velocidade na mão direita

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # fev/13


    ola

    voces podem me indicar material ( livro , site , video ) que ensine a ter velocidade na mão direita no teclado ou piano ???

    eu quero fazer aqueles solos que usam só a mão direita numa velocidade espetacular .

    existe material que me auxilie a desenvolver esta velocidade ?

    obrigado

    abiliao
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    voces não sabem nem me dizer mais ou menos como são os exercicios para pegar velocidade na mão direita ?

    Artref
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Artref
    · votar


    Minha receita:

    -Obras de piano de Bach, Chopin, Mozart e Beethoven, bem tocadas, com a ajuda de um excelente professor para te guiar e acelerar o processo.

    -Muuito pouco de Beringher e 1 exercício, no máximo, de Hanon.

    -Estudo de técnica de piano, aprendendo como funciona seu corpo, como funciona o instrumento, a interação entre ambos e os movimentos que você precisa saber (e os que você precisa evitar).

    Não busque a velocidade, ela vem naturalmente junto com sua busca em fazer música, com expressão, sentimento, timbre bonito, técnica, conforto e etc. Geralmente quem busca simplesmente velocidade se ferra: acaba se machucando, ou então a consegue, mas só isso, tornando-se um músico péssimo que só sabe disparar notas como uma metralhadora e não pensa em frase, timbre, expressividade, estilo, enfim...que não faz música.

    Você deve ESTUDAR o instrumento, a música, seu corpo, enfim..a técnica, e não simplesmente REPETIR coisas.

    Enfim. A receita é fácil. Fazê-la bem é que é difícil. Quem sabe até o final da minha vida eu fique bom no processo...rs

    EDIT: esqueci do principal: RELAXAMENTO. Tensão só atrapalha.

    E como dica básica: vá diminuindo a força conforme aumenta a velocidade. Não toque rápido e ff nunca, exceto nos casos específicos.

    E como um ótimo exemplo de como NÃO fazer as coisas, nada melhor que eu mesmo há alguns anos me matando e tocando mal uma obra linda de Chopin. O som está bem ruim mas talvez dê alguma idéia.

    http://www.youtube.com/watch?v=W6VSG55c5-I

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    como assim no máximo um hannon? não entendi essa parte

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bons professores já me disseram que o método de técnica do Hanon não pode ser usado demais, eles recomendam fazer no máximo 1 exercício dele por dia, e tá bom demais.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bons professores já me disseram que o método de técnica do Hanon não pode ser usado demais, eles recomendam fazer no máximo 1 exercício dele por dia, e tá bom demais.

    Artref , desculpe a insistência mas fiquei preocupado faço muito hannon , mas diz uma coisa alguma razão para seu professor ter dito isso ???

    ricardo_ssa
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu tenho um monte de exercicios desses aí...e fico até meio perdido de qual devo fazer...ultimamente tenho me concentrado apenas em treinar as escalas maiores e menores(harmonicas e melódicas), e de vez em qdo alguns arpejos de acordes...

    Vez ou outra pego um ou dois do hannon, rarissimas vezes tento o bártok, conto de dedo qts vezes peguei uns estudos do chopin...hahaha...estudo por conta própria, talvez por isso fico um pouco desorientado de qual caminho deva seguir

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    eu tbm tenho vários desses faço 9 exercicios todo santo dia de independencia dos dedos , faço 3 ou 4 minutos cada um para depois entrar na musicas , tbm estudo por conta própria , alguem ve alguma restrição ou problema nisso ?

    ricardo_ssa
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eh bem verdade que se eu tivesse um professor eu ja teria evoluído e muito...mas eh questão de disponibilidade..tanto minha qto de algum professor...pois trabalho o dia todo..e a noite tenho facul... as escolas de musica aqui só funcionam de segunda a sexta...pois nos fins de semana os professores estão tocando..o bom mesmo seria se encontrasse algum professor aqui disposto a dar alguams dicas via Skype..hahaha...axo q ajudaria e muito...ja li muito sobre harmonia funcional, progressões harmonicas, arranjos, ritmos e tal...mas a gente vendo, ouvindo e praticando eh muito mais promissor, e tendo alguem pra corrigir, mais ainda... hj minhas dificuldades se concentram nessas coisitas q citei, e axo q a maioria dos musicos q estudam por conta propria neh..será q teria algum professor disponivel aí?...uhauhauah, acredito q até a maneira como eu uso o tempo pra exercitar está um pouco defasada...

