Vst's tem o mesmo peso no palco que os teclado de verdade?

Autor Mensagem
viktor 999
Veterano
# set/11


Pessoal estou querendo começar a entrar nesse mundo de VST , mas será que os vst tem o mesmo peso no palco que os teclados de verdade , um amigo tem os timbres do Korg m3 e do Motif Xs em Vst comprou pelo ML veio o CD e tudo , será que e realmente igual aos teclados originais???
pelo que todo mundo sabe tenho Um Juno G , eu pra rodar os vst iria comprar um ROLAND A33 + Note book E placa de audio [ os progamas meu amigo vai me passar de graça} isso tudo daria em torno de 2800 o A33 + Note + Placa de audio , ai me veio e mente se eu vender meu Juno G Que tem uma placa SRX07 e juntar com esses 2800 que eu iria gastar com o A33 + note daria pra min comprar um Korg m3 61 usado ou Motif XS6 ou um fantom G ou triton Extreme.. será qual opção seira melhor em todos os pontos de vista???

sirmcca
Veterano
# set/11
· votar


Eu tenho um Motif Xs7 e já comparei com VST's lado a lado. Meu amigo que grava jingles, trilhas, e tudo mais tem todos esses timbres de Motif no Pc...Já fizemos o teste e a equalização é totalmente diferente, não soa igual de jeito nenhum...
E ao vivo ele mesmo fala que o meu teclado soa bem mais pesado que os vst's dele...algumas coisas o vst soa melhor como alguns orgãos e quando se trabalha com efeitos consegue melhor qualidade...
tem pontos positivos e negativos...
se tratando de um teclado top e um pc top com tudo top pra rodar vst acho que os 2 tem vantagens e desvantagens...
eu não troco meu Motif por VST de jeito nenhum.
Dependendo do seu uso voce pode se sair melhor com VST mesmo...já pro meu que é show com banda de rock não largo mão do meu Motif não!

kokada
Veterano
# set/11
· votar


viktor 999
Acho que se for pra trabalhar com VST's, melhor vender o Juno-G e pegar um controlador com 76 teclas ou mais... as teclas do Juno-G são de matar qualquer tecladista! Vende esse negócio logo antes que desvalorize mais ainda, depois da ExpoMusic! Demorô! rs

Em VST's, minha principal preocupação era o timbre de piano, pra mim até agora o que eu mais gosto é um Steinway D do Reason Pianos, acho muito 10! A possibilidade de se trabalhar com VST's é que vc vai ter uma infiinidade de timbres à sua disposição.

Mas tem timbres bons e outros péssimos. O do Fantom que baixei é péssimo. Do Motif XS ainda não baixei pra testar pq são Gigas de tamanho. Mas o que mais curto são samples que as empresas fazem, e não esses xing ling que fulano sampleou de teclado X. Tem que ser um cara muito bom pra samplear e ficar com boa qualidade. Um dos que conheço é o JR Samples, que faz resamplers e o arquivo fica bem menor que o original, sem perder a qualidade.

Mr. Phil
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr. Phil
· votar


Como bem disse o amigo kokada, é importante não confundir os plugins Vst's "sérios" feitos por empresas de prestígio, com os samples feitos num fundo de quintal ou no pc de casa, por pessoas que, mesmo que bem intencionadas, não dominam o assunto.

Nem todo "pacote de samples" pode ser definido como Vst.
Os Vst (Virtual Studio Technology), criados pela Steinberg há uns 15 anos, são instrumentos virtuais em forma de plugin que não necessariamente usam samples...

Na verdade, os samples começaram a chegar a um público mais "popular" graças a AKAI e seus samplers, de umas 2 décadas para cá. Atualmente temos ótimas versões de samplers em software, o que antigamente era somente utopia.

A cada dia que passa, um maior número de teclados (ws, synths, etc) vêm usando samples. Até um tempo atrás eram somente Romplers e afins... :D

Então, pelo que podemos perceber, um Vst de piano (como qualquer outro) pode soar igual ou até melhor do que um WS, EP ou um synth com o "mesmo som" (ou com a "mesma intenção"). Tudo irá depender da qualidade dos samples e das tecnologias aplicadas (que permitem uma simulação quase real das articulações de cada instrumento).

Sinceramente, ainda não encontrei "teclados" (WS, Synths, etc) com samples da mesma qualidade dos softwares que conheço e, que em grande parte, possuo. Com raras exceções para o sons de piano. O resto? só em vst. (Exceto para sons de violão, guitarra e vozes).

