Controlador em Banda de Baile

    Autor Mensagem
    Allen
    Veterano
    # mar/14


    Olá pessoal, beleza?

    Atualmente entrei em uma banda de baile. Acontece que é tudo bem estruturado e me sinto um peixe fora d'água com meu PSR E413.

    Precisarei fazer a parte dos metais nas músicas e, algumas delas, possuem um piano bem caprichado.

    Sendo assim, resolvi apelar pra comprar um controlador e usá-lo com o notebook. Essa seria uma boa escolha? Vejam não estou querendo que me dêem modelos de controladores e afins. Estou perguntando se é interessante usar controlador em vez de teclado propriamente dito.

    Eu estava pensando em colocar o controlador + notebook junto com uma pedaleira FCB 1010 pra trocar os timbres. Ficaria legal? É a melhor opção?

    Abraço, pessoal e boas tocadas!

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Fica legal sim. VC ja tem o notebook e a placa de som?? Controlador pode usar seu yamaha mesmo.

    Allen
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Allen
    · votar


    Olá Nino. Obrigado por responder. Vou comprar os dois ainda (notebook e controlador). O controlador já decidi (M-audio Oxygen61). Notebook ainda não. Placa de som, pegarei uma UCA222.
    Sobre meu PSR como controlador, eu pensei nisso, mas eu percebi que não tenho a mesma facilidade de troca de timbres com ele do que com um controlador. Não consigo mudar de timbres por exemplo e o PSR não tem pitch de modulação. Eu pensaria em deixá-lo como reserva, caso dê alguma pane no note, entende?

    E sobre a pedaleira, eu nem sei se funciona com controladores pra finalidade que eu quero. Estou pesquisando ainda.

    Abraço!!

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Com o $ que você vai investir, tempo para aprender a mexer em tudo, não seria legal pensar um teclado fácil para uso ao vivo!?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Allen
    Cara, a pedaleira funciona sim, como vc quer. Mudança de timbres vc tem no PSR, é só endereçar. E o controlador que vc quer eu tenho um, Oxygen V3 61, e me atende muito bem, ótima escolha. Mas se lembre, a alma do negocio é o computador, te aconselho um Mac, mesmo que dos mais antigos, será bem melhor, estável, que qualquer PC. Usei por muito tempo um MacBook Black que comprei pelo ML por míseros 1000,00 e sempre me atendeu muito bem até eu conseguir comprar meu MacBook Pró.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    NINO_D.BOB
    te aconselho um Mac

    Se for pro lado do notebook, concordo em gênero, número e grau. Já passei pela experiência de uso de pc e mac ao vivo. Não tem comparação.

    Allen
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Allen
    · votar


    Obrigado pelas respostas, pessoal!

    André Luiz Keys
    Rapaz, se eu for ter que comprar um teclado pra uso ao vivo, acho que terei que desembolsar muito mais pra encontrar um teclado que me favoreça em diversas músicas, não acha?

    NINO_D.BOB / André Luiz Keys
    Poxa, um MAC? Sei que é de extrema importância, mas o bichinho é caro pacas. Eu terei que desembolsar muito mais. Tô pensando, por questão de urgência, começar com um note mesmo e, conforme o dinheiro for entrando, eu investir em um mac. Seria uma boa estratégia?

    Sobre as mudanças de timbres no PSR, eu não sei endereçar. Se eu coloco no modo PC, os endereços do teclado não servem mais pra nada. Não sei se estou fazendo algo errado... Acho que esse seria um outro assunto.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Allen

    Cara, o PC funciona, mas ja me deixou na mão algumas vzs. 1 delas, resolvi rápido pq usava um Alesis QS6 como controlador, ai só pluguei os cabos p10 no Key e, bora tocar. Outra não teve jeito, tava usando um Roland A33, sem timbres, fiquei na mão, o PC travou no meio de um solo, e cara, incrivelmente, travou em uma nota durante um solo, que eu fechei o pc, desliguei a placa de som, e o som continuou travado, mas foi a ultima vez. Isso foi num domingo, na terça eu ja estava com meu Antigo MacBook Black, C2D, 4Gb Ram, guerreiro, nunca me deixou na mão, e paguei só 1000,00 conto nele. Cara, vai por mim, eu não troco um MacBook, como o que que tinha, um modelo de 2008, por nenhum Ultrabook, i5 ou i7 de 2014. da uma pesquisada, garanto que comprando um Notebook, ou um Mac como falei, a diferença no que vai gastar será insignificante, e vc não vai se arrepender.

    Miguel Paládio
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Allen

    Tudo depende da sua familiaridade com o uso de VSTs, VSTis, Pluguins e Samples (Kontakt, Reason) etc...

