Cerimônias de casamento: como funciona?

    Autor Mensagem
    anderson9227
    Membro
    # dez/13


    Pessoal,

    Eu estou querendo começar a tocar em cerimônias de casamento, porém tenho algumas dúvidas.

    1) Quantas músicas são tocadas numa cerimônia de casamento?

    2) Já há uma sequência (tipo entrada, etc) pronta? Se sim, qual seria a sequência de uma cerimônia?

    3) Devo cobrar por música, por hora ou por apresentação?

    4) Quem escolhe as músicas é a noiva e o noivo?

    makumbator
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    anderson9227

    Toco contrabaixo acústico em casamento todo fim de semana com um grupo de cordas. Varia um pouco de cada região (e religião, no caso de cerimônias religiosas), mas aqui vai:

    1) Quantas músicas são tocadas numa cerimônia de casamento?

    depende muito do rito em particular. Aqui na minha região em igreja católica são cerca de 8 ou 9. Em evangélicas costuma ser mais. Em casamentos unicamente cíveis costuma ser menos ( 5 ou 6). O que determina é o número de tipo de entradas, e isso pode variar até bastante.

    Já há uma sequência (tipo entrada, etc) pronta? Se sim, qual seria a sequência de uma cerimônia?

    Sim, mas varia de cada região e religião, ou da vontade do contratante em casamentos unicamente cíveis. Não existe uma ordem única.

    Aqui na católica em geral é algo assim (com algumas mudanças eventuais, inversões de ordem, etc...):

    1.Padrinhos
    2.Noivo e pais
    3.Damas
    4.Noiva
    5.Entrada de alianças (essa em algumas igrejas é vetado)
    6.benção das alianças
    7.comunhão (apenas no caso do casal comungar na cerimônia)
    assinaturas
    8.fotos (para aquele momento em que os fotográfos ficam fazendo 800 mil fotos no altar)
    9.Saída

    Em algumas tem também uma música bem curta para aclamação de evangelho (algo bem curto mesmo, apenas alguns compassos).

    3) Devo cobrar por música, por hora ou por apresentação?

    Aqui só se cobra por cerimônia. Mesmo que eu toque 3 músicas vou cobrar o mesmo de uma cerimônia com 8 músicas, pois em geral o tempo do evento é mais ou menos o mesmo (sem contar o deslocamento, preparação, etc...). Quando o meu grupo tem músicos extras (cantores, flautista, saxofonista, tecladista, etc...) isso também é cobrado à parte.

    Aqui também se cobra por arranjo de música fora do repertório disponível do grupo (no meu caso temos quase 400 músicas disponíveis). Então se quiserem uma música X ou Y que a gente ainda não tenha eu cobro do casal para fazer.

    4) Quem escolhe as músicas é a noiva e o noivo?

    Em geral sim. Mas há uns poucos casos em que o casal delega essa decisão para organizadoras de casamento/cerimonial. É preciso ficar atento a músicas proibidas em determinadas igrejas.

    Mas tudo isso precisa ser conferido na sua região. Consulte os músicos de casamento da sua área.

    anderson9227
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Vocês têm sugestões de repertório (para ter como extra, caso alguém pessa alguma música do nada)?

    Filipe_Tabernaculus
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Fala amigo blz? vou tentar ajudar com o que sei,

    1 e 2) Olha Depende da cerimônia, geralmente são os noivos junto com a cerimonialista que decidem, por exemplo; música de fundo só introdução enquanto a cerimônia não começa, entrada dos padrinhos, entrada noivo, Noiva, florista, bíblia, alianças, , assinatura do civil, saída dos padrinhos saída dos noivos. Isso basicamente, pode ter mais ou menos, a cerimonialista sempre vem com a lista de todas as entrada, isso você deve cobrar dela ou dos noivos não é sua responsabilidade. Cada entrada ou saída é uma música, uma coisa importante é saber o tamanho do lugar, pq tem lugar que é grande dai a música demora mais, agora tem lugar bem pequeno, vc não toca quase a introdução e já foi a entrada.

    3) o normal é cobrar por cerimônia, se for com banda, cobrar por músico, preço já não sei dizer, os que eu fiz sempre foi para amigos ou conhecidos,

    4) quem escolhe as músicas são Noivo e Noiva sim, e quando vc deixa isso bem a vontade para eles, traz um ar de profissionalismo, você não fala para eles, ah essa eu não sei tocar, não tem essa. Isso é muito bom para nós, gosto de músicas difíceis pois são sempre um desafio, as vezes da um gelo principalmente quando está em G# cheio de inversão, sobe de meio em meio tom, nota fora de escala, e você não acha a cifra kk dai é ouvir e ficar 3h na frente do teclado, a noiva quer ver o negócio lindo, não quer nem saber se você sabe ou não rsrs é responsabilidade mais até hoje sempre deu certo, só se dedicar.

    Outra coisa importante ! você é tecladista e não empresa de aluguel de P.A, A noiva sempre acha que agente tem tudo, ou que é só ligar o teclado e pronto sai som, combina certinho isso " la no lugar da cerimônia tem som próprio? tem caixa de som, mesa, amplificador, é 110 ou 220, meu amigo tem cada história....

    Bom espero que de tudo certo valew

    Filipe_Tabernaculus
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Fala amigo blz? vou tentar ajudar com o que sei,

    1 e 2) Olha Depende da cerimônia, geralmente são os noivos junto com a cerimonialista que decidem, por exemplo; música de fundo só introdução enquanto a cerimônia não começa, entrada dos padrinhos, entrada noivo, Noiva, florista, bíblia, alianças, , assinatura do civil, saída dos padrinhos saída dos noivos. Isso basicamente, pode ter mais ou menos, a cerimonialista sempre vem com a lista de todas as entrada, isso você deve cobrar dela ou dos noivos não é sua responsabilidade. Cada entrada ou saída é uma música, uma coisa importante é saber o tamanho do lugar, pq tem lugar que é grande dai a música demora mais, agora tem lugar bem pequeno, vc não toca quase a introdução e já foi a entrada.

    3) o normal é cobrar por cerimônia, se for com banda, cobrar por músico, preço já não sei dizer, os que eu fiz sempre foi para amigos ou conhecidos,

    4) quem escolhe as músicas são Noivo e Noiva sim, e quando vc deixa isso bem a vontade para eles, traz um ar de profissionalismo, você não fala para eles, ah essa eu não sei tocar, não tem essa. Isso é muito bom para nós, gosto de músicas difíceis pois são sempre um desafio, as vezes da um gelo principalmente quando está em G# cheio de inversão, sobe de meio em meio tom, nota fora de escala, e você não acha a cifra kk dai é ouvir e ficar 3h na frente do teclado, a noiva quer ver o negócio lindo, não quer nem saber se você sabe ou não rsrs é responsabilidade mais até hoje sempre deu certo, só se dedicar.

    Outra coisa importante ! você é tecladista e não empresa de aluguel de P.A, A noiva sempre acha que agente tem tudo, ou que é só ligar o teclado e pronto sai som, combina certinho isso " la no lugar da cerimônia tem som próprio? tem caixa de som, mesa, amplificador, é 110 ou 220, meu amigo tem cada história....

    Bom espero que de tudo certo valew

    SmallPhill
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Eu toco praticamente todo final de semana em casamentos, a maioria em cerimônias evangélicas.

    A média de músicas é como se falou acima, entre 6 e 10 geralmente, dependendo da quantidade de entradas e músicas cantadas durante/após a troca de alianças.

    Quando pedem uma música que não está no repertório eu aumento o preço do contrato com o cliente porque dá trabalho estudar a música e passar com toda a banda. Quando isso acontece você tem que ensaiar antes, etc, isso tudo tem que ser cobrado.

    Se pedem uma música "do nada" na hora, eu acho isso uma certa falta de bom senso com o músico. Se ficou combinado que o repertório era aquele previamente estabelecido, então eu vou ao local tocar somente aquelas músicas. Mas isso sempre pode ser resolvido com um bom diálogo com o cliente antes do evento, é sempre bom perguntar ao cliente se vai rolar algum "se vira nos 30".

    makumbator
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    anderson9227
    Vocês têm sugestões de repertório (para ter como extra, caso alguém pessa alguma música do nada)?

