Mutable Instruments Ambika

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Edson Caetano
Eu so não pego um Shruthi agora pra começar a montar logo porque minha namorada vai chiar pra caramba. Eu honestamente acho que o Shruthi é atualmente a melhor opção pra comecar a montar.

Por quê?
-- é o primeiro DIY completo (em termos de synth)
-- a qualidade do som que sai do bichinho é incrível
-- orientações muito claras sobre como monta-lo
-- a possibilidade de errar e fazer uma cagada grande é pequena

Me vejo com um bicho desse em pouco tempo. Vou pedir direto da loja deles mesmo (aceitam enviar pro BR) acho que o kit completo. Depois da primeira experiência vou pegar outros filtros (caso me traga muita diversão) e comecar a experimentar casas diferentes. Na compra do kit é quase certo que pagarei os malditos impostos, mas vou aceitar e pronto... a partir do segundo compro só as placas, chips programados e case.

Meu conselho é pegar ele mesmo... já procurou demonstrações? Vai pirar!!!!

waltercruz
Devo partir pro inglês então... coloco logo o review lá no GearSlutz! :D

silvG8
Veterano
# jun/14
· votar


Só pra instigar...


Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Caro silvG8:

Brinquedo novo!
Parabéns. Quando passar a fase do primeiro
contato, aguardamos seu review, que é sempre
excelente.

Fiquei emocionado com uma coisa no vídeo:
Pensei que era só eu que tinha enfiado o canetão
no controlador MIDI, para lembrar as funções das
teclas brancas e pretas...

Não estou só!

silvG8
Veterano
# jun/14
· votar


Casper
Heheheehh! Muito feliz com a minha escolha!! :)
Acho que estamos em um pequeno grupo com um setup fora do convencional. O Ambika cai como uma luva no meu set pois é meu primeiro híbrido. Estou convencido de que serei muito satisfeito com ele. Do que ouvi até agora, o som do bicho é exatamente o que eu procurava!

Quanto ao canetão no controlador, acho que faz parte! O cara acima é o que fez o meu Ambika, e ele tem uns brinquedos muito interessantes montados... muitos modulares, alguns sintetizadores antigos e muitos DIY, incluindo o TTSH (Arp2600).

Agora é esperar o bicho chegar...
Milagrosamente estou muito tranquilo.

waltercruz
Veterano
# jun/14
· votar


Timbre lindo.

Incrível. Esse synth me conquistou :)

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Lindos timbres:



silvG8
Veterano
# jun/14
· votar


waltercruz
Casper
O mágico desse vídeo é que por incrível que pareça, todos os sons são presets!! Nunca vi um instrumento que explorasse tão bem as suas próprias capacidades com presets. Acho que vou gostar mais dele do que do meu Prophet... é muita empolgação!!

silvG8
Veterano
# jul/14 · Editado por: silvG8
· votar


O filtro em cascata...
https://soundcloud.com/tubeohm-sounds/filterdemo-ladder-shruthi

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Só pra compartilhar com vocês o manual que fiz pro Ambika...
https://drive.google.com/file/d/0B2OqukjzMyhLSkVscS1oZDM5OXM/

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Caro silvG8:

Trabalho lindo! Escrever manual é uma tarefa ingrata,
e é difícil encontrar bons manuais de sintetizadores.
Parabéns.

Baixei o PDF, e pode ser um problema aqui, mas
não estou vendo as imagens nas páginas 6 e 8.
Vou checar em outro micro.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


Casper
:)

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


Casper
:)

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Casper
Obrigado amigo! Fico feliz que tenha gostado do manual...
Na verdade, o conteúdo intelectual do manual foi feito pelo próprio Olivier da Mutable Instruments. O que eu fiz foi organizar tudo e colocar os gráficos que combinassem com o visual da empresa e seu site...

vadimvv
Veterano
# jul/14
· votar


É sério que você está formando em Medicina e não em Engenharia para criar esses instrumentos e ser orgulho nacional ?! :)

Parabéns, o trabalho está muito bem feito.

