Uso de metais - técnicas para bons solos e ataques

    Autor Mensagem
    Felipe Lacerda
    Veterano
    # set/05


    Aew galera,

    Esse tópico é para aqueles q gostam de tocar com metais e fazer metais.

    Uma dica minha para ataques que é muito simples, é quando vc axar q a banda vai dar uma subida, vc teclar o acorde completo com o baixo na mão esquerda (em oitava). Como sou de Recife, os estilos de músicas aki requerem muito metais (Frevo, etc) e a maioria dos ataques são assim.

    Abraços e vamos escrever nesse tópico.

    lacerda.felipe@gmail.com

    mazza
    Veterano
    # set/05
    · votar


    desculpe mas não entendi direito, achei o tópico legal, você diz para tocar o acorde completo com a mão direita e tocar a mão esquerda só em oitava??? é isso???

    Cordeiro Neto
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Felipe Lacerda

    Sou de Pernambuco tbm... me passa teu msn aew pra gente trocar uma idéia !

    Felipe Lacerda
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Meu MSN é felipe_pxe@hotmail.com

    É o seguinte, quando vamos fazer um ataque no C por ex. com a mão esquerda, teclamos o C grave e sua oitava aguda, e com a mão direita o acorde completo na oitava mais aguda, pra dar peso.

    Qualquer coisa eu passo desenhos e tal. aehaehaeaeh

    Abraços

    Raphael cox
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Felipe Lacerda
    Cordeiro Neto

    Os pernambucanos tão em alta aqui no forum....tambem sou....deixem seus emails pra contato

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É o seguinte, quando vamos fazer um ataque no C por ex. com a mão esquerda, teclamos o C grave e sua oitava aguda, e com a mão direita o acorde completo na oitava mais aguda, pra dar peso.

    Foi mal se eu estiver errado, mas tá, isso aqui é formação de acorde básico, certo? Nada além disso, nada de diferente que qualquer um faz com qualquer timbre... Ou tem alguma coisa mirabolante que não percebi??

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É o básico msm.Outra coisa básica é q os solos de metais são sempre tocados de forma estacada, como se fosse um estaccato...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se vc segurar uma nota, é recomendado o uso de pedal de volume pra dar o "swell", o crescendo caracteristico de um naipe de metais.

    Cordeiro Neto
    Veterano
    # set/05
    · votar


    meu e-mail é cordeirokusanagi@hotmail.com , sou de São Caetano-PE, atualmente estou tocando com 2 bandas. deixem seus e-mails aew galera de PE pra gente trocar umas idéias.. de preferência msn...! vlw

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    aqueles solos horriveis de metal em pagode do tipo raça negra, banda brasil, SPC, Negritude Jr. e todas aquelas coisas que surgiram na mesma epoca os caras sempre faziam o solo oitavado uma nota em cada mão com diferenca de uma oitava

    fiz um combi (patch, performance...) uma vez e pensei para economizar esforço programei o brass já oitavado para ter mais peso e fazer o solo somente com a direita, mesmo usando o detune não ficou bom

    o charme está na diferença da execução das duas mãos pelo fato de não haver uma sincronia 100% entre as duas, isso dá a ideia do atraso que existe naturalmente em um naipe de verdade

    Felipe Lacerda
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É isso mesmo, o charme dos metais é não ser simétrico e sim ter seus atrasos e variações de volume entre a mão esquerda e direita, pois tocamos com diferença de pegada nas mãos. Geralmente nossa mão direita tem mais força do q a esquerda.

    Meu msn é felipe_pxe@hotmail.com

    Quem quiser é só entrar em contato para trocarmos umas idéias.

    P.S.: Alguém aki tem algum timbre de metal q possa enviar para meu e-mail? Eu tenho um Yamaha S03 e o timbres dele não são tão legais. Eu queria algo forte e um q fosse parecido com o nipe de metais de Los Hermanos.

    Abraços

    MusiRio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Felipe Lacerda
    Tb tenho um S03... Como faço para usar timbres que nao ppossuo no sinth? Isso eh possivel? pegar um timbre?

    eu_luisinho
    Veterano
    # set/05
    · votar


    S03 marcando presença aqui, hein..............
    Tb tenho um, e nos metais..............é fraco.

    Abraços,
    Luisinho.

    Felipe Lacerda
    Veterano
    # set/05
    · votar


    MusiRio

    Vc pode baixar por cabo midi (conectado ao computador) um timbre sim! agora só n sei mecher direito ainda entende? estou ainda trabalhando com isso! Vc tb pode mexer nos timbres existentes do synth.

    Abraços

    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Felipe Lacerda
    eu_luisinho
    MusiRio

    Galera,

    timbres de metais bons em teclados no nivel medio so korg, agora voce pode utilizar a edição e melhorar os timbres. Sou fã da roland e meu Juno D nao é tao bom nao, mas os metais da linha fantom sao otimos...

    Abraços

    sarpa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu tenho um Roland XP-30. Sou completamente satisfeito com os metais dele! Realmente, são excelentes, não tenho o que reclamar.

    Quanto às técnicas, uma coisa que eu acho bem legal (sem exagero, é claro) é, ao terminar um solo, usar um glissando descendo pelas teclas, para dar uma terminação. Fica muito interessante.
    Esta técnica é legal se aplicar no início dos solos, então, subindo o glissando até onde se começa o solo.
    Só um detalhe muito importante: Esses glissandos devem ser extremamente curtos, para dar a intenção de "ataque".

    Sempre que, nos solos de metais eu não tenho que fazer nenhuma outra coisa com outro timbre, prefiro solar com as duas mãos. Como o amigo Felipe Lacerda, o lance da diferença de ataque, velocidade e força das mãos, simulam muito bem as imperfeições de um naipe de metais.

    Também uso a técnica do "volume", como o Mr_Mojo_Rising comentou, porém, faço o volume na mão mesmo por não ter o pedal controlador. Mas já fiz o teste de usar um pedal de volume + a técnica de glissando no início dos solos! Fica excelente!

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br

    JEHAN
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Raphael cox
    Os pernambucanos tão em alta aqui no forum....tambem sou....deixem seus emails pra contato

    tambem sou de Recife-PE

    Tenho um Triton Le 76

    Meu e-mail: jehanmax@hotmail.com

    edtecdabi
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Galera, eu estou com uma dúvida quanto aos metais no meu teclado, é um sintetizador KORG X50. Meu estilo é pagodão baiano, tipo Edycity, Parangolé e etc... Normalmente quando faço ataques de metais dou uma puxada com a mão para os tons mais baixos dando finalização no ataque, dessa forma da um efeito na sobra bacana. Gostaria saber como faço para editar o efeito para ter essa sobra saindo do ataque do determinado tom até um tom mais grave sem precisar de tar essa puxada com a mão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso de metais - técnicas para bons solos e ataques