Escala orgão Green Onios Booker T. Jones

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: thms555


    Galera, que escalas o mestre Booker T, está usando nos solos e acompanhamentos dessa música. Eu comecei a estudar piano/teclado essa semana, e meu professor falou que parece um mixolídio (estranho pq mixolidio é maior, e a música parece menor), eu não sei se ele usa modos, escala maior de F ou a penta menor de F msmo. A música é baseada em um blues menor de F, com I, IV, V graus com as notas F, Bb e C. A linha de baixo é F G# Bb --- Bb C# EB --- C Eb F. Repetindo sempre os graus do 12 bar blues. Que escalas ele usa? Modos? Quais? O tom é Fá, mas acho q só o guitarrista fica em Fá, com o booker t. com maior abordagem no orgão.




    Valeu.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    veja ...

    http://www.youtube.com/watch?v=xSQpXqb4Jik

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    e esta tb ...

    http://www.youtube.com/watch?v=-gTOwPouiL8

    thms555
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Não consigo identifica por vídeo, comecei faz pouquíssimo tempo teclado, como a música ta em Fá deve ser algo como pent menor, ou escala menor, mas acredito que tenha algum modo ali tbm. Algúem?

    thms555
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    up

    thms555
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    uuuuuuuuuuuup

    Isael Cunha
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Mano, pra mim é pentatônica de fá menor (Fa-Lá bemol- Si bemol- Si(blue note) Do e Mi bemol). Bem blues mesmo.

    thms555
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    alguém? Me parece q tem algo a mais q não estou conseguindo identificar.

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    thms555
    Ouvi mais ou menos e a única coisa que percebi foi o uso da pentatonica de Fm mesmo. De vez em quando ele lança algumas notas "out", mas que geralmente estão dentro das variações da escala F blues. Nda muito complexo em termos de harmonia.

    O lance do improviso no 12 bar blues é encaixar uma nota que case com o acorde na sua melodia principal. Por exemplo:
    Quando ele muda pro acorde de C, ele se permite usar o E natural e não Eb.
    Ele pode usar a nota blues para dar uma quebrada na música (nesse caso o B natural).
    Pode ainda utilizar um F maior, incluindo o A natural, em momentos que queira fazer o blues parecer mais "alegre".

    Enfim, dá pra inventar muita coisa. Tente solfejar frases e depois toca-las. É um bom estudo!

    Desculpa qualquer erro de digitaçao. IPad é tenso pra escrever rápido!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala orgão Green Onios Booker T. Jones