Proposta de uma JAM - Santa Maria

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13


    Caros Membros do Fórum.
    Estou pensando em montar uma Jam para homenagear as vítimas da tragédia de Santa Maria.
    Faria a seguinte montagem:
    01- bateria;
    02- baixo;
    03- uma guitarra base;
    04 - uma violão base.

    Estilo Rock.. com variações no tempo para ficar mais rico.

    E assim os membros que quiserem participar poderiam inserir os mais variados tipos de instrumentos, harmonias solos, vocais etc...

    A única coisa que não seria permitido seriam citações negativas sobre o acontecido, pois quem somos nós para julgar alguém.
    Como é um tema muito preciso, conto com a ajuda de membros mais experientes para fazermos um trabalho decente a altura da homenagem, que o fórum poderia fazer.
    E também a música deveria buscar a harmonia para as pessoas, e a boa lembrança dos entes queridos perdidos, assim efeitos que lembrassem a destruição não caberiam.

    O que acham da ideia?

    Postem mais ideias.

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caro Adler3x3:

    Minho sugestão é que seja disponibilizado cada track
    separadamente, para aumentar a variedade de participações.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Casper

    Concordo.

    E estou aberto para a montagem de uma progressão de acordes que se encaixe na proposta.

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caro Adler3x3:

    Acho importante uma BT de JAM ser bem esparsa, ter bastante
    espaço para criar. Ela tem que ser, de certa forma, bem "vazia",
    para permitir que as pessoas usem os espaços.

    JAM's com BT's "saturadas" são sempre menos criativas.

    silvG8
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Casper
    Adler3x3
    Rspondendo aos dois de uma vez. Achei legal a proposta. Imagino que seja algo tipo uma collab jam que tem aqui no forum tambem, certo??

    Podem contar com a minha participacao. Nao vou falhar de maneira alguma. O carregador pro Mac sera comprado ainda essa semana (finalmente!!!!).

    A minha unica proposta e que alem da sequencia de acordes, estabeleca de alguma forma um ritmo, seja oferecendo ou criando uma parte de batera simples (mesmo que so contando o tempo mesmo).

    Valeu!

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Todos

    A proposta esta aberta a todas as sugestões.
    Como o tema é muito sensível temos que tomar cuidado.
    De longe não sou o melhor músico do fórum, assim é importante a participação de membros mais experientes.
    Conforme mais membros se posicionarem e o projeto for evoluindo escolheríamos alguns membros para montarmos uma espécie de comissão coordenadora.
    E o prazo de término de certa forma seria mais longo que uma Jam normal.

    Numa primeira etapa, teríamos uma Jam , com todas as suas variações, e algumas inconsistências em função da própria gama de diferentes estilos, harmonias e solos.
    E depois numa outra etapa faríamos uma outra montagem da música propriamente dita, escolhendo e harmonizando melhor as partes, para ter mais integridade, seja na escolha dos instrumentos e das melhores partes, sem demérito para qualquer participante da Jam, e todo os nomes seriam creditados no final.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    SilvG8

    A minha unica proposta e que alem da sequencia de acordes, estabeleca de alguma forma um ritmo, seja oferecendo ou criando uma parte de batera simples (mesmo que so contando o tempo mesmo).

    Como o Casper já comentou>
    Cada track seria disponibilizada separadamente.
    Assim teríamos a oportunidade de conforme os arquivos forem recebidos saber qual a melhor bateria utilizar.

    silvG8
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Adler3x3
    Seria muito bem vinda a jam. Pode fazer mais de uma participacao?

    As vezes seria legal a gente ir mandando as tracks que fizemos, caso as pessoas queiram ir complementando a coisa.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    SilvG8

    Como assim mais de uma participação, desculpe mas não entendi?

    silvG8
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Adler3x3
    Posso estar entendemdo errado. Corrija-me...

    Entendi da seguinte forma: sera fornecida uma BT, com elementos separados em 4 tracks. Em cima desses elementos, cada participante pode criar os acompanhamentos, como numa jam normal. Ate ai beleza.....

    O que sugeri, foi fazer como nas collab, onde um participante adiciona elementos e compartilha com os demais, formando assim possibilidades para novas BTs e novos resultados.


    Se eu estiver errado e a proposta seja criar uma jam como as que normalmente acontecem por aqui, estou dentro tambem! ;)

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    silvG8

    Acredito que a melhor escolha é a que possibilite mais criatividade.
    Por collab, estou entendendo "colaboração"
    Uma outro boa ideia.
    E só por que dei a ideia original, não quer dizer que tenha que determinar tudo, assim me submeterei as ideias da maioria.

    Vamos aguardar mais pronunciamentos de outros membros que com certeza vão se interessar.
    Mas quem já postou algo, pode postar mais ideias, quanto mais melhor.
    Depois de comum acordo escolheremos o melhor rumo a seguir.

    Aguardo posts, principalmente de:
    - Makumbator com o seu baixo e violoncelo;
    - Edson Caetano - com o seu exemplo de dedicação e boas participações em muitas Jam's;

    Um instrumento que acredito deva ter participação fundamental é o Acordeon.
    Pois Santa Maria fica bem no centro do Rio Grande do Sul, é uma cidade muito rica culturalmente, que de certa forma representa muito bem o Estado, e é Brasil.

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caros silvG8 e Adler3x3:

    Pode-se iniciar com um formato de JAM mais tradicional,
    e posteriormente "pescar" as melhores partes e
    montar um medley.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Casper

    Pode-se iniciar com um formato de JAM mais tradicional,
    e posteriormente "pescar" as melhores partes e
    montar um medley.


    Boa ideia.

