Usar Wah Wah e perder o stereo ?

    Autor Mensagem
    marphy
    Veterano
    # set/10


    E aew povo do FCC...

    Tava pensando em comprar um pedal de wah pro meu teclado, ele da uma sonoridade bem legal com sons tipo EP e com cravos, o meu teclado ja tem um wah interno que é possivel ser controlador pelo pedal de sustain, mais convenhamos que isso não é nada perto de um verdadeiro pedal de Wah. Só que a maioria dos Wah's são desenhados para o pessoal da guitarra e por isso com conexões apenas mono (em alguns sites com muita dificuldade ate se consegue achar pedais com entradas stereo, mais custam um olho da cara comparado com outros pedais). Queria saber a opinião de vocês se compensa comprar um pedal de wah de guitarra mesmo e passar a utilizar o teclado somente em mono.

    Osvaldojr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    não dá pra fazer um cabo tipo Y? daí vc liga em estéreo

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Osvaldojr

    Acho que não cara, a maioria dos pedais tem uma entrada e duas saidas (uma pra bypass)... e tanto as entradas como as saidas tem plug em mono se nao me engano. =(

    O bom que se eu comprasse esse pedal de wah e começasse a usar o teclado em mono eu poderia acoplar varios outros recursos que ficam muito legais nos teclados tambem... como delay, overdrive, chorus, etc...

    korgman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Olá Marphy,
    Para ajudar um pouco, informo que todos os teclados da Korg desde os novos até os mais antigos X5 X3 n364 possuem a conexão para o pedal EXP-2

    EXP-2 - este pedal pode ser usado com volume ou como wha wha. Como ele gerencia o efeito wha wha internamente nos teclados, você terá a modulação wha wha em estéreo.

    Espero ter ajudado um pouco.

    Áureo

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    korgman

    Sim sim, era isso que eu estava pensando em fazer... so que tem dois "porems" ai: o primeiro é que parece que o wah wah interno do teclado é meio artificial (sabe, parece que ele não soa igual um pedal daqueles de guitarra mesmo), o segundo é que é muito dificil achar esse pedal da korg aqui na minha cidade, ja rodei tudo e não encontrei (nem mesmo no mercadolivre eu consigui achar), senao eu até compraria. =(

    Mais obrigado pela ajuda Aureo...
    abraço...

    korgman
    Veterano
    # set/10 · Editado por: korgman
    · votar


    Grande Marphy,

    Esqueceu que trabalho na Korg e posso ajudá-lo?. Para adquirir acessórios Korg ou mesmo um teclado existe uma maneira muito simples de fazer.

    Faça o seguinte

    1- entre no site da korg www.korg.com.br

    2- clique na barra superior de nome REVENDAS

    3- Nesta opção selecione "KORG"

    4- na proxima opção selecione "ACESSÓRIOS"

    5- na proxima opção selecione "EXP-2"

    6- serão exibidos na sequencia os revendedores que possuem o acessório em estoque, ligue para eles e negocie a compra. Eles remetem para você o acessório ou mesmo até um teclado para o endereço que você escolher e claro com manual em português, garantia etc..

    Lembre-se qualquer duvida Korg entre sempre em contato comigo através do e-mail korg@pridemusic.com.br


    abraços

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com.br/korgmann

    nichendrix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    marphy

    Outra opção é comprar um multi-efeitos e usar o pedal de expressão para controlar o wah dele, e com a vantagem de ter stereo in e stereo out.

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    korgman

    Valew Aureo... como sempre ajudando o povo aqui do forum. ;D

    nichendrix

    Um multi-efeitos é uma opção legal, o duro que é mais uma coisa grande pra carregar pra ca e pra lá. Mais a idéia é boa.

    caioscattini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    marphy
    não adianta o pedal ser estéreo se junto com o efeito de wah não houver um efeito de pan-delay ou algo do gênero aplicado ao som.
    compre um pedalzinho de pan-delay e coloque-o após o pedal de wah.
    assim:
    teclado - > wah -> pan-delay.

    olha esse:
    http://www.noiseguide.com/product_info/ibanez_pan_delay_dpl10

    não sei o teu teclado, mas no meu (roland juno-g) é possível levar o som ao pedal de wah, retorna-lo ao teclado e aplicar o efeito interno de pan- delay, assim:

    teclado (phones out) - > wah -> teclado (audio in) -> MultiFX de pan-delay -> amplificador (saídas L e R)
    o efeito produzido será uma alternação do som entre L e R com a velocidade que vc configurar.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/10
    · votar


    marphy


    Cara, tem um detalhe que você esqueceu: Rhodes, Wurlitzer e Clavinet geralmente tem uma única saída MONO, eles não são Stereo por "natureza" hehehe

    Digo isso porque já tive esse dilema e fui procurar saber, hoje tenho um Suette que é parecido com Rhodes/Wurlitzer e também só tem saída Mono. E também tem que pensar o seguinte: o lugar onde você toca tem condições de ligar seu teclado em Stereo na mesa? Há canais suficientes para isso?

