Yamaha MOX6 som "magro" no PA.

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# fev/14
· votar


Greenwood
Se fosse Korg, a se fosse Korg já taria tudo pronto... kkk

....

Usar um Mixer é a coisa mais normal do mundo, e para inúmeros propósitos, a verdade é que na grande maioria dos lugares que se vai tocar dificilmente vai ter equipamento dedicado para o tecladista, os técnicos jogam o cabo e liga direto na mesa e aí ??

Para mim, nenhum teclado é magro, é tudo falha técnica de alguém que não soube ou deixou de fazer algo, seja o operador do PA, seja a regulagem do teclado

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# fev/14
· votar


macba

Entendi perfeitamente tua colocação e já estou fazendo isto em alguns timbres. Será que é só questão de volume mesmo? Eu vou dar mais volume nestes timbres.

Eu ainda não estou usando ele com o computador. Tenho uma máquina razoável, I5 com 6GB de RAM, porém ainda tenho um mínimo de 22.ml de latência. Estou usando a placa integrada do MOX, mas creio que essa latência seja apenas algo que não consegui configurar ainda.

Se eu conseguir dar o ganho nos timbres e sentir eles soando melhor no P.A, nem vou me preocupar em levar o note pro palco enquanto não tiver um controlador 88.

Buhbor

Capaz brother, "tamo junto"!.q

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# fev/14
· votar


Edson Caetano

Isso é uma boa verdade também. Eu estou apostando ainda no PA, pois se o teclado realmente estivesse MUITO ruim , iria soar mal em qualquer lugar, mas nas minhas gravações, fones (uso um bom fone AKG), ele rola bem.

Vou mixar com calma neste sábado SEM a mesa de som, se eu ver que não tem jeito, coloco uma mesa na hora e veremos no que dá.

Artref
Veterano
# fev/14
· votar


Esse problema é complexo e já foi debatido várias vezes aqui, tem um material muito bom para pesquisar, com relatos de vários usuários.

Talvez o problema seja no PA - qualidade de componentes ruim, etc. É como alguém daqui disse sabiamente uma vez: "A qualidade do seu som é proporcional à qualidade do pior componente do sistema todo". Ou seja: algo ruim em qualquer caminho do som do teclado até o PA, vai atrapalhar.

Como busca da solução, eu tentaria analisar como está o resto da banda. Como eu já contei aqui, o baterista da minha, quando usa uma bateria ruim dele lá, parece que engole o som da banda toda, com aquele barulho que parece se apoderar de tudo que é frequência que existe. Já passei problemas semelhantes com guitarrista tocando alto pra cacete, no nível de agredir o (meu) ouvido.

Tente ver onde estão frequências semelhantes à sua. O guitarra está numa região, você pode inverter seus acordes e ir pro mais grave, ocupando aquela faixa e aparecendo legal. Talvez até mesmo mudar o jeito de tocar, tipo, focar mais nos tempos fortes enquanto o guitarra faz as síncopas e swings, enfim. Mesma coisa com o baixo, bateria, e até cantor. Tentar ouvir o restante da banda toda e "achar o seu espaço" pode ajudar.

A mesa não vai resolver nada, e se for meia boca, pode acabar piorando. Eu também não colocaria compressor, pois a expressividade é severamente prejudicada com algo mexendo na dinâmica.

Há também a opção de trocar o timbre. Eu tenho um Kronos, e nele tem vários que não soam legal ao vivo.

Vá fazendo testes, analisando tudo o que puder em você, no teclado, no resultado, no desempenho com a banda, e com isso você pode ir amenizando o problema. Agora, se tudo falhar, resta trocar o teclado mesmo.

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# fev/14
· votar


Artref
Falou tudo!! Vou fazer todas as minhas análises pensando desta forma. Eu creio mesmo que até o som alto possa atrapalhar.

Eu vou usar volume também, porque como citado acima, o mox tem pouca pegada em volume. Vou analisar certinho como tudo se sai no sábado e postar aqui.

Greenwood
Veterano
# fev/14
· votar


Artref

Muito bem explorado!
A mistura de sons de uma banda é tudo!
Saber equalizar a banda toda não é pra todo mundo!

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# mar/14
· votar


Bom, toquei com o teclado no P.A final de semana.
Equalizei melhor, porém não tive resultados muito melhores do que na primeira vez. Som muito abafado e com pouco ganho.

Cheguei a constatação que o problema é do PA + Equalização de alguns timbres (quando usei violino, ficou lindo). Agora é procurar alternativas para ter ganho nos timbres e uma equalização melhor.

