Teclados digitais imitando analógicos

    Autor Mensagem
    Tecladista amador
    Membro Novato
    # abr/14


    Amigos do Fórum Cifra Club,

    Saudações

    Pelo que eu vi de alguns teclados, parece que a moda agora é produzir teclados digitais imitando analógicos (emuladores de analógicos). Eu digo isso por alguns que eu vi (e testei) pessoalmente: Roland JD 800, SH 01 Gaia, e V Synth (não sei se eu deixei alguém de fora dessa lista). E eu só citei a Roland, pois não sei se a Korg tem algum produto desse tipo. E também não coloquei aqui a Yamaha, já que a tecnologia de sons dela é diferente da Roland e da Korg (a menos que eu esteja errado, creio que a Yamaha ainda utiliza a síntese de FM).

    Considerando a performance de alguns teclados em termos de som, o que vocês acham que seria melhor atualmente: produzir um teclado totalmente analógico para criar sons digitais, ou manter esta tendência (digitais emulando analógicos)?

    Aguardo as opiniões de todos

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Olá meu caro!

    No meu ver, creio que é impossível mediante a época que estamos, não se deparar com a síntese digital e cada vez menos a analógica.

    Os simuladores de analógico é nada mais, nada menos que uma forma de atender o clamor de muitos tecladistas, já que muitos dos synths do século 21 decepcionaram. O jeito é voltar ao século 20.

    Qual som é melhor?
    - Depende.
    - Depende do quê?
    - Existem os amantes de synths e amantes de música.

    Para os amantes de synth digital, este é o melhor som, para os amantes de synth analógico este é o melhor som.

    Para os amantes de música, tanto faz.

    É um marketing. Quando um synth digital promete emulação analógica, é por que o fabricante sabe que irá chamar atenção dos três tipos de amantes.

    O que nós sempre debatemos aqui no fórum é o fato das empresas não cumprirem o que prometem em seus marketing, fazendo o custo beneficio da aparelhagem não valer a pena para usuários comuns. O profissional para inovar e renovar seu set, não tem como fugir da compra. Porém os analógicos no quesito custo beneficio estão acima das expectativas (para os críticos imparciais).


    Mas neste momento o mundo tende para a síntese digital, mesmo com alguns aparelhos cheios de knobs e faders. Quantos sintetizadores temos hoje com CV/GATE, (excluindo os modulares)? Se tiver meia dúzia estaremos salvos.

    Bom. Eu sou amante de música, então para mim tanto faz, analógico ou digital.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Roland JD 800
    JD 800 é um teclado grande cheio de botões, só isso
    não foi criado com a intenção de imitar emular nada como é o projeto de um JP8000 ou um Gaia, tanto que um dos motivos dele não ter colado na época dele era o fato de ter trocentos botões em uma era dominada por teclados fininhos como d-50 e M1

    creio que a Yamaha ainda utiliza a síntese de FM
    nada impede dos teclados dela ter a sintese para se usar, pode ter FM como também ter um sampler, ter AMW ter a sintese do VL-1.... mas ter FM hoje não quer dizer que é o principal meio de geração de sons dela

    V Synth
    eu vejo este um synth moderno sem querer ter nenhum rabo preso com o passado de synths analogicos, ele tem muitas ferramentas a mão, melhor do que ter enfiado em menu
    claro ele recria timbres de analogicos como também tem timbres analogicos nos kronos, krome, fantom, triton, motif...

    silvG8
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Cara, esse tópico é do meu interesse, mas infelizmente estou quebradasso... impossível responder o suficiente pra expressar o que hoje sinto frente ao assunto.

    De forma resumida, acho que digitais imitando analógicos é uma coisa muito legal. Só não entendo muito bem o porquê de comprar um digital se puder usar um PC... entendo ainda menos comprar um digital caríssimo para tentar se ater à sonoridade dos analógicos.

    O caso do V-Synth por exemplo... pra imitar sons analógicos é uma bosta. Agora, se o lance é inovar, o bichinho é brilhante. O mesmo acontece com alguns outros.

    Essa nova leva de digitais baratos me empolga muito pouco. O som é magro, frio e longe de um JP8000... acho que o problema atual é que os digitais estão se atendo apenas a imitar os analógicos, sem nunca chegar realmente perto. É só reparar que todas as empresas lançam instrumentos dizendo que possuem o som dos antigos ou mesmo reproduções de produtos antigos (coisa que apoio e muito a Korg por estar adiante das demais).

