Usando cabo midi em teclados simples

    Autor Mensagem
    Franzita
    Veterano
    # mar/14


    Olá galera,
    Então... faz um tempinho que toco teclado e estou querendo inovar em algumas coisas. Tenho o teclado E 233 da Yamaha que é um modelo bem simples. Mas como ainda não tenho condições de comprar um novo, pensei em utilizar a conexão MIDI pra acrescentar novos timbres ao teclado. Minha duvida é se isso é possivel com o teclado que tenho? E se for, como eu faria pra instalar o drive desse teclado no PC já que não veio com nenhum CD de instalação e a yamaha não disponibiliza também.? Obs.: Baixei o drive do cabo MIDI/USB.

    Espero que possam me ajudar, valeu!!!

    masterpro
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Olá, então, acrescentar timbres ao teclado não é possível. O que da pra fazer, é usá-lo como controlador, utilizando vst's, via USB. Quanto ao driver, você terá que verificar junto ao site da fabricante, mas creio eu que por ser um teclado bem iniciante, não haverá a possibilidade de fazer a conexão com o PC. E não faria muita diferença pois seu teclado não possui sensibilidade nas teclas, o que não colabora em nada para as nuances dos timbres, já que o mesmo não possui "velocity". A unica possibilidade seria utilizar um módulo de timbres via midi, mas como citei, sem "velocity" não fica nada atraente.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Franzita

    Já que você não pode comprar um teclado, o que dá pra fazer é usar o teclado como controlador MIDI. Nesse caso, se você tiver um notebook ou PC e tiver com instalar VSTs, você vai ter uma gama de sons para utilizar, mas eles ficarão dentro do computador. É preciso no seu caso de um adaptador MIDI<->USB.

    Se puder, pegue um Yamaha que tenha velocity (sensibilidade) nas teclas. Assim você vai poder no mínimo executar músicas com piano de forma decente :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    teclado E 233
    qualquer teclado com saida midi com conector din de 5 pinos não precisa de driver
    somentes os teclados com saida USB com aquele buraco quadrado igual de impressora

    agora se quer usar o teclado como controlador como os colegas já sugeriram
    você precisa de um VST stand alone (que roda sozinho) depois que se instala é um arquivo *.exe
    ou algum outro que precisa de um que precise de um VST Host (os vst com estensão *.dll)
    esse tópico fala sobre VST free deve ter algum que forneça o tipo de timbre que você quer:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/206135/

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Franzita

    Pode usar como controlador sim.
    Agora o bom mesmo é iniciar no mundo do home estúdio.
    E começar com os recursos que já tem.
    Conforme a configuração pode ser que dê problemas de latência.
    Isto é você toca a tecla e o som demora para sair, mas isto pode ser resolvido pela instalação de drivers como por exemplo do Asio4dll.
    O ideal é ter um bom equilíbrio entre as partes:
    - computador (hd, memória ram, capacidade de processamento), cabos de qualidade, interface de áudio, sistema de som etc...
    Evite comprar cabos x-ling. (vai dar dor de cabeça, o barato sai caro,invista numa marca como a Roland).
    Usar um instrumento stando alone (que funciona sozinho sem depender de host). (host = hospedeiro),
    Ou melhor, usar o programa host que carrega vsts.,uma boa opção para começar é Vsthost gratuito.
    Existem inúmeros hosts, standalones e Daws mas comece com simplicidade, depois você vai aprender, e vai poder escolher a melhor opção dentro das suas necessidades.
    E na sequência partir para usar uma DAW - Digital Audio Workstation, que é um produto completo para produção de áudio.

    Bem vindo ao universo do home estúdio.
    Tem que ler bastante, aqui no fórum tem tudo , só que esta um pouco disperso.
    Pontos de atenção para começar:
    - cabo de ligação teclado x computador; (de acordo com o seu teclado - leia no manual o cabo necessário, se é que não veio junto com o produto)
    - fazer download do Vsthost
    - instalar alguns Vsts começando pelos mais simples, basta deixar a Dll numa pasta de fácil acesso e abrir no programa;
    Eu costumo fazer assim:
    Pasta:
    Prouducaomusical\Vst\instrumentos\instrumento.dll
    (instrumento = nome do Vst.
    Mas alguns ao se instalar automaticamente ficam em algumas pastas dentro do windows, tipo:
    Arquivo de programas\Vst
    Arquivo de programas\Steinberg\Vst
    Arquivo de programas\Vstplugisn
    (tudo depende do software)
    Comece pelo mais simples para poder testar, normalmente se faz o download e só o arquivo dll já é suficiente para funcionar ao abrir no Vsthost.
    Alguns são mais sofisticados e tem sub-pastas para configurações.
    Assim quando for instalar tem que observar em que pasta se instalou, para depois no Vsthost indicar o caminho.
    - configurar as entradas e saídas, (midi in no software - midi out no teclado), mas as vezes conforme o o modelo de teclado (yamaha pode ser ao contrário, não me pergunte porque ( tinha um teclado antigo em que acontecia isto)).
    - configurar se necessário a saída do Vst host para a interface de áudio do seu sistema;
    - testar com o Vsthost

    A medida que for lendo e estudando monte uma espécie de tutorial, do passo a passo.

    Um site que tem muitos Vsts para download e muitos gratuitos é o da KVR áudio:

    http://www.kvraudio.com/

    Além é claro de muitos Vsts indicados aqui no fórum.

    Pesquise e leia sobre Vsts e uso de Daw, vai valer a pena
    Comece com simplicidade pegando um Vst pequeno, que necessariamente não vai ter aquela qualidade soberba.
    Mas serve para iniciar e em entender como funciona todo o processo.
    A destacar que a qualidade dos instrumentos virtuais que utilizam samplers esta diretamente relacionada ao tamanho dos arquivos.
    Um piano por exemplo com bons samplers pode ter mais de 1 Gigabyte.
    Já um VST mais completo pode ter uma biblioteca de mais de 30 Gb.
    VSTI - o "I" indica instrumento.
    Mas podemos ter Vsts de efeitos (equalização, reberb, distorção etc...)
    E outros Vsts auxiliares com diferentes funções.
    Já um sintetizador que utiliza o micro processador do computador para gerar o som, neste caso a qualidade esta no nível de programação e nem tanto no tamanho do arquivo.
    Mas como regra geral pode-se dizer que quanto maior o arquivo maior a qualidade. (relativo não é uma verdade absoluta).
    É um contínuo aprendizado que não tem fim.
    Hoje em dia tudo passa pelo computador, assim num home estúdio o teclado é uma ferramenta indispensável.

    Franzita
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Olá galera,
    Valeu demais pelas dicas. Vou seguir o conselho de tentar usar meu teclado como controlador. É sempre bom contar com pessoas experientes no assunto.
    Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando cabo midi em teclados simples