    Sim, eu levo 2 ou 3 músicas extras por segurança que eu mesmo escolho e esteja dentro do estilo do casamento em questão, e que o grupo já esteja bem acostumado de tocar.

    anderson9227
    Membro
    # dez/13
    · votar


    E divulgação do meu trabalho?

    Como vocês recomendam que eu divulgue?

    makumbator
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    anderson9227
    Como vocês recomendam que eu divulgue?

    Não sei na sua área, mas aqui é muito de boca a boca (um casamento puxa outro). Mas mesmo assim aqui a gente faz "feiras" de noivas (eventos em que todos os profissionais envolvidos com casamentos podem demonstrar in loco seus produtos e serviços) e anúncio em revistas de casamento.

    Aqui a revista que meu grupo anuncia:

    https://pt-br.facebook.com/revistacasanoiva

    Pra gente vale a pena. Praticamente todo fim de semana tem evento. às vezes tem casamento na sexta a noite, sábado de manhã (e ou a tarde) e a noite, e em uma semana boa ainda rola um casamento não religioso no domingo (em sítios, salões de recepção, clubes, etc...).

    Se você ainda não tem um nome na sua região, talvez o ideal seja começar tocando em grupos já estabelecidos (substituindo outros músicos) e depois com a experiência adquirida você pode montar o seu próprio esquema de casamento.

    anderson9227
    Membro
    # dez/13
    · votar


    makumbator

    Quanto custa um anúncio em uma revista de casamentos?

    Minha região é Campinas, interior de São Paulo.

    anderson9227
    Membro
    # dez/13 · Editado por: anderson9227
    · votar


    makumbator

    Quanto custa um anúncio em uma revista de casamentos?

    Minha região é Campinas, interior de São Paulo.

    makumbator
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    Minha região é Campinas, interior de São Paulo.

    Não sei por aí, mas aqui uma página inteira é coisa de uns mil reais. Mas tem anúncios menores de meia página também, que são mais baratos.

    Em geral quem já anuncia há algum tempo tem certos descontos, parcelamento maior, ou mesmo brindes (comprar 1 página e levar duas, etc...).

    Com certeza deve ter um esquema bem profissional em Campinas, pois é uma cidade bem grande, e isso ajuda muito.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    2) Já há uma sequência (tipo entrada, etc) pronta? Se sim, qual seria a sequência de uma cerimônia?
    sim, melhor coisa é você assistir alguns e ver o que acontece

    3) Devo cobrar por música, por hora ou por apresentação?
    por apresentação

    4) Quem escolhe as músicas é a noiva e o noivo?
    sim, o casamento é deles
    você marca um dia eles vão até sua casa, eles tem algumas em pensamento, outras você acaba sugerindo

    sobre a escolha:
    tenho bom senso e ajude o casal a escolher de acordo com o local
    se for casar em uma chacara onde só vai ter o juiz de paz ou só um amigo do casal pra falar alguma coisa, dá pra ter um repertório mais livre
    mas se vão casar na igreja já tem que saber como é o local, qual o costume o que se pode tocar, não adianta querer tocar camaro amarelo na saida que pega mal, talvez não camaro amarelo, mas tem algumas noivas que pedem certas coisas que não dá muito certo com o local, ai resta a você de conversar e indicar algo melhor
    já toquei em igreja onde não podia ter nenhuma musica cantada em ingles, em outra era obrigado a ser a marcha nupcial de entrada, em outra metade do repertório tem que ser sacro ou erudito, então é bom se informar com cada igreja

    completando o comentário sobre som:
    se for em igreja vai ter que levar teu som, praticamente nenhuma libera o som da igreja pro pessoal de fora ficar usando, e também nenhuma delas tem obrigação disso e de ter alguem da igreja pra ficar passando som pra você e ficar de operador de p.a., então tudo é seu
    então se prepare em ter uma caixa que de conta de uma igreja e um mixer caso alguem vai cantar e tocar com você

    se for tocar onde o local do casamento é o mesmo da festa: chacara, buffet...
    as vezes a noiva resolve casar no jardim que fica no fundo da chacara, o som geralmente vai ser seu e vai ter que colocar um microfone também para o padre
    se for casar na parte interna no mesmo local da festa, e lá vai ter DJ então consiga o telefone desse DJ antes pra tocar uma ideia se ele libera de usar o equipo dele, não vai contando com isso, porque já vi muito DJ que tem um som básico pra rodar mp3 e o teclado fica peidando se ligar naquele troço dele

