Uma fonte, dois pianos

    Autor Mensagem
    soruji
    Veterano
    # out/13


    Bom dia pessoal,

    Acho que a dúvida que eu tenho é bastante simples, mas eu só queria um esclarecimento a respeito:

    Tenho um amigo que tem um Kurzweil SP76. A fonte dele está zuada, por algum motivo não quer ligar.

    Eu estou com um P155 da Yamaha.

    Ele me pediu a fonte do meu piano emprestada, mas não sei se isso é recomendável por serem modelos diferentes, e até porque não sei ao certo as especificações do piano dele.

    Não queria parecer esnobe, ou soberbo com ele, mas tenho receio que esse empréstimo possa danificar minha fonte pelo fato de estar sendo usada em outro equipamento.

    Isso é mito ou verdade?

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    soruji
    Sua preocupação pode ser válida, e tocou no ponto mais importante: as ESPECIFICAÇÕES de ambos os teclados tem que ser similares

    Não fui pesquisar, mas é assim, faça uma checagem simples:
    1 - É AC ou DC
    2 - Voltagem - se é 12V
    3 - Amperagem - sempre o valor da fonte tem que ser maior do que o do key
    4 - Conector
    `
    Só isso hehe

    O Kurz eu tenho aqui em casa:
    AC - 12V - 500ma

    Não ia fazer, mas vou pesquisar a fonte da Yamaha:
    .
    ..
    ...
    .....

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    soruji
    Se entendi bem o que acabei de ler no manual do seu teclado, se você tivesse emprestado a fonte, seu amigo estaria chorando agora hehehe

    A fonte do seu equipamento é DC e tem 16V - 1000ma, confere??
    Não são compatíveis

    Fala para o seu camarada parar de ser mão de vaca, tem fonte Hayonik para o SP por uns 35 reais... nem justifica, aliás ele iria impedir de você tocar

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    soruji

    Olha não vale a pena emprestar.
    As vezes temos que dizer não.
    Se sempre dizermos sim para não magoar as outras pessoas, no final acabamos magoando a nós mesmos.
    Não empreste.
    Este tipo de pedido não é coisa de amigo.
    O problema é dos outros não nosso.
    E o seu amigo tem que entender.
    E uma das coisas que aprendi em música é que nunca devemos emprestar instrumentos musicais, muito menos parte deles.
    Uma fonte não é tão cara assim.
    Não se trata de egoísmo.
    Antigamente os músicos falavam "Não se empresta mulher nem violão".
    São duas coisas sagradas para o músico.
    E quem já fez isto sempre se deu mal.

    E quando você quiser usar o seu outro teclado não vai poder ( e isto não é legal), e vai correr riscos desnecessários de queimar a fonte ou comprometer o teclado de alguma forma, por erro dos outros, e sabe lá aonde em que tomadas o mesmo tá ligando, pois uma fonte já foi pro beleleu, por um motivo desconhecido, e que pode se repetir, e daí você vai ficar sem a sua fonte, e pior ainda com o seu teclado inoperante e vai ter que comprar uma nova original.
    Nem tem que ficar adiando esta decisão, nesta história você sempre vai sair perdendo de alguma forma.

    soruji
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Adler3x3

    Obrigado pelo esclarecimento. Realmente é difícil dizer não, ainda mais porque ele me ajuda muito com relação a carona, e tudo mais.

    A primeira parte parecia um poema. kkkkkkkk

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13
    · votar


    soruji
    pra qualquer fonte e qualquer teclado, fica sempre essa regra de olhar essas coisas:

    - se é AC / DC \m/ hahaha..
    - qual a voltagem, tem que ser igual
    - qual a amperagem, essa a fonte pode até ser maior, o teclado pedir 500ma e você term uma de 800ma
    - polaridade
    o plug, se alguem usou diferente do padrão (modelo P4) é por algum motivo

    se é AC ou DC geralmente teclado é DC, mas as vezes já encontrei processadores de efeito e sequenciador externo usando AC (alesis)


    polaridade é aquele desenho que se encontra no conector tem que ser igual ao que se encontra na fonte, algo assim:
    + C • -- alguns são invertidos: -- C • +
    se for invertido a fonte não serve, mas se todo o resto é igual e for a unica fonte que você tem vá em alguma eletronica e pessa pra inverter os polos, geralmente vão cobrar 5,00

    soruji
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Não vou arriscar não gente. Demorei muito tempo pra comprar esse piano. Confesso que ele tá lá no cantinho dele porque tá corrido agora por conta de TCC e tudo mais, mas não vou colocar tudo a perder por causa de fonte não.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Antigamente os músicos falavam "Não se empresta mulher nem violão".
    São duas coisas sagradas para o músico.
    E quem já fez isto sempre se deu mal.



    meu professor tinha comprado um violão e uns dias depois o vizinho um bom vizinho tava dando uma festa e tinha uns arranhador por lá e então esse vizinho pediu o violão emprestado...........
    o resultado foi o violão voltar descascado na parte de baixo onde geralmente vai o escudo, mas o violão não tinha escudo não se sabe com que tipo paleta o ``musico´´ tocou, se foi com moeda ou sei lá o que.

    alfacorrea
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Já entendi porque a fonte do seu amigo está zuada...

    Seu amigo deve ser um largadão, que não presta atenção em nada e deixa e fonte como brinquedo do cachorro dele...

    Deve fazer "porradobol" com a fonte para se divertir...

    Tudo indica... ainda mais quando o carinha pede uma fonte emprestada sem nem se preocupar se esta sua fonte vai servir ou não no teclado dele.

    Faz o seguinte: empresta a fonte, mas diz que vai filmar o momento em que ele ligar o teclado dele na tomada... Gostaria de ver muito o momento em que seu amigo começar a sentir o cheiro de queimado e a primeira lágrima escorrer quando o teclado dele queimar!!!!

    hahahahahahahahahahahahahahaha

    Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Bom, o que se pode fazer é ligar vários teclados que utilizem mesma tensão (6, 9, 12, 16 ou nV) numa mesma fonte, isso é uma mão na roda, porque diminui a quantidade de "bagulhamas". MAS semrpe tendo em mente que para evitar problemas é melhor usar uma fonte com 40% mais corrente (mA, ou A) que a necessária. Já liguei 4 teclados juntos (300mA, dois de 900mA, 1A) numa fonte única de 5A.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Nada substitui a fonte original, você deve saber disso. Fora esse fato, se forem compatíveis então beleza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma fonte, dois pianos