Tocando Xs7 com samplers

Autor Mensagem
    Ederxs7
    Membro Novato
    # set/14

Olá tecladistas!
    Sou novo aqui no fórum, mas toco em bandas há anos e sempre solucionei vários problemas lendo os posts daqui. Resolvi me cadastrar para obter ajuda mais específica e, no que eu humildemente puder, ajudar alguém também. O meu atual dilema:
    Adquiri recentemente um xs7 e quero usá-lo com samplers no palco. A princípio, não quero me encher de plugins, timbres...etc, estou satisfeito com os que há nele e vou editando-os, aos poucos. Ou seja, busco a melhor maneira de tocar juntos em cima de SAMPLERS e não SAMPLES.
    A questão é: o que utilizar junto com ele no palco para rodar samplers e tocar junto? Que equipamentos usar?
    Meu objetivo é: a banda toda tocando pot-pourri de 8, 10, 15 minutos, click no fones (eu e batera, pelo menos), em cima de gravações que eu mesmo quero montar a partir do motif. To usando o Cubase 5.1, por enquanto. Hoje consegui fazer gravações de várias tracks, apesar da exagerada latência já que não tenho placa de som ainda.
    Sei que muitos já usam esse modo de tocar no palco, mas sou iniciante nessa área. Sempre toquei só com o teclado nos p10 e nada mais.
    Por favor, agradeço muuuito qualquer ajuda. Valew!

El_Cabong
    Veterano
    # set/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar

O Motif XS7 já é um sampler !!!

Eu uso também um Motif XS7, turbinado com dois pentes de memória de 512MB DIMM/PC133, no palco, em casa, na igreja, e sempre carrego nele um sample de Piano de Cauda Bösendorfer Imperial 290, de 416MB, e mais umas coisinhas.
    Funciona perfeitamente, timbre perfeito, nenhuma latência, ...

E o melhor de tudo !!
    Sem nenhuma dor de cabeça e sem nenhuma parafernália de notebook, cabos, drivers, softwares, erros de configurações, ...

Ederxs7
    Membro Novato
    # set/14
    · votar

Prezado El_Cabong, obrigado pela resposta.
    Eu sei que o xs7 é um sampler. O que quero saber é como executar um sample, uma trilha, uma gravação (que pretendo fazer pelo Cubase, que já tenho mais intimidade), mandar essa gravação clickada pro batera, e ainda tocar o motif com as performs que criei.
    Me diz aí: quanto vc gastou nas Dimm? Como obteve o Bösendorfer?

Richmiranda
    Veterano
    # set/14
    · votar

Ederxs7
    [i]Eu sei que o xs7 é um sampler. O que quero saber é como executar um sample, uma trilha, uma gravação (que pretendo fazer pelo Cubase, que já tenho mais intimidade), mandar essa gravação clickada pro batera, e ainda tocar o motif com as performs que criei.

Vou ver se entendi sua colocação para o colega acima. Vc quer disparar trilhas e etc pelo Cubase, é isso? Se for dessa maneira qualquer teclado com porta usb para ligar ao PC ou Notebook serve para fazer tudo isso.
    Entretanto o Motif XS dispensa o uso de DAWs para o que vc propõe, basta pegar uma trilha ou gravação em formato wav ou aiff, jogar na memória interna e endereçar o arquivo para qualquer uma das teclas do seu teclado, pois como foi dito seu teclado tem essa função.

Ederxs7
    Membro Novato
    # set/14
    · votar

Olá Richmiranda!

Entretanto o Motif XS dispensa o uso de DAWs para o que vc propõe, basta pegar uma trilha ou gravação em formato wav ou aiff, jogar na memória interna e endereçar o arquivo para qualquer uma das teclas do seu teclado, pois como foi dito seu teclado tem essa função.

É essa 'trilha wav ou aiff'' que eu quero montar no Cubase para depois disparar, seja do Cubase ou seja do motif. Como são pot-pourri personalizados, tenho que montar essas trilhas.
    Estou fazendo da seguinte maneira e meu problema é:
    Conectado o motif via MIDI USB, consigo gravar em tempo real (sem latência alguma) direto no not e sem necessidade de qualquer placa de áudio, mas UMA track só! Ao abrir e gravar uma track 2 com outra voice, a voice da track 1 é automaticamente alterada pela da voice 2. E assim ficam todas as tracks gravadas com melodias diferentes, mas todas sob a mesma voice.
    No Cubase, estou partindo da "Add midi track", já que em "Add instrument track" acontece o mesmo problema ao tentar ler o motif como VST, e em "Add audio track" precisaria inevitavelmente de uma boa placa externa de áudio.
    Alguém sabe como gravar várias tracks midi no Cubase, cada uma com uma voice diferente? É isso que preciso. Gravando via USB MIDI, dispenso uma placa de áudio, por isso acho isso interessante.
    Desculpem a burrice. Estou tentando várias possibilidades e agradeço a ajuda de vcs. Se alguém tiver um procedimento mais eficaz, toda colaboração é bem vinda.
    Abraços!