Abç, ;P

Mr. Phil
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr. Phil
· votar


viktor 999
A sensação de "peso" pode depender não somente da qualidade dos samples em si (ou do instrumento) mas dos FX e EQ.

Geralmente os teclados já têm uma boa resposta no palco (são criados pra isso!). Os Vst's podem precisar (dependendo do produto) de um compressor ou de uma EQ especifica para um stage especifico...

Sem falar que tudo depende muito também da "placa de som" que irá utilizar. Se for utilizar uma Creative o som pode ser um, com uma MOTU o som poderá ser outro.

EDIT: Quanto a trocar de teclado... não vejo a necessidade se o problema for somente usá-lo como controller MIDI. A única exigência para isto é ter "saídas" MIDI.

Agora, se vc pretende ter teclas semi-pesadas ou pesadas, ou ter além das teclas, knobs, slides e etc, para controlar tudo na tua DAW (ou no programa interessado), aí o papo é outro. Neste caso eu tb aconselho um controller da M-Audio. :D

Abç, ;P

tmurback
Veterano
# set/11
· votar


viktor 999
Olha, cara, uso VSTs ao vivo e nunca tive problemas com "peso". O ambiente que eu mais toco é na igreja, cerca de 200 pessoas, e o estilo das músicas é o rock, com predominância da guitarra nas concepções de arranjo. Entretanto, nunca tive problemas em aparecer na mix, às vezes eu tenho até que manerar no volume para não descaracterizar alguma música. Talvez, isso possa ser fruto também do bom entrosamento que a gente tem lá.

Concordo com o Mr. Phil acima, no sentido de que os teclados já vem prontos para o uso ao vivo e os VSTs podem precisar de ajustes, compressores, EQs, FXs etc. Entretanto, no meu caso, ainda não precisei disso para ter o "peso", mas vou aderir à sugestão do colega e fazer uns testes, pois isso deve melhorar ainda mais o som.

tmurback
Veterano
# set/11
· votar


viktor 999
Agora, honestamente, já testei os pacotes de samples para Reason do Fantom X e do Triton e não gostei, justamente porque são muito "xoxos", sem peso nenhum. Às vezes é questão de colocar um compressor, EQ, FX etc., mas não espere grande coisa. Portanto, se você está pensando assim: "Vou montar o meu Motif", pode esquecer. Acho que a melhor opção é procurar se encontrar com os VSTs de qualidade existentes no mercado.

Casper
Veterano
# set/11
· votar


A maioria dos teclados atuais é basicamente um PC rodando
VST, então não vejo sentido em comparar coisas iguais.

Ou alguém acha que o Kronos, por exemplo, tem circuitos
mágicos para gerar o timbre? É um PC em formato de
teclado, com ADC's de alta qualidade nas saídas.

Mr. Phil
Veterano
# set/11
· votar


Casper
É um PC em formato de teclado

Então espero que não rodem Windows, senão... Ctrl, Alt e Del a cada 5 mins...

:D

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Se não me engano o kronos roda seu OS baseado em Linux, placa mãe Intel, exatamente um computador dedicado as teclas, com excelentes periféricos.

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


então pessoal estou nesta dúvida tenho o Juno G a mais ou menos 2 anos e me adaptei muito nele todos os timbres que eu uso foi editado ao longo desse tempo , tenho samples do Korg m3 . motif xs que eu mesmo fiz nele , agora estava pensando em continuar com ele e pegar um Roland a33 + note book pra usar VST ou vender o juno G E pegar essa grana que iria comprar o A33 + note book pra comprar um top , estava muito animado no Korg M3 que e o que ta mais barato No ML.

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Vende tudo e pega um m3 muito mais negocio

kokada
Veterano
# set/11 · Editado por: kokada
· votar


Edson Caetano
Vende tudo e pega um m3 muito mais negocio
rsrsrsr é tipo: desfaz dessa @#$%% logo! rssrsrsrsr brincadeira! Mas o viktor 999 merece um prêmio por ter conseguido se adaptar ao Juno-G!

viktor 999
Se eu tivesse grana sobrando, comprava um TOP e mesmo assim usava VST's pro que faltasse rssrsrsr

Agora falando sério, o M3 não deve sair de linha com a chegada do Kronos?

E como falaram acima, os samples do Motif XS eu não to esperando nada, pq é um sample que fulano fez sabe lá como... se foi como fizeram o do Fantom X, esquece, queima, pisa em cima e joga fora, tem que ser um Mr Phil da vida pra fazer daquilo usável rs

Mr. Phil
Sem falar que tudo depende muito também da "placa de som" que irá utilizar. Se for utilizar uma Creative o som pode ser um, com uma MOTU o som poderá ser outro.