    Vou colocar no soundcloud, uma música ainda inacabada, pois falta consistência e tem muitos vazios e repetições desnecessárias.
    Mas só para terem uma ideia de onde tudo surgiu, não é uma Jam, mas algumas ideias talvez possam ser aproveitadas.
    Repito:
    A Jam não é minha vai ser de todos.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Todos

    Segue o link da música que estava compondo com o tema de Santa Maria.
    Esta inacabada com vazios, ainda não consegui fazer uma boa ligação da primeira parte com a segunda parte, e tem muitas repetições na harmonia que desejo melhorar, podem postar críticas, pois este trabalho é independente da Jam.
    Estou colocando aqui para terem uma ideia de onde surgiu a vontade de fazer uma Jam.
    Nada é definitivo, não significa nada, a Jam poderá ter outra estrutura, melodias e harmonias, conforme desejo dos membros do fórum.

    link:

    https://soundcloud.com/pfranzen/salve-maria-franz-becker

    silvG8
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Adler3x3
    Acho que algo nessa levada funciona pra uma jam, com certeza. Acho que esse ritmo mais rapidinho dificulta muito uma mudança muito radical à BT, o que pode ser algo não muito desejado.

    Quanto ao trabalho solo, achei que o maior problema foi realmente conectar a primeira parte à segunda. Ficou legal no geral, mas poderia ser mais curto, repetindo menos as bases. Talvez se tivesse uma parada no meio, com uma coisa mais lenta, mostrando uma certa esperança e depois voltando em algo mais épico como tema ficaria muito bom. Gostei bastante da primeira parte.....

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    silvG8
    Quanto ao trabalho solo, achei que o maior problema foi realmente conectar a primeira parte à segunda. Ficou legal no geral, mas poderia ser mais curto, repetindo menos as bases. Talvez se tivesse uma parada no meio, com uma coisa mais lenta, mostrando uma certa esperança e depois voltando em algo mais épico como tema ficaria muito bom.

    Bem estava pensando a mesma coisa você leu os meus pensamentos, a segunda parte não esta combinando.
    Estou pensando em expandir um pouco a primeira parte, no final com as Ensenble Strings, e incluir mais alguns instrumentos e fazer a preparação para a outra parte, e modificar tudo na segunda parte, fazendo mais ou menos o que você sugeriu.

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Conectar partes em velocidades diferentes não é problema.
    Um modo é cada um começar e terminar com um pad lento,
    suave, que possa ser conectado na mixagem com a próxima parte.
    A ordem do quebra cabeça fica por conta de quem vai mixar.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Os deuses digitais ajudem, e eu tenha banda larga em casa e eu colabora com vcs com alegria.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Adler3x3
    O que for definido está bom, porem os moldes do Casper para mim são muito legais, porque permite a criatividade ao máximo mesmo que eu queira eliminar toda a tosqueira do PM5 hehehe

    Mas entendo que você esteja querendo delimitar dentro de um padrão ritmico, harmonico, já pré-definido por você o que tambem é interessante, liberando a melodia e firulas para nós?

    Vejo o tema Santa Maria, sim, sensível, mas não creio que a gente deva se preocupar muito com o conteúdo, afinal é música instrumental... eu certamente iria, ops, irei criar algo mais tenso, certamente menor

    Manda bala cara, aproveita que o véio ainda não mandou mais trampo para a gente e dê já a largada...

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Edson

    Eu concordo com a ideias do Casper.
    Até acho que outros membros tem mais condição do que eu para dar a largada.
    E pode existir mais de uma.
    No próximo final de semana vou pensar em algo.
    To reinstalando diversos softwares por aqui.
    Desculpe mas o que você quis dizer por pm5?

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caro Edson Caetano:

    ... eliminar toda a tosqueira do PMA-5 ...

    agora magoei. buáááááááá!

    Quer bom que voltou, tio! Estava ficando preocupado.

    Tenho que dizer que eu também teria a tendência de
    uma tonalidade menor, ou alguma coisa diminuta.
    E não se preucupe, a próxima JAM sai em breve,
    independente de qualquer coisa.
    Mas acho que poderia ser bem livre essa parte.

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caro Adler3x3:

    PMA-5 (Roland) é um arrajador de quinta categoria,
    que o tio odeia. Eu uso para sequenciar algumas coisas,
    e para fazer umas BT's irritantes.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Todos.[b][/b]

    Caros amigos do fórum.
    Vou ter que adiar o projeto.
    O meu ombro e braço direito estourou de vez.
    Ontem fiquei até as 4 da madrugada tocando violão e o teclado e acabei forçando demais, e complicou de vez.
    E a dor esta muito forte.
    Vou ter que parar obrigatoriamente.
    Estou aqui digitando usando somente a mão esquerda, e não é fácil.
    Digitação lenta.
    Infelizmente sou obrigado a dar uma parada por tempo indeterminado.
    Estou com um problema no ombro direito que afeta todo o braço, não me lembro o nome científico do problema, mas no popular é denominado "Ombro congelado".
    Mas vou voltar, não desisto facilmente.
    E até os posts no fórum vou ter que dar um tempo também.
    Mas vou acompanhar tudo pela internet.
    Fico devendo esta da Jam de Santa Maria, mas quem sabe até o aniversário do incidente consigo fazer alguma coisa.
    Mas vou voltar, não desisto facilmente.

    Alguém conhece um bom comando de voz para pc, para dar comandos por voz e escrever também.
    Vi este, e fiquei impressionado com os recursos:

    http://www.youtube.com/watch?v=DXcjVo4o3qA

    Nunca pensei que na vida tivesse que um dia usar algo parecido.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Adler3x3
    Aguardamos sua volta! Desejando melhoras cara, não consigo nem imaginar como eu ficaria em uma situação semelhante :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Proposta de uma JAM - Santa Maria