Roland Juno Stage - Edição de Piano Acústico

Autor Mensagem
Buhbor
Veterano
# fev/11


E ai galera, é o seguinte:
Como alguns aqui no fórum sabem, eu tenho um Juno Stage.
Um bom teclado de um modo geral com um potencial muito grande no que diz respeito a Pianos ac., EPs, Strings, Pads e Synths em geral (Leads, Bass, etc)

Me deu na telha hoje de postar pra vocês uma edição de um Piano Ac. que fiz e que gostei muito; e olha que eu sou chato pra Piano ac.
(Tudo sempre com a intenção de ajudar e obter comentários a respeito)

Infelizmente não vou poder postar o áudio no momento até porque eu não tenho e estou impossibilitado de fazê-lo agora. Mas gostaria muito de pedir a quem fizesse esse piano que fizesse um áudio pra mostrar pro restante da galera.

Decidi também postar um tutorial de como fazer o timbre ao invés do arquivo do timbre como forma de dar alguma noção de alguns parâmetros importantes em sintetizadores.

Vou postar o tutorial no próximo post. Não postem nada antes por favor...rsrs

Buhbor
Veterano
# fev/11 · Editado por: Buhbor
· votar


1º PASSO:
Escolher um timbre qualquer.
Não importa qual seja porque vamos fazer o timbre praticamente do zero.
Eu sugiro o 88StageGrand porque foi a partir dele que eu fiz e talvez tenha ficado alguma configuração inicial que eu não mudei. Então pra não dar diferença nenhuma peguem o mesmo também. Mas o timbre ficará totalmente diferente, vocês verão.

2º PASSO
Botão EDIT->PATCH EDIT->PRO EDIT->GRP LIST->6.VELOCITY RANGER.
(explicações sobre o parâmetro no manual pag. 102)
Velo Ranger Lower: 2-61-91-111
Velo Ranger Upper: 60-90-110-127

3º PASSO
7. WAVE PARAMETER
Aqui você vai escolher formas de onda internas do Juno Stage. Da pra juntar até quatro no mesmo timbre. E mapeá-las de acordo com a velocidade do toque como fizemos no 2º PASSO.
(explicações sobre o parâmetro no manual pag. 103)
Wave Group: INT-INT-INT-INT
Wave No. L (Mono): 7-1-13-22
Wave No. R : 8-2-14-23
Aqui você vai ver que o som já está completamente diferente porque escolhemos formas de onda diferentes das que estavam sendo usadas. Essas formas de ondas são usadas em pares no L(Mono) e R. Como podem perceber os pares foram 7 e 8, 1 e 2, 13 e 14, 22 e 23. Você pode perceber a diferença tocando mais fraco e aumentando a força gradativamente. As waves serão acionadas, à medida que você aumenta a força, na ordem em que postei.
(Lista de Formas de onda na pag. 209)

4º PASSO
10. TVF PARAMETER
(explicações sobre o parâmetro no manual pag. 106)
Filter Type: LPF2-LPF2-LPF2-LPF2
Cutoff Frequency: 80-80-80-80 (copiei isso do GermanGrand)
F-Env V-Sens: +48, +35, +35, +30

A estrutura do timbre ta feita.
Uma dica que eu dou pra quem quer deixar os graves, médios ou agudos a seu gosto é usar o caminho:
Botão EDIT->EFFECT EDIT->MFX->01: EQUALIZER ou 78: SYMPATHETIC RESONANCE.
E aumentar o ganho nas freqüências desejadas.
Eu prefiro o 78: SYMPATHETIC RESONANCE porque me dá mais possibilidades.
Por favor, postem suas opiniões. E se alguém tiver sugestões de como melhorar esse Piano Ac. fiquem a vontade.

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Buhbor
vc tá com o Juno Stage ainda?

Eu fui testar hoje de novo o piano acústico do Juno Stage, e descobri uma coisa interessante, que muda totalmente o timbre dele, que pela configuração de fábrica, vem meio abafado pra quem toca pela 1a vez, e é a impressão que fica: um piano abafado. Pelo menos é o que eu achei há 1 ano atrás quando testei, e tb o vendedor disse a mesma coisa: a configuração de fábrica não veio legal. Mas nada que não se resolva.