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


vadimvv
Formando não... formado! :)
Quanto à montagem, não tive coragem de investir no Ambika em termos de peças, pagaria MUITO IMPOSTO! Assim, pedi pra montarem pra mim... (pedi é um eufemismo, paguei)
O manual sim foi totalmente feito por mim, mas nada tem de engenharia.
Agora estou com ânimo pra pegar o Shruthi ou o Anushri pra eu mesmo montar. Acho que vou me divertir bastante no processo!
Abraço e obrigado pelo comentário!!

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Gente, chegou...
Brinquei um bocado e so posso dizer o seguinte: incrível!!

Assim que me aprofundar mais comento mais coisas e faço um review mais completo em inglês.

Abraço

silvG8
Veterano
# jul/14 · Editado por: silvG8
· votar


Primeiro vídeo no segundo dia de brincadeira...


Outro!


Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Caro silvG8:

Timbres lindos. Percebi que é um instrumento que realmente
o agradou, pelo que diz, até o Prophet 08 ficou meio de lado...
Os instrumentos da Mutable são muitíssimos interessantes,
devo confessar. Um fabricante pequeno que faz produtos
criativos voltados pata pessoas que procuram timbres que
não encontram no mercado. Essa é uma tendência muito boa.

waltercruz
Veterano
# jul/14
· votar


timbres lindos.

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Casper
Sim, o instrumento realmente me cativou. Estou gostando bastante do que estou conseguindo fazer com ele. O interessante é que ele é capaz de se ater aos mais simples sns da síntese subtrativa, mas também é capaz de tanta coisa a mais que realmente o torna especial. Vou fazer um "mini-review" do que já pude experimentar.

waltercruz
De fato amigo Walter!

silvG8
Veterano
# jul/14 · Editado por: silvG8
· votar


Construção e design:
O pequeno é notável. Possivelmente um dos mais bonitos instrumentos que tenho. Ver tudo dentro é bem legal e os leads dão um visual legal em ambientes mais escuros. De certa forma, o case de acrílico o torna frágil. Os knobs são bons e o encoder é absolutamente perfeito ao toque. Os botões são meia-boca, mas precisam ser meio soltos no caso de uma necessária desmontagem.

http://mutable-instruments.net/forum/uploads/FileUpload/ce/2e907c6a448 1ed9f09caeba4bc050a.jpg

Conexões:
Básicos MIDI IN e OUT, saída monofônica de todas as vozes juntas e 6 saídas individuais para cada voz. Aqui entra na minha opinião o que há de mais fraco no Ambika... falta uma saída para headphone e também uma saída em stereo com todas as vozes. Isso aumentaria ainda mais as capacidades do instrumento.

Osciladores digitais/Mixer:
Todos parecem ser wavetables, mas alguns são numericamente gerados e se comportam bem nas freqüências mais altas. O manual explica bem cada uma das 36 possibilidades. Os controles são simples, as ondas se comportam bem nas freqüências medias. Muitas formas de modulação (sync, bits, ring mod, X-mod, etc.) na parte de mixer, além de poder usar um sub-oscilador (com algumas variações) ou um som curto e percussão de ataque no lugar dele. Pra completar o pacote, fuzz - que adiciona um calor agradável à relativa tonalidade metálica de algumas wavetables e ao som em geral - e ainda um bitcrusher muito interessante. É interessante notar que as ondas mais básicas, embora nao tenham a qualidade de um bom oscilador analógico e nem se compare ao Moog, no geral se saem muito bem (melhor do que eu esperava).

Filtro:
Não tenho muito o que dizer. Adoro o som do filtro desse bicho! Tem a tonalidade dos analógicos da Roland e são bem agradáveis de ouvir (certamente melhor que os do Prophet 08). O SMR4 é um design interessante e tem uma variação tonal que passa do suave/cremoso ao mais agressivo, à medida que inserimos mais ressonância.