    Faço mais exercicios do que treinar musicas...e os exercicios levam bastante tempo...sem falar q nem dá tempo de executar todos...as vezes passo mais de 2hs só executando escalas...pense aí..36 escalas...cerca de 5 minutos pra cada...se for fazer 2 minutos de arpejos em cada acordes serão mais de 1hora...o hanon...aí vão mais meia hora no minimo...qdo eu penso em praticar outra coisa..ja me veio o cansaço fisico e mental...sem falar q ja se passou das 2hs da madruga...aí o corpo ñ guenta neh... será q algum professor se manifestaria aê....ajuda aê galera...(desabafo...uhauhauhauha)

    Pleyel
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ricardo_ssa
    Na minha opinião, acho que você não precisa estudar tanto as escalas, pois você acaba deixando de fazer outras coisas, que também são necessárias para o desenvolvimento da técnica pianística.
    No meu caso, também tinha dúvidas de como montar o meu programa de estudos, haja vista a imensa quantidade de material que existe ao meu redor ehehhehe.
    Então perguntei a minha professora e ela me orientou no sentido de intercalar o meu material, da seguinte forma: uma semana me concentro nos estudos (Czerny e demais....) e na outra semana me concentro nas peças.
    Porém com relação ao Hanon, fui orientado a todos os dias fazer pelo menos 1 exercício antes de começar a tocar, sejam as peças ou os estudos, uma vez que o Hanon serve de aquecimento para todo o restante.
    Com relação as escalas procuro observar as peças ou exercícios que irei fazer e executo somente estas escalas.

    Acho que desta forma, você acaba evitando a monitonia e o desisteresse pelo instrumento.

    É preciso lembrar que isso que disse acima, é apenas a forma como me organizo, e afirmo de no meu caso, vem sendo muito proveitoso. Agora não sei se isso também seria confortável para você.

    Grande abraço.

    obs: com relação a aulas pela internet, se não me engano, já ouvi falar que existe uma escola de música gringa que presta este serviço via Skype.

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mas diz uma coisa alguma razão para seu professor ter dito isso ???
    É simples, amigo: aquilo não é música. Fazendo Hanon você não está treinando expressivdade, fraseado, timbre, nada. Você só está repetindo repetindo repetindo sem sentido algum.

    Inclusive o Hanon segue algumas idéias antigas que já foram refutadas e colocadas em xeque por vários autores, sob diversos pontos de vista - musical, biológico, mecânico, físico. Chega a ser engraçado ler o prefácio do Hanon na parte que ele diz "Este método contém todas as dificuldades da técnica pianística".

    Hanon é no máximo um aquecimento de dedos ou um auxílio para alguma dificuldade básica. Por exemplo, você está tocando uma música onde uma passagem de terças não está legal. Então você vai no Hanon, pega 1 ou 2 exercícios de terças e faz todo dia, durante o tempo que você estiver nessa música. Acabou a música, partiu pra outra, tem uma dificuldade numa passagem de oitava, por exemplo...vai no Hanon, pega 1 ou 2 exercícios e faz todo dia, desencanando do anterior de terças. Essa é, no máximo, a utilidade do Hanon. Tem professor que recomenda que o aluno nem faça.

    Escalas são legais de fazer diariamente, as maiores, mas repetir sem sentido também não leva a nada. Você tem que pensar sempre, refletir, sentir seu corpo, seus músculos, e achar a melhor maneira de fazê-las, aquela que permitirá que você as toque com um som mais bonito, com mais facilidade, velocidade e expressão, sem causar tensão, dor e resultados sonoros desagradáveis.

    Faço mais exercicios do que treinar musicas
    Nãããão, amigo, não faça isso! rs. O sentido todo é a música, o exercício é só um auxiliar, e olha lá!

    as vezes passo mais de 2hs só executando escalas...pense aí..36 escalas...cerca de 5 minutos pra cada...se for fazer 2 minutos de arpejos em cada acordes serão mais de 1hora...o hanon...aí vão mais meia hora no minimo...qdo eu penso em praticar outra coisa..ja me veio o cansaço fisico e mental...sem falar q ja se passou das 2hs da madruga...aí o corpo ñ guenta neh...

    E durante todo esse tempo você não fez música. Óbvio que você se cansa muito: isso é chato, penoso e você não está de fato ESTUDANDO. Você está treinando, repetindo e etc. Há caminhos melhores. