Controlando VST's num teclado sem sensibilidade

    Autor Mensagem
    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/14


    Bom dia. Pessoal estou com uma situação um tanto chata... Há poucos dias consegui um cabo midi-usb para usar um antigo teclado como controlador. O teclado é um Casio CT-670, porém o mesmo não possui sensibilidade nas teclas; consegui conectar o teclado ao PC, usar VSTs, porém, em alguns VSTs, o som fica muito ruim devido a falta de sensibilidade. Eu gostaria de saber se alguém já passou por esta situação e se conseguiu, através de alguma configuração na DAW ou no Kontakt, ter um som um pouco melhor. Abraço!

    TrebleH
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Amigão... sem querer ser chato d +... mas acho que isso é impossível

    Creio que nenhuma configuração em sua DAW poderá substituir a sensibilidade do teclado brow.

    Tem um tanto de PSR antigo que tem sensibilidade, por que você não troca de teclado ou arruma um controlador básico (behringer por exemplo)?

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Meu amigo bom dia.

    Creio que a Daw não corresponderá, pois o Velocity é um parâmetro midi e necessita que que ambas aparelhagem possuam os mesmos parâmetros para se obter o comando e a resposta.

    Não vivi esta experiência, mas já fiz testes com o HAHAHACS33 e o PRO53:

    1 - Desliguei a sensibilidade do meu teclado e direcionei key velocity do vst acionado para o meu teclado. O Meu teclado continuou sem sensibilidade.

    2 - Fiz o oposto liguei a sensibilidade do teclado e desliguei a sensibilidade do vst. O teclado ficou sem sensibilidade

    3 - Liguei a sensibilidade do teclado e do vst, ambos responderam os parâmetros de sensibilidade.

    Na Daw Reaper há um acessório chamado midi_velocitycontrol, ele não dá as teclas do seu aparelho a função de sensibilidade ao toque, mais mexe diretamente na intensidade da voz, como se fosse pelas teclas. Parece um simples volume, mas na verdade esta simulando a sensibilidade do toque.

    Mas aqui tem uns caras crânios que viveram muitas experiências, espera aparecer mais uns comentários.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha não tem jeito não.
    Teclado sem sensibilidade não rola, é muito frustante.
    É um ponto essencial num teclado.
    E sem sensibilidade não tem música.
    Melhor substituir por um usado com bom custo benefício do que insistir num teclado assim, e tem que ter também os botões rotatórias de pitch bend e modulação., como também pedais.
    Alguns softwares até fazem algo mas nada que substitua a verdadeira sensibilidade de toque do músico.
    E se o foco é teclado x pc (timbres de VST)um bom teclado controlador é a melhor opção.
    No Kontakt player por exemplo tem uma função randômica da velocidade e outros parâmetros.
    Existem até alguns teclados virtuais que tem as funções, mas é quase impossível ter uma coordenação motora que consiga um resultado satisfatório.
    As vezes gravo usando o teclado do próprio pc mas somente em partes quando não compensa conectar o teclado.
    O que se pode fazer para amenizar o problema é configurar no software a altura da velocidade e deixar por volta de 70 e 80. (não fica nem muito alto e nem muito baixo).
    Regular a velocidade conforme o tipo de instrumento que se vai usar. (acompanhamento mais baixo, solo mais alto)
    E depois de gravar o midi tentar humanizar pelo mouse mesmo, uma vez que os softwares que fazem humanização de midi são randômicos e o resultado na maioria das vezes é ruim.

    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    TrebleH
    Eu estou justamente neste dilema, pois acontece que eu também tenho acesso a um PSR-530 que possui sensibilidade, porém ele era bastante usado na igreja em que toco e tá com uma chiadeira absurda, além de pesar duas ou três vezes mais que o meu Casio. Acho que terei que tentar abrir este PSR, consertá-lo e começar a malhar! :)

    Synth-Men
    Cara, você falou exatamente o que eu estava imaginando. Eu já aprendi aqui no fórum que a sensibilidade é exclusiva do teclado, porém, há alguns dias, eu soube da existência destes scripts do Reaper e imaginei que talvez rolaria algum tipo de sensibilidade provocada pela DAW. Obrigado pela resposta.

    Adler3x3
    As dicas que você me deu são bastante uteis, mas eu pretendo usar o controlador ao vivo, logo acho que os controles de humanização não serão usados. A maior barreira para que eu compre logo um controlador é uma questão de dúvida, pois ainda não sei se já me acostumei a usar os VSTs, apesar de ter percebido imensas vantagens... Obrigado pela resposta!

    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    A falta de sensibilidade só vai te proporcionar uma experiência "agradável" com synths, pads e órgãos. De resto tente usar um efeito chamado "humanizer". O problema é que esses métodos de simular sensibilidade são aleatórios, na maioria das vezes você não conseguirá o resultado esperado.

    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    kyo_ryo
    ok, vou pesquisar sobre isso. Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlando VST's num teclado sem sensibilidade