    Claro, um pianão acústico em Stereo é muito legal, mas pianos elétricos e clavs não precisam estar em Stereo. Se seu teclado tem mais que duas saídas apenas (tem uns que tem 4 ou mais saídas) você pode direcionar um piano acústico para sair em Stereo e os elétricos para sairem em outra saída e em Mono e ligar o Wha Wha.

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    caioscattini

    Cara o problema não é esse, acho que voce me intendeu errado... sahushausuha... eu não quero que o efeito do Wah seja estereo, eu so quero um pedal de Wah estereo pra eu nao perder um dos canais quando eu for usar timbres normais sem wah e que sejam estereo, entendeu ? Sendo assim não seria necessario tal efeito de pan. Num sei se eu fui claro, mais acho que deu pra intender.

    Mauro Lacerda

    Sim sim, eu sei desse detalhe, o problema é que eu toco reggae, e alem dos timbres de Rhodes, Cravo e outros eu uso pianos, strings, metais, orgãos, então se fosse so para os timbres mono um pedal normal de Wah seria ideal, mais eu uso bastante timbres em stereo tambem. Quanto ao detalhe dos canais, hoje em dia é muito comum mesas com canais stereo, e se a mesa não tiver tal recurso é só utilizar dois canais separados e jogar um pan para cada lado que o efeito é o mesmo (quanto a quantidade de canais os lugares que eu vou sempre tem canais sobrando).

    Abraço pessoal.

    caioscattini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    marphy
    UÉ mais facil...
    liga o pedal na saída L do teclado...
    o canal R liga direto na mesa...
    E configura o timbre que você usa com Wah para sair apenas no canal L.
    Quando for tocar os outros timbres, deixa o wah em bypass!
    Não?

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    caioscattini

    Quase cara, voce me deixou pensativo por um momento, mais achei uma falha nisso que voce falou. sahushaushauhsa...
    Quanto eu usar um som stereo ira funcionar normalmente, é so deixar o pedal em bypass que tudo funciona certinho.
    Quando eu for usar algo em mono com o wah ai complica. Porque eu vou programar pro som sair somente pelo canal L, isso ira chegar na mesa tambem somente pelo canal L, sendo assim, saira no PA somente do lado esquerdo, ja que o ideal por ser um som mono seria sair no PA em ambos os lados. Acho que é isso, sera que eu me equivoquei em algum ponto ? Valew, abraços.

    nichendrix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    marphy

    Cara, compra um multi-efeitos pequeno, como os POD da Line6 que tem emulações de wah e podem ser controlados via midi e são menores que um netbook (aqueles notebook pequenininhos), assim vc nem precisaria mecher muito nele, usando o teclado para controlar, e no caso um pedal de expressão controlaria o efeito.

    Outra vantagem é que você teria uma série de efeitos e simulações bem interessantes, entre elas a simulação de caixas leslie (para sons de organ e hammond), simulações de microfones, etc.

    É mais caro que um wah, bem mais caro por sinal, mas é o tipo da coisa, você leva uma série de recursos que vão bem além do que só o wah dariam, e são stereo.

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    nichendrix

    Essa é uma boa idéia cara... o que não me agrada muito foi isso aqui que voce disse:


    "É mais caro que um wah, bem mais caro por sinal..."


    ASHUASHUAHSUAHSU... mais fazer o que né...

    Valew pela dica, abraço.

    caioscattini
    Veterano
    # out/10
    · votar


    marphy
    não, cara, não vai sair so no L do PA.
    Na mesa, os canais que receberão o teclado estarão com o PAN em 'meio-dia'.

    marphy
    Veterano
    # out/10 · Editado por: marphy
    · votar


    caioscattini

    Mais então quando eu usar em stereo o som vai sair como se fosse mono. Isso levando em consideração que estamos usando dois canais mono para fazer a ligação, um mono para o L e outro para o R (cada canal com o pan em meio-dia como voce disse).

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # out/11
    · votar


    marphy

    Ai me parece que o caioscattini tá certo, qdo for em Mono é só deixar o pan no meio que sai nos 2, né?

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Claro que vc ainda vai perder qualidade e som no mono, principalmente com o piano!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar Wah Wah e perder o stereo ?