir saída MIDI. Se seu objetivo é usa-lo como controlador do notebook, a velha conexão MIDI não faz falta. Eu mesmo não uso pra praticamente nada, a não ser controlar módulos (sintetizadores sem as teclas). Seu Nektar seria conectado ao computador via cabo USB, que ao mesmo tempo fornece a alimentação necessária para o funcionamento do instrumento (embora na minha opinião uma fonte externa seja uma boa).

    A conexão da interface de audio é feita também com um cabo USB comum, como esses de impressora. Geralmente são plug and play, onde não existe a necessidade de instalações complexas nem nada, muitas vezes precisando apenas de instalar um driver (como no caso da Scarlett 2i2).


    Quais softwares usar?
    O amigo acima já deu a dica de usar coisas da Native Instruments, que eu acho uma boa. É fácil de encontrar e tem varias demonstrações online. Lá você encontra alguns pianos bons o suficiente, órgãos, pianos elétricos, cordas, etc.

    Além desses, pro caso de sintetizadores, eu tenho duas principais indicações: U-He Diva, o melhor que conheço, e o Zebra, ligeiramente diferente com sons mais modernos. Se algum dia quiser se aventurar mais, existe o FM8, que lida com um tipo especial de síntese (FM), com sons característicos e presentes em muitas musicas (mais atualmente famoso por vários sons do Dubstep, que eu acho uma bosta na maioria as vezes).

    Sugiro que me mande um email para que eu te passe umas dicas não possíveis de serem distribuídas por aqui... o bom e velho método Jack Sparrow de testar os VSTs antes de compra-los (ou nunca chegar a adquiri-los). Novamente, igorgcr @ hotmail . com .

    freitas_silva
    Perfeita colocação, entendi totalmente o que queria dizer e não o confrontei de forma alguma. Foi apenas a colocação eloqüente de dois diferentes pontos de vista, sem que alguém estivesse certo e outro errado. É o tipo de coisa que faz o fórum crescer como um todo. Você tem colocações positivas em vários tópicos aqui no FCC e isso é importante! Continue assim!!

    Ordep Luca
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Show de bola!

    Obrigado aos usuários silvG8, El tecladista e freitas_silva pela disposição! No mês seguinte estarei voltando pra cá com 21x mais dúvidas quando tiver com o NEKTAR na mão! Por hora, vou baixando o que me sugeriram pra poder me ambientar!

    Obrigado!

    freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar


    El tecladista

    Amigo, tenho pouco contato com ele, mas posso dizer que é um ótimo host. Ele tem suporte e a touch e várias opções para gravação de cenas além de baixo consumo de CPU. Se eu tivesse um note com tela touch, com certeza ele seria um dos meus escolhidos.

    freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar


    silvG8

    Respeito muito seu ponto de vista aqui. Acompanho esse fórum já a algum tempo e sei o quanto você entendo do assunto.
    Aqui o lance é trocar experiências e opiniões. Agradeço pelo seu conhecimento e por sempre contribuir de forma positiva com o forum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado e Tecnologia. Dúvida para banda em palco