Abraços.

kokada
Veterano
# mar/14 · Editado por: kokada
· votar


Tiago M. Zunino
essa do som abafado eu percebi logo no 1o dia, e alterei o master EQ dele, aumentando o MID EQ para 5.6k com ganho de 12. Ficou bem melhor.

No modo VOICE: botão Utility > No Visor: Voice > MEQ. Na Freq do MID, aumento para 5.6k, e o Gain para +12.

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# mar/14
· votar


Opa, que beleza.. uma informação muito útil. Me fez até montar ele todo improvisado aqui (to na minha namorada), só para mexer nisso.

Valeu pelo toque :)

Artref
Veterano
# mar/14
· votar


Caramba, não conheço o Yamaha, mas esse "+12" é +12 decibéis mesmo? Porque se for, é coisa pra caramba! Não tenho como opinar sem ouvir ao vivo, mas pra precisar de 12 decibéis em EQ, esse equipamento onde vocês estão ligando tá me parecendo ser Cilada, Bino.

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# mar/14
· votar


Hehe então, o Yamaha em algumas linhas (pelo que tenho visto), tem esse problema de "abafamento" nos graves, onde o som sai estranho, parece uma névoa rs.
Esse lance de aumentar os médios é para dar mais "presença" ao timbre. Eu creio que funciona, mas testarei apenas hoje. Abraços.a

TEKPIX
Membro Novato
# mar/14
· votar


comprei um mox esta semana e utilizei 2 direct's neste domingo, o som ficou maravilhoso! detalhe, equipamentos de som profissional, ambiente fechado, ainda nao testei em ambiente externo.

TEKPIX
Membro Novato
# mar/14
· votar


tambem fiz essa mudança de Eq médios, os pianos ficam bem melhores, já são lindos demais porém o abafamento dos graves diminui bastante, não me atrevo fazer isso nos outro timbres pois achei lindos demais.

kokada
Veterano
# mar/14 · Editado por: kokada
· votar


Essa de aumentar o ganho da frequencia 5.6k faço até no Kontakt... o som abre que é uma blz! rs Mas no Kontakt não pode dar ganho de 12, tem que ser uns 6 +-... fica outro timbre. É como descer a serra e destampar o ouvido engolindo saliva. Nossa que comparação! rs

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# mar/14
· votar


Hahaha boa, os comentários e dicas de vocês me animam.
Estou sem dar alguma resposta válida porque ainda esto mixando em um fone de ouvido AKG, o que mudará completamente o som depois que for para um PA.
Estou comprando esta semana duas caixas de retorno de um amigo. Aqueles retornos para estúdio saca? Ele tem uma mesa behringer 4 canais simples, mas acho que resolveria o problema do ganho e de mixagem, será que vale a pena fazer um pacote e comprar tudo?

Abraços.

FlavioLucania
Membro Novato
# mar/14
· votar


Não entendo isso de levar mesa pro show, porque pro teclado sair bem no PA, voce tem que ta la na frente sentindo o som, escutando...como fazer isso de cima do palco?
Entao acho desnecessario levar mesa de som...!!!
A nao sei que voce mande um roldie ficar tocando e mexendo na mesa e voce va la pra frente escutar kkkkkkkkkkkk

fernando tecladista
Veterano
# mar/14
· votar


FlavioLucania
Não entendo isso de levar mesa pro show
funciona pra quando você tem vários teclados ou pc com vst, pra não deixar o tecnico de som doido, porque tem hora que o layer é via midi vindo de 2 teclados ou você tá usando um timbre do VST e não o timbre do teclado, então você está com a mão no teclado 1 e o som vem do teclado 2 ou do VST 3.... cada um em um canal da mesa,
então junta tudo e manda uma linha pra mesa
mas isso não vai ajudar a fazer o teclado aparecer no P.A.

tirando alguns casos de teclados sem vergonha, como foi meu alpha-1 onde se ouvia tudo, mas o piano não ficava bom e não tinha edição pra acertar e seu dava um acerto de médio o resto ficava com som de pamonha
fora isso tenho a teoria que o erro está na regulagem de som
existe "operador de P.A." e existe "o cara do som" operador de p.a. acerta seu instrumento de acordo com o equipamento que ele tem (equipamento redondo) pra soar bem
o "cara do som" fez um catado de coisas que nem sempre casam entre si, e faz o que comentaram pra ele fazer: colocar mais grave e agudo e tirar médio na mesa, se tem um equalizador ele coloca um sorriso no equalizador sem pensar no por que, e comprou 4 caixas de grave e só duas de médio e agudo porque ele também é dj,
então se escuta quase tudo: bumbo e baixo soam bem, devido a ponta do sorriso do equalizador, guitarra soa porque fica na outra ponta do sorriso, vai soar estridente, bem metaalll!!! e teclado fica em um abismo porque trabalha muito com médio

