Piano Yamaha P155. Ainda vale "a pena"?

Autor Mensagem
Mestre Duarte
Veterano
# mai/14
· votar


O P-255 além de ter os recursos do P-155 (ressonância simpática, Key off, etc..) ainda ostenta 256 notas de polifonia.

Será que o CP-4 também tem ressonância e amostragens múltiplas para cada tecla??? Se não, o P-255 vem a ser o melhor custo-benefício do momento!!!

ric10rj
Veterano
# mai/14
· votar


Pessoal, com a função touch sensitive do P-155 posso graduar o peso das teclas? Funciona de forma eficiente? Gostaria me mais informações sobre esse recurso?

ric10rj
Veterano
# mai/14
· votar


Soruji obrigado pela sua resposta detalhada. Estou falando de graduação de peso de teclas. Essa função pra mim é novidade e me chamou atenção. Se eu chegar cansado em casa e quiser passar umas musicas "pegando leve" consigo isso usando o nível soft? As teclas ficam levinhas mas perco a sensibilidade, confere? Só o P-155 tem essa função ou tem outros? Agradeço as respostas.

soruji
Veterano
# mai/14
· votar


Soruji obrigado pela sua resposta detalhada. Estou falando de graduação de peso de teclas. Essa função pra mim é novidade e me chamou atenção. Se eu chegar cansado em casa e quiser passar umas musicas "pegando leve" consigo isso usando o nível soft? As teclas ficam levinhas mas perco a sensibilidade, confere? Só o P-155 tem essa função ou tem outros? Agradeço as respostas.

Então, se você estiver se referindo a mecânica do instrumento relacionada a parte física, isso não muda. As teclas não vão ficar com o peso das teclas de um sintetizador, por exemplo. O que me refiro é a força necessária para se produzir um som, como explicado anteriormente. No soft por exemplo, se você abaixar a tecla com muita força, ou "de leve", sem nenhum esforço, não haverá variação no volume do som. No hard, se você abaixar de leve, quase não sairá som porque a força necessária para produzir som precisa ser maior. Consegui esclarecer melhor? rsrs

ric10rj
Veterano
# mai/14
· votar


Ok Soruji ficou bem explicado. Usar o hard seria uma boa pra exercitar os dedos? Tenho um DGX-640 e tá na hora de fazer um up-grade , conhece algum outro piano com esse recurso? Achar um P-155 tá difícil, vc teria outra sugestão nessa faixa de valor? Obrigado pelas dicas.

soruji
Veterano
# mai/14
· votar


Ok Soruji ficou bem explicado. Usar o hard seria uma boa pra exercitar os dedos?

Olha, não precisa exigir tanto assim dos seus dedos não, sabe? No próprio manual do instrumento tá indicando que a dinâmica normal, mais próxima de um piano acústico é no medium. É a configuração default. Então você treinando no medium seria o ideal.

Tenho um DGX-640 e tá na hora de fazer um up-grade , conhece algum outro piano com esse recurso? Achar um P-155 tá difícil, vc teria outra sugestão nessa faixa de valor? Obrigado pelas dicas.

Olha, eu sinceramente sou meio limitado a Yamaha devido aos timbres, recursos, enfim, é uma empresa que eu realmente gosto dos produtos, mas meu professor de piano tem um modelo de Privia que ele diz ser bem melhor, pelo menos em parte de mecânica de teclas, do que o P-155. Ele falou que os timbres também não deixam a desejar, mas eu não coloquei muita fé não, enfim. rsrs. Acredito que esse recurso de "dinâmica" que você procura não seja algo exclusivo desse piano. Vale a pena dar umas pesquisadas em alguns modelos de Korg SP, Roland RD também.

Obs.: O P-155 é pesadíssimo (uns 18kg) então é algo que precisa ser considerado também, caso você queira usá-lo em apresentações, etc.

Artref
Veterano
# mai/14
· votar


Usar o hard seria uma boa pra exercitar os dedos?

