Proposta: Korg X3

    Autor Mensagem
    soruji
    Veterano
    # fev/13


    Pessoal, um rapaz está vendendo um Korg X3 por R$ 1200,00. Ainda não vi o teclado, mas pelo que me falaram ele tem 6 anos e está com problema no aterramento, sendo assim o valor vai subir pra uns R$ 1500,00, já que o rapaz mesmo vai mandar arrumar.

    Tem muitas outras coisas para avaliar, claro. Mas levando em consideração a "idade" e o preço, está dentro do aceitável?

    Muito obrigado.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    soruji

    Acho que o valor não está fora não. Entretanto, se você não faz questão de General Midi (GM), o que eu acho abominável em qualquer teclado, pois é um bando de timbres desprezíveis, eu compraria, com a mesma grana, o O1/w... No PA, é outro departamento...

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    soruji
    No ML a galera está tentando repassar este key em média por 1700,00, mesmo consertado por 1500,00 está dentro da média

    Eu, pegaria por 1200,00 e mandaria consertar por conta própria, dúvido que ele gaste 300 conto nisso, e que diabos é esse aterramento? está dando choque na carcaça? não seria mais fácil usar uma fonte nova ?

    É conversar e tentar tirar uns reais aí, afinal não é fácil desovar um key desses

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu tive um X3, usei por bons anos. Hoje eu não compraria mais; talvez se custasse uns 900 reais e estive em excelente estado - o que é bem difícil num modelo desses. Eu não acho que compensa comprar um rompler que tem praticamente 20 anos de idade. Ele foi lançado em 1993. Aliás, acho que estão mentindo bem feio pra você, faltou o 10 antes do 6: ele deve ter no mínimo 16 anos de idade.

    Se fosse um VA ou um analógico ainda haveria justificativa, pois mesmo os mais modernos carecem "daquele" som dos antigos, daquela "personalidade"...mas um rompler? Por 500 reais a mais você pega um Juno Di, até menos que isso, que tem uns 20 anos de evolução na frente. Não compensa mesmo na minha opinião, e esse preço é absurdo.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Entretanto, se você não faz questão de General Midi (GM), o que eu acho abominável em qualquer teclado, pois é um bando de timbres desprezíveis,
    Amigo poderia me explicar que seriam esses timbres GM ? E pq são tão ruins na sua opinião ??? Pergunta de um super leigo

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    GM é General Midi, se trata de um cojunto de 127 timbres padronizados, sempre igual

    Sabe aqueles sons toscos que as plaquinhas de som antigas tocavam, então é isso aí, no final uns fx hiper toscos de tiro, toque de telefone, trem

    Até hoje, no Kronos, no seu Fantom, e em muitos outros, estes timbres estão presentes, é só procurar

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Ahhhhhhhhhhhhh sim saquei !!!! Esse efeitos né ?

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79

    O GM serve para compatibilizar, dentre outros parâmetros, timbres para a execução de Midi Files. Portanto, não se gasta tanta "energia" e espaço para as amostras, nos synths, para esses timbres.

    Se você não tem interesse em Standart Midi FIles (sequencias comerciais), não há porque se privilegiar a compra de um equipamento por ele ser GM compatível. O O1/w era o Top de linha na época do X3. é como Kronos em relação ao Krome.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Ahhhhhhhhhhhhh sim saquei !!!! Esse efeitos né ?

    Na verdade não são só efeitos, são 127 sons "básicos":

    Veja a lista sem os drums kits:

    PC# Instrument Name PC# Instrument Name

    1. Acoustic Grand Piano 65. Soprano Sax
    2. Bright Acoustic Piano 66. Alto Sax
    3. Electric Grand Piano 67. Tenor Sax
    4. Honky-tonk Piano 68. Baritone Sax
    5. Electric Piano 1 69. Oboe
    6. Electric Piano 2 70. English Horn
    7. Harpsichord 71. Bassoon
    8. Clavi 72. Clarinet
    9. Celesta 73. Piccolo
    10. Glockenspiel 74. Flute
    11. Music Box 75. Recorder
    12. Vibraphone 76. Pan Flute
    13. Marimba 77. Blown Bottle
    14. Xylophone 78. Shakuhachi
    15. Tubular Bells 79. Whistle
    16. Dulcimer 80. Ocarina
    17. Drawbar Organ 81. Lead 1 (square)
    18. Percussive Organ 82. Lead 2 (sawtooth)
    19. Rock Organ 83. Lead 3 (calliope)
    20. Church Organ 84. Lead 4 (chiff)
    21. Reed Organ 85. Lead 5 (charang)
    22. Accordion 86. Lead 6 (voice)
    23. Harmonica 87. Lead 7 (fifths)
    24. Tango Accordion 88. Lead 8 (bass + lead)
    25. Acoustic Guitar (nylon) 89. Pad 1 (new age)
    26. Acoustic Guitar (steel) 90. Pad 2 (warm)
    27. Electric Guitar (jazz) 91. Pad 3 (polysynth)
    28. Electric Guitar (clean) 92. Pad 4 (choir)
    29. Electric Guitar (muted) 93. Pad 5 (bowed)
    30. Overdriven Guitar 94. Pad 6 (metallic)
    31. Distortion Guitar 95. Pad 7 (halo)
    32. Guitar harmonics 96. Pad 8 (sweep)
    33. Acoustic Bass 97. FX 1 (rain)
    34. Electric Bass (finger) 98. FX 2 (soundtrack)
    35. Electric Bass (pick) 99. FX 3 (crystal)
    36. Fretless Bass 100. FX 4 (atmosphere)
    37. Slap Bass 1 101. FX 5 (brightness)
    38. Slap Bass 2 102. FX 6 (goblins)
    39. Synth Bass 1 103. FX 7 (echoes)
    40. Synth Bass 2 104. FX 8 (sci-fi)
    41. Violin 105. Sitar
    42. Viola 106. Banjo
    43. Cello 107. Shamisen
    44. Contrabass 108. Koto
    45. Tremolo Strings 109. Kalimba
    46. Pizzicato Strings 110. Bag pipe
    47. Orchestral Harp 111. Fiddle
    48. Timpani 112. Shanai
    49. String Ensemble 1 113. Tinkle Bell
    50. String Ensemble 2 114. Agogo
    51. SynthStrings 1 115. Steel Drums
    52. SynthStrings 2 116. Woodblock
    53. Choir Aahs 117. Taiko Drum
    54. Voice Oohs 118. Melodic Tom
    55. Synth Voice 119. Synth Drum
    56. Orchestra Hit 120. Reverse Cymbal
    57. Trumpet 121. Guitar Fret Noise
    58. Trombone 122. Breath Noise
    59. Tuba 123. Seashore
    60. Muted Trumpet 124. Bird Tweet
    61. French Horn 125. Telephone Ring
    62. Brass Section 126. Helicopter
    63. SynthBrass 1 127. Applause
    64. SynthBrass 2 128. Gunshot

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Sim mas, na pratica qual é a diferença entre esses sons e outros ?
    E eles não mudam de um instrumento para outro ?

    andematos79
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: andematos79
    · votar


    Cara na boa !!! Sempre tive teclados da Linha PSR e os timbres 30. Overdriven Guitar 31. Distortion Guitar são pavorosos será q alguem consegue deixa-los "MAIS OU MENOS OUVIVEIS" ? sic ....

    soruji
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Vish

    Valeu pessoal.

    Estou cansado de velharia, os CTKs da Casio me perseguem desde mais novo, não quero mais isso pra minha vida não.

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79

    A diferenca, é que os fabricantes empreender mais esforços nos timbres exclusivos, do que nos que naqueles convencionados pelo GM. O resultado é que os timbres fora do GM são, geralmente, muito melhores.

    do-bandolim
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Por falar em teclado antigo, quanto valeria hoje em dia um Roland D-50? aqui em minha cidade tem um lojista vendendo um, está até com boa aparência, não cheguei a experimentar, mas o lojista disse que está com problemas em 2 teclas (não sai som). Quanto poderia pagar em um teclado desses?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    do-bandolim
    É um teclado de 87 véião, eu chutaria uns 1200 para ele, muito mais fecharia em um DX7...

    MetalKey
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Já tive um X3 e era muito bom para época que eu o tive e olha que já era antigo, cerca de 10 anos. Tem muita coisa boa neste key, mas tem muitos defeitos. Nos dias de hoje os organs são médios, strings médios, pianos ruins, leads bons. Porém a parte de leads fica prejudicado pela falta de portamento e filtro de ressonância. O preço dele é este que estás pagando, porém tem alguns detalhes, a borracha das teclas se não foram trocadas darão defeito em breve e custa R$300, o display se não foi trocado já deve estar apagado e custa uns 350 e o drive de diskete é do tipo DOS e se estiver com problemas é 150, ou seja, eu não compraria este teclado. Proceraria um entry level mais atual. Hoje em dia qualquer um destes tem controle em tempo real, portamento, filtro de ressonância e 64mb de rom. O meu x3 troquei num jundo d na época e achei o roland superior em quase tudo, perdendo apenas com a ausência de after touch, timbres de orgãos e qualidade das teclas.

