Sobre o Ruído e suas utilidades no áudio.

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Casper


    Segundo a descrição da enciclopédia (Wikipédia), a palavra ruído
    significa barulho, som ou poluição sonora não desejada.

    Na música, em especial em alguns tipos de síntese de som, um
    tipo de ruído específico é uma das bases mais importantes
    para a geração dos sons - o ruído branco. Esse é um ruído
    "desejável", tanto que existem incontáveis módulos para a geração
    desse tipo de ruído:

    http://www.analoguesystems.co.uk/pics/modinfo/rs40.jpg

    e está incorporado na maioria dos sintetizadores:

    http://media.soundonsound.com/sos/jul11/images/SD_03.jpg

    Ruído branco é um ruído constante semelhante ao ruído que ouvimos
    quando uma TV convencional está completamente fora de sintonia.

    http://simplynoise.com/

    Fazendo uma analogia com a cor branca (que é a soma das outras
    cores), o ruído branco é a soma de todas frequências ao mesmo tempo.
    Todo o espectro audível está neste ruído, ao mesmo tempo. Sons
    graves, médios e agudos, todos com a amplitude semelhante.
    Semelhante, porque, nos métodos clássicos de geração de ruído,
    este é gerado de forma aleatória, por isso não tem uma "cara" definida,
    como uma onda quadrada ou triangular. Por esse mesmo motivo,
    o ruído não é uma forma de onda periódica.

    Aplicando um filtro no ruído, pode-se isolar a parte que interessa e
    usa-la de forma musical.

    Exemplo: Uma receita para fazer um chimbal
    muito simples = Ruído + filtro passa-altas + envelope de
    amplificação com decay curto.

    O ruído tem inúmeras aplicações em áudio, entre elas:

    - Geração de sons percussivos;

    - Incorporação em sons tradicionais, para "granular" a onda;

    - Geração de modulação aleatória em diversos parâmetros
    dos sons;

    - Geração de Dither - um ruído aleatório (pequeno)
    é inserido para melhorar o erro de quantização em
    conversores analógicos<>digitais;

    - Teste acústicos de ambientes (nesse caso, utiliza-se um ruído
    chamado de ruído-rosa, que tem amplitude menor conforme
    a frequência aumenta);

    Existem incontáveis usos.

    Tenho explorado bastante ultimamente o uso do ruído, em
    breve colocarei aqui uns testes experimentais.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Uma verdadeira suruba de ondas hehe, Mestre Casper +1 ponto

    Como muito bem colocado, de som indesejável não tem nada frente as inumeras aplicações dela... muito legal

    waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    No One Synth Challenge lá do kvr desse mês, o synth do mês é o podolski (do mesmo criador do Zebra e do Diva) e como ele não tem gerador de ruído, o pessoal tá sofrendo pra gerar uns sons percussivos nele.

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caros Edson Caetano e waltercruz:

    Segue o som de uma experiência com ruído.
    Toda a geração é 100% analógica, usando apenas
    ruído e filtros. O "chimbal" passa por um chorus
    analógico, para dar um efeito "estéreo".
    O bumbo é puro filtro + ruído, mas o filtro
    passa baixas mascarou completamente o ruído.

    https://soundcloud.com/menegasso/noise-test

    O gerador é esse, feito em casa:

    http://i40.tinypic.com/54zsm1.jpg

    Maestron
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Belos exemplos...

    Na minha opinião, o ruído é fundamental numa composição musical, e não apenas o ruído produzido por sintetizadores, mas também por amostras pré-gravadas... Antigamente os compositores eruditos utilizavam "tapes" para manipular e executar ruídos em suas composições. O ruído, seja pelo synth ou por amostras, pode ser manipulado, processado, modificado... São inifinitas as possibilidades, fazendo da peça musical muito mais rica e criativa. O desafio é saber quando e como usar o ruído, é aí que aparece o talento do compositor... Senão vira barulho mesmo.. rsssss...

    Casper
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Maestron:

    Bem lembrado! Por exemplo, a inclusão de ruídos,
    que foram pre-gravados, no contexto da música fazem
    todo sentido, ficam perfeitos:



    O fato do Steve Reich ser um gênio também não atrapalha...

    silvG8
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Casper
    Interessante o texto... realmente o ruído é essencial pra composição, principalmente em música eletrônica. O Maestron falou sobre um contexto que não entendi muito bem... não vi o vídeo que você passou, mas depois vejo. Inserir ruídos de gravação propositalmente? Eu não sabia disso!

    Uma coisa interessante que existe no V-Synth é um filtro com nome SideBand Filter. Esse filtro dá ao ruído (e outros sons sem pitch definido) a divisão em frequências das notas. É como se tornasse possível tirar musicalidade de um som percussivo por exemplo. É algo muito interessante de ver... pode ser tema para o próximo vídeo com ele. ;)

    waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ouvindo agora o experimento do Casper (hey, completando 30 dias sem banda larga em casa hoje!)

    bem lembrado pelo silvG8, ruído branco com compressão sidechain está presente em inúmeros estilos de música eletrônica.

    Maestron
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Casper

    Sim, foi isso que quis dizer, não sei se fugiu muito do seu contexto mais voltado para o ruído produzidos por synths. Dá pra fazer uma música inteira se soubermos trabalhar bem o ruído... Aliás, música não seria uma coleção de ruídos colocados em ordem? É um assunto que dá pra filosofar bastante rssss... Lembro que uma antiga professora de música minha dizia que o que diferencia música de ruído é apenas a intenção daquele que produz o som. Outro exemplo é Jean Michel Jarre, que utiliza muito os ruídos como "efeitos sonoros" em suas composições...

    SilvG8

    Realmente viajei na idéia do tópico do Casper e me voltei mais pra parte histórica, fugindo um pouco do contexto apresentado antes por ele. Eu me referia a chamada "música concreta", de um dos pioneiros da música eletrônica: Pierre Schaeffer, ele manipulava ruídos gravados em tapes para criar suas composições. Muitos compositores brasileiros da década de 60 utilizaram essa técnica, misturando o tape com outros instrumentos... Fiz um estudo sobre isso e para os desavisados parece mesmo mais ruído do que música:

    https://www.youtube.com/watch?v=C-k3D_rnzak

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Como gerar um ruído branco a partir do Motif Xs?? Alguém já fez??

    Casper
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Caro J.Dionatan:

    Aqui:

    http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/english/synth/motifxs_en_dl_c0 .pdf

    página 30, noise é a waveform 1093.

    Deve ser um ponto de partida.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Casper
    Valeu amigo!!

    Casper
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Um ponto que não foi abordado é a
    musicalidade do ruído em si. Abaixo,
    um documentário interessante sobre
    "noise music":



    Videomaker
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Estamos em 2014 e a onda dos analógicos está em alta...!!!

    Lembrei aqui de um mini- documentário do Jean Michel Jarre quem tenho em DVD, na qual ele mostra e toca os instrumentos do seu Jarre-Museum, que ele usa nos seus concertos e shows...!!! SHOW...!!! :-)




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o Ruído e suas utilidades no áudio.