FlavioLucania
Membro Novato
# mar/14
· votar


Por isso que costumo dizer, nao basta voce ter mesa de som ou o melhor teclado , se o seu técnico (ou o técnico do local) nao souber tirar o maximo dos instrumentos e jogar lindo no PA....a coisa é bem mais complexa do que so levar uma mesinha e achar que vai ter o melhor PA do mundo !!!

Tiago M. Zunino
Membro Novato
# mar/14
· votar


Hehehe concordo. O técnico de som manda muito e o técnico nesta casa fixa onde eu toco, não é dos melhores.

Trocando um pouco o assunto mas mantendo a linha. Fui em uma Jam Session este fim de semana e vi um tecladista amigo meu usando um pedal de voz no nord electro + 1 cubo Marshal e tirando um timbre de órgão TOP.

Vi uma entrevista do Jon Lord, ele usando o Hammond também em um marshall, Pensei comigo, vale a pena? Ter um cubo desses?

Toco em um Deep Purple Cover e sei que isso ia melhorar a sonoridade em relação a timbragem, usando drive do cubo e tal..mas e o piano, strings, etc?

Abraços.

bandarara
Membro Novato
# mar/14
· votar


Blz?Então,sou novo aqui no forum,e também tenho algo a acrescentar.

Tenho um S70xs que eu gosto bastante.Os timbres no geral são muito bons,porém os pianos S6...,cara detestei!mesmo editando não fica legal, por isso, uso o Full Concert Grand.

Tive um fp4 da Roland,que me irritava,pois o timbre de piano ficava sem peso e sem expressividade,mesmo usando Caixas RCF art 412+mesa Yamaha mg102 em stereo.

Acabei trocando por um General Music realpiano pro 2,que me surpreendeu com o peso dos timbres,principalmente o timbre de piano, fiquei muito satisfeito.

Atualmente,tenho o s70xs e Gem pro 2,comprei por ultimo um Px5s Casio.

Cara, pode parecer mentira,mas comprei o px5s depois de testar muito lá na Playtech,fiquei impressionado com a qualidade dos timbres viu? timbres com peso!punch!expressividade!o timbre de piano é muito realista e soou( minha opinião pessoal)melhor que o Full do s70xs.

Os Rhodes e demais EPs são lindos,teclas fantásticas,totalmente ponderadas,256 notas de polifonia,pesando menos de 12kg tô curtindo pra caramba.A Casio tá de parabéns!

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mar/14
· votar


Toco em um Deep Purple Cover e sei que isso ia melhorar a sonoridade em relação a timbragem, usando drive do cubo e tal..mas e o piano, strings, etc?

Hehe, ótimo! Eu já tinha pensado um pouco nisso de usar valvulado como o Mr. Lord fazia. Acho que alguns sons vão sair prejudicados, mas é só uma teoria minha que dou pela lógica da mudança.

Não entendo isso de levar mesa pro show, porque pro teclado sair bem no PA, voce tem que ta la na frente sentindo o som, escutando...como fazer isso de cima do palco?

Né isso!! Se for usar a mesa pra mixar, beleza, mas pra regular propriamente dizendo? Acho que só vai servir se você perceber algumas coisas e decidir fazer na sua mesa pra não encher o saco do técnico do som.
E outra: se o técnico colocou pouco "baixo" no seu teclado, se você aumentar na sua mesinha ainda pode ser que não fique no nível adequado pois a mesa tá "cortando" esse baixo. É como um circuito serial, se mexer em uma parte vai mexer em toda a linha!

Nando Mendes
Membro Novato
# mai/14
· votar


Tenho um Mox6, no começo achei o som dele muito magro também... depois de dar um ganho melhorou um pouco, recentemente eu misturei o mononatural e o fullgrande e o piano chegou com muito mais cara nos PAs.

Keyboardman2
Veterano
# mai/14
· votar


Galera, é bem verdade que cada um quer defender seu equipamento, principalmente nos primeiros meses de aquisição, muitas vezes pura empolgação. Sou fã da Yamaha, mas o MOX e MX são magros mesmo no P.A, . Todo teclado já vem pré equalizado de fábrica, portanto se você utilizar uma mesa com bons pré-amp e caixas de qualidade, é só plugar e usar em flat. Ano passado comprei um MX61, mexi por uma semana e desisti, falei com o vendedor e peguei um MOX6 na esperança de ter um timbre mais encorpado, exatamente a mesma coisa, então resolvi seguir algumas dicas do Sidinho Leal pra configurar os inserts de efeitos e dar mais ganho, o que consegui foi distorção. Conclusão : O meu velho Yamaha S30, apesar de menos recursos, em questão de timbre atropela a linha MX e MOX, Me livrei do MOX e sou mais um felizardo com um CASIO PX5S, pasmem esse no PA bota muito teclado de 6,7 mil no chinelo. Cabe ressaltar que o meu PA é constituído de uma mesa Makie Pro FX8 e caixas Cromo 12 da DB Technologies, se o teclado não ficar bom nesse equipo, esquece o teclado é ruim mesmo.

FlavioLucania
Membro Novato
# jun/14
· votar


Comprei o MOXF a 2 meses e to gostando bastante da qualidade dos timbres, tanto no meu fone AKG, quanto nos PA's por onde ja toquei nesse período (Uns 12 PA's diferentes)!
Uso o Full Concert para músicas tipo balada, onde começo sozinho, ganho de 127 , nao mexi no compressor !
E uso o Monaural pra musicas de mais pegada, com ganho de 110 !
Insertei o compressor VCM376 nos leads e synths...!
Até agora, não me decepcionei, só o timbre de sanfona dele que nao gostei nada!!

FlavioLucania
Membro Novato
# jun/14
· votar


Kokada
Esse esquema de abrir mais o médio, voce fez só nos pianos ou em todos os timbres?

planet
Veterano
# ago/14
· votar


Boa tarde Srs. Sei que o tópico já está ha um bom tempo sem comentários, mas segue minha experiencia com o mox.
Possuo o MOX8 e também noto essa característica de som abafado dos pianos.
No meu caso , até a garantia tentei acionar, mas diziam que era normal.
O que fiz inicialmente para amenizar a sensação de som abafado, foi acertar a equalização tirando uns 3 db nos 300 HZ e subindo uns 8 db nos 3,2Khz.
Depois comecei a usar VSTs de pianos para gravações e em alguns casos extremos, adaptava meus arranjos substituindo o piano por outra peça (acabava indiretamente mudando a proposta musical final).
Por fim acabei substituindo por outro workstation.
Espero ter ajudado.
abrs

samuka worshiper
Membro Novato
# set/14
· votar


thiago,eu tambem sofria com esse aspecto,é tudo questao de equalização,geralmebte quando voce assisti um vídeo,os teclados estao em estéreo e totalmente equalizado,uma dica que aprendi aqui é a seguinte,sempre use estéreo o sinal,onde voce for tocar deixa os canais em flat,se usar um canal estereo deixa o pan no meio,se usar canais separados,por exemplo voce pega o pan do cabo left(esquerdo)e joga tudo para esquerda e right(direita) e coloca o pan tudo para a direita ,e equaliza o timbre no seu teclado boa sorte

felipenove
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: felipenove
· votar


Sei que o tópico é antigo, mas como é um instrumento do meu interesse (Yamaha Moxf6) e possuo um Juno Gi, gostaria de deixar minhas impressões:

Há cerca de 15 anos adquiri/ganhei um Roland XP60 (era um jovem adolescente). Vivi em lua de mel por década. Apareceram Fantons, Motiffs e Nords e eu não abri a cabeça para novas experiências. Desliguei-me totalmente do mundo dos sintetizadores e workstations e comecei a brincar no mundo dos VSTs. Com um Macbook acessei a timbres bacanas e comecei a me aventurar no mundo das gravações e produções. Produzi com minha banda 04 Cds. E fui cada vez menos tocando teclados. Nesse caminho adquiri um Novation XioSynth para controlar e ter acesso a timbres diferenciados.

Mas percebi que os VSTs no P.A. era magros. O XP sempre gritou alto. O Novation era bem +/-. Fui deixando de tocar com os VSTs por insatisfação no P.A. embora em casa nos fones não tivesse nada melhor. Fui deixando o Novation só para as produções (cansei de carregar um XP pesado, suportes, macbook, novation, cabos e cabos e mais cabos, conversor midi-usb) e voltei a tocar só com o XP.

(fiquei uns 2,5 anos sem tocar, por conta do nascimento do meu filho)

Porém, certa vez ouvi falar dos keytars e comprei o Roland Lucina em 2012. Que timbres legais, leve e prático! Podia treinar tocando no sofá assistindo Tv... rsss. No fone os sons eram 10! No P.A, sumiam um pouco.

