Diminuir Tamanho Samples Sem perder Qualidade

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # out/13


    Amigos, alguem tem alguma dica?

    Tenho alguns samples que gostaria de carregar todos em meu Extreme, porem sou limitado aos meus 80MB que tenho.

    Por isso, reparei que alguns tem uma qualidade excelente, porem um tamanho meio "gigante" comparado a outros de mesma qualidade e tamanho menor.

    Resumindo, tem como eu usar o Awave por ex, e diminuir o tamanho dele, sem perder muita qualidade?

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    keys_all
    Não... Curto e grosso né hehe

    Mas não existe mágica, e o seu gigante , em samples de hoje é nada

    TrebleH
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Duvido que tenho algum jeito pra isso, afinal a qualidade está ligada ao tamanho. Se for samples com arquivos wave ou outro que dá pra converter, quem sabe convertendo para o mesmo formato, mas com menos taxa de transferência de bits n melhore?

    Se a conversão for bem feita, na minha opinião, a perda vai ser pouco perceptível

    Richmiranda
    Veterano
    # out/13
    · votar


    keys_all

    Uma ideia seria vc alterar os pontos de loop (início e fim) de cada amostra para reduzir o tamanho do multisampler e a maneira mais fácil seria utilizando a função crossfade looping, a fim de evitar os famosos "clicks". Espero ter ajudado.

    keys_all
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano
    Realmente... um sample de 60MB comparado aos 10GB de um VST ou no Kronos, não é nada... mas.......... na minha situação atual é osso....

    TrebleH
    Richmiranda
    Eu baixei no awave o SR (Sample Rate) de 44K para 40K e diminuiu bem o tamanho, será que terei perda de qualidade nisso?

    Shadad
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Shadad
    · votar


    Vou ter que discordar um pouco do nosso amigo Edson Caetano. O que você quer pode ser possível, sim, keys_all.

    Eu tenho um TR a alguns anos que, como você já sabe, só aceita 64MB de samples. Apesar dessa limitação, sempre procurei tirar o máximo de proveito do sample player e acabei aprendendo alguns truques.

    Eis os principais:

    1º - Você pode excluir as amostras das notas extremamente graves ou extremamente agudas, que raramente são usadas. Por exemplo: se seu teclado tem 61 ou 76 teclas, você pode excluir as amostras das teclas que seu teclado não possui ou, se seu teclado possui 61 teclas e você costuma usar uma oitava mais grave, a ultima oitava de amostras poderá ser deletada. Um piano com 88 notas sampleadas sem loops, por exemplo terá apenas 76 ou 61 notas. Isso pode reduzir o tamanho total do sample em até 50%, levando em consideração que as notas mais graves têm um tempo de duração maior.

    2º - Você pode editar os pontos de loop e encurtar a duração da amostra, como o Richmiranda já falou.

    3º - A maioria dos samples grandes são amostrados com intervalos de semitom. Você pode deletar várias amostras e deixar apenas as amostras com intervalo de 1 tom (segunda) ou de 1 1/2 tom (terça menor). Esse sim é um método que vai fazer o espectro perder qualidade pelo menos na teoria, mas na prática a perda de qualidade pode ser imperceptível para o ouvido humano.

    Tudo isso que falei pode ser feito no Awave.

    keys_all
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Shadad
    Obrigado...

    Mas partindo do princpio que fiz, qual acha melhor?
    Fazer essa exclusão que voce disse, ou diminuir o SR?

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Shadad
    Tirar leite de pedra... você realmente é mágico com seus 64mbs, incrível como em tão pouco tempo os samples ficaram gigantescos

    Mas enfim, eu tenho muitas dores de cabeça fazendo conversões para o Kronos, até hoje, não consegui criar amostras com fidelidade, por exemplo de um Kontakt

    Tem a perda de 24 para 16, tem o próprio procedimento de conversão... acaba sempre perdendo

    Agora a pergunta é SEM perder qualidade....
    no final qualquer método de supressão vai perder qualidade, tanto diminuindo a amostragem como capando elas, mesmo que sejam no final imperceptível

    O legal foi o lance de cortar as regiões, isso sim vai oferecer espaço e manter a qualidade idêntica para as notas que ficaram...

    keys_all
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano
    A idéia aqui realmente é Tirar leite de pedra.

    Não se esqueça que você tem um Kronos, e nós temos "qualquer outro" rsrs

    Temos que nos virar com o que podemos...

    kokada
    Veterano
    # out/13
    · votar


    keys_all
    tenta pegar dicas com o cara que fez o JR Pianos...

