Duvida sobre uso do sustain na hora de solos.

    Autor Mensagem
    Key5
    Membro Novato
    # jun/14


    Olá amigos tenho uma dúvida quanto ao sustain.

    É o seguinte, em um solo de piano quando eu devo tirar e pisar o pé do sustain? Bom, nós aprendemos no inicio que sempre devemos tirar o pé do sustain a cada troca de acorde. Em um solo de piano ainda se usa esse mesmo padrão?

    E outra coisa também, eu estava treinando arpejos que percorria oitavas diferentes e quero saber se o padrão de pisar no sustain muda.

    Exemplo: Digamos que eu estou fazendo um arpejo de C-E-G que vai da 1º até 3º oitava. A cada mudança de oitava eu vou ter que tirar o pé do sustain? ou existe um padrão especifico para isso. Quando os arpejos começam em regiões mais agudas até que não dá tanta embolação mas o problema mesmo é quando começa nas regiões graves.

    Ja faz um bom tempo que eu toco e percebo que estou relaxado quanto a parte do sustain, pois quando toco fica muito embolado.
    As vezes eu tenho a impressão de que o tecladista nem está pressionando o pedal e a musica fica boa (o som não fica com aquela coisa feia parecendo que o cara ta sem pedal sustain).

    Valeu

    Artref
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Não é tão simples a ponto de dar pra explicar em um post, mas no seu exemplo de arpejo, pode deixar soando em todas as oitavas se for o mesmo acorde, E se você quiser que as notas graves continuem soando (ou se o compositor indicar)

    Dá pra usar sustain pra ligar nota na melodia também, mas é em caso bem específico e geralmente com coisa mais lenta. Normalmente se liga com os dedos mesmo.

    Pra acordes repetidos, aí usa quase sempre.

    Tem que ver caso por caso, e geralmente no piano é muito mais complexo já que o sustain altera também "a cor" do som.

    julioalagoas
    Membro Novato
    # jun/14 · Editado por: julioalagoas
    · votar


    Key5,

    Eu sou um autodidata, nunca tive aulas de piano, mas vou explicar o que faço...

    No caso dos arpejos:

    Mesmo acorde em oitavas diferentes, pode deixar o pé, que o efeito fica muito massa. E, pelo que posso escutar de músicas, o pessoal usa muito nesse caso.

    Nos casos de solo, eu uso na troca de acordes, troca do acorde da mão-esquerda.

    Key5
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Artref
    julioalagoas
    Muito obrigado pelas respostas.
    Na hora dos solos vou seguir o padrão pra cada troca de acorde mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre uso do sustain na hora de solos.