Como assim - a placa de som vc quer dizer a Interface de áudio como uma Fast Track PRO? Ou é aquela placa de som PCI que a gente "espeta" no PC? Tem diferença para uma Fast Track PRO em termos de latência?

E como faço pra colocar efeitos e equalizar um timbre do teclado, usando o PC? Existe VST pra isso? Dá pra usar Nuendo pra isso? Meu teclado quando preciso editar alguma coisa, parece que só dá pra inserir 1 efeito pré-definido, com poucas configurações. O outro é praticamente só um reverb.

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


eles dizem que o kronos e no lugar do OASYS não do Korg m3..
eu tenho meio que dó de desfazer das minhas coisas mas acho que vou vender o juno G e pegar um top mesmo , pena que a grana não de para min pegar um kronos ou um jupiter 80.

sirmcca
Veterano
# set/11
· votar


desembolsar 9mil reais pra ter um teclado top hoje em dia não é pra qualquer um realmente...brasil é foda...as coisas aki chegam muito caro...
digo que com uns 4, 5 mil voce monta pega um ótimo note, ótima placa, um bom controlador e usa VST's comparando com teclados top...
agora...eu concordo de + com o que o amigo aí de cima falou...
teclado é feito para uso aovivo...isso não se discute...
alguns vst de cordas, pianos são maravilhosos quando está sozinho...mas no meio da banda pode não aparecer devidamente, graves embolam com baixo e agudos estalam...eu falo isso pq conheço gente que usa VST e essas mesmas pessoas já viram meu show e falam que o som do Motif é muito mais equilibrado que qualquer VST que eles possuem...portanto tem a vantagem de custar menos...mas tem que ralar pra que alguns timbres fiquem realmente bonitos e funcionais na hora do quebra pau!

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Imagina o cenário
1 - Controlador + Notebook + Placa Externa + 2 cabos USB + Fontes + Racks = Um monte de configuração, um monte de cabo, tralha pra todo lado

2 - Teclado + Estante + Fonte = Facilidade de Uso, Facilidade de Transporte

Não se engane, usar VST ao vivo é para os fortes de espírito, é muito mais trabalho, se puder substituir por um sistema dedicado como um teclado TOP é claro que é mais negócio

VSTs, são excelentes, mas ainda melhores para produção dentro de Studio, e não para a estrada (minha opinião)

Um simples esbarrão no cabo USB, pode fazer tudo parar de funcionar, tem que fechar o soft, abrir de novo, e isso ao vivo, meu amigo, é um abraço hehe

kokada
Agora falando sério, o M3 não deve sair de linha com a chegada do Kronos?
O Kronos não veio para substituir o M3 não, usuários de M3 vão respirar aliviados mais um tempo antes de sua máquina ser descontinuada

Como assim - a placa de som vc quer dizer a Interface de áudio como uma Fast Track PRO? Ou é aquela placa de som PCI que a gente "espeta" no PC? Tem diferença para uma Fast Track PRO em termos de latência?

Interface de aúdio, placa de som, são sinonimos, pode ser on-board espetada diretamente na placa mae, e pode ser off-board, via usb, a diferença de latencia não é pelo fato de ser On ou Off e sim para que foi feito o produto, tem placas muito boas On boards, como a Realtek HD super genérica, porem roda VST sem latencia

Mas não espere milagres de uma placa de 100 conto, a diferença de preço existe por um motivo, mais recursos, mais qualidade, mais peso, mais tudo

tmurback
Veterano
# set/11
· votar


viktor 999
Ah, meu, se você tá com a grana, manda bala no M3, sem dúvida.

Mr. Phil
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr. Phil
· votar


Edson Caetano
Obrigado por ter respondido! Otima resposta. :D

kokada
é isso aí! :P

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


então tenho 2800 então precisaria vender o Juno G + A SRX07 no mínimo por 3000 , achei muitos M3 novíssimo no Ml de 5300 a 6000 ,caso e motif por 5900, o fantom G e o que tá mais caro só mais de 6 mil por isso vai ser o Korg m3 mesmo para Rock que e o que eu toco e 100 %..

kokada
Veterano
# set/11
· votar


viktor 999
Noooossa, eu vi um anuncio no ML de Piracicaba, tá zeradaço mesmo... só que é de 61 teclas... vc consegue se virar só com 61 teclas tocando piano?

