Mutable Instruments Ambika

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# mai/14


Fala galera, tudo bem?

Como sempre, apareco aqui com as coisas mais exoticas do forum e dessa vez nao poderia ser diferente. Esse instrumento nao e nenhuma novidade, mas resolvi aparecer aqui pois estou prestes a comprar um (provavelmente amanha ja pago logo e compro de uma vez) e quria compartilhar algumas informacoes sobre este formidavel modulo hibrido entre o digital e analogico.

A Mutable Instruments e uma pequena empresa que esta no ramo dos DIY, ou seja, instrumentos vendidos desmontados para que o musico monte ele mesmo, soldando os componentes, etc.

Este seria o instrumento top que a empresa tem para oferecer, e verdade seja dita, e muito top!! Uma secao de osciladores, envelopes e LFOs digitais somados a um filtro e vca analogicos. O filtro pode ser escolhido entre 3 variedades, e no meu caso escolhi o SMR4, que tem uma tonalidade muito proxima dos antigos Roland (Juno-60 por exemplo).

Vou compartilhar um link aqui pra quem tiver interesse e um video:
http://www.mutable-instruments.net
http://youtu.be/EsrRIxwBt44

Se quiserem trocar uma ideia, estou por aqui de vez em quando! :)

Valeu...

TmKr1440
Membro Novato
# mai/14
· votar


Estou ouvindo o vídeo e estou curtindo muito o som!

Quando comprar pode fazer um review dele? :D

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


TmKr1440
Claro, chegando aqui faco um review completo. Provavelmente nao tao completo porque o bicho tem muita coisa pra explorar, mas tento meu melhor.

Uma coisa interessante do Ambika e poder alocar as 6 vozes da forma que quiser: 2 sons diferentes com 3 vozes cada; 3 sons com 2 vozes; 1 som com 2 outro com 4 vozes; 6 vozes individuais, etc.

Outra coisa interessante e poder misturar os filtros que existem em um mesmo instrumento. Se quiser por exemplo um sintetizador de 5 vozes com um filtro e uma voz de outro, funciona 100%. Voce pode ambem trocar as placas livremente sem muita dificuldade, mudando o tipo de filtro e alguns extras que acompanham cada um dos diferentes filtros.

A versao monofonica, o Shruthi, tambem me parece um instrumento sensacional, e se eu gostar muito do Ambika eu vou adquirir outros Shruthi para ter acesso a diferentes filtros. De uma olhada no site que voces vao entender.

waltercruz
Veterano
# mai/14
· votar


Que timbres lindos nessa demo hein? Me apaixonei.

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


silvG8

Fantástico!!! O que mais me fascina nos timbres analógicos são estes sons "ardidos" que os pads conseguem produzir!!! Parabéns!

Não vai ser suficiente só reviews não... tem que ter vídeos também viu!!!

vadimVladimir
Veterano
# mai/14
· votar


É o diy mais bem feito que já encontrei pela rede.

Tudo o que o cara faz é com muito profissionalismo. Inclusive ele compartilha os esquemas, código fonte de programação do microprocessador, lista de material e onde comprar, é tudo muito aberto... E a qualidade de tudo é profissional, o circuito impresso vendido por ele, as caixas de acrílico, a soldagem dos componentes na placa...

Eu não sei se existe para o Ambika, para o Shruthi a comunidade criou, através do Ctrlr, uma interface para programação. Dá uma olhada lá no fórum que tem muita coisa boa.

E também sou mais um ansioso pra ler o seu review.

Parabéns pela busca de novos sons. A gente só tem a agradece.

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


waltercruz
Greenwood
Achei o bicho fantastico tambem... a sonoridade e bem especial. Achei melhor ate do que alguns instrumentos mais parrudos como o Prophet 12.

vadimVladimir
Concordo com voce... e o DIY mais bem feito que encontrei.

O lance bacana do opensource e exatamente isso que voce falou, o cara compartilha todas as informacoes do instrumento, permitindo que usuarios facam modificacoes em tudo que se pode imaginar, tanto no software como no hardware. O Shruthi tem algumas modificacoes bem bacanas rolando na web.