    Com o dinheiro que você vai gastar pra comprar notebook, interface, cabos e o suposto controlador, por que não vender seu PSR e comprar um sintetizador Entry-Level, como um Juno Di da Roland, Mm6 da Yamaha, Kross da Korg, etc??? Tem sons bons para o que você quer, custam mais ou menos 2000 reais... servem como controlador caso vc queria usar também. :)

    Acontece que tocando em banda, seu PSR (que é um arranjador) será subutilizado, pois vc precisa mesmo de timbres bons, não de Ritmos...

    Lógico, só minha opinião. Abração

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Miguel Paládio

    Acontece que tocando em banda, seu PSR (que é um arranjador) será subutilizado, pois vc precisa mesmo de timbres bons, não de Ritmos...

    Canso de ver isso :/

    Allen
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Obrigado pelas respostas, pessoal!

    NINO_D.BOB
    Realmente cara, faz sentido isso ai, é melhor um mac mesmo, mas não consigo achar (no MercadoLivre) algum que esteja funcionando, nessa faixa de mil reais.

    Miguel Paládio
    Rapaz, acontece que eu pretendo comprar o controlador mesmo e deixar esse PSR como um reserva, caso dê algum problema na hora. Se eu comprar um sintetizador, não vou ficar limitado aos timbres específicos daquele sintetizador? Eu acredito que eu deva ficar com muito mais possibilidades de timbres com o controlador, não acha?

    Concordo com o fato do meu PSR ficar subutilizado. :(

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Allen

    http://forumdoiphone.com.br/index.php?/topic/3168-tutorial-hackintosh- instale-o-mac-os-x-no-seu-pc/

    Fica a dica! Acho que um note como o meu, com i3, 6Gb e 1Tb de HD vai servir ao vivo...

    Miguel Paládio
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Miguel Paládio
    · votar


    Allen

    Se você for usar mesmo o esquema Note+VST, então segue a dica do pessoal e compra pelo menos um Mac, o que o Ismah colocou é bom, mas eu sugeriria um com processador I5 no mínimo.

    E com 6GB vai ter que usar o Mac quase que especificamente pra música, pq se colocar muitos programas, também pode travar.

    Lógico, estou falando de samples e Vsts mais poderosos (que consomem bastante RAM e processador), mas se a sua intenção não for essa... um I3 Dual Core pode te satisfazer também.

    Não tem coisa pior do que baixar aquele piano dos sonhos do Ivory e outros VSTs e ter o som cortado porque a máquina não aguenta...

    Allen
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Eu já fiz um hackintosh no meu PC de mesa. A propósito, ainda tenho o Mavericks instalado aqui no outro HD. Não sei se, comprando um notezinho parrudo e instalando um hackintosh nele, seria a mesma coisa no quesito desempenho, de um verdadeiro macbook.

    No caso, Miguel, se eu for comprar um macbook, terá que ser no mínimo um i5?

    Abraço!

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Miguel Paládio

    I3 dual core tá rodando legal aqui, mas... eu abro uns 5 ou 6 VST's de vez (ADDrums, Broomstick Bass, Real Strat, Kontakt com Chris Hein Horns ou gaitas, e strings ou órgão ou Voices of the Apocalipse)... acho que em banda de baile não vai mais que isso... Talvez algo BEM específico

    Miguel Paládio
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Allen

    I5 é o aconselhável, mas se for pouca coisa (como o Ismah usa, por exemplo, um I3 tá de bom tamanho. :)


    Ismah

    Realmente seus VSTs e Samples são perfeitamente compatíveis com a sua máquina. :D

    Você acertou em cheio quando disse que se fosse pra algo BEM específico (como os arquivos de 30GB pra cima por exemplo) aí o negócio era diferente...

    Ismah
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Miguel Paládio

    Sinceramente, acho que não tem nescessidade de 30Gb em samples na estrada... Algum exemplo do que pesaria tanto? Viena?!

    EDIT ressalto que uso PLACA DE SOM EXTERNA SEM PROCESSAMENTO (guitar link, xing ling clone)

    Miguel Paládio
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Pois é.. é que existem bandas de baile e bandas de baile, né..rs..

    Pergunta do Sidinho Leal quantos gigas de material ele usa na Brilhantina... (samples, VS, multisamples, pluguins...)

    Realmente depende muito da proposta da banda.

    Mas acho que no caso do Allen realmente não necessite tanto

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Miguel Paládio

    Notei que há uma confusão... Aqui no sul banda de baile não é bem isso rs

    Banda de baile seriam bandas como Passarela, Modelo, Porto do Som, Portal da Serra, Danúbio Azul

    Bandas como a Brilhantina, seria as bandas show, San Francisco, Brilha Som (minha cidade), Sétimo Sentido e algumas mais performáticas, como Lex Luthor, São Paulo, Babilônia, e a Brilhantina...