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    quanto valeria hoje em dia um Roland D-50?
    o lojista disse que está com problemas em 2 teclas

    Eu não pagaria nada, pra não comprar uma dor de cabeça. Esse é o problema que o lojista falou e que conhece; eu já espero que tenha outros.

    Já um V-synth com o cartão D50, aí sim dá pra pensar com muito carinho.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pra comprar synth antigo você tem que saber bem o que está comprando
    os que tenho aqui são da maioria pelo seguinte fato: "paixões de adolecencia"
    teclados que mexi e remexi nas lojas mas com 16 anos até a grana pra andar de onibus era dificil, então conheço eles, o que tem, que timbre sai, o que dá e não dá pra fazer, só não tive a oportunidade de ter na época
    comprar no escuro porque tá barato é complicado

    Ainda não vi o teclado, mas pelo que me falaram ele tem 6 anos
    tem bem mais, o X3 é de 1993 o N364 que entrou no lugar dele é de 1996
    os timbres derivados do 01/w que é de 1990 que tem a mesma sintese do M1 que é de 1988

    quanto a preço em sí em não pagaria mais que esse 1.200, mas tá cheio de maluco inflacionando com valor sentimental o preço dele no ML
    pouco mais já pega um 01/W que é muito mais porrada que o X3
    outro fato do preço é que começa a ter valor simbólico, histórico.... porque praticamente, DX, D-50, 01/w X3 tá tudo entre 1.200 a 1.700
    outro fato é que como disse um dono de loja para mim:
    DX7, M1, D50 01/W é teclado que gira, sempre aparece alguem pra comprar se pegar um X3, RS-5... fica encalhado na loja

    esse tipo de teclado é bom para ser um segundo teclado, pra tocar como teclado principal já fica osso

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu tenho vontade ter um D-50, desde que comprado de alguém que eu confie e que ateste estar o mesmo funcionando 100%.

    Eu acredito que tenham alguns teclados que um timbre só já valem o preço. É o caso do D-50, com seu Fantasia, órgãos e EP, do DX7 com o EP, flautas e marimbas (pra tocar Africa, hahahaha) e do XP-80 com o MIDIed Grand, MK-80 Rhodes e o Film Octaves (embora ele tenha muitos outros timbres ótimos, acho que esses já valem o preço dele, hehehe).

    Mas, no caso do tópico, em que já se sabe que duas teclas não funcionam, eu não compraria não. Não compro nada que já saiba ter defeito, ainda mais se for coisa antiga, que vamos penar pra arrumar.

    Gus79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu lembro que quando eu era adolescente tinha uma dupla na cidade que tocava na noite, eu sempre via os shows deles. Um na guitarra e outro no X3 e nos vocais. Eles tocavam os sucessos dos anos 80, e a cozinha era toda sequenciada no X3.

    Na época, eu achava que eles matavam a pau.

    Por isso, quando apareceu a oportunidade de comprar o X3, caí dentro. Mais por valor sentimental mesmo.

    (Além de saber que ele, como muitos teclados do fim dos anos 80 e começo dos 90, são construídos como tanques de guerra).

    Quem tiver curiosidade, paguei 800 pratas. E gastei mais 800 para deixá-lo como novo (novo disk drive, iluminação da telinha, parte estética - tava com um quebrado na lateral e duas teclas queimadas), bateria nova, revisão total, etc).

    E acho que valeu a pena. Tenho certeza de que dura mais 20 anos.

    Quanto aos timbres, já tive um 01W e não vi diferença de qualidade. Eles têm a mesma síntese (fora o wave shapping do 01W que é mesmo pouco utilizado). Alguns samples são realmente diferentes, mas não melhores nem piores. Só diferentes.

    Agora, 1.500 na bucha eu acho muito. Porque certamente você vai gastar aí mais algum dinheiro para fazer a revisão (indispensável em teclado usado) e consertar uma ou outra coisinha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Proposta: Korg X3