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


kokada
vixi mas querer o 73 já seria pedir demais hein rsrsrsrsrsrs , mas 61 teclas está bom pra min e até mais melhor que e mais leve , mais fácil e mais pra frente vou comprar um yamaha clavinova mais pra frente só pra ficar em casa....
tem um cara que trás dos E.U.A por 4700 novo.. só que não tem garantia....

Maestron
Veterano
# set/11
· votar


sirmcca

teclado é feito para uso aovivo...isso não se discute...


Opa, isso se discute sim, porque um teclado não é feito para produção em estúdio?

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


Pessoal olha esse fotos Mas somente o Juno G e meu o Roland A37 + o sonic cell de de um amigo que deixou aqui em casa por alguns dias , pra min por nele a XV collection ...
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=86939154577549338&aid =1258360260&pid=1316269394763

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=86939154577549338&aid =1258360260&pid=1316269394764

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=86939154577549338&aid =1258360260&pid=1316269394765

o Juno G tá desligado por que a fonte do Sonic cell pifou...

sirmcca
Veterano
# set/11 · Editado por: sirmcca
· votar


O maestron...voce quer discutir que teclado não é bom ao vivo ou é ruim pra gravar?
le direito...eu nunca disse que é inutil em estudio...só disse que já é pronto para usar nos palcos...
com certeza poderá sim ter ótimos resultados em estudio!

Maestron
Veterano
# set/11
· votar


sirmcca

O que voce disse foi: "teclado é feito para uso aovivo...isso não se discute..."

Li exatamente o que você postou e penso diferente: muitos produtores adquirem os teclados para utilizar apenas em estúdio e obviamente que os fabricantes contam com essa parcela de consumidores.

sirmcca
Veterano
# set/11
· votar


ok...me desculpe...vou reformular...
o que eu quis dizer foi
teclado é pronto para uso ao vivo
agora...produtor de verdade poe é orchestra no estudio e não teclado...heauheauhae
vst é o que mais aproxima da realidade...claro no estudio!

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


produtor de verdade poe é orchestra no estudio e não teclado...heauheauha
vixi nem sempre viu até mesmo produtores muito famosos poe teclado , tem uma musica do BON JOVI SANTA FÉ tem uma orchestra do começo ao fim e foi feita no teclado...

Gus79
Veterano
# set/11
· votar


sirmcca
Permita-me discordar das suas afirmacoes sobre vst ser mais adequado a estudio que teclado, e que produtores serios poem orquestra.

Pelo visto, voce nao conhece a rotina de producao de grandes produtores. Muitos baseiam-se nao apenas em teclados, mas tambem em racks de varios tipos: samplers, modulos de timbres, baterias eletronicas, compressores, equalizadores, reverbs e efeitos em geral...

Muitos, inclusive, usam como instrumentos centrais equipamentos lancados ha dez anos ou mais.

Vst e' uma das possibilidades, nao a unica, nem muito menos a melhor, para um produtor de alto nivel.

E muita gente muito boa discorda da tese de que vst tenha mais qualidade de som que uma boa workstation.

sirmcca
Veterano
# set/11
· votar


ok...um produtor que use o piano acustico de um XP 80 (por ex) não está querendo chegar a realidade...simplismente isso
ele pode querer o som característico deste piano...
não estou discutindo isso
se um grande produtor quiser orquestra ele vai por orquestra e não vai "samplear" usando um teclado antigo, ou até um teclado top...ou vst...vai colocar a orquestra no estudio e pronto!
rotina de grandes produtores...vamos lá neh! quem são esses grandiosos produtores que voces está apontando? Fazem novela da rede globo?
Meu parametro de comparação é Geroge Martin, (Beatles).
Única coisa sintetizada que usou foi um Melotron de Flautas.
Muitos outros integrantes de banda de rock usavam Melotron de vozes (Choir) ou até de cordas mas isso na década de 60, 70.
O cara que faz música em um Home Studio pode usar e abusar de teclados...aliás é pra isso que serve Home Studio mesmo e pode até conseguir resultados fantásticos...não estou discutindo isso também!
Estamos desfocando o tópico..adoraria discutir isso por email hehehe...
Abs!

tmurback
Veterano
# set/11
· votar


sirmcca

Eu concordo com a sua frase: "Teclado é feito para uso ao vivo".

Tendo em vista as facilidades para uso ao vivo que estão presentes nos teclados, além de eles já virem muito bem ajustados de fábrica, requerendo pouca ou quase nenhuma edição para o som soar bem, parece-me que os fabricantes realmente capricham na questão do "uso ao vivo". É lógico que isso não exclui o uso do teclado em estúdio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vst's tem o mesmo peso no palco que os teclado de verdade?