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    keys_all
    Não estou desmerecendo seu equipamento, você que perguntou SAMPLES SEM PERDER QUALIDADE... é isso que complica em qualquer equipamento do mundo onde é necessário reduzir amostras para ganhar espaço, tendo ele 1mb, 1gb ou 1 tb

    É isso, eu estou mexendo e muito com samples, e ainda não consegui esta sua resposta, tanto para otimizar espaço, tanto para manter qualidade de conversões diretas

    Por isso ainda mantenho o meu Não, não dá hehe, vai diminuir sim, mas se for um cara chato e levar ao pé da letra, perder algo no caminho irás

    O negócio é tentar, o caminho você até sabe, diminui o sample rate, veja se fica no agrado, se não, aumenta o intervalo, se não, poda as pontas... vai indo até caber tudo que quer

    Tenho certeza do seu sucesso

    Shadad
    Veterano
    # out/13
    · votar


    keys_all

    Particularmente, nunca usei esse método de diminuir a amostragem.

    Quando diminuímos a taxa de amostragem (ou sample rate, em Hz) acabamos cortando harmônicos, logo, haverá perda de qualidade, sim. Mas creio que essa perda não será perceptível.

    Para um som gravado digitalmente não perder qualidade em relação a um som analógico é necessário que a captação digital seja feita com o dobro da frequência da nota tocada. Para captar digitalmente um Lá 440Hz puro de uma onda senoide, precisamos de uma taxa de amostragem mínima de 880Hz. A frequência mais alta que o ouvido humano consegue ouvir é 20kHz, logo, teoricamente falando, 40kHz seria o suficiente para reproduzir sem perdas aparentes qualquer nota do espectro que o ouvido humano consegue perceber. Isso é na teoria, mas devemos lembrar que o simples ato de converter pode provocar outros tipos de perda na amostra. Por exemplo, as amostras originalmente em *.wav que convertemos para o formato da Korg (*ksf) no Awave soam diferentes quando tocadas nos teclados (pelo menos no TR é assim) e se eu compactá-las (*.zip) elas ficam com menos da metade do tamanho, coisa que não acontece com o arquivo *wav. Não sei o motivo exato disso, mas creio que algo ruim acontece no processo de conversão

    Acho que o ideal seria você fazer um teste e carregar o mesmo sample no Extreme em 44.1Khz e em 40kHz, e ficar alternando entre eles, para ver se o seu ouvido percebe algo estranho. Se você não perceber perdas no sample de 40kHz, use-o! Depois disso, você ainda pode excluir as notas que não vai usar e diminuir ainda mais o tamanho total do sample.

    Shadad
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano

    O legal foi o lance de cortar as regiões, isso sim vai oferecer espaço e manter a qualidade idêntica para as notas que ficaram...

    Foi por isso que eu disse que ia discordar só um pouco de você. :)

    keys_all
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano
    Shadad
    Legal as observações feitas por voces.

    Quando se diz em samples, sempre queremos beirar a perfeição, e quanto mais capacidade nosso equipamento tem, melhor vai ficando, porem sempre achamos que pode melhorar algo né?

    O que acho incrivel é que, um sample de Piano em Stereo com 2 velocidades que no fone fica "perfeito" no P.A. sai bem magro.
    Será que existe essa relação?

    Achei bem estranho.

    Lembrando que os teste que fiz, foi usando tudo Stereo, tanto samples quanto P.A. e Fones

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    keys_all
    A resposta do seu fone é uma, provavelmente um fone mascarado com graves sobressalentes, o que parece ser mais pesado...

    Jogando no PA fica esquisito, principalmente se estiver tocando sem retornos, aí não tem jeito

    Qualquer equipamento toca alto, muito alto se quiser, e procedimentos externos podem melhorar como uma boa equalização

    É tudo questão de usar os mesmos parâmetros para a comparação e não achar...

    Mas não fique triste não, tem gente que pega pianos de 100 camadas, sem loops e milhares de megas e acha uma bela porcaria hehe e aquele pianinho sintético dos anos 80 o melhor que há hehe

    Esta é a graça, diversidade de gostos e sons infinitos

    keys_all
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano
    É... disse em poucas palavras a grande realidade!

    Richmiranda
    Veterano
    # out/13
    · votar


    A título de exemplo, eu gravei uma amostra da waveform do 128 Voice Piano extraído do meu Roland XV3080 para o Motif XF. Esta amostra é a mesma encontrada nos famosos pianos acústicos do Roland XP (64 voice piano, nice piano, etc.). Utilizando as técnicas de "loop", no final o tamanho do arquivo ficou em 3,96Mb, onde gravei 14 keybanks. E olha que gravei em estéreo. Muita gente acaba gravando o mesmo timbre em longas amostras, quando no final, o cara consumiu da memória sampler em torno de 50Mb.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diminuir Tamanho Samples Sem perder Qualidade