Controlador DIY JunoDi

    Autor Mensagem
    vadimVladimir
    Veterano
    # jan/13


    Pessoal, em relação ao meu projeto da criação de um controlador para os parametros de sintetização para o Juno Di, eu estou com uma dúvida de usabilidade.

    Aqui uma pergunta pra quem usa muito sintetizadores: Vcs preferem os potênciometros deslizantes (sliders) ou rotativos (knobs) ?

    Percebi que não há um padrão, mas me parece que os mais retrôs e conservadores utilizam knobs e os mais recentes sliders.

    Só lembrando que há no caso dos tipo knobs há os tradicionais onde ele para de girar ao chegar no mínimo/máximo valor e também há os de giro infinito, mas acredito que esses últimos não são utilizados, mas estou pensando em fazer um teste com eles também.

    Agradeço qualquer dica sobre usabilidade, desde os tipos de botões até a disposição deles (caso alguém já tenha tocado com algum layout que tenha achado que melhorou a forma de acesso por exemplo).
    abraços.

    Casper
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Caro vadimVladimir:

    Eu prefiro rotativos, com começo e fim.
    Os "sem fim" (encoders) são muito utilizados,
    muitos sintetizadores adotam esse esquema.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Faders para a função de mixer e drawbar
    Knobs para envelopes, e tudo mais que variar de 0 a 127
    Botões para tarefas ON , off , hold

    Descrevi o Apro hehe gosto muito do esquema dele

    Todos os knobs tem fim, exceto o principal que acessa os menus, este é infinito e ainda tem um botão ao aperta-lo

    vadimVladimir
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mestres, obrigado pela participação.

    Agora deixa eu falar um pouco do projeto...

    Eu comecei pesquisando uma forma de criar um software pra comunicação midi com o teclado. Dessa forma imagei que criar um software que enviasse mensagens midi para o teclado iria simular o hardware que pretendia criar.

    A ideia funcionou bem, apanhei um pouco mais saiu. É possível fazer um editor completamente novo para o Juno Di (na verdade para qualquer teclado que trabalhe com midi !).

    Se alguém quiser se aventurar neste tipo de desenvolvimento hoje eu recomendaria o projeto http://ctrlr.org/

    Com esse software vc pode criar um editor facilmente para o seu teclado, sem entender de desenvolvimento, isso é muito bacana.

    O desenvolvimento do simulador vinha dando certo... Mas as placas de desenvolvimento chegaram, abandonei o software que já funcionava, pra iniciar o desenvolvimento do hardware.

    A minha pesquisa começou com a comunicação midi através do arduino. Mas hoje há uma alternativa extremamente acessível, que é o MSP430 da Texas Instruments (TI). O código 430 é uma forma de chamar a atenção para o baixo preço, ele custa apenas u$4,3 (quatro dólares e trinta centavos americanos).

    Eu comprei direto pelo site da TI, com frete grátis e impostos pagos por eles !!! É de graça, não dá nem pra acreditar que o kit é composto por uma placa de desenvolvimento (chamada de launchpad), um microprocessador adicional (um modelo diferente) e um cabo usb.

    Fui brincando com o precessador até que a situação atual é que consigo enviar as mensagens midi para o Juno Di, conectando apenas o lauchpad ao teclado e usando uma fonte externa, sem uso do computador. Pode parecer pouco, mas o cérebro já está pronto, agora é ir adaptando aos controles que quero no console físico.

    O problema da placa é a pequena quantidade de entradas para tanto controle que quero usar. Mas isso é contornado usando uma técnica de Multiplexação.

    Para dar continuidade eu encomendei os componentes.

    Pra minha felicidade os preço no Brasil estão excelentes, a variação em relação ao ebay e aos sites chineses é muito pequena.

    Agora é esperar os componentes chegar e ir trabalhando o código do microprocessador para os diversos tipos de controles que penso para o console.

    Se alguém quiser se eventurar nesse mundo há alguns facilitadores, como a placa UMC32 ($89.95), que é uma placa controladora pronta. Onde vc só vai adicionando os controles (botões e potenciometros) e configura um script. Ficou muito fácil ter o seu próprio controlador midi com essa placa.
    http://www.halemicro.com/wp/products/umc32m/

    E o valor disso tudo, vale a pena ? Na verdade eu estou pensando mais no aprendizado do que no valor. Mas por exemplo, se hoje eu fosse comprar um controlador pro Ableton, eu compraria um APC20($162.16) ou APC40($206.75) - que considero barato demais para o trabalho que daria pra criar um equivalente.

    Mas vejo no mundo DIY uma excelente ferramenta de customização e aprendizagem, isso não tem preço.

    abraços.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    vadimVladimir
    Sensacional a proposta... Muita coisa para a minha cabeça, já fico feliz em dominar o midi, agora criar hardware Hehe foge bonito da minha alçada

    Mas que seria legal ver isso,funcionando seria, estou botando fé em você, acho que vai ter sucesso

    vadimVladimir
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hoje eu vou dar uma passada em uma loja e comprar uns poucos componentes pra ampliar os testes e gravo um vídeo com tudo que tenho. Eu fiz o pedido dos componentes pela internet ontem, vai demorar alguns dias. E também estou bem animado e ansioso com o projeto.

    O objetivo é terminar esse projeto pra começar a brincar de "Chemical Brothers" por aqui :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    vadimVladimir

    obrigado por compartilhar!! ajuda muito quem tem interesse em fazer seu próprio controlador de forma mais profissional!! esse eu apóio !! agora aquelas gambiarras com teclado, controle de video game .. éca!
    mais uma vez obrigado!

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador DIY JunoDi