Ajuda para iniciantes

    Autor Mensagem
    Pry_Ferreira
    Veterano
    # mai/13


    Boa noite, pessoal!

    Sou nova no FCC e tb nos teclados, e estou precisando de uma ajuda para entender um pouco esse mundo das teclas!

    Já toco violão, então tenho um pouco de noção de acordes, escalas, etc... Mas minha duvida é a seguinte:

    Quero solar uma música em tom D, consequentemente só usarei as notas: re mi fa# sol la si do# re, correto? E como sei com qual nota começar?

    Na mão direita irei fazer o solo e na esquerda o acorde que a música pedir?

    Por exemplo, quero aprender a tocar ALL STAR (Nando Reis), mas não tenho a minima noção de como começar!

    Por favor pessoal me ajudem, desculpem qualquer pergunta idiota, mas ainda sou iniciante!

    Obrigada!


    Pry_Ferreira
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Alguém?

    Darlan Felix
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Basicamente Sim. Essa escala que você citou, é a escala Maior de Ré. Geralmente, geralmente, a música começa na nota tônica, que no caso é o Ré Maior, mas isso não é regra... Pode mudar. Como você é iniciante, você pode o usar o baixo dobrado na mão esquerda (tocar duas notas iguais na parte grave do teclado simultaneamente), e na mão direita, você monta o acorde de 1º, 3º e 5. Se vc souber, pode fazer alguns arpejos... Com o tempo, você conhecendo as escalas, campo harmônico, e acostumando com as teclas, você pode começar a improvisar na música. É claro, existem outros métodos, mas esse foi o que utilizei quando comecei. Tudo é questão de tempo!

    TheRover
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Também quero aprender a improvisar.

    Ismah
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    Pry_Ferreira

    Por exemplo, quero aprender a tocar ALL STAR (Nando Reis), mas não tenho a minima noção de como começar!

    Nem eu. Aí que entra a diferença entre cordas e teclas... não existe uma forma percussiva de vc tocar uma música... A ideia lógica é vc criar um arranjo em cima da música... Ou seja, um acompanhamento, baseado em harpeggios, escalas, assonâncias, dissonâncias etc etc etc

    Se vc dispuser da melodia - difícil isso, o Nandinho varia muito sua performance, pode executá-la na mão direita, com um acompanhamento automatizado na esquerda... MAAAAAAASSS como vc vem do violão, creio que pretenda cantar junto, então larga um piano e comece com harpeggios simples, como apenas tocar as notas do acorde junto com as do baixo e contra baixo (5ª)... Depois pode começar a pensar em fazer algumas conexões, por exemplo numa passagem de D para G "caminhar" com o baixo (mão esquerda) do D até o G (na prática D E F# G, e manter o acorde de D enquanto isso na mão direita)... É difícil aprender algo aí... Porque ele não dispõem de grandes técnicas para teclas... um strings ou órgão no máximo ao fundo, ou algum efeito básico... O resto é percussivo - e sim, o violão também é percussivo, instrumental é bem diferente...

    Para ir além, só mesmo beber da teoria de grandes nomes das teclas... Isso inclui Dance Music, Jazz, Blues, Erudismos e por aí vai... EU PESSOALMENTE liciono com música sertaneja.

    E como sei com qual nota começar?

    Não há uma regra... por lógica na música popular, a primeira nota é a fundamental do primeiro acorde, que é o tom da música...

    Sugiro que vc comece com algumas músicas bobas, como "brilha brilha estrelinha", "atirei o pau no gato", etc... para ter noção do que é solar...

    TheRover

    Estude escalas... Não tem como fugir.

    NillMaker
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Pry,

    Em questão de se tocar a música certinha, seria exatamente o que os parceiros acima falaram.

    Caso você queira improvisar na música, não existe uma "sequência correta".
    Isso vai muito do feeling de quem está tocando, dos riffs, etc..

    Essa é a diferência de uma pessoa tocando da outra, você vai tentando fazer seus próprios solos, do seu modo, do seu agrado, e isso vai tomando forma, embora existam algumas técnicas e linhas prontas!

    Não tente ficar apenas subindo e descendo escalas, escute bastante pra você ter suas pró´rias referências e usar em suas músicas!


    Valeu!

    Pry_Ferreira
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Pessoal,

    Valeu pela ajuda de todos! Vou seguir o conselho de vocês e treinar no meu teclado!

    Ismah eu não vou cantar junto não! Não tenho afinação... KKKKKK

    Se eu tenho uma partitura de alguma musica, eu consigo solar ela tranquilamente, acho estranho isso, pq como eu sei solar com a partitura e sem ela eu não consigo!

    O baixo e contra-baixo que vocês falam é o que? a mão esquerda tocando o acorde ou tocando as notas do acorde?

    Ismah
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Pry_Ferreira

    O baixo e contra-baixo que vocês falam é o que? a mão esquerda tocando o acorde ou tocando as notas do acorde?

    Isso é coisa de aspirante sulista a gaiteiro... Baixo seria a fundamental, e contrabaixo a 3ª do acorde... Na prática é só pra vc não ficar batendo na mesma tecla literalmente... E não, não é nem acorde, nem as notas do acorde... É a mão esquerda tocando notas variadas...

    MAS NÃO ERA BAIXO E CONTRA BAIXO?

    Sim. Mas lembre que nem sempre teremos o baixo no acorde... Por exemplo, D/E (ré com baixo em E), define que:

    - tocaremos D na mão direita, e E na esquerda
    - ou também Dsus2 (D11) na direita e E na esquerda

    OU o baixo pode ser uma das notas do acorde... Como D/F#... Conclui-se que:

    - se tocará o acorde invertido (não obrigatoriamente), na primeira inversão (F# A D, ao invés de D F# A)
    - ao invés de vc tocar como baixo D, vc vai tocar F#
    - ao invés de tocar como contra baixo F#, vc vai tocar A

    E pode se usar também - na verdade é mais comum na música alemã, e alguma coisa de latina - como Rhumba - a Dominante... ou seja, a 5ª da fundamental... Quanto a inversões/alterações de baixo, fica pra próxima...

    Agora sim, vc vai tocar as notas do acorde kk

    E quando se fala em oitavar, significa tocar a mesma nota em duas oitavas diferentes...

    OBS.:Um acorde assim é raro na música popular, pois dificilmente se exploram dissonâncias... Algumas baladas anos 80, vem recheadas...

    Fausto costa
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Comece a explorar mais o ouvido e esqueça a teoria um pouco ( não estou dizendo que nao seja importante ) e sinta mais a vontade pra explorar o instrumento . Procure improvisar descobrir algo novo . Sentir a vontade tocando um instrumento vai fazer diferença pra seu desenvolvimento musical.
    É muito bom ter conhecimento mas a percepçao musical vai fazer de vc uma
    Uma dominante desse mundo chamado musica

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para iniciantes