rsfelicio
    Veterano
    # set/14
    · votar

Amigo, ainda ta complicado de entender...mas.
    - Usa o modo SONG do Motif, lá vc pode destiniar 16 tracks em 16 canais midis diferentes...
    - No Cubase é só fazer o mesmo, em cada canal vc usa um canal midi diferente
    - Outra forma é baixando do site da Yamaha tanto o Motif Editor, quanto o template pro cubase, aí vc pode comandar o modo SONG do XS via cubase como um Instrument Track

Ederxs7
    Membro Novato
    # set/14
    · votar

Ok, rsfelicio! Assim que chegar em casa vou tentar isso.
    Só uma pergunta sobre sua ideia: isso é em ligação USB MIDI? Compreendam que não estou usando os outputs LR do motif, mas sim MIDI via USB. Sei que é mais complicado assim, mas evitaria uma interface, ou seja, gastar mais graaaana, eheh.
    Porém, estou quase desistindo do caminho MIDI. Vou gravar como áudio mesmo, mas vou ter que pular com alguma interface m-audio simples mesmo de, pelo menos, 2 canais. No motif xs7 há possibilidade de acoplar uma placa fireware mLAN FW16E (que infelizmente não tem no meu), mas custa na faixa de 1000 conto!!! Fiquei taradão por ela e ainda compro uma dia. Mas, por ora acho que aqui nos vizinhos hermanos do PY compro uma razoável por uns R$ 400 pila e consigo o que quero por enquanto.
    Obrigado pela atenção.

rsfelicio
    Veterano
    # set/14
    · votar

Isso mesmo, USB - MIDI
    Dá uma olhadinha nesses links que vão ajudar
    http://www.motifator.com/index.php/support/view/motif_xs_song_import
    http://files2.keyfax.com/XSPDFs/AI4_USB_WinXP.pdf
    https://www.youtube.com/watch?v=H8evE01LHDw

neto souza
    Veterano
    # set/14
    · votar

Bom dia pessoal,
    Estou com um problema semelhante ao do Ederxs7, tenho um motif xf, toco na igreja e em aguns casamentos, porém quase sempre sozinho, fico desapontado às vezes, pq uma boa maquina mas sem banda, ou com uma batera e no maximo mais um violão, não faz tanta diferença. Então resolvi usar mais do potencial do key, montar a musica e tocar por cima, mas tenho dificuldades para lidar com programaçoes externos e do teclado. Observei que midis vão me ajudar, tenho baixado alguns, estou me adaptando às tecnologias, consegui varios samples , mas estão quardados, porque não adianta encher o teclado se não utilizo nem o que ele tem. Estou querendo ser independente fazer o meu som, com ou sem banda, quase ninguem tem motif aqui na minha cidade pra trocar ideias, instalei cubase e sonar no computador para produzir alguma coisa , mas não dei conta de aprender utilizar. Aqui no forum ja fui muito ajudado, espero ser comtemplado mais uma vez, e ajudar tb naquilo que for capaz. Gostaria se possível que o Eder e os demais colegas do tópicos me add no face (venilson barbosa) para podermos trocar mais idéias e disponibilizar materiais se for o caso. agradeço a atenção.

Ederxs7
    Membro Novato
    # set/14
    · votar

rsfelicio , acho que vc matou a pau nessa ajuda!! Vou agora mesmo tentar isso. Posto o resultado aqui em breve.
    Cara, muito obrigado mesmo! Eu acho que é exatamente isso que faltava.
    Valew mesmo.

Ederxs7
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: Ederxs7
    · votar

neto souza as dicas do rsfelicio são muito valiosas. Dê uma estudada nos links que ele postou. Estou me debruçando nisso agora mesmo!
    vc diz:
    porque não adianta encher o teclado se não uitilizo nem o que ele tem
    Cara, vale muito a pena instalar as memórias DIMM no motif. Você pode armazenar no próprio motif muitas coisas com 1GB. Não as tenho ainda, mas estou na busca. Cuidado que tem muito malandro metendo a faca nos preços desses detalhes (placas, expansõe, etc.). Estou encomendando um par de DIMM novos (2 pentes de 512mb) por 75,00! Tem uns doido aí pedindo 300 conto! Fique ligado.
    Outra opção, mas um pouco mais lenta, acredito, é carregar os midis a partir de um pendrive. Esse procedimento é bem simples.
    Sobre o Cubase, uso a versão 5.1 facilmente baixada completa na net, de graça. Tenho um XP80 e usava o Sonar com ele, então já tenho umas pequenas noções sobre DAWs. Eu não conhecia o Cubase e o baixei pela vasta recomendação em relação ao Motif. Em menos de 2 horas eu já tinha fuçado em muuuitas funções e gravado até a finalização em CD. Ou seja, é uma DAW relativamente fácil de se trabalhar.
    Se quiser, pode me add no face tbm: eder josé, Cascavel-PR.
    Abraços aí e bora estudar mais...eheh

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tocando Xs7 com samplers