    Quanto as libraries usadas, bom é bem complexo, e dependente do clima do evento... Se rolar só os sertanejos que eu vi no DVD do Brilhantina, vai um naipe de PAD's, algum piano, acordeon, orgão e fim... Talvez um naipe de metais pra algum pagodinho...

    Mesmo numa festa mista de flash back, dá pra improvisar e simplificar se quiser, mas claro que terá que ser mais exigente...

    JeanCarlo
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    vou compartilhar da minha experiência com VSTs ao vivo (Windows, 32 Bits):
    Omnisphere
    excelentes pads, excelentes Synths.
    trava, e sempre travará.
    Kontakt
    excelentes timbres, facilidade no uso e performance ao vivo
    Pads tem que ser regulados para chegar, leads analógicos não alcança em situações específicas

    Korg Legacy (M1)
    Programa estável, poucas configurações pra sair tocando
    Timbres um pouco datados

    Eu venho usando assim: apenas o Kontakt, sem Brainspawn Forte, Sem Cubase, Sem Reaper... Pelo seguinte: travou, e agora? Fecha o Kontakt, e abre de novo. Se travar o Cubase ou o Reaper, Forte, ou afins, você tem muito mais coisas pra carregar na volta. Já aconteceu isso comigo umas duas vezes, eu simplesmente abri o Kontakt e carreguei um Piano, de "emergência".

    Apesar dos travamentos relatados, o Kontakt é o mais estável de todos, e trava só quando a formatação do note já não está legal, ou quando você usa Toda a sua memória RAM com samples (tipo vai no Gerenciador de tarefas e lá tá 2,8Gb de 3,por exemplo)

    E além disso, ele é um dos mais completos, podendo ter samples, pads, loops... Tudo só nele. Pra vocês terem uma idéia, eu sampleei(tá certo isso???) um pad do Omnisphere e pus nele, ficou show de bola! (Vou por pra download aí passo o link!)

    O Omnisphere trava cara... Trava mesmo, trava sem motivo, trava do nada... passei algumas vergonhas em ensaios por causa dele

    Agora, algo que realmente tem que ser colocado como prioridade absoluta, é a Placa de Áudio. Onboard serve, Behringer serve... Mas no palco elas somem. No mínimo, uma Fast Track II, que é a que eu usava(ela já saiu de linha, se não me engano agora é a fast track c400).

    Agora, questão de Libraries:
    A Biblioteca do Kontakt com 43Gb de Samples;
    Scarbee Mark I (Para o EP)
    Alicias Keys ou New York Concert Grand, ou ainda, o The Giant (acústico)
    Retro Machines MK2 (Tem bons Pads nessa biblioteca)

    E é isso cara... Eu venho fazendo meus bailes, festas e casamentos desse jeito, vem dando certo. Queria mesmo um MACBook, Um Kronos e Um PC3K8, mas por hora o que eu tenho em mãos é isso!

    DEsculpa a comprideza, eu adoro falar de VST's!

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Qualquer coisa use o Sampler Converter e transforme tudo numa lib do Kontakt....

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    JeanCarlo
    (Windows, 32 Bits):

    Mas não é temerário usar uma versão de 32 bits para essas tarefas pesadas? É muito mais razoável nesses casos um computador com SO de 64 bits, para poder dispor de mais memória RAM (obviamente os programas usados tem que ser nativos em 64 bits também).

    JeanCarlo
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Realmente, makumbator, com 64Bits eu teria mais 1Gb e conseguiria trabalhar tranquilo, além de aproveitar a estabilidade infinitamente superior, mas o meu controller não possui drivers para 64bits, e o driver genérico dava muito pau!

    Escrevi só pra o pessoal saber mesmo minha limitação...
    e no 64bits o Omnisphere trava também, trava muito, trava do nada, trava travado o bicho

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    JeanCarlo

    Mas não basta o software 64bits, se o hardware não oferecer suporte...

    Allen
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Allen
    · votar


    JeanCarlo
    Cara, MUITO obrigado pelo esclarecimento abrangente de VST na prática. Muito bem explicativo. Eu pretendia usar o Cubase e abrir as libs lá dentro. Só que você falou do lance de travar e ter que reiniciar tudo de uma vez, fiquei meio balançado.

    Consegui o Kontakt com 43GB de libraries + Session Horns. Acredito que será suficiente pra o que eu queira fazer. Usando apenas o kontakt, será que trava? kkk

    Vou tocar muito axé (Banda Eva, Claudia Leite, etc) e também alguns reggaes, alguns pops nacionais e internacionais... enfim.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Controlador em Banda de Baile