Não seria uma boa, você pode se machucar se pensar assim. O que você deve usar para melhorar é exercitar o seu cérebro, e dinâmica e "força" você se dá melhor se usar o braço, seja com a própria gravidade ou com movimentos de rotação.

Cuidado com essa história de "exercitar os dedos", pessoal.

soruji
Veterano
# mai/14
· votar


Não seria uma boa, você pode se machucar se pensar assim. O que você deve usar para melhorar é exercitar o seu cérebro, e dinâmica e "força" você se dá melhor se usar o braço, seja com a própria gravidade ou com movimentos de rotação.

Cuidado com essa história de "exercitar os dedos", pessoal.



Será que foi só eu que não entendeu? '.'

Artref
Veterano
# mai/14
· votar


Acho que não consegui me expressar muito bem. É que estou vendo algumas frases no tópico que dão a entender que vocês acham que precisa de "força no dedo" pra tocar forte ou para tocar em teclas pesadas, ou precisa "não estar cansado" pra tocar forte. Isso, além de não ser verdade, deve ser evitado, para a pessoa não se machucar, pois os tendões dos dedos são bem frágeis e se cansam e se machucam facilmente.

A técnica moderna de piano (da qual muito serve para o teclado) explora o uso do braço e do peso dele para tocar. Não precisa "fazer força" pra tocar piano. Menos ainda "ter dedos fortes".

Difícil explicar assim sem mostrar, acho...rs

catamilho
Veterano
# jun/14 · Editado por: catamilho
· votar


Artref .

Eu nem sabia que isso era técnica nova.

Por instinto toco assim, firmo o dedo e levanto e abaixo o braço, mas não em dedilhado, apenas em momentos que pulo de um lado para o outro pulando de lá para cá com o braço dando o impulso no dedo.

Estou tocando sem professor, apenas de ouvido.


Abraços a todos.

ric10rj
Veterano
# jun/14 · Editado por: ric10rj
· votar


Esse tópico é bem interessante. Ouvi uns dois ou três comentários que o som de piano do CP-50 não foi o esperado. O P-155 supera o CP-50 em matéria de som de piano? Estou analisando os prós e contras desses dois modelos e queria ouvir algumas opiniões.

catamilho
Veterano
# jun/14
· votar


Eu esperaria alguém comprar o P255 e ver o que falam dele.

Afinal em breve este vai tomar o lugar do P155 pela maioria.

Abraços.

Richmiranda
Veterano
# jun/14
· votar


ric10rj

Em relação ao CP50 sou suspeito pra falar, pois possuo um. Na verdade, o piano de fábrica do CP50 soa meio magro no cubo que tenho, um Roland CM30. Entretanto, num P.A. o bicho fala, o som do piano tem peso, presença e não deve nada em relação aos tops. Alem do mais, vc pode customizar os timbres e salvá-los no banco user como se fosse um synth, fora o fato de que o painel é todo de metal sendo ideal para estrada.

ric10rj
Veterano
# jun/14 · Editado por: ric10rj
· votar


Sobre o som de piano "meio magro" do CP-50, é possível compensar isso no equalizador do piano? Os outros sons são bons? Se eu usar um modulo será que ia cair bem?

ric10rj
Veterano
# ago/14
· votar


Richmiranda Boa noite Rich, pelo apelido vc deve tocar bem rs. Tira só uma dúvida: quando usa o headphone vc percebe o som do seu CP-50 magrinho ou gordo como os pianos da serie P ? Pergunto isso porque moro em apto e 80% do tempo que toco é com headphone. Estou numa dúvida cruel entre o CP-40 Stage com uma grande quantidade sons ou um P-155 que já toquei e gostei tanto no headphone quanto num cubo. Na cidade onde moro (goiania) nao tem ninguem vendendo um CP-40 ou CP50 para eu testar, por isso sua opinião é muito importante. Se outras pessoas quiserem opinar agradeço tb.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano Yamaha P155. Ainda vale "a pena"?