Envelopes/LFOs:
Os envelopes ADSR são rápidos! Isso é excelente e relativamente inesperado, vindo do mundo digital. No V-Synth por exemplo, são bem lentos e limitam bastante a criação de sons percussivos. Os LFOs (3 +1) não chegam a abranger uma grande parte da freqüência audível e não são tão rápidos, mas servem a varios propósitos e possuem muitas formas de onda diferentes, o que os torna interessantes. O LFO adicional é individual para cada voz e pode ser usado para muitas finalidades diferentes, pois sincronizam individualmente com cada voz (podem dar uma instabilidade 'analógica' ao píton por exemplo).

Modulations:
Aqui a parada fica seria e relativamente complexa de evidenciar em sua totalidade. São 14 possíveis endereçamentos para variadas modulações com muitos controles e destinos. Além disso, é possível utilizar mais 14 operações que alteram as modulações com formulas matemáticas e etc. É realmente profundo e eu perderia um tempão explicando isso. Se tiver interesse, cheque o manual que fiz...

Arpeggios e sequencer:
Varias possíveis combinações aqui tambem... existem 22 diferentes padrões de arpeggios que podem ser modificados por diferentes combinações de divisão de nota, tipo de padronização (up, down, etc.) e tambem distribuição em oitavas. No final das conta, temos uma infinidade de possíveis combinações. O sequencer é básico e se resume a duas linhas com 16 steps... mesmo assim, é possível mesclar essas linhas, obtendo uma seqüência com 32 steps ou até mesmo viajar mais e conseguir padrões que nao se repetem por cerca de 30000 steps. Muito legal para usar como forma de modulação de parâmetros!

Alocação de vozes:
O Ambika se comporta de varias formas, podendo ser usado como um polifônico de 6 vozes até 6 diferentes sons monofônicos, passando por todas as combinações possíveis entre eles. Assim sendo, pode-se ter ate 6 partes com 6 sons diferentes, que podem ainda ser distribuídos no teclado como se faz em um workstation. Simplesmente monstruoso, visto que instrumentos mais caros como o Prophet 08 e 12 não fazem isso. Além disso, as vozes podem ser tocadas em 'unison' e possuem controle de 'detune' entre elas. Outra vez, o uníssono do Ambika é mais interessante que o do DSI, pois permite um controle muito maior de quantas vozes são utilizadas. Além disso, mantém a contagem das vozes nao utilizadas no uníssono, que podem ser utilizadas para outros sons (ate mesmo em uníssono se assim o desejar).

Conclusão:
Não poderia estar mais satisfeito com o Ambika. Acabei gastando mais do que pretendia, mas digo com segurança que é um instrumento magnifico e superior a praticamente todo o restante no mercado de híbridos. O som é tão agradável e as possibilidades são tão vastas, que é possível perder o dia inteiro e não reproduzir um mesmo som duas vezes. Em uso, o instrumento é bem facil de entender e o grande LCD facilita muito a visualização de tudo o que precisamos.

Se tivesse que resumir: incrível!

waltercruz
Veterano
# jul/14
· votar


Já fez uma supersaw nele? hehehe

waltercruz
Veterano
# jul/14
· votar


Puta review!

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


waltercruz
Sim, ele tem originalmente! (pad wavetable)
Obrigado.

silvG8
Veterano
# jul/14 · Editado por: silvG8
· votar


Correções:
1 - São 4 operações, escrevi 14 errado.
2 - O sequencer pode chegar a pouco mais de 20000 e não 30k.
3 - Os LFO chegam próximo à freqüência audível, mas não a alcançam.

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Alguem mais chegou a ver isso aqui?
Fiz o review e ganhei um único comentário... triste esse FCC...

Casper
Veterano
# jul/14 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

Eu vi sim, e ia comentar nesse final de semana.
Uma coisa que seria interessante é mostrar a capacidade
do sintetizador para sons percussivos, com 6 partes
cria-se um belo kit de bateria. Poderia fazer um pequeno teste?

Me diga: como foi a escolha do SMR4?
Eu entendo que o senhor já possui alguns MOOGs,
então deve ter procurado uma sonoridade diferente.
Considerou adquirir o SVF filter?


https://www.youtube.com/watch?v=UpINYjG-hA0

silvG8
Veterano
# jul/14
· votar


Casper
Grande véio Casper, obrigado por demonstrar pelo menos interesse. O FCC8 está morrendo e estou cada vez mais desestimulado com isso.

