Roland Jupiter 50 - Edição de Synth Lead

    Autor Mensagem
    Buhbor
    Veterano
    # ago/14


    Olá pessoal,

    Quero mostrar pra vocês minhas primeiras experiências com edição no Jupiter 50.

    Já faz uns 3 meses que comprei, mas to aprendendo a lidar com ele aos poucos.

    Apesar da aparência, é um teclado que nada tem haver com o Juno Stage, que já tive, e foi uma surpresa melhor do que o esperado pra mim.

    Segue demonstração:

    https://soundcloud.com/buhbor/jupiter-50-lead

    Fiquem a vontade pra compartilhar suas opiniões.

    Gus79
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Muito bom, Buhbor! :D

    DuduXP
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Muito bons os timbres, gostei muito.

    silvG8
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Buhbor
    Legal Bruno!
    Dei uma ouvida rápida e tenho alguns comentários pra depois... Falta colocar um movimento nesse som! Vai ficar muito bom. Depois mando algumas possibilidades, tanto com efeitos quanto com síntese.

    Buhbor
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Gus79

    DuduXP

    Obrigado, parceiros.

    silvG8

    Acredito que você esteja falando de um LFO. Tentei colocar mas não ficou bom. Vou precisar de ajuda nisso.

    Estou esperando seus comentários.

    Buhbor
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Esse som foi feito da seguinte maneira:

    Eu usei dois TONE do Jupiter 50.
    Cada TONE tem 3 OSC.

    No primeiro TONE eu usei um OSC SAW e dois SQUARE. E dei uma "desafinada" com o detune (pouca coisa) em cada um.

    No segundo TONE eu usei dois OSC SAW e um TRI. Usei tb o Detune aqui, mas o TRI coloquei uma oitava acima.

    Juntei os dois e coloquei os efeitos da seguinte maneira:
    No Segundo TONE coloquei uma distorção em 40%.
    Depois coloquei um REVERB tipo ECHO nos dois TONES.
    E na saída coloquei outro REVERB tipo PLATE.

    Basicamente foi isso.

    Gus79
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Testou colocar um phaser com pequena amplitude, em baixa frequencia, e com rate bem lenta? Pode ficar bacana.

    Buhbor
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Gus79

    PHASER, FLANGE e CHORUS são efeitos que gosto muito e com certeza usarei em próximas edições.

    Mas nesse caso não ficaria muito bom porque eu já dei uma 'espalhada' nos harmônicos do som usando várias configurações de DETUNE diferentes pra cada OSC. Se usar algum desses efeitos o som fica muito 'sujo'.

    Depois do seu post fiz questão de testar sua sugestão e confirmei isso.

    Mas fica sujo pra mim, particularmente. Acho que algumas pessoas iriam gostar do resultado.

    Você tem algum Lead feito por você? Se tiver posta ai pra gente ver.
    =D

    silvG8
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Gus79
    Não pretendia usar LFO nesse som...

    Algumas possibilidades:
    1. Usar um envelope apenas com um decay rápido direcionado ao pitch de alguns osciladores (isso dará um ataque legal ao lead).
    2. Utilizar como efeito apenas o SuperChorus da Roland, sem ter que usar 6 osciladores pra ter esse som atual.
    3. Adicionar algum tipo de controle ao velocity (possivelmente abrir mais o filtro).
    4. Adicionar um LFO de modulação ao mod wheel - mesmo que um simples vibrato.
    5. Usar um Flanger bem lento apenas em um dos dois tones e o Chorus no outro. Daria movimento ao som, que está relativamente estático.
    6. Utilizar pan diferente pra cada tone, dando um efeito stereo bem legal.
    7. Diferentes valores de portamento para cada tone.
    8. Adicionar algum efeito de feedback com uso do mod wheel, feito jogando todo o som uma oitava acima, como se fosse um harmônico. É importante secar um pouco o número de osciladores antes (diminuindo o volume dos supostos excluídos).
    9. Adicionar um envelope para o filtro com um som seco de ataque (decay rápido no filtro).
    10. Utilizar detune gradual de acordo com o velocity de cada nota tocada.

    Enfim amigo... são inúmeras possibilidades sem incluir um uso gritante de efeitos. Falando em efeitos, um delay a mais seria ideal.

    Boa sorte com as edições ai!!

    Greenwood
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Buhbor

    Muito bom os timbres!

    Quer sugestões? Salva este aí do jeito que está antes de vc experimentar as dicas da galera aqui.

    Agora a dica: eu gosto de graves. Amo som com peso. Então, no lead propriamente dito eu o dobraria com uma oitava mais baixa e talvez mais distorcida... mais rasgada... sabe aquele timbre que o tecladista do Roger Waters tira de um Kurzweil em Dogs na hora que eles vão jogar pôquer? ;-)

    Buhbor
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    ehehehhe

    Se juntar todas as sugestões da pra fazer vários Leads diferentes.

    Mas eu achei as sugestões de todos muito interessantes.

    silvG8

    Muitas ideias pra se divertir testando. ehehe

    Algumas da pra tentar nesse Lead mesmo, outras resultariam em um som diferente do que pretendi pra esse, mas que com certeza irei me aventurar.

    Vlw, meu brother.

    Greenwood

    Esses Leads monstruosos da Kurzweil geralmente tem umas 10 camadas ou mais, rs. Em breve chego la com meu Jupiter.

    Era você que estava 'paquerando' um pensando em comprar?

    Abraço

    Greenwood
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Buhbor
    Era você que estava 'paquerando' um pensando em comprar?

    Sim!!! Mas não posso!!! Simplesmente não posso...
    Tenho que levar as crianças à Disney primeiro...
    Aí depois, obviamente, não vai sobrar dinheiro nem pra comprar um PRS...

    Mas vou continuar desejando um...

    Posta mais coisa aí...

    silvG8
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Buhbor
    E aí, conseguiu brincar com as idéias? O que achou?
    Posto mais coisas aí pra gente... esse fórum é carente demais de conteúdo musical! Pouca gente comenta, mas muita gente chega a dar uma olhada.
    Abraço!

    Buhbor
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    silvG8

    Consegui, sim!
    Foram muitas ideias.

    Fiz um com Feed no final que simula um harmônico que ficou bem legal.
    Mas tava mais focado em fazer música esses dias.

    Aqui um exemplo de um dos Leads que foi surgindo:

    https://soundcloud.com/buhbor/chaos-teaser

    Esse é parecido com o primeiro, mas com a metade dos OSC e um novo roteiro de efeitos.

    Esse é um trecho de uma das músicas do projeto "Metal Keyboard Solo" que pretendo um dia terminar, rs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Jupiter 50 - Edição de Synth Lead