Porém, o estrago já estava feito. Os timbres martelados do XP não me convenciam mais (Acabou a lua de mel). Vendi o Lucina, comprei um Juno Gi por causa de um ótima oportunidade de negociação. Em alguns timbres ele é até inferior ao Lucina, mas ainda assim, gosto mais dos timbres de piano dele que os do XP. Porém, nos P.As. e retornos da vida ele soa magrinho. No fone, agrada, ao passo que o XP no fone é sem sal, mas grita no P.A.

A solução? Bom, pensei em estar num Yamaha Moxf6, por um ser um Motif (digamos) humilde (mas como tudo no Brasil, ainda caro). Mas percebi que o Yamaha também sofre desse mal.

Minha cabeça QUESTIONA: Será que os instrumentos atuais (incluindo os VSTs) são mais digitais (não sei se tem lógica) ou utilizam de interface virtuais, ou não sei qual a outra explicação, mas SOAM menos encorpados que os de instruumentos antigos?

Conversando com um amigo que tem um Nord ele me disse:

"Compre uma mesa de som!".

Eu acabei de vender a minha, com pré-amp e algumas coisinhas mais pra ajudar a pagar o Juno Gi :/

No fim, vou desencanar. E não quero levar comigo, mesa e outros periféricos. Quero ser prático, ter um instrumento leve. Carreguei muita tralha por década na minha vida. Hoje carrego minha família comigo.

E se o som não sai no P.A., fazer o quê? No fone soa bem. E pronto.

E o XP? Bom, vou realizar algumas manutenções e guardar com carinho para tocar esporadicamente.

O Novation? Parou de funcionar :/

O Juno Gi? Um dia venderei e partirei para um outro sintetizador que provavelmente vai falar bonito no meu ouvido (fone) e vai sussurrar no P.A. Porque parece que hoje em dia é assim.

Thiago V. Colares
Veterano
# mai/16
· votar


felipenove

Te entendo bem, rs... Estou a algum tempo em busca do "som perfeito" nos PA´s. Já passei por alguns fabricantes: Roland (Juno GI, Juno DI e GW8), Yamaha (MX49), Korg (TR 61 e Triton Classic) e Kurzweil (SP4-7). De toda essa lista, por incrível que pareça o som que mais me agradou foi o do mais velho, o Triton Classic, com mais de 10 anos de idade... E é mais ou menos como você falou: no fone de ouvido em casa fica bem agradável, mas sempre que ligava no PA pra tocar com banda voltava pra casa decepcionado.

A pouco tempo atrás comecei a tocar com VSTs. Por incrível que pareça, coloquei um piano da Kawaii (VSTi) lado a lado com um Yamaha S90es (na minha opinião, um MONSTRO em matéria de som) na minha igreja e gostei MUITO do desempenho do VSTi... De todos os synths que citei acima, o VSTi foi o que chegou mais próximo (bem próximo mesmo) do som encorpado e bonito que eu buscava. Isso utilizando um notebook Windows com uma boa configuração e uma interface MAudio MTrack ligada estéro.

Como não tenho 20 mil pra comprar um Motiff XF (ou algum outro top level do mesmo nível) e não tenho coluna de aço pra carregar tanto peso, tenho me adaptado aos VSTis... É o que tem me deixado meu ouvido mais satisfeito (ou menos triste) nos PAs, rs...

Abraço!

felipenove
Membro Novato
# mai/16
· votar


Ótimo relato, Thiago e obrigado por compartilhar suas experiências!

Pois é, sinto que os sintetizadores mais antigos soavam mais nos P.A. da vida (um amigo que trabalha com elétrica comentou algo sobre alguns componentes que passaram por mudanças ao longo do tempo e que pode ter influenciado na simulação mais digital e artificial).
Gostei dessa sua indicação vou dar um procurada.

Mas no geral, coloquei na cabeça:
- Ou gasto R$ 20.000,00 em um instrumento que grite alto no PA (como vc bem listou);

- Ou desencano dessa, entendo que nessa faixa de preço (até R$ 5.000,00) vai ser tudo muito similar e fico feliz com o que tenho.

Você com toda essa gama de bons produtos que teve chegou a uma solução que vem de encontro com o que estamos sempre falando: "no fone de ouvido em casa fica bem agradável, mas sempre que ligava no PA pra tocar com banda voltava pra casa decepcionado".

Acho que é isso mesmo... Valeu!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha MOX6 som "magro" no PA.