    O mercado dos analógicos está quente... isso é fato.

    De qualquer forma, ainda vejo alguns digitais brihantes, como o Access Virus e o Novation Supernova (o mais antigo mesmo, não esse novo baratinho). Apenas acho que deveriam ampliar a propagando pra coisas mais criativas e não reproduções de algo que nunca serão.

    Até!

    Gus79
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    fernando tecladista
    Roland JD 800
    JD 800 é um teclado grande cheio de botões, só isso


    Só isso nada, hehehe, é uma nave espacial do Darth Vader em forma de teclado. Sabe a Estrela da Morte? Pois é. JD-800. :D

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gus79
    boa
    ainda terei um desse

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gus79
    fernando tecladista


    Não custa nada ouvir o som da nave... Quero dizer: - Do JD 800...

    Apesar dos poucos sons mostrados, esta nave, maquina, sintetizador, sonho, sei lá mais o que, faz ótimos leads, baixos, bells, gliss, organs etc...



    Maestron
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    A primeira vez que vi ao vivo, na minha frente, essa espaçonave chamada JD 800, literalmente babei! O que me atraiu nela foi justamente a quantidade de botões... Você pode ver e interagir com todo o teclado instantaneamente, isso faz toda a diferença..

    Sem falar que achei super interessante os faders no lugar dos Knobs, pois através do fader é muito mais fácil visualizar a posição (ou quantidade) do efeito usado.

    Richmiranda
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Esse Roland JD800 era um excelente teclado em sua época. A Roland poderia relançá-lo em forma de VST assim como a Korg fez com o Legacy Collection.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    A Roland poderia relançá-lo em forma de VST assim como a Korg fez com o Legacy Collection

    pela questão do pacote de timbres deles sim, mas fica sem graça pela interatividade
    aqui eu tenho o VST do CS-80 que é outra maquina cheia de controles pra todo lado

    mesmo eu configurando todos os knobs e faders do meu controlador eu fico com metade dos controles ainda no mouse

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    fernando tecladista

    mesmo eu configurando todos os knobs e faders do meu controlador eu fico com metade dos controles ainda no mouse


    Se não for para realmente produzir e utilizar como recurso, esse montão de controles pode fazer o individuo desistir. Ainda mais a galera do 0800 / ostentação. Quero dizer a galera que pega por pegar, nem pra se divertir, pegar por pegar mesmo.

    Eu tenho e não pretendo ter mais, até ficar totalmente enjoado destes (tirando o meu xodó ME-80).

    Jupiter 8 V
    Pro-53
    ME-80
    Minimoog V
    B4
    Nord Rack 2
    FM7
    FM8
    KORG M1

    Não é mole fazer um timbre nestes softs, quando você consegue, quer ligar até para o primo de terceiro grau do seu tio-avô. Meu controlador só tem as teclas e o botão de ligar e desligar.

    Vou te dizer que tem VST's grátis que chegam a altura de todos eles, com suporte a aftertouch e keyfollow/velocity e tudo. Mas, tudo depende da imaginação e do amor pela música(paciência).

    Para citar como exemplo tenho um VST que imita o Yamaha CS-60 e o envelope dele tem 6 estágios. Isto é muito interessante em alguns timbres.

    Outro fato interessante é que ele tem um PAN em cada LFO's de cada oscilador, onde você pode jogar movimentos diferentes dos osciladores nos lados direito ou esquerdo. Ou cruzar os dois caso você regule mais ou menos em 7,5 horas.

    Putzs, além de PAN no LFO ele tem PAN nos filtros, do qual mais uma vez você pode deslocar para o lado que você quer os movimentos da coloração do timbre.

    Isto tudo é muito interessante. Pela capacidade de ser feito e por ser digital/virtual.

    Greenwood
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Synth-Men
    tudo depende da imaginação e do amor pela música(paciência)

    Falou tudo! O amor pela música e o amor pelo seu instrumento só podem ser praticados com bastante paciência.

    Aprendi a curtir também os VSTs. Mas realmente precisa de muita dedicação...

    Mas que é gratificante, é!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclados digitais imitando analógicos