Dúvida sobre interpretação musical

    Autor Mensagem
    fernandesrc91
    Membro
    # jan/14


    A dúvida é sobre interpretação musical. Sabemos que na música, há um tipo de elo entre o compositor e o intérprete. O primeiro é o criador, e o segundo é o executor, a grosso modo. Mas o que define uma boa interpretação de uma interpretação medíocre?

    Exemplo: Eu estou estudando uma obra de Chopin (Nocturne nº 20). Obra que considero intermediária. Eu ouvi essa mesma peça sendo tocada por outros pianistas e soa muito diferente. Tipo, boa parte da música, a mão esquerda toca duas colcheias por tempo. Ouvi um pianista quebrando isso, ora toca mais rápido, ora toca mais lento, raramente obedecendo a divisão. Outra questão é o trinado, tem alguns nessa peça. Eu não os toco tão rápido, uso uma velocidade média. Mas outros tocam extremamente rápidos, outros tão devagar que nem soa como trinado! Essa variação passa para a dinâmica, uso do pedal... etc. Acho que vcs entenderam o que quero dizer.

    Apesar de ser do tipo que faz de tudo para seguir a partitura à risca, tocando inclusive com metrônomo, às vezes fico com medo de eu estar tocando "errado" de alguma forma, se é que existe "errado", em arte! kkk
    Valeu galera, abraço.

    makumbator
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    fernandesrc91
    Ouvi um pianista quebrando isso, ora toca mais rápido, ora toca mais lento, raramente obedecendo a divisão

    Isso é o rubato. É algo não escrito, e que depende totalmente do gosto e conhecimento do intérprete (pois o quanto, como e onde fazer rubato depende também do estilo da música, período histórico, compositor, etc...).

    Outra questão é o trinado, tem alguns nessa peça. Eu não os toco tão rápido, uso uma velocidade média. Mas outros tocam extremamente rápidos, outros tão devagar que nem soa como trinado!