DIY Kits - Vale a pena tentar?

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: silvG8


    Há pouco tempo (aproximadamente 1 semana) venho pesquisando sobre a construção de sintetizadores e acabei me deparando com os inúmeros kits existentes no mercado.

    Um que me chamou atenção em especial é o Shruthi, da Mutable Instruments. Além do citado, a própria empresa possui outros produtos mais complexos e caros que com toda certeza não seriam meu interesse. Além da Mutable Instruments, existem várias outras empresas disponibilizando vários kits, em diferentes níveis de complexidade.

    Ao meu entendimento, se trata de um kit completo com capacitores, resistores e todo tipo de componente eletrônico do sintetizador, junto a uma placa "mãe", permitindo a montagem do instrumento.

    Pelo que percebi, não é algo muito simples de se fazer e exige um conhecimento mínimo de eletrônica, assim como algumas habilidades como soldar. Assim sendo, apareço aqui com uma pergunta simples: será que vale a pena tentar aprender as coisas e partir pra um kit como esses?

    Eu honestamente não sofro de GAS no momento, mas acho que investir na possibilidade de realmente começar a aprender a montar meu próprio sintetizador é empolgante. Gostaria de começar com alguma coisa básica, então acabaria pedindo o auxílio de um primo (mexe com engenharia mecatrônica) para ver se poderia me ensinar o basicão.

    Além de perguntar isso tudo, pergunto se vale mesmo a pena pois não se trata de um hobby exatamente barato..... o kit básico do Shruthi sai por 124 euros + 56 do case em plexyglass. Alguém tem algum tipo de experiência com esses kits?

    Abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Penso que ...

    1. montagem tipo "LEGO" é realmente simples ... espeta ali ... esquenta acolá ... mas e se não funcionar? vc sabe o que fazer??
    2. montagem tipo "LEGO" mas com peças não LEGO ... é até possível, mas não é tão simples assim principalmente se vc precisar de equipamentos e conhecimento que não tem na padaria da esquina.

    Veja o nível de conhecimento que o usuário precisa ter para montar, se for apenas soldar e ver se funfa ... manda bala ... se for do tipo que vc precisa instalar plugins de programação, criar seus próprios firmwares e atualizá-los na placa ... o buraco é mais embaixo dependendo de teu conhecimento específico nos assuntos eletrônica e programação.

    silvG8
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    Agradeço pelos avisos sobre possíveis problemas. :)
    Honestamente, não é uma coisa pra esse ano, mas é um projeto que gostaria de começar no ano que vem.

    O instrumento específico que estou falando é este: http://mutable-instruments.net/shruthi1/build

    Pelo que tudo indica, várias pessoas com conhecimento praticamente nulo sobre o assunto, já conseguiram montar com sucesso o bichinho. Ele parece se enquadrar mais na situação "1" que você citou.

    Quanto aos possíveis problemas, acho que é um risco que teria que admitir. Um outro problema de adquirir um "brinquedo" como este é que trazer do exterior pode ficar caro. Se tiver que pagar os impostos, será 60-100% de aproximadamente 200 euros, que não é pouco......

    O meu conhecimento atual sobre o assunto é NENHUM, mas estaria disposto a aprender o básico necessário para isso. Obrigado pela ajuda!


    Alguém já tentou alguma coisa parecida por aqui?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    silvG8

    bixo ... é como eu disse ..

    se for apenas montar e tudo funfar ... ótimo. Se não funfar e ae? outra coisa, se vc quiser modificar, criar algo novo precisa de conhecimento que talvez vc não tenha.
    Qdo vc diz que, "Pelo que tudo indica, várias pessoas com conhecimento praticamente nulo sobre o assunto, já conseguiram montar com sucesso o bichinho", eu não duvido e acho muito provável.
    Participo de alguns grupos onde pessoas montam coisas incríveis, sem o mínimo de conhecimento específico, mas existe uma grande diferença entre montar (o que já está pronto) e deixar algo pronto para montar.
    Estou à disposição para lhe ajudar no que for preciso e claro, no que eu for capaz. :-)

    Abraço!

    edit: estou re-vendo o site.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Ao meu entendimento, se trata de um kit completo com capacitores, resistores e todo tipo de componente eletrônico do sintetizador, junto a uma placa "mãe", permitindo a montagem do instrumento.

    eu averiguei o site ... e parece que está tudo lá, documentado direitinho cada etapa de montagem da melhor forma, os fontes, os arquivos para gravação do controlador ... bem interessante.
    O projeto desse cara, me parece que tem filtro analógico e oscilador digital, como ele diz no proprio site "o melhor dos dois mundos".
    Achei interessante, mas eu não montaria neste momento, talvez no futuro. :)

    Casper
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    CarossilvG8 e _BLACKMORE_:

    Tenho que confessar que tenho uma simpatia
    pelos Meeblips - o SE e o Anode:

    http://meeblip.com/

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Casper

    Tenho que confessar que tenho uma simpatia pelos Meeblips - o SE e o Anode:

    Acho que já vi em algo post seu ... vou aproveitar o embalo e ver tb ...

    te passei um mail .. vc viu?

