Como gravar o som original de um piano digital com saída USB-To-Host?

Autor Mensagem
TheRover
Veterano
# out/13


Gostaria de saber como fazer isso. Gostaria também que indicassem um software em que isso seja mais simples, pois tenho o Reaper e não consigo operá-lo.

Estou fazendo essa pergunta porque conectei meu piano (um Yamaha P-105) no computador e quando fui gravar por intermédio do MixPad Audio Mixer o som que saiu foi o oriundo do Microsoft MIDI Wavetable Synth e não o som original do piano.

Obrigado.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Pelo conector midi (USB to host) você grava informações e não áudio, vai precisar para captar o som do seu piano o cabo de áudio para alguma placa de som

Não confunda as coisas ok

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Tudo bem. Nesse caso terei que usar a saída AUX certo?

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Exatamente, para gravar Áudio do seu equipamento somente através da saída AUX OUT, provavelmente vai precisar de uma cabo em Y stereo, com duas pontas P10 Mono ligadas em uma P2 Stereo (chutando que vá usar uma placa onboard de notebook)

O USB to Host, vai poder usar apenas para controlar programas externos, através do midi

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Tenho um Guitar Link, só que não tá aqui em casa. Tenho um cabo P10-P10 que usava pra tocar guitarra, tem algum problema se eu ligar uma ponta na saída AUX OUT (Left ou Right) e a outra ponta no Guitar Link?

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Não, vai gravar mono apenas

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Na primeira saída AUX OUT está escrito "R". Na segunda saída está escrito "L/ L+R". Essa saída com L+R é como se fosse estéreo?

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Não, ele une L e R do teclado, mas vai gravar no seu programa de computador apenas mono... continua sendo MONO mas com os sinais L e R do teclado unidos

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Estou te complicando, depois na DAW pode dobrar a gravação e jogar um para cada lado, simulando um Stereo

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Esse recurso de dobrar a gravação parece interessante. Pode me indicar um DAW que faça isso?

Buhbor
Veterano
# out/13
· votar


TheRover

Acontece que alguns teclados possuem editores para usar o teclado conectado ao PC.
Esses editores funcionam como instrumentos virtuais (VSTi) tanto em Stand-alone como na DAW quando conectados ao teclado via USB. Nesses casos você consegue gravar o MIDI e usar os timbres do teclado.
Fora isso você tem que fazer como o Edson Caetano falou. Gravar o áudio mesmo.

Gostaria até de saber se estou errado pois também ando pesquisando sobre isso e cheguei nessa conclusão até agora.
Deixa alguém ler o que eu disse ai para dizer se procede ou não.

abraço

fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


Buhbor
na verdade o editor somente manda os comandos para o teclado, somente facilita o fato de não ter que trabalhar na própria telinha do teclado com setinha pra cima e pra baixo, você trabalha com a mesma coisa na tela do PC

quanto ao que comentou pode até acontecer o seguinte:
- aqui eu tenho um DX7 "físico"
- tenho também um editor pra PC do DX7 que manda meus comandos pra ele, esse somente faz isso
- tenho o FM7 que é um VST que simula o DX7,
mas são coisas diferentes o editor do DX7 e o FM7
eu não preciso ter o FM7 pra ter o DX7 como também não preciso ter o DX7 pra ter o FM7 e nem o Editor pra ter o FM7 (que rolo!)

então em uma gravação eu posso optar por ligar o DX7 fisico na entrada de áudio do PC e gravar tocando nele
ou usar o FM7 em uma DAW (mesmo que eu nem tenha o DX7 de verdade)

--------------------------------------------------------------
então no caso do amigo que quer gravar o piano dele
a primeira opção é de gravar o áudio direto como já foi dada a dica
outra forma é a de encontrar um VST de piano e usar no lugar do Microsoft MIDI Wavetable Synth, mas vai ouvir esse VST e não o timbre do P-105
então nesse caso ele usa o cabo USB

Buhbor
Veterano
# out/13 · Editado por: Buhbor
· votar


fernando tecladista

na verdade o editor somente manda os comandos para o teclado, somente facilita o fato de não ter que trabalhar na própria telinha do teclado com setinha pra cima e pra baixo, você trabalha com a mesma coisa na tela do PC

Eu também achava que era só isso, mesmo suspeitando que poderia haver algum jeito de fazê-lo funcionar como um instrumento virtual num aplicativo host (no caso uma DAW).
Até que eu li essa especificação na página do KORG KROME:

==========
Requerimentos de sistema para “KROME Editor, KROME Plug-In Editor
.
.
.