    lembre que a nova não entende de banda de som e do resto, então não adianta falar algo como "eu toco, mas você precisa alugar o som" a noiva veio procurar você pra resolver um problema dela e você arrumou mais uim, ela procura outro
    convem explicar:
    eu toco teclado, tenho essa caixa e um mic, fulano toca comigo e esse som é para nos, e da conta do recado, mas não dá pra ficar aparecendo coisa de ultima hora e ficar ligando: telão, playback, pastor, leitura.... que a mesa não comporta isso, se for ter isso então eu conheço fulano que tem isso eu te indico ele

    ----------------------------------------
    Se pedem uma música "do nada" na hora, eu acho isso uma certa falta de bom senso com o músico. Se ficou combinado que o repertório era aquele previamente estabelecido, então eu vou ao local tocar somente aquelas músicas
    música do nada geralmente é bem facil aparecer, pode até ser falta de bom senso com o músico, mas eu vejo que o músico não é nada mais nada menos que o fotografo, que o filmador, que a floricultura, que o cerimonial, que a pessoa que enrola o tapete... estamos lá para fazer um serviço e acho que pega mal eu sair de casa com 8 músicas e dizer que me preparei somente com essas 8, tão absurdo quanto o fotografo dizer que complica ter uma entrada de daminha a mais porque ele não levou filme pra isso (sim... hoje é digital, mas serve o exemplo)

    sempre é bom ter algumas de reserva e sempre são as mesmas que resolvem tudo
    geralmente aparece entrada de daminha, ou florista que não estava previsto
    entrada de noivo que iria entrar com os padrinhos mas colocaram separado
    entrada de biblia
    então nessas horas pra daminhas sempre resolve tocando os temas de desenhos: "a bela e a fera" "aladim" "rei leão" você vai se sentir na disneylandia
    over the rainbow, aria da 4ª corda, canon em D, quase ninguem escolhe elas e resolvem o problema na hora

    --------------------------------------------------------------------

    é saber o tamanho do lugar, pq tem lugar que é grande dai a música demora mais, agora tem lugar bem pequeno, vc não toca quase a introdução e já foi a entrada.
    isso também é bom até combinar na hora da escolha das músicas
    por exemplo pedem "Bitter Sweet Symphony" pra entrada de padrinhos, para mim essa música é uma enrolação de 4 compassos, ai fica aquela coisa do pan pan pan pan pan pan,.... pan pan pan.... pan pan pan..... para uma entrada de 10 casais de padrinhos mais pais do noivo e noiva
    e pedem "Every Breath Tou Take" pra entrada do noivo que na hora que você termina a intro o noivo já tá lá na frente
    você já pensaram em inverter essas duas?

    pliscki
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Vou dar minha contribuição.

    Converse bastante e com antecedência com o casal para que não fiquem dúvidas de ambas as partes.
    Certifique-se que haja uma cerimonialista ou alguém responsável por cuidar a ordem dos eventos da cerimônia. (Você vai precisar de alguém que lhe de os sinais de quando tocar as músicas)

    Músicas extras ? Com certeza. Porém se pedirem uma música específica em cima da hora, não há nada para se fazer.

    Toquei em um casamento há uns meses aonde a prima da noiva foi fazer uma homenagem durante a cerimônia e no seu discurso ela saiu com essa:
    - E agora vamos ouvir a música Monte Castelo.
    Acabou que não tocamos a música e ficou super constrangedor para todos. Não foi nossa culpa e própria noiva entendeu o nosso lado, mas aí eu vi que é importante explicar detalhadamente o que se pode e não se pode fazer.

    Greenwood
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    anderson9227

    Tenha riqueza no seu repertório!

    No meu casamento combinei com a banda para tocar "A Whiter Shade of Pale" na hora da entrada da minha esposa e "Bittersweet Symphony" na nossa saída. Eles arranjaram, ensaiaram e mandaram bem!!!

    Boa sorte!!!

    waltercruz
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Agora, uma historinha. Era uma vez uma época onde eu tocava bastante em casamentos. Havia um sítio perto de São Paulo onde tocávamos com frequência. Ao que parece, eles ofereciam nosso serviço tb aos clientes que alugavam o sítio para o casamento.

    Uma vez, o dono do conjunto marcou uma recepção com vários noivos para demonstrar os nossos serviços. Aí um dos casais veio perguntar dos nossos serviços, onde foi dito que cobravamos o valor x. O tal casal ia casar nesse sítio, e a mulher lá que alugava o lugar disse que o valor do conjunto (que era a gente mesmo) era 2x.

    Só assim soubemos que ela ganhava 100% em cima de nós. Não que fosse errado, acharia até justo ela ganhar algo, mas do jeito que foi feito nos passou uma sensação bem ruim. Nunca mais tocamos lá..

    Mas isso era uns 10 anos atrás... De lá pra cá toquei pouco em casamentos. Mas os amigos acima passaram excelentes dicas. Abraço!

    kokada
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: kokada
    · votar


    Agora vamos ao que interessa rs: e quanto é que tão cobrando pra tocar em cerimônias de casamento? Dimdim, bufunfa! Se for sozinho e já tiver equipamento de áudio, por ex... e se precisar de um violino, sax, quanto pagar pra cada um?

    makumbator
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    kokada

    depende de cada região/cidade. E obviamente mesmo dentro desse universo particular localizado há variações entre diferentes estilos e grupos.

    Aqui na minha região SEMPRE precisa ter equipamento para a cerimônia. Não tem dessa de usar o que tiver na igreja (pois a maioria não tem nada ou quase nada nesse sentido).

    Salões de recepção/hotéis/sítios e locais parecidos também não terão nada, por isso o grupo precisa dispor de tudo (amplis, caixas, mics, mesa de som, estantes, pedestais, cabos, extensões, instrumentos, transporte, etc...). O local aqui só fornece a energia elétrica da tomada.

    Músico extra por aqui depende do executante em questão (uns mais outros menos), mas também se relaciona com o valor médio da região.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    kokada
    e quanto é que tão cobrando pra tocar em cerimônias de casamento?
    como comentaram, depende do seu nome no meio, da região
    150, 200...até 400
    você vê que tem igrejas ou salões de festas que são em regiões mais simples e outras que são em bairros chiques se eu pedir 400 na região simples não vão me contratar, se eu pedir 200 pra tocar em um lugar chique também não vão me contratar porque vão achar que sou picareta, então você opta por fazer orçamentos diferentes pra cada evento, ou ter ser preço fixo e quem gostar contrata

    e se precisar de um violino, sax, quanto pagar pra cada um?
    as vezes eles tem o preço minimo deles, então você precisa ter o contato com eles e precisa conhecer se são "ponta firme"
    tem alguns que pegam o serviço com você e honram o trampo independendo do preço da paga, mas alguns se você por exemplo fechou 300 pra ele e aparecer outro oferecendo 400 ele pega o de 400 e liga pro amigo dele pra fazer o seu de 300, já vi músico que gerenciou um casamento passar apuros porque o violino não chegava e liga pra fulano e ouvia "eu passei pra ciclano" liga pra ciclano e ouvia 'eu passei pra beltrano"

    Rick Pac
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Eu cobro R$ 3.800,00 ( Rio de Janeiro)- violino, baixo acústico, flauta, trompete, cantora , teclado, técnico, auxiliar técnico, sincronizadora e sonorização/pequena iluminação de LED( quando necessário).
    Cada músico ganha R$ 350, cantores entre R$ 450-600, técnico R$ 250, auxiliar, R$ 80 e sincronizadora R$ 100
    Sonorização - 2 Caixas Behringer B-215D, 2 RCF Art310mk3, 1 Behringer B-210 e 1 Roland CM-30, mesa Mackie CFX, microfones especializados para flauta , cubo Hartke para Baixo http://www.transasominstrumentos.com.br/loja/produto-52691-3139-microf one_instrumentos_jts_cx_500f_p_flautas
    e violino , http://www.transasominstrumentos.com.br/loja/produto-52691-3138-microf one_instrumentos_jts_cx_500_p_violao_violino_e_sopro

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cerimônias de casamento: como funciona?