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Mensagem | 
Casper Veterano
         
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 # mai/13 · Editado por: Casper 
  
  Segundo a descrição da enciclopédia (Wikipédia), a palavra ruído  significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. 
  Na música, em especial em alguns tipos de síntese de som, um tipo de ruído específico é uma das bases mais importantes para a geração dos sons - o ruído branco. Esse é um ruído "desejável", tanto que existem incontáveis módulos para a geração desse tipo de ruído:
  http://www.analoguesystems.co.uk/pics/modinfo/rs40.jpg
  e está incorporado na maioria dos sintetizadores:
  http://media.soundonsound.com/sos/jul11/images/SD_03.jpg
  Ruído branco é um ruído constante semelhante ao ruído que ouvimos quando uma TV convencional está completamente fora de sintonia.
  http://simplynoise.com/
  Fazendo uma analogia com a cor branca (que é a soma das outras cores), o ruído branco é a soma de todas frequências ao mesmo tempo. Todo o espectro audível está neste ruído, ao mesmo tempo. Sons graves, médios e agudos, todos com a amplitude semelhante. Semelhante, porque, nos métodos clássicos de geração de ruído,  este é gerado de forma aleatória, por isso não tem uma "cara" definida, como uma onda quadrada ou triangular. Por esse mesmo motivo,  o ruído não é uma forma de onda periódica.
  Aplicando um filtro no ruído, pode-se isolar a parte que interessa e usa-la de forma musical. 
  Exemplo: Uma receita para fazer um chimbal muito simples = Ruído + filtro passa-altas + envelope de  amplificação com decay curto. 
  O ruído tem inúmeras aplicações em áudio, entre elas:
  - Geração de sons percussivos;
  - Incorporação em sons tradicionais, para "granular" a onda;
  - Geração de modulação aleatória em diversos parâmetros dos sons;
  - Geração de Dither - um ruído aleatório (pequeno)  é inserido para melhorar o erro de quantização em  conversores analógicos<>digitais;
  - Teste acústicos de ambientes (nesse caso, utiliza-se um ruído chamado de ruído-rosa, que tem amplitude menor conforme  a frequência aumenta);
  Existem incontáveis usos.
  Tenho explorado bastante ultimamente o uso do ruído, em breve colocarei aqui uns testes experimentais.
  
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Edson Caetano Veterano
         
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 # mai/13 
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  Uma verdadeira suruba de ondas hehe, Mestre Casper +1 ponto
  Como muito bem colocado, de som indesejável não tem nada frente as inumeras aplicações dela... muito legal
 
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waltercruz Veterano | 
 # mai/13 
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  No One Synth Challenge lá do kvr desse mês, o synth do mês é o podolski (do mesmo criador do Zebra e do Diva) e como ele não tem gerador de ruído, o pessoal tá sofrendo pra gerar uns sons percussivos nele.
 
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Casper Veterano
         
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 # mai/13 
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  Caros Edson Caetano e waltercruz:
  Segue o som de uma experiência com ruído. Toda a geração é 100% analógica, usando apenas ruído e filtros. O "chimbal" passa por um chorus analógico, para dar um efeito "estéreo". O bumbo é puro filtro + ruído, mas o filtro passa baixas mascarou completamente o ruído.
  https://soundcloud.com/menegasso/noise-test
  O gerador é esse, feito em casa:
  http://i40.tinypic.com/54zsm1.jpg
 
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Maestron Veterano | 
 # mai/13 
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  Belos exemplos...
  Na minha opinião, o ruído é fundamental numa composição musical, e não apenas o ruído produzido por sintetizadores, mas também por amostras pré-gravadas... Antigamente os compositores eruditos utilizavam "tapes" para manipular e executar ruídos em suas composições. O ruído, seja pelo synth ou por amostras, pode ser manipulado, processado, modificado... São inifinitas as possibilidades, fazendo da peça musical muito mais rica e criativa. O desafio é saber quando e como usar o ruído, é aí que aparece o talento do compositor... Senão vira barulho mesmo.. rsssss...
 
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Casper Veterano
         
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 # mai/13 · Editado por: Casper 
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  Caro Maestron:
  Bem lembrado! Por exemplo, a inclusão de ruídos, que foram pre-gravados, no contexto da música fazem  todo sentido, ficam perfeitos:
 
 
  O fato do Steve Reich ser um gênio também não atrapalha...
 
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silvG8 Veterano | 
 # mai/13 
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  Casper Interessante o texto... realmente o ruído é essencial pra composição, principalmente em música eletrônica. O Maestron falou sobre um contexto que não entendi muito bem... não vi o vídeo que você passou, mas depois vejo. Inserir ruídos de gravação propositalmente? Eu não sabia disso!
  Uma coisa interessante que existe no V-Synth é um filtro com nome SideBand Filter. Esse filtro dá ao ruído (e outros sons sem pitch definido) a divisão em frequências das notas. É como se tornasse possível tirar musicalidade de um som percussivo por exemplo. É algo muito interessante de ver... pode ser tema para o próximo vídeo com ele. ;)
 
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waltercruz Veterano | 
 # mai/13 
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  Ouvindo agora o experimento do Casper (hey, completando 30 dias sem banda larga em casa hoje!)
  bem lembrado pelo silvG8, ruído branco com compressão sidechain está presente em inúmeros estilos de música eletrônica.
 
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Maestron Veterano | 
 # mai/13 
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  Casper
  Sim, foi isso que quis dizer, não sei se fugiu muito do seu contexto mais voltado para o ruído produzidos por synths. Dá pra fazer uma música inteira se soubermos trabalhar bem o ruído... Aliás, música não seria uma coleção de ruídos colocados em ordem? É um assunto que dá pra filosofar bastante rssss... Lembro que uma antiga professora de música minha dizia que o que diferencia música de ruído é apenas a intenção daquele que produz o som. Outro exemplo é Jean Michel Jarre, que utiliza muito os ruídos como "efeitos sonoros" em suas composições...
  SilvG8
  Realmente viajei na idéia do tópico do Casper e me voltei mais pra parte histórica, fugindo um pouco do contexto apresentado antes por ele. Eu me referia a chamada "música concreta", de um dos pioneiros da música eletrônica: Pierre Schaeffer, ele manipulava ruídos gravados em tapes para criar suas composições. Muitos compositores brasileiros da década de 60 utilizaram essa técnica, misturando o tape com outros instrumentos... Fiz um estudo sobre isso e para os desavisados parece mesmo mais ruído do que música:
  https://www.youtube.com/watch?v=C-k3D_rnzak
  
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J.Dionatan Veterano | 
 # jun/13 
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  Como gerar um ruído branco a partir do Motif Xs?? Alguém já fez??
 
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Casper Veterano
         
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 # jun/13 
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  Caro J.Dionatan:
  Aqui:
  http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/english/synth/motifxs_en_dl_c0 .pdf
  página 30, noise é a waveform 1093.
  Deve ser um ponto de partida.
 
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J.Dionatan Veterano | 
 # jun/13 
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  Casper Valeu amigo!!
 
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Casper Veterano
         
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 # mar/14 
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  Um ponto que não foi abordado é a musicalidade do ruído em si. Abaixo, um documentário interessante sobre "noise music":
 
 
 
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Videomaker Veterano | 
 # nov/14 
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  Estamos em 2014 e a onda dos analógicos está em alta...!!!
  Lembrei aqui de um mini- documentário do Jean Michel Jarre quem tenho em DVD, na qual ele mostra e toca os instrumentos do seu Jarre-Museum, que ele usa nos seus concertos e shows...!!! SHOW...!!! :-)
 
 
 
 
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