*O KROME Plug-In Editor soporta “para Windows: VST, RTAS/ para Macintosh: VST, Audio Unit, RTAS”
* O KROME Plug-In Editor deve também suportar os requerimentos de sistema operacional do seu aplicativo host.
* Não é possível rodar múltiplas instâncias do KROME Editor ou KROME Plug-In Editor no mesmo sistema. isto significa que não é possível usar estes editores simultaneamente para editar duas ou mais unidades KROME.

Obs.: Apaguei algumas coisas só deixando o que interessa pra essa discussão.
==========

Entendi tudo errado ou da pra usar o KROME como instrumento virtual através do KROME Plug-In Editor?

OBS.: No site da digitado SOPORTA mesmo. (rs)

fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


Buhbor
do krome eu não sei e também o texto é confuso, não diz se o audio também vai direto via usb com o teclado funcionando como uma placa externa ou se tenho que achar alguma forma de capturar esse audio pelo audio out do teclado,

temos uma diferença dos outros onde todos os outros funcionavam como stand alone, esse editor funciona dentro da daw, acho eu que a unica diferença é isso, você não precisa fechar a daw, abrir o editor mexer no timbre, voltar pra daw, faz tudo dentro dela
mas o que não é explica é pra onde vai o audio?
no manual em ingles encontrei isso:
Note: The USB connector of the KROME is only able to 
transmit and receive MIDI data.

talvez se o korgman passar por aqui possa até explicar melhor

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Buhbor
fernando tecladista

Então, quanto a sentença:
funcionam como instrumentos virtuais (VSTi) tanto em Stand-alone como na DAW
Pouquíssimos, se não raríssimos teclados tem a função de VST, como o Fernando deixou bem claro, Editor é Editor, nada mais...

Porem... a Korg com o Kronos, acredito que pela primeira vez em todos os teclados em comercialização, lançou além do Editor, outro programinha, o Plugin... aí sim, o Kronos quando conectado se comporta como um VST, é o Plugin VST Kronos e não um Editor como bem conhecemos

Pouquíssimas pessoas além de mim, se interessaram pelo recurso, já que gravar com o Kronos usando as saídas de Audio é muito fácil e interessante, ainda mais porque eu penei pra burro para fazer funcionar (não é fácil e o meu só funcionou comigo com um Driver da Korg do Japão), mas funciona

Mas e que vantagem eu tenho? posso gravar em midi utilizando os timbres do Kronos, assim dá para mudar depois para o que quiser como se fosse um VST normal, aliás, como qualquer trilha midi

Bacana né...

Provavelmente, eu não tenho certeza ainda, a Korg deve ter extendido esta funcionabilidade para o Krome segundo a citação do amigo Buhbor

Mas ainda se trata de algo muito peculiar, pelo menos ao meu curto conhecimento, não conheço outros exemplos de teclados que se comportem como VST...

TheRover
Qualquer DAW faz dobragem de canais, qualquer um mesmo, e PAN todos tem, é tranquilo, mas veja bem, não vai ter o efeito estereofônico, vai ter dois sons monos idênticos saindo um de cada lado das caixas

Sugiro começar usando o Reaper que a licença não expira

Boa Sorte

Buhbor
Veterano
# out/13
· votar


fernando tecladista
Edson Caetano

Bem, amigos.

Fui tirar essa dúvida diretamente com o Korg Man no facebook.
Vejam a pergunta e a resposta:

Conversa iniciada hoje
Bruno Borges Sampaio
13:17
Bruno Borges Sampaio
Caro, Korg Man.
Estou para comprar um novo Synth e o korg KROME está entre as possibilidades.
Mas gostaria de tirar uma dúvida sobre ele, se possível.
Na especificação do produto achei o seguinte texto:
==========
Requerimentos de sistema para “KROME Editor, KROME Plug-In Editor”
.
.
.
*O KROME Plug-In Editor soporta “para Windows: VST, RTAS/ para Macintosh: VST, Audio Unit, RTAS”
* O KROME Plug-In Editor deve também suportar os requerimentos de sistema operacional do seu aplicativo host.
* Não é possível rodar múltiplas instâncias do KROME Editor ou KROME Plug-In Editor no mesmo sistema. isto significa que não é possível usar estes editores simultaneamente para editar duas ou mais unidades KROME.
Obs.: Apaguei algumas coisas só deixando o que interessa pra essa discussão.
==========
O que gostaria de saber é se da pra usar o KROME Plug-In Editor como um instrumento virtual (VSTi) em uma DAW? Ou seja, usar os timbres do KROME no MIDI ou se pra usar os timbres do KROME terei que gravar como áudio mesmo.
Agradeço sua atenção
Korg Man
13:20
Korg Man
Sim você pode usar o Krome como um plug in virtual, mas o Krome tem que estar plugado no computador e o som deverá sair do prórpio Korg Krome.


Isso responde a nossa dúvida sobre o KROME. Ele pode sim ser usado como um Plug-In VSTi.
Confesso que fique interessado nisso e esse teclado ganhou alguns pontos na minha corrida por um teclado novo.

Vou continuar minhas pesquisas pra ver se outros teclados também tem essa função antes de abrir um tópico específico sobre isso aqui.

Abraço

fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


Buhbor
eu ainda fiquei na dúvida com isso:
e o som deverá sair do prórpio Korg Krome.
com isso eu entendi que tenho que capturar o audio dos outputs do teclado
entendi que consigo abrir o editor em uma track da DAW, mas o som dele tem que entrar pela placa de audio do pc pra consegui gravar
vou ver se acho algum video ou outra discussão sobre isso

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


fernando tecladista
Mas o Krome tem placa de som, se ele estiver habilitado não precisaria de cabos extras, apenas o USB daria conta e os Outputs

Agora me pegaram, como uso tudo plugado nos mixers, não reparei por onde está saindo o som, mas acredito que seja da Presonus e não do Kronos... verificarei isso para vocês

TheRover
Veterano
# out/13 · Editado por: TheRover
· votar


Iria perguntar sobre a latência, mas já resolvi configurando o vsthost para o asio4all.


Buhbor

No caso do meu piano não veio nenhum editor.



Edson Caetano

Tenho o Reaper mas não consigo fazer nada nele

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Então, consegui o Guitar Link e o cabo P10. O problema que surgiu agora é que não tá saindo so nenhum. Eu configuro o Reaper pra usar como input o Guitar Link e como output as caixinhas de som do notebook.
Como faz?

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Parece conflito já que são duas coisas distintas aí, não se complique, ligue alguma coisa no output da Guitar link (Phones)

Ou melhor, porque diabos está usando a Guitar Link, usa apenas a placa do Notebook, porque insistir em algo que nem foi feito para teclados??

Pega um simples adaptador P10 / P2 encaixe no conector Line e só, reconfigure a o som para usar a placa onboard e pronto

TheRover
Veterano
# out/13 · Editado por: TheRover
· votar


Edson Caetano

Já liguei meus fones da output do Guitar Link, mas nada.

Vou tentar ligar o piano na entrada de MIC, já que meu note não tem line in.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Configure no reaper o In e out corretamente, o computador não advinha sozinho, e tenta sim só o note, vai funcionar no mic

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Então Edson, o Reaper tá reconhecendo o MIC e tá gravando direitinho, o problema é que eu não to conseguindo ouvir o piano em tempo real, assim como acontecia com o Guitar Link.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
ligue a monitoração

TheRover
Veterano
# out/13 · Editado por: TheRover
· votar


Edson Caetano

Ufa, finalmente encontrei esse botãozinho de monitoração, agora sim tá funcionando. Passei inclusive a usar o Guitar Link, o som fica melhor.

Obrigado pelo apoio.

TheRover
Veterano
# out/13 · Editado por: TheRover
· votar


Edson Caetano

Como eu faço pra amplificar o som de uma gravação no Reaper? Ontem eu consegui, era Level alguma coisa, só que não to conseguindo achar agora. Lembro-me que aparece uma linha vermelha no centro da pista pra mover pra cima ou pra baixo.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Já aprendeu a usar plug-ins ?

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Sim, sei como inserir um instrumento virtual.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


TheRover
Plugin não é instrumento virtual, pediu como dar uma amplificada no som, tem plug-ins para isso , porque não tenta um Boost

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como gravar o som original de um piano digital com saída USB-To-Host?