    Casper
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Caro _BLACKMORE_:

    Respondi, obrigado.

    silvG8
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Casper
    Eu cheguei a olhar já e achei bem legal também. Agora, ainda acho que o Shruthi (e principalmente o maiorzão polifônico Ambika) me atraem mais. Gostei bastante da possibilidade de poder utilizar o filtro que desejar com o projeto. Eu particularmente compraria mais de um, apenas pela experiência diferente.

    Nesse momento estou com receio de pedir algo assim de presente de Natal e me arrepender por simplesmente não conseguir montar. Eu tenho que conversar com meu primo da mecatrônica e ver se ele poderia me ajudar.

    _BLACKMORE_
    Achei interessante, mas eu não montaria neste momento, talvez no futuro.
    Isso significa que você acha arriscado eu tentar ou que você não faria isso (pra você mesmo)?

    Estou tendencioso a gastar alguns dias pra montar isso. Imagino que umas 10-12 horas em cima dele, com bastante paciência, eu consigo montar. Ainda assim, dependerei da disponibilidade desse primo para me ajudar, pois não sei se teria possibilidade de adquirir um "laboratório" como ele tem em casa.

    A dúvida permanece....... será que compro um bichinho desse?
    :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    arrisque, talvez começando pelo kit mais simples pra ver o que acontece
    até eu ando atentado com isso
    consegui ressuscitar um psr 185 e com essa deu vontade de mexer com esses kits

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    silvG8

    Isso significa que você acha arriscado eu tentar ou que você não faria isso (pra você mesmo)?

    tudo tem um risco ... eu não montaria para eu mesmo, hoje não .. talvez depois de umas coisas que estão rolando ... mas agora não.
    Veja uma coisa ... não é apenas uma placa, mas sim duas ... tema placa lógica e o filtro ... serão duas placas ... o bom é que se funfar é um brinquedo interessante.

    silvG8
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    fernando tecladista
    Eu vou acabar arriscando... estou querendo fazer isso há pouco tempo, mas realmente me empolguei com a idéia.

    _BLACKMORE_
    Conversei com alguns colegas de fóruns internacionais que realmente me encorajaram... vou acabar fazendo isso em janeiro. Só não o farei se meu primo não puder me ajudar nem "emprestar" (na casa dele mesmo) os equipamentos.

    Valeu!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Conversei com alguns colegas de fóruns internacionais que realmente me encorajaram...
    aee !!! \o\ /o/

    Só não o farei se meu primo não puder me ajudar nem "emprestar" (na casa dele mesmo) os equipamentos.
    não senhor ... com uma pequena despesa extra vc terá seus equipamentos que neste caso não será necessário mais que um ferro de solda, a solda propriamente dita e um bom alicate de corte ... não precisa de nada mais que isso.

    Me mantenha informado, por favor! :)

    silvG8
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    Com certeza mandarei novidades! :)
    Se eu realmente for montar, vou tirar tantas fotos do processo que vai ser até "agoniante" de ver!

    O lance da despesa extra é que não tenho nem idéia da base de preço dessas coisas, nem mesmo onde comprar. Vou aprendendo as coisas devagarinho aqui e vou tentar pegar o bichinho ano que vem... vai ser divertido! :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    corrigindo .... NOS mantenha informado ...

    a despesa extra ... chutando algo .. 100pila ... comprando do bom e do melhor.

    silvG8
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Aparecendo aqui só pra dizer que vou tirar umas férias do FCC por tempo indeterminado. Não estou gostando de como as coisas aqui estão evoluindo, a falta de interesse em coisas diferentes do habitual KRY, ausência de respostas em tópicos, etc.

    Cansei também de servir única e exclusivamente como um tira-dúvidas, manual, suporte técnico, etc.

    Sinto como pudesse ter recorrido ao email dos amigos que aqui fiz ao invés de adicionar um tópico aqui. Aqueles que me conhecem e até certo ponto tem algum tipo de amizade comigo, peço que entrem em contato por email. Acredito que a maioria tenha o meu email. Se não tiver, visite o blog e envie uma mensagem que responderei.

    Até logo.

    Casper
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Caro silvG8:

    Manterei contato por e-mail.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    silvG8

    camarada ... Entendo sua decisão e a respeito, pois já tive meus dias de tédio em outros foruns aqui do cifra ...
    Veja que vc não é mais, ou talvez nunca tenha sido, da massa comum ... logo, os outros não tem o mesmo interesse e a coisa fica deste jeito.
    Manterei contato.
    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DIY Kits - Vale a pena tentar?