Qual música tocar em concursos?

    Autor Mensagem
    MatheusAguiar99
    Membro
    # out/13


    Vou fazer prova para o Pedro II, técnico em música, vou tocar teclado na instrumental e queria saber qual música tocar. Tava pensando em tocar Queen: Don't Stop Me Now ou algo assim só que menor, pois só pode ter até 3 minutos de apresentação. Tenho 1 ano de aula de teclado, então, digam músicas não muito complicadas.
    Ps: acho ridículo a pessoa ter que saber música pra aprender música, mas não posso fazer nada a respeito.
    Ps2: A prova é em Novembro.
    Ps3: A prova será gravada, então não dá pra subornar o cara que vai avaliar. =/ (HUEHUEHEUHEUH)

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MatheusAguiar99
    Se você vai tocar teclado instrumental, escolha uma música/arranjo que não tenha acompanhamento de voz. Ou seja, vamos caçar umas sonatinas fáceis, peças do Mikrokosmos vol.2 (Bartok), alguma pequena peça de Bach (moleza de achar). Pela limitação de tempo, acho que essas são as boas.

    Mas se você tem 1 mês pra prova e não tem a menor ideia do que vai tocar, sinto-lhe dizer, mas você tá muito fudido. Estude mais de 8h/dia uns 6 dias por semana, pra ter uma chance se for muito concorrido.

    Ps: acho ridículo a pessoa ter que saber música pra aprender música, mas não posso fazer nada a respeito.

    Pode fazer um curso básico - ele não exige conhecimentos prévios. Cursos técnicos e superiores de cadeiras "comuns" de escola exigem conhecimentos de pelo menos português e matemática a nível de 8a série (técnico) ou 2o grau (superior), por que música seria diferente? Estes conhecimentos em música, traçando um paralelo, seriam leitura de partitura, teoria (intervalos, armaduras de claves, formação de acordes), harmonia básica, solfejo, ditado, e o nível de proficiência no instrumento.

    Você não entra pra aprender do zero, mas pra se aperfeiçoar - daí a exigência inicial.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/13
    · votar


    MatheusAguiar99

    Ps: acho ridículo a pessoa ter que saber música pra aprender música, mas não posso fazer nada a respeito.

    Cara, você faz uma avaliação equivocada do estudo musical e suas etapas.

    - Ninguém entra num curso técnico ou faz o ensino médio, sem ter o ensino fundamental.

    - Ninguém entra numa faculdade sem o ensino médio.

    Música não é diferente. Pelo menos, não deveria ser.

    Artref
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Uma invençãozinha de Bach arrasa qualquer banca, hein?

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Lelo Mig
    Música não é diferente. Pelo menos, não deveria ser.

    Pois é! Imagine um analfabeto funcional entrando na faculdade e ter que sair bacharel em administração (exemplo) em 4 anos. A analogia é ótima, mesmo.

    Maestron
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Sou a favor desses testes para as "faculdades" de música... Curso superior em música não é nem deve ser para leigos... É justamente esse teste que mantém a alta qualidade de ensino de música aqui na UFBA...

    Já o Instituto de Música da UCSal, aqui em Salvador, baniu os testes... Resultado: a qualidade de ensino se tornou sofrível... Os recém formados são praticamente iniciantes, comparados aos que ainda nem passaram no teste da graduação da Escola de Música da UFBA...

    Buhbor
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Artref falou tudo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ps: acho ridículo a pessoa ter que saber música pra aprender música, mas não posso fazer nada a respeito.

    não é aprender, é aperfeiçoar, não se torna músico profissional somente em 3 ou 4 anos de faculdade sem saber nada de nada
    agora imagine: quantos colegas teus que começaram fazer aula de violão, guitarra e depois de 3 meses pararam porque não era aquilo que eles queiram, agora imagine esses seus mesmos colegas indo fazer faculdade de música e abandonam o curso porque não era o que queriam, e o cara que tinha certeza e ficou de fora porque não passou no vestibular normal
    então encare o teste como um vestibular dentro de outro vestibular

    outro fato: veja os outros cursos:
    curso de letras: já tem que ter noção de português e inglês, você não passa na faculdade e aparece a professora de inglês na primeira aula e diz: good morning! The Book Is On The Table!
    como uma faculdade de engenharia entende que eu saiba matemática, não vou chegar lá e aprender o que é raiz quadrada
    subentende que eu já sei isso, porque matemática, inglês, português, são coisas que estão no currículo desde o ensino básico, no primeiro dia que você colocou o pé na escola, música não

    MatheusAguiar99
    Membro
    # out/13
    · votar


    Ps 4: Eu sei que falei merda na Ps1, porém, só percebi depois q já tinha criado o tópico, então, ignorem e foquem nas dicas de músicas.
    Ps5: Já faço curso de teclado e lá estou sendo preparado para a prova de teoria, então a prática fica mais pra estudar em casa mesmo.
    Ps6: Em relação a concorrência, ano passado foram 80 pessoas pra 20 vagas, tendo que tirar no mínimo 4 em Matemática, Música e Português pra ter chance de entrar, e entraram apenas 18 pessoas. Mas era o segundo ano de técnico lá, então acho que esse ano será mais concorrido e eu terei que tirar + ou - 6 pra ter chances reais de passar.
    Ps7: Eu sei que tá muito em cima da hora, pq descobri que tinha prova instrumental a pouco tempo e só esta semana vi que é uma apresentação de no máximo 3 minutos.
    Pode parecer uma pergunta meio óbvia, mas vcs acham que eles ligam muito pra dificuldade da música?
    Lembrando, foquem nas perguntas, não nas merdas que eu disse.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MatheusAguiar99
    eles não tem nada que pedem pra alguem tocar como fazem em vestibular?

    vestibular sempre no manual do vestibulando tem coisas do tipo:
    - tocar uma música de compositor barroco
    - tocar uma música de compositor brasileiro e/ou conteporaneo
    - uma sonata
    - uma fuga

    curso tecnico não faço ideia do que se pede

    Em relação a concorrência, ano passado foram 80 pessoas pra 20 vagas
    você tem alguma ideia do que esse pessoal do ano passado tocou pra ter uma referencia do nivel de dificuldade

    agora se a prova é mês que vem, eu garantiria essa ai do queen que você tem certeza que está em ordem, do que arriscar pegar coisa difícil em um mês e fazer caca na hora, embora eu acho que não é algo com cara de prova, no meu tempo a banca sempre tinha um ar mais conservador, não faço ideia de como é agora

    fora Don't Stop Me Now você tem alguma outra que também está em ordem?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual música tocar em concursos?