Ligação do teclado no PA

    Autor Mensagem
    DLOC
    Veterano
    # jun/14


    Pessoal, tenho um Kronos e uso semanalmente numa igreja onde o som não é estéreo.

    Sempre tive o hábito de usar as saídas L e R do teclado, P10, e direcionalas para duas entradas da mesa de som, do teclado direto para a mesa.

    Mas como o som é mono, parece-me que esse meu método de ligação simplesmente não adianta de nada para melhorar a qualidade do som.

    Por isso, eu pergunto, pensando em obter um bom som:

    1) Continuo usando a saida L/R do teclado e, assim, ocupando dois canais monos (ou um estéreo) da mesa de som?

    2) Como o som é mono, é mais interessante usar apenas a saída L (mono), ocupando apenas um canal MONO da mesa?

    Quem puder ajudar, fico grato.


    Dloc.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Cara, vC tem um Kronos e nao sabe nem como ligar ele em mono numa mesa de som? caraca…. Deus n'ao da asa a cobra mesmo.


    Amigo, Mono e 1 canal, tao logo 1 cabo resolve.

    Espero ter ajudado.

    Keyboardman2
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Keyboardman2
    · votar


    Caro amigo, vamos por parte. O Kronos é um teclado top, com timbres densos e com frequencias bem definidas. Se o som estiver de má qualidade, com certeza o problema não é do teclado. Se a mesa que você utiliza não tiver bons prés, pode ser o teclado mais caro que não vai reproduzir um som de qualidade. Já utilizei algumas mesas que nem equalização foi necessária, usava em flat, como as Makie, Yamaha, Soundcraft e Behringer. Quando vou tocar em algum lugar que não tenha um bom equipamento, eu levava meu próprio cubo, dedicado para teclado.
    Quanto a ligação em estéreo, ela tem sua utilidade, mas não é o ponto crucial. Se você edita sons com mais de uma camada e direciona uns somente para a saída L ou somente para a saída R, se usa o processador de efeito do teclado em canais diferentes ou usa o efeito panorâmico, mais conhecido como PAN, aí sim você terá que usar os canais LR.
    Normalmente a maioria das pessoas editam pouco seus timbres, algumas chegam a usar somente os presets de fábrica e mesmo aqueles que editam não separam vozes ou efeitos por canal. Sendo assim, quando você liga em mono, você utiliza os dois canais porém misturados, e quando utiliza em estéreo o som sairá exatamente igual quando em mono, portanto, se o som não está legal, pode crê que também não é a ligação. Se não tiver como trocar o sistema de PA, sugiro um cubo apropriado como os Peavey KB, cubos Roland, e até mesmo da Meteoro, como QX200 Keyboard, se preferir, caixas ativas também dão conta do recado, eu uso uma Cromo12 da DB Technology, mas tem as Selenium SBM 1202, se fizer um investimento um pouco maior pode ser uma RCF Art 310, a pequena notável.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caro amigo, vamos por parte. O Kronos é um teclado top, com timbres densos e com frequencias bem definidas. Se o som estiver de má qualidade, com certeza o problema não é do teclado. Se a mesa que você utiliza não tiver bons prés, pode ser o teclado mais caro que não vai reproduzir um som de qualidade

    como já diz o ditado no ramo de audio, seu som terá a qualidade do item mais inferior que você tem

    -----------------------------------------
    Sendo assim, quando você liga em mono, você utiliza os dois canais porém misturados, e quando utiliza em estéreo o som sairá exatamente igual quando em mono
    aproveitando o comentario..
    é o que já comentei por ai
    o som no final sai mono querendo ou não porque o local não tem P.A. em stereo
    então não faz sentido, a pessoa transformar o seu audio em stereo usando duas saidas do teclado, dois direct box, dois cabos, dois canais da mesa e a mesa transformar o sinal novamente em mono
    quando é mais simples simplificar o macarrão de cabos e usar a saida L/mono e usar um cabo, um canal...

    tem gente que discorda disso que eu disse e diz que ligando o teclado em stereo o teclado "aparece mais", aparece porque você usa dois canais da mesa o que dá mais volume do que usar um canal só, mas se usar os neurônios é uma pura questão de acertar ganho ou botão de volume em um canal só, eles foram inventados pra fazer um instrumento ou outro aparecer mais (ou menos) no meio dos outros por isso que se chama "mixer"

    Gus79
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    DLOC
    As dicas estão aí.

    Se bem que muito antes de pensar em comprar um teclado de 10.000 reais eu pensaria em gastar uns 5.000 na minha própria amplificação, para não precisar depender de PA fuleiro.

    DLOC
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Olá pessoal, agradeço a todos pelos comentários.

    Vejam bem, eu tenho trabalhado combis complexas no Kronos, e tenho feito uso de efeitos estéreo, como por exemplo o PAN panorâmico mencionado acima.

    Em casa, uso monitores de audio. O som obviamente fica maravilhoso. Mas na PA, soa desastroso.

    A dúvida, de fato, era sobre a real necessidade em fazer ligação estereo. Vejo muitos músicos usando teclado em estereo, mas certamente a PA que eles usam é melhor que a minha.

    Agora, o colega acima clareou bastante minhas ideias. Não adianta trabalhar timbres complexos, fazendo uso de stereo, captar o som stereo do teclado para na mix ser tudo convertido para mono no fim das contas.

    Vou começar a usar em mono para ver o que som vai sair.

    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação do teclado no PA