Conexão Midi: Teclado controlador (USB) + DAW + Módulo de som (sem USB)

    Autor Mensagem
    petu_ce
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: petu_ce


    Caros amigos,

    Estou com um computador e os equipamentos, discriminados abaixo, conectados da seguinte forma:

    - TECLADO CONTROLADOR (Roland A800pro) ligado ao computador pela porta USB
    - MÓDULO DE SOM (Yamaha QY70), que não tem porta USB, mas tem portas Midi In e Midi Out, ligado ao teclado controlador pelos cabos midi convencionais.

    Ressalto que tenho uma interface de áudio que não possui saídas midi, que serve apenas para rodar VSTs sem latência.

    Assim sendo, gostaria de saber se é possível utilizar o A-800 Pro para conectar o módulo ao computador sem ter que adquirir uma interface midi específica para o módulo. Tenho interesse em disparar uma música SMF (midi file) de uma DAW (Reaper, por exemplo) utilizando os timbres do módulo e, também, utilizar timbres do módulo e de VSTs simultaneamente. O maior benefício seria diminuir a quantidade de fios, além de economizar. O módulo até tem uma interface TO HOST SERIAL integrada, mas era um cabo opcional e hoje é difícil de encontrar

    Sei que o A800 possui a função Midi Merge e também sei configurar o módulo (Yamaha QY70) para funcionar como gerador de som multitimbral. Porém, já tentei de tudo, com relação às conexões Midi, e não obtive êxito.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    petu_ce
    O que quer não rola, o Apro não vai servir de ponte para o módulo chegar ao computador

    Mas você poderia usar a saída de áudio do modulo e gravar sem midi com esta interface que você tem

    Edit...

    Ia esquecendo de comentar sobre o merge, o Midi Merge age sobre o Midi In, ou seja é um recurso para conectar um segundo controlador e não uma fonte de sons

    Mas e para que eu vou querer dois controladores ligados via merge, uma lógica seria usar o Apro 1 para controlar VST e o Apro 2 para controlar a DAW

    PS...

    Não testei, mas... muitos cotroladores como o UMX da Behringer, quando e usa o Midi to Host, bloqueia as conexoes Midi Din

    Você poderia testar isso para mim não ter que ligar aqui hehe faz assim...
    - conecta o Apro normalmente no Computador e cheque se funciona normal, aí conecta o cabo midi no Out do Apro e no In do Modulo e veja se o equipamento consegue controlar ambos simultaneamente

    Se sim, as portas do Apro continuam ativas enquanto é feito uso do USB to Host, vibializando o que disse lá em cima, poderia estar usando os timbres do modulo via Audio (não usando um sequencer no computador, tudo tocado direto no Apro)

    É isso

    petu_ce
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Agradeço as considerações. Não estou com o controlador agora para fazer o teste, mas eu acho que não bloqueia.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pelo que li no manual é como o edson comentou, o merge age no midi in, e não no usb, então o que você poderia fazer é algo assim:
    um PSR velho ligado no midi in do A800 e esses dois controlando um VST

    ou de forma convencional, acho que você conseguiria ter o QY ligado no midi out do A800 e o A800 ligado via usb no PC
    assim você pode tocar (via A800) os timbres do QY ou usar os timbres de VST
    mas não tem ligação do PC com o QY

    eu não sou muito amigo de VST e tal ao vivo, mas com seu set eu teria um esquema assim como comentei acima

    o QY seria mais pra dar uma segurança de zica do computador, não ligar, tela azul, travar... e ter algo fisico pra tocar na noite sem medo

    porque pelos timbres em sí esses trecos GM eu vejo da seguinte forma
    os timbres avulsos são basicos, que sozinhos alguns são sem graça, mas que funcionam bem em uma sequencia midi

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Estou sem o A-PRO aqui pra testar, mas ligo MAC + APRO + módulo VK-8M assim

    USB A-800 PRO > MAC
    MIDI OUT A-PRO > MÓDULO

    O problema é que você quer voltar com o sinal.

    Confira ligar/desligar a seguinte função no A-PRO:

    MIDI I/F SWITCH

    1 Pressione simultaneamente o botão [ACT] e o botão [< ].
    2 Use o botão [VALUE] para selecionar “MIDI SETTING” e pressione o
    botão [ENTER].
    3 Use o botão [VALUE] para selecionar “MIDI I/F SWITCH” e pressione
    o botão [ENTER].

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    André Luiz Keys
    Cara acho que você matou a questão, tinha me passado desapercebido, mas a página 66 do manual deixou tudo muito claro

    Com o Midi I/F Switch em ON, o Apro vira sim interface midi, o sinal do modulo atravessa o apro e vai para o computador e vice-versa

    Modo [louco para chegar em casa testar a novidade] ON

    Vivendo e aprendendo

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Isso me salvou e evitou ter que usar fonte pra ligar o A-PRO, ja que com esse função desligada o A-PRO não manda mensagens pro MIDI OUT.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    André Luiz Keys
    Mais uma agora hehe

    se eu deixar o Midi I/F em Off, consequentemente ficando com o Midi Din Out em OFF tambem, com esta economia de energia talvez, TALVEZ, o ipad consiga alimentar o Apro sem usar fonte, aí vai ser lindo

    Modo [louco para chegar em casa testar a novidade] ON 2 hehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Com o Midi I/F Switch em ON, o Apro vira sim interface midi

    chique

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexão Midi: Teclado controlador (USB) + DAW + Módulo de som (sem USB)