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro silvG8:

A partir de um certo ponto, para alguns usuários, fazer
e modificar instrumentos se torna uma necessidade.

Nunca toquei no Shruthi, mas pelos vídeos, sons e
opiniões dos usuários, me parece o DIY mais interessante
do mercado. O MeeBlip anode é uma coisa mais punk,
em todos os sentidos:

http://meeblip.com/

Aguardamos seu review.

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


Opa amigos, legal ver evoluindo ainda mais nos analógicos...

O meu ainda não saiu, priorizei outras coisas musicais, mas os Kits DIy interessam bastante, então pergunto, qual o nível de complexidade para a montagem?

Digo, deve-se ter muita habilidade com soldas, milhares de componentes e placas minúsculas, ou é tranquilo para habilidade média que é a minha kkk

Até mais

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro Edson Caetano:

Seguindo as instruções, e com a eventual ajuda de
alguém experiente na área, penso que o senhor não
terá problemas para encarar a empreitada.

As modificações (hardware e software) são algo
mais complicado, se decidir fazer do zero, sem ajuda.

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Edson Caetano
Dá pra levar sim..... eu mesmo não tenho muita prática, mas tenho um primo que saca muito e mexe com robótica e vai me ajudar. De qualquer forma, acho que o pouco que aprendi sobre soldar e etc. já é suficiente... seguindo as orientações passo a passo com calma é o mais importante.

A gente evolui como pode... o véio Casper por exemplo já arrebentou e mandou logo um analógico próprio. Ainda chego lá, é só dar tempo ao tempo...

Apareça mais!!

Casper
Vou fazer exatamente isso! :)

vadimVladimir
Veterano
# mai/14
· votar


mas tenho um primo que saca muito e mexe com robótica e vai me ajudar
SilvG8, eu não encontrei um pak com os componentes a venda pela Mutable Instruments, você vai importar os componentes ?

O que me desanima são os componentes. Eu pedi um tanto de componentes da china já faz mais de 6 meses e não chegaram. É desanimador...

E pela Mouser, já vem com um frete de U$40 :-/
Se pedir só os knobs já vai entrar na receita...

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


vadimVladimir
É tudo através de um canal desse meu primo... como ele compra em larga escala, ele embute no meio e está tudo resolvido. Não existe um pacote com o Ambika, apenas o Shruthi... acho que futuramente eles colocam algo assim a venda, nem que seja das voicecards individualmente. O problema é que o preço do pacote sempre sai meio salgado!!

vadimVladimir
Veterano
# mai/14
· votar


Que bom cara que você tem essa facilidade. A compra dos componentes, pra mim, é muito desanimadora. Nesse país onde não há incentivo para as pesquisas a gente tem que sofrer com tributações e burocracia.

Eu já tinha feito as contas pela Digikey e o valor do pacote do Shruthi e sai quase pela metade do preço. Pra quem tem facilidade na compra é bem legal.

Quem sabe no futuro você não consiga distribuir kits por aqui ?! Seria bem interessante.

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro vadimVladimir:

Tirando a Mouser e a Digikey ( e o e-bay, claro), eu compro nessas aqui:

http://www.farnellnewark.com.br/

http://www.rsdobrasil.com.br/

http://www.displaymax.com.br/

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


silvG8
vadimVladimir
Eu estou correndo atrás do meu kit, não quero comprar o mesmo kkk mais reviews,melhor né...

Deparei com um da groovesizer por 80 dólares e tem ainda o meBlip que acho, o Casper falou dele, mas não comprou, vendo o manual do Red da empresa acima, parece tudo muito fácil, bastaria eu treinar melhor meus pontos de solda e monta fácil

O segredo é não queimar a placa e nenhum CI correto, o resto das peças são todas muito fáceis de encontrar em eletrônicas daqui

Alguma sugestão?

Nesta faixa mesmo, abaixo dos 100 dólares, como vai ser uma experiência eu posso queimar tudo kkk

vadimVladimir
Veterano
# mai/14
· votar


Tirando a Mouser e a Digikey ( e o e-bay, claro), eu compro nessas aqui:

Vocês aí em SP tem uma vantagem extra da Santa Efigênia... Aqui no DF é triste meu amigo, quando tem alguma coisa a gente paga caro.

Obrigado por compartilhar.

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro Edson Caetano:

Alguns DIY's disponíveis:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/261235/

vadimVladimir
Veterano
# mai/14 · Editado por: vadimVladimir
· votar


Nesta faixa mesmo, abaixo dos 100 dólares, como vai ser uma experiência eu posso queimar tudo kkk

Se você fizer a cotação do Shruthi na Digikey fica bem baixo o valor. Faz um teste: acessa lista de material (que eles chamam de BOM - bill of material), e vá jogando as referências no site. Dá pra ter uma boa ideia do valor. http://goo.gl/qogd3K

Só que comprar o microcontrolador (mcu) sem o firmware gravado é fria, pois nesse caso você ainda precisa comprar um gravador para mcu avr, além de ter que aprender a gravar. Melhor é comprar o mcu já gravado com os caras, seja qual synth for.

Outra boa dica é comprar a placa de circuito impresso direto com eles. Eu não procurei muito, mas no caso do meeblip eu só encontrei o synth montado a venda. As placas deles tem um acabamento excelente, vale o investimento pelo resultado final. No caso do mestre Casper que está em fases de teste, pelo que pude ver no vídeo ele está correndo por conta própria, mas uma versão "beta 1.0" é legal ter uma coisa bacana, dá gosto de ver pronto.

Cara a soldagem é fácil, é só usar um ferro de solda de baixa potência, 30w está ótimo. Veja que o cara já tomou o cuidado de escolher componentes fora do tamanho SMD justamente pra facilitar a vida do DIY.

EU, EU EU EU. Faria questão de comprar alguns componentes "de marca", principalmente os potenciômetros ou encoders. Eu já comprei desses potenciômetros de R$0,60 e eu estava com uma terrível instabilidade na leitura dos dados, quando resolvi trocar e descobri que metade veio com problema.

Pra teste pode ser da loja da esquina da sua cidade. Se for montar na placa definitiva é melhor gastar, muito pouco a mais, e ter mais prazer no final.

Mas como eu disse anteriormente, o complicado é que nas lojas internacionais confiáveis o frete é fixo em U$40. A Farnell tem um frete mais barato mas o preço é mais alto... É aquela coisa de morar no Brasil nunca é fácil, tem que se virar pra fazer acontecer.

Mas é muito bacana ver o andamento dessas discussões por aqui. Eu também já andei fazendo uns trabalhos mas tive que parar... ou eu uso o meu pouco tempo livre pra aprender música ou fico com a eletrônica, por enquanto eu estou me dedicando a música.

silvG8
Veterano
# mai/14 · Editado por: silvG8
· votar


Atualmente estou considerando uma outra opção: comprar já montado. Neste caso, minha dor de cabeça seria muito menor, embora tenha que gastar uma quantia considerável a mais no final do processo. A vantagem neste caso seria nao pagar o absurdo imposto cobrado pela nossa alf, já que quem enviaria pra mim seria pessoa física e não empresa. Neste caso, compraria o Ambika e montaria aqui um Shruthi, como experimento.

Voltando a discussão sobre o Ambika, quanto mais procuro saber mais maravilhado fico. O instrumento é realmente impressionante... o som que sai do bichinho é incrível e eu diria que melhor inclusive que instrumentos muito mais caros como o Prophet 12.

A comparação direta com o Prophet 12 acima é porque ambos possuem uma idéia semelhante em relação a como o som é formado. Ambos trabalham com osciladores digitais que são filtrados por um filtro analógico.

No que ouvi até agora, o Ambika tem osciladores simplesmente melhores, e além de trabalhar com modulações como Sync, FM e AM, ainda possui diversas outras formas de interação entre os osciladores não presentes no Prophet 12. O filtro utilizado no DIY também soa melhor aos meus ouvidos (parece bastante com o filtro dos antigos Juno), e é bem mais versatil do que tenho no meu P08 por exemplo. Outra coisa interessante no Ambika é a livre alocação das vozes, podendo ser utilizado inclusive como 6 sintetizadores monofônicos. Embora não possua a quantidade de vozes de um Prophet, nem mesmo 4 osciladores por voz, cada voz do Ambika (que possui melhores algoritmos para geracao dos osciladores digitais) parece mais viva e soa melhor que no P12. Mesmo com a ausência de alguns recursos do P12, como o delay e a alça de feedback, o Ambika parece realmente brilhar no que faz.

Em relação ao filtro, achei isso aqui bem interessante:
https://soundcloud.com/laurentide1/ambika-vs-juno-106
Note como o filtro é semelhante, tentando ignorar como um oscilador digital fica perto de um analógico.

Alguns sons bem secos, mostrando o som de base:
https://soundcloud.com/qweroth/ambika-4-voices-test

Outro filtro mostrado com alguns sons mais crus:
https://soundcloud.com/soundxplorer/mutable-instruments-ambika-6x-4p

Nesta demonstração vocês conseguem ver uma coisa tambem sensacional: o Ambika possui saídas individuais para cada voz.
https://soundcloud.com/laurentide1/mutable-instruments-ambika-6

Wavetables... como não gostar disso?
https://soundcloud.com/portervance/ambika-test-2-poly-smr-4

Alguns sons mais tradicionais em uma pequena demo:
https://soundcloud.com/galacticshadesofdust/short-demo-testing-new-syn th
https://soundcloud.com/radiantsuicide/super-sizzler-dreams-ambika

Sons mais modernos em uma produção mais complexa:
https://soundcloud.com/ray_subject/ambika-demo2
https://soundcloud.com/ray_subject/ambika-demo-3
https://soundcloud.com/mmarsh/ambika3

Outros filtros que ainda vão chegar... no exemplo, um baseado no Polivoks, um analógico russo.
https://soundcloud.com/arrghbyte/ambika-polivoks-voicecard

Outro mostrando um filtro em cascata como o Moog.
https://soundcloud.com/tubeohm-sounds/ladder-sound

O Ambika aceita varias placas diferentes simultaneamente, ou seja, voce pode misturar filtros, combinando-os como quiser em até 6 vozes.


É interessante notar como que um instrumento DIY de preço bem inferior pode chegar perto de algo como o Prophet 12, o mais novo instrumento de alto custo da Dave Smith. Será que estamos sendo cobrados por algo que não deveria? Pelo que vi, sim. Está rolando um vídeo por aí mostrando o interior do P12 e nele vemos que a alma do sintetizador está concentrada em uma pequena (não tão pequena) placa com diversos chips que fica no fundo do instrumento.

Aí pergunto: qual a diferença disso para um Ambika ou qualquer outro DIY? Provavelmente nenhuma...... estou empolgado com o desenvolvimento dos DIY justamente por serem uma forma de ter um som a um preco bem mais modesto. O que vou gastar no Ambika não seria suficiente nem pra comprar um Microkorg aqui no BR. Lá fora a realidade tambem não é muito diferente... 2 Ambika ficam por cerca de u$1200 e umas 15-20h de diversão soldando tudo, enquanto um modulo do P12 não sai por menos de 2000, sendo relativamente limitado (lembre-se que o Ambika pode ser usado com sons individuais em cada voz, fazer splits livremente, alocar vozes como bem quiser).

vadimVladimir
Veterano
# mai/14
· votar


qual a diferença disso para um Ambika ou qualquer outro DIY? Eu não faço ideia... mas como vai cair nas suas mãos eu agradeço... Você tem equipamento e conhecimento... Vai ser muito bom ver o resultado da sua análise !!! :)

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro silvG8:

Será que estamos sendo cobrados por algo que não deveria?

Boa pergunta. Se pensar no equipamento simplesmente pelo
lado eletrônico, componentes e demais acessórios, poderíamos
pensar que pagamos muito e recebemos pouco.

Mas o que faz o preço ser alto não é isso. É a propriedade intelectual
e o tempo/investimento indireto que o fabricante investiu para ter
determinado resultado. O filtro do Moog, por exemplo, é feito com
um punhado de componentes bem selecionados e que funcionam
de uma forma harmoniosa, e se tornou o padrão a ser atingido
pela concorrência. Quem decide pagar mais de 1000 Obamas em um
Moog sabe que o preço dele não é somente o preço dos componentes
que nele estão.

Tem outras coisas que estão no preço de um equipamento também:
propaganda, pós venda, suporte de software, desenvolvimento
de acessórios, custo para manter a compatibilidade com outros
equipamentos (o Minitaur, por exemplo, teve mais de 20 firmwares
até chegar no atual), e muitos outros. Manter uma marca como a
Moog na ativa demanda investimento contínuo. Os "Faça você mesmo"
tem a vantagem de não ter já embutido uma série de custos dos
fabricantes mais tradicionais.

Nem tenho que dizer que vejo com bons olhos os DIY.
Tem pelo menos uns 5 que eu fico com vontade de ter.
Mas eu fui por outro caminho.

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


vadimVladimir
Acabei de pagar pro cara fazer pra mim... agora a coisa é real. Deve chegar aqui em algum tempo (sei que nunca é muito rápido quando o assunto é correios).

No final das contas quero prover um review bem sincero e completo do instrumento, comparando com tudo que tenho, já tive ou já usei. Acho que os DIY estão chegando pra mudar a forma como instrumentos eletrônicos funcionam.

Tudo que falei acima eu realmente penso. Não peguei o Ambika por ser uma alternativa barata ao Prophet 12, e sim por achar melhor. É muito mais complicado ter que pagar na bucha do que parcelar com a Holland Export por exemplo.

Algumas coisas que o Ambika tem de melhor que o Prophet 12:
- Wavetables e osciladores no geral;
- Modulacão entre osciladores: ring, FM, AM, X-mod, etc.;
- Sonoridade básica do filtro: a ressonância tem comportamento mais agradável;
- Alocação livre das vozes (até 6 sons monofônicos);
- Arpejos mais complexos e sequenciador;
- Interface (se comparar os módulos);
- Possibilidade de usar filtros diferentes no mesmo instrumento.

E o que falta:
- Menor número de envelopes e LFOs;
- Interface (se pensar no P12K);
- Feedback;
- Delay digital complexo e extremamente editável;
- Distorção analógica no final da cadeia;
- Saída principal em estéreo; *
- Durabilidade. **

* Ao meu ver, a pior falha do Ambika. Adicionaria tanta coisa boa que a omissão é absurda.
** Gosto do visual, mas tenho que concordar que o case de acrílico não é robusto.

Um último comentário: PayPal é um saco de usar!!!!!! PQP!

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Casper
Eu entendo isso tudo, e de certa forma até concordo.
No caso dos Moog, já tive curiosidade de abrir e dar uma olhada e as coisas parecem realmente serem feitas individualmente à mão, assim como os DIY. No caso do Prophet 12, parece que é tudo compactado em diversos microchips que controlam tudo... no final das contas, é algo simples de produzir pra ter o preço que cobram, assim como diversos outros instrumentos como o Virus TI, o V-Synth, etc.

Vendo coisas como os atuais Minibrute e BassStation 2, fico feliz por ver as coisas mais acessíveis, mas ainda não entendo porque em termos de sonoridade nenhum deles chega perto de um Little Phatty por exemplo. É a qualidade dos componentes internos? Uso de VCOs e não DCOs? Eu não sei dizer...

Aliás, uma coisa interessante de te perguntar: no Brasil, temos lojas que vendem componentes de qualidade como os encontrados na Mouser ou Digikey?

Quanto aos DIY e os custos, eu concordo até certo ponto. Empresas como a Mutable Instruments são vistas como empresas na Europa assim como uma Moog Music ou Dave Smith Instruments é nos EUA. Eles são obrigados a arcar com todos os custos e etc. A propaganda precisa existir, ainda que em menor escala. O gasto com funcionários deve ser proporcionalmente semelhante, pois mesmo sendo uma empresa menor, precisa de algumas coisas básicas como secretários(as) e auxiliares de serviços gerais. As atualizações de firmware também são frequentes e o suporte é contínuo, recebendo ainda ajuda externa devido ao OPENSOURCE. Todas as vendas são taxadas (e alto!).

Acho que os DIY de hoje são as empresas indie de amanhã... são os futuros produtores de Moog. Acho que a opção por DIY é pra atrair clientes não convencionais... consigo ver que no futuro teremos a opção de comprar as coisas já montadas e que os DIY farão parte do catálogo de produtos da empresa. A própria MI já está avançando no mundo dos modulares, vendendo muita coisa já montada.

vadimVladimir
Veterano
# mai/14 · Editado por: vadimVladimir
· votar


Aliás, uma coisa interessante de te perguntar: no Brasil, temos lojas que vendem componentes de qualidade como os encontrados na Mouser ou Digikey? O problema hoje são os componentes vindos da china. O povo compra toneladas por um preço muito baixo... saber quem vende original é complicado.

Mas sempre que há esse tipo de questão lá no fórum da Texas Instruments, eles recomendam o pessoal desta imagem abaixo. Eles não vendem tudo a varejo, é preciso tentar se informar com eles.

A Farnell está presente no Brasil, é super confiável também, mas tem preço de loja brasileira: http://www.farnellnewark.com.br/

http://oi60.tinypic.com/zx2ys6.jpg


EDIT: Cara, eu dei uma olhada no BOM do Ambika e dá pra encontrar o material na Farnell Brasil ! É só jogar a referência na pesquisa, mas também vi que alguns estou fora de estoque :-/
Acho que você vai ter que fracionar em lojas.

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caros vadimVladimir e silvG8:

Tem um ponto que ninguém tocou, mas é fundamental:
o prazer de fazer o próprio instrumento, seja ele DIY modificável
ou partindo do zero. Cria-se um laço com o instrumento, e
a sensação psicológica de que ele é único, feito de acordo
com as especificações que o usuário quer, e não de acordo
com o gosto de terceiros, é uma sensação única, que não
tem preço.

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


vadimVladimir
Essa informação me será muito útil. Pretendo pegar um Shruthi pra montar, agora que já mandei montarem o Ambika pra mim. A verdade é que o imposto não valeria a pena... pagar imposto sobre 300 euros tornaria o bicho muito mais caro do que precisava....... além do fato do Ambika ser um tanto mais complexo (so de pensar que precisa montar 6 placas diferentes + mobo já tem como ter uma idéia).

Casper
Concordo 100%... Minha única tristeza foi que preferi mandar montar o bicho no exterior (os impostos seriam abusivos pra eu sequer considerar). Vou montar um Shruthi!! Vai ser bom que é mais uma desculpa para pegar outro instrumento!!

Vamos ver como as coisas andam...

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Alguém chegou a dar uma olhada no conteúdo que coloquei, em relação a demonstrações e dados compartilhados?

Se o interesse for pequeno pretendo fazer apenas um review em ingles, então seria interessante ouvir uma resposta de vocês. :)

waltercruz
Veterano
# mai/14
· votar


Eu ouvi bastante das demos, mas ainda não todas.

Se rolar o review em inglês tá de boa. :)

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


silvG8
Pra mim, pode mandar em inglês mesmo, este idioma mil vezes mais fácil de aprender do que o português que o pessoal corre de medo? Não é comigo mais kkk

Mas voltando ao assunto, cara não tem tantos Kits prontos assim para comprar não... Do link do Casper a maioria não vende mais ou não entregam aqui... Ta difícil, pensei já que vc vai pegar o ambika, eu antecipar o shruti

Você pode me indicar a melhor opção?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mutable Instruments Ambika