Edição do piano no Roland XP 60/80

    Autor Mensagem
    NillMaker
    Veterano
    # ago/13


    Fala galera, tudo bem?


    Há poucos meses adquiri um Roland XP 60, e graças a Deus estou muito satisfeito com ele!
    Não entendo muuuito de edição, por isso gostaria da opinião de alguém mais "esclarecido" no assunto! rsrsrs!

    Acho os pianos do XP maravilhosos, mas acho o martelo do piano muito estridente e agudo, mesmo no 004-Nice Piano que muitos conhecem.

    Gostaria de saber se alguém sabe qual parâmetro é responsável por esse martelo? Ja mechi no CurtOff e nada!

    Se alguém puder me dar uma luz!!rsrsrs!! No PA ele foi maravilhosamente bem comparado com o Juno DI.. é outra coisa.. só foi mesmo esta questão do piano mesmo!!

    Procurei na busca do fórum mas não achei nada que ajudasse!

    Valeu!! Abraço a todos!

    Felipe Vianna
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu tive um XP-80 por mais de 10 anos, o vendi ano passado. Eu acho que para deixar menos "brilhante" é em um dos parâmetros do TVA ou TVF. Na net tem muito material disponível para XP-80, inclusive muitos pianos. Uma pena que eu não tenha mais o meu arquivo svd, porque eu tinha dois pianos que achava muito bom, um feito em cima do Nice Piano e outro em cima do St. Concert, da placa Session.
    De qualquer forma, esse piano "brilhante" é meio que característica da Roland, até hoje, então não espere tirar isso. Eu acho que é parte da graça dele, embora tenha, de fato, diminuído isso um pouco. Tenho quase certeza que é no TVA ou TVF.

    Rick Pac
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    NillMaker
    Me mande um email : rick-pac@hotmail.com que te envio um banco que eu fiz com pianos bem legais, além de pianos elétricos, pads gordíssimos e outros timbres.

    NillMaker
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Rick Pac


    Mandei o e-mail lá mano! Valeu a ajuda e disposição!!

    NillMaker
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Felipe Vianna


    Valeu também parcero!!! ;)

    AC_TEC
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    NillMaker: olá, amigo! Puxa, vc tá tirando exatamente o que eu acho mais legal, se estivermos falando do mesmo timbre! Excelente variação com a dinâmica, mesmo se estiver com um teclado controlador apenas mediano. Se quiser mesmo mexer, pode diminuir a frequência de corte do filtro passa-baixa, aos poucos, até atingir o resultado desejado. Ou ainda alterar a curva escolhida de resposta à velocidade no envelope da seção amplificador. Só por garantia, verifique se o aftertouch está desabilitado para os timbres de piano. Abraços

    AC_TEC
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Ah... Outra opção seria trocar a amostra base que responde à curva de maior velocidade por outra menos brilhante...

    NillMaker
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Poxa cara! Valeu mano!!

    Não manjo muito de edição!! rsrsrs!! O meu cabo MIDI/USB tá zuado então estou esperando chegar o outro que comprei pra poder passar os timbres que o Rick Pac me passou!

    De resto, vou tentar seguir sua dica também!

    Então mano, eu gosto dos timbres de piano do XP, inclusive os martelos ( estou falando principalmente do timbre 001 e do famoso 004 - Nice Piano) mas acho ele um pouco exagerados.. muito agudo!!
    Acho que tenho como referência pianos como os da Kurzweil que parecem ser mais cheios!

    Vou tentar mexer nos parâmetros que você me falou!! Obrigadão!

    Rick Pac
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    NillMaker
    Para mexer no valor cut off temos que atentar para qual TONE devemos atuar e a quantidade exata . Outra coisa que deixa bem mais legais é a "secagem" do release na dose certa e a adição de um pouco mais de martelo nas notas agudas ( existe um waveform específica) e alguns macetes na mandada do parâmetro keyfollow.
    Considero a estrutura de programação da linha XP padrão FIFA..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Edição do piano no Roland XP 60/80