A sensibilidade das teclas do piano acústico vem por default em "medium". Se vc alterar pra "light", o timbre do piano soa totalmente diferente. Fica um piano brilhante, tipo o NY Grand do Fantom G. É sério, tenta pra vc ver! Fiquei fuçando hoje o teclado numa loja e descobri isso! Antes, eu tentei mellhorar colocando o agudo no máximo, abrindo toda a tampa do piano, mas nada adiantou. Pra alterar a sensibilidade, vc altera na opção "Touch", na tela do timbre mesmo, bem simples.

Eu sabia que as amostras do piano acústico dele estavam legais, o problema é a regulagem da sensibilidade. Eu achei que ia ser preciso alterar o velocity dele, mas só alterando a sensibilidade fica nota 1.000! E a sensibilidade das teclas ainda assim fica bom, mesmo tocando de leve o teclado corresponde ao toque leve. E é só meter a mão no teclado que sai aquele som brilhante e limpo!

Depois dessa, vou de Juno Stage agora! To louco pra ter esse teclado!

Só uma coisa que eu achei estranho no teclado que eu testei: eu queria ver outros timbres, mas aí toda vez que apertava o botão das categorias dos timbres, ele mudava pro USER. De início não percebi, aí tinham poucos timbres. Só depois percebi que ele tem que estar sempre no PRESET, aí tem uma infinidade de timbres. E normal isso? Só não deu pra testar todos pq a loja tava fechando - nem o performance deu pra ver como são... mas nem preciso, depois de ouvir um piano belíssimo como o default mesmo. Acho que nem precisa da placa SRX-11 rsrsrssr to brincando.

Alias, vc tem alguma placa SRX?

E vc costuma sequenciar músicas no micro e usar no Juno Stage?

Ah outra coisa: eu gosto muito de colocar "chorus" nos pianos elétricos e nas guitarras do tipo que o Paralamas do Sucesso usa em "Me liga"... nos pianos elétricos ele tem a opção piano mode pra isso... mas e pra guitarra, tem um atalho, ou dá pra configurar um dos knobs pra alterar em tempo real e bem rápido? Ou não dá pra configurar os knobs pra outra função? Eu queria deixar um deles pra função de inserir "chorus". O release por ex pra mim não costumo usar.

Uma última: vc sabe qual timbre do Stage se assemelha ao "Analog Piano" do TR? Acho tão legal esse som... é pra tocar a música: Time after time(Cyndi Lauper) dos anos 80.

tecladistapvh
Veterano
# jul/11 · Editado por: tecladistapvh
· votar


A sensibilidade das teclas do piano acústico vem por default em "medium". Se vc alterar pra "light", o piano timbre do piano soa totalmente diferente

Foi isso que fiz com meu RD-300NX. No começo achei meio estranho pra tocar, até os vst's que tenho não estavam soando bem. Mas depois que mudei essa opção o teclado ficou espetacular.

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


tecladistapvh
Boa!!! Eu tb já testei o RD300NX e não gostei nada do que ouvi... da próxima vez que testar vou fazer isso tb! rs

Betobk
Veterano
# jul/11
· votar


kokada
Legal cara... também é assim no juno DI...
O som ficou bem legal... valeu a força.

Rick Pac
Veterano
# jul/11
· votar


Post algum áudio - quero escutar este piano editado.

tecladistapvh
Veterano
# jul/11
· votar


Boa!!! Eu tb já testei o RD300NX e não gostei nada do que ouvi... da próxima vez que testar vou fazer isso tb! rs

A primeira vez que eu toquei achei o som sem ganho, já tava quase me arrependendo rsrs.
Mas logo em seguida vi essa função e pronto. Gostei muito do piano dele.



viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


pessoal uma coisa que faz o timbre não só de piano mas também cordas e metais falarem muito no P.A ..
vai nos Efeitos da pra vc fazer no equalizer , enchacer , e sympatetic reso , vc aumenta o gain do efeito , tem HIGH GAIN, LOW GAIN , e em alguns o MID GAIn eles vão estar no 0 vc e vai até no 15 cada vez mais vc aumentar mais vai fica bom no P.A..