Vamos lá... por partes:
Gostei bastante da escolha pelo SMR4. Ele tem uma tonalidade parecida com o Juno (o de verdade - 6, 60 e 106) e uma grande variação de resposta da ressonância. Pretendo gravar uns vídeos/sons com o Ambika usando sons mais simples, e acho que vai dar pra notar a real qualidade do filtro...

Fiquei em muita duvida sobre se pegaria o SVF ou não. Eu honestamente não peguei porque acho que ele ressalta muito o lado mais digital do Ambika. Não que seja uma coisa ruim, mas não vi motivos para deixar de lado a bela tonalidade do SMR4. Se ele fosse como é no Shruthi, dual SVF, tenho certeza que o pegaria, mas não é (até onde pesquisei, não se pode usar mais de 1 filtro simultaneamente como na versão mono).

Hoje tirei um tempo pra usar o sequencer e tentar algo rítmico como acompanhamento. Funciona... não é a melhor coisa do mundo, mas funciona bem. Eu e minha limitada capacidade para fazer sons percussivos consegui tirar alguns sons legais dele. Existe entretanto, um problema: o ganho do filtro não é alterado pelo fuzz e outras coisas da parte de osciladores e o filtro acaba indo mais baixo que o restante (o fuzz dá vida aos osciladores digitais!! está quase sempre sendo usado, mesmo que de forma sutil). Ainda não testei totalmente, mas vou ver se existe alguma forma de sobrepor isso e tornar os bumbos mais altos (volume).

Aprofundando um pouco mais no bicho, o legal de criar linhas rítmicas nele, é que o arpejador é tão versátil, que você consegue varias linhas básicas apenas com eles... como é possível controlar a divisão da nota, variação do padrão e ainda a abrangência de oitavas, obtém-se um grande leque de diferentes ritmos. Vou tentar alguma coisa áudio-visual nessa sexta-feira...

Quanto aos planos futuros..... eu estou completamente aficionado pelas coisas da Mutable Instruments. Quero tudo! Em termos de DIY pelo menos...

Minhas futuras aquisições: (não necessariamente nessa ordem)
Anushri
Shruthi 4-Pole Mission
Shruthi Yellow Magic
Shruthi Dual SVF
Shruthi SMR-4 mk II MOD

Como eles são baratos, fica muito facil de comprar!

Harva
Veterano
# jul/14
· votar


Grande silvG8, nossa lista de desejos são bem parecidas. Eu tinha visto um vídeo no youtube e um fórum comentando sobre este filtro SMR4 e alguns acreditam que realmente são do Juno 60. Fiquei bastante interessado, o som deste teclado é maravilhoso. Gosto desta mistura de teclados do passado requintado de tecnologia atual. Estava procurando um Ambika ou um Shruthi no ebay, mas está ficando bem complicado importar as coisas. Estão taxando tudo e está demorando muito para chegar. Ainda não achei um por um bom preço.

Em relação ao sequencer e o arpejador, imagino que deve estar se divertindo. Estou me policiando por enquanto, mas estou com muita vontade de comprar um Shruthi ou um Rocket.

Parabéns pela aquisição!

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Caro silvG8:

Pelo jeito, o senhor vai ser o embaixador da
Mutable Instruments no Brasil!

Perguntei sobre sons percussivos porque é uma parte
(como o senhor deve desconfiar) que muito me interessa.
Com meus brinquedinhos, já consegui fazer alguns sons
percussivos muito bons. Mas não posso me dar ao luxo de
deixar o Moog Minitaur, por exemplo, exclusivamente para fazer
o bumbo. Fica sensacional, mas ai eu fico sem os baixos.


Caro Harva:

Eu uso bastante o Rocket, ele é limitado mas faz bem o
que está dentro das limitações. Especialmente o filtro,
é bem versátil:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/303546/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mutable Instruments Ambika