Rick Pac
Veterano
# jul/11
· votar


vc aumenta o gain do efeito , tem HIGH GAIN, LOW GAIN , e em alguns o MID GAIn eles vão estar no 0 vc e vai até no 15 cada vez mais vc aumentar mais vai fica bom no P.A..
Meu Deus !!!

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


tecladistapvh
eu tb achei a mesma coisa do RD300NX e GX.

Betobk
Legal... não sabia que no Juno Di tb dava pra fazer isso... então provavelmente no Juno-G tb dá.

Rick Pac
Não tenho o Juno Stage ainda - fiz o teste numa loja e descobri isso... mas quero comprar um Stage depois dessa descoberta! Pq antes eu sempre achei o piano dele abafado. Eu classificava o piano dele como "médio" rs

Quando tiver ele, eu posto aqui o timbre. Se vc curte piano do tipo brilhante, então vai curtir muito.

Rick Pac
Veterano
# jul/11 · Editado por: Rick Pac
· votar


kokada
Já tive um JS, devolvido em uma semana tentando me convender de que fiz uma compra apenas razoável.
Impossível - é um dos grandes equívocos da Roland . Se juntará à linha RS, Juno D, Juno Gi, XP-10 , Discover lá na quinta dos desterrados.
Agora, de repente aparece algum misto de gênio com Mister M que consiga fazer sair piano acústico razoável dele.
Nada é impossível...
Mas aumentar frequência de médio para soar no PA...isto eu não aguento nem ler... ouvir? nem de longe...

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Rick Pac
Engraçado que comigo foi a mesma coisa: comprei um Juno-G novinho e ele ficou em casa 1 semana, não tinha a mínima vontade de tocar piano nele... mas pra mim foi por causa das teclas pequenas, menores que as de um PSR. Não acredito que tem gente que consegue gostar do teclado. Provavelmente são os que não fazem questão das teclas.

Buhbor
Veterano
# jul/11 · Editado por: Buhbor
· votar


kokada

Cara, eu tenho o Juno Stage sim... não vou me desfazer dele por agora não.

Ainda não tive tempo de ler seu post todo pra te responder.
Assim que tiver tempo vou postar algo aqui... dar umas dicas tb... e falar sobre algumas caracteristicas do teclado que eu vi que vc comentou la em cima.

Vou tentar fazer isso hj a noite.

Mas esqueçam isso de aumentar frequência... Nunca fiz isso a não ser em edição com intenção de mudar as características do timbre, e não pra fazer ele sair bem no P.A. Isso é lenda!

E jamais alterem essa ganho nas frequências no sistema dele aplicando isso a todos os timbre... Pior merda que as pessoas fazem com o teclado.

abraço

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


Buhbor
Tem como resetar o sistema do Juno Stage do jeito que veio de fabrica né? É que tem uma loja que eu vou comprar, que tá vendendo a unidade do mostruário, em que eu testei e quando eu aperto o botão da categoria dos timbres, ele muda pro modo USR ao inves dos Presets... achei estranho.

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


Rick Pac
Meu Deus !!!
não entendi
da uma diferença boa; sim principalmente as cordas e metais.

Rick Pac
Veterano
# jul/11 · Editado por: Rick Pac
· votar


Gente , escrevi JG mas na verdade queria dizer Juno Stage . O Juno G pelo menos pode-se dar uma incrementada com samples.

Com relação à aumentar frequência média para o som aparecer no PA, prefiro nem comentar essa barbaridade.

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Rick Pac
Vixe, vc devolveu o Juno Stage em 1 semana? O que vc não gostou dele??? O Juno-G tem o sampler, mas as teclas são ridículas de tão pequenas... parece piano de brinquedo! As teclas de um PSR são maiores que as dele! Como vc consegue colocar expressão no piano acústico assim???

Buhbor
Veterano
# jul/11 · Editado por: Buhbor
· votar


kokada

Bom cara, quanto a questão do banco user é assim mesmo. Funciona da seguinte maneira:
Quando vc salva um timbre no banco user ele fica com uma categoria atribuida, então ele vai pra o banco de mesma categoria que ele... So que ele aparece logo em cima antes dos PRESETS.
O Juno Stage não vem com o banco user vazio. Então mesmo que vc reset o teclado vai continuar com timbres do banco user antes dos presets dentro das categorias.

Não uso placa e nem disparo músicas sequenciadas, no computador, do Juno Stage.

Quanto ao knobs, eles tem funções definidas, mas vc pode fazer isso ai facilmente usando alguns dos botões associáveis (S1, S2, ASSIGNABLE, ou até mesmo o D Beam).

Os pianos do Juno Stage são mto bons mesmo. Esses dias tava comparando com os do meu outro teclado (PC3X) e eles não passam vergonha não. Lógico que os do PC3X são melhores mas os do Juno Stage tem uma qualidade mto boa. Pelo menos os que eu tenho editados.

So uma dica:
Cuidado pq os pianos do Juno Stage podem ficar mais agudos no P.A. se comparados com certos fones de ouvido.
Ja ouvi aqui no forum que todo Juno some no P.A.... isso não se aplica ao Juno Stage.
A configuração Default dele não é das melhores mas na minha opinião ele tem um potencial melhor do que os outros midi-level devido a qualidade das waveforms que possui. Principalmente em pianos que está no nível dos tops.

Enfim, é um bom teclado e eu não pretendo me desfazer dele por agora. Não trocaria ele por um M50 por exemplo.

viktor 999
Veterano
# jul/11 · Editado por: viktor 999
· votar


Rick Pac
Com relação à aumentar frequência média para o som aparecer no PA, prefiro nem comentar essa barbaridade.
vc entendeu mal o que eu disse o timbre aumentando o Gain{ganho} fica melhor sim senhor quando falei aumentar os gain não e só ir aumentando todos no máximo sem noção nenhuma e não e so aumentar o médio mas também os graves e agudo e lógico que o cara vai ouvir e ver o jeito que ele mais gosta mas isso o ele vai aumenta a gosto dele..

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


Buhbor
estranho, achei que os USR seriam os Favoritos... mas acho que a lógica é outra... mas acho que os USR no mínimo deviam vir depois dos Presets né... sei lá, só usando pra sentir o que é melhor.

E se eu quiser usar um S1, S2 ou assignable com efeito de "chorus", consigo controlar tb a intensidade do chorus, tipo aumentar ou diminuir em tempo real, ou ele fica com valor fixo, tipo só serviria pra ligar ou desligar?

To muito ansioso pra ter o Juno Stage, talvez vá hoje buscar... bem provável! :)))))

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


kokada
vixi cara não era o Tr76 a um tópico atrás ???kkkk

Buhbor
Veterano
# jul/11
· votar


kokada


E se eu quiser usar um S1, S2 ou assignable com efeito de "chorus", consigo controlar tb a intensidade do chorus, tipo aumentar ou diminuir em tempo real, ou ele fica com valor fixo, tipo só serviria pra ligar ou desligar?

Nesse caso so da pra ligar e desligar. A única coisa que eu sinto falta no Juno Stage (hj que ja sei usar bem os recursos dele) são controles. Tenho um simulador de hammond no modo perform que se tivesse sliders pra controlar os harmônicos seria perfeito.

Mas da pra se virar bem com o que tem. Acho que melhor que isso so um top mesmo.

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Buhbor
viktor 999
Comprei o Juno Stage na 6a passada, não consegui esperar mais! rssrsr Minha escolha alternou entre o Juno Stage, M50 73 e TR76. Na final, deu o TR76 x Stage e o TR76 tava ganhando. Mas aos 45mins do 2o tempo, por insistência e por saber das placas SRX(um dia quero ter a SRX-11!), eu testei o Stage de novo, e descobri que dá pra deixar o piano acústico tão bom quanto o do TR76. E como eu não faço questão do sequencer interno dele, sampler etc, optei pelo Stage mesmo... que tem outros timbres muito bons tb. Na verdade, todos os 3 são excelentes teclados. Mas esses 2 últimos em piano acústico são os melhores pro meu gosto. Fiquei muito na dúvida. O M50 dispensei pq não gostei do piano dele.

Agora me falta comprar um fone bom. Pq o fone que eu tenho, um AKC 44 não fica com o som tão bonito quanto ao que eu ouvi na loja quando testei... alguém recomenda algum, até uns 200,00 no máximo? Em 10x sem juros tb rssrsrsr

Kabbalista
Veterano
# jul/11 · Editado por: Kabbalista
· votar


Kokada,

Parabéns pela aquisição, pelo meu ponto de vista fez uma excelente escolha! Agora é só colocar os conhecimentos em prática. E após colocá-los não se esqueça de contarmos sobre suas descobertas!

Abs.

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


kokada
o stage realmente e uma compra melhor que o TR76, tentei te fala isso o tempo todo kkkk ele e mais atual mas moderno , e também a placa mãe do Korg Tr queima fácil e só vc olhar o Ml e vai ver o que to falando , tem um certo preconceito entre alguns tecladistas por exemplo se o display ou as teclas de um teclado da Roland da defeito e que o teclado não presta agora se a placa mãe do Korg tr76 queima ou o botão de volume de X50 da defeito ou o display do mesmo x50 embaralha e que o cara tem que ter responsa ouvi isso aqui não me lembro em que tópico. mas quando ao x50 e só ir na comunidade do x50 no orkut que vc vai ver essas reclamações.
mas parabéns pelo teclado e muito bom já ouvi alguém aqui dizer que tem 2 pianos na SRX02 que são melhores que os da SRX11 mas não testei vi isso em algum tópico aqui. o seu stage também veio com a SRX96??????????

Buhbor
Veterano
# jul/11 · Editado por: Buhbor
· votar


eu testei o Stage de novo, e descobri que dá pra deixar o piano acústico tão bom quanto o do TR76.

Gosto é foda mesmo viu!
Eu jamais pensaria numa frase como essa!
rsrsrs

Aliás, não pensaria nem no inverso. Mesmo usando sampler.

Mas, enfim.

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


viktor 999
O meu Stage veio sem nenhuma placa SRX... aquela promoção da Roland acabou faz um tempo já... uma pena! Naquela época eu devia ter optado pelo Stage. Acabei comprando um Motif, não consegui pagar e tive que vender! rsrssr

Eu to querendo a SRX-11. Tenho dúvidas se a SRX-02 é melhor, eu gosto mais do timbre de piano do TR76, não sei se vc já ouviu, é brilhante e tipo o NY Grand do Fantom G.

O pouco que pude testar, sinto falta das guitarras elétricas que tinham no Motif... tem poucas guitarras nele, será que tem alguma SRX com mais variedades?

Buhbor
Vc não gosta do piano do TR? Ja chegou a ouvir? Muito bom!
Agora, tem gente que gosta mais do timbre tipo piano clássico, aí é um outro timbre...

O Stage eu tava fuçando hoje, não entendo nada de sintetizar o som, mas entrei numa função que dá pra "calibrar" a sensibilidade, sem ser naquela função "touch". É no patch edit mesmo... dentro dele, tem um lugar mostrando níveis de 1 a 4, o 4 se não me engano é quando se toca mais forte nas teclas... vc chegou a editar algum piano usando isso? Eu alterei, aumentei o valor pro nivel 4 e ficou joia... quando se toca mais forte, dá pra colocar mais expressão. Achei bacana.

Outra coisa: já nos pianos elétricos, tentei colocar efeito de "chorus", mas não consegui ou o efeito é muito fraco, pq já tava no nível 127... no Motif era muito fácil, pq tinha o knob pra isso... só que o efeito era bem perceptível... a mudança era drástica no timbre! Já no Stage quase não sinto diferença quando ponho chorus... é isso mesmo ou devo estar fazendo a coisa errada? Eu queria um timbre tipo piano CP80 com chorus... tipo aquela música do Phil Collins "A Groovy Kind Of Love":

http://www.youtube.com/watch?v=HsC_SARyPzk

Já outro timbre que queria nele, e que tinha no TR, era o "Analog Piano", que tb não encontrei... é um timbre usado na música "Time After time" da Cyndi Lauper... conhece?

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


kokada
Gosto e Gosto mesmo não gosto muito de piano tipo de do Fantom G mas já o do motif e demais não sei se vc já ouviu também tem muito mais expressão ,..mas eu já vi o Piano do TR76 não e tão ruim como o pessoal aqui fala não.....

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


cara a SRX96 tem pianos bons , Mas se o dinheiro der poe a SRX02 e SRX11 ficaria foda rsrs to brincando pega a SRX11 e mais recente..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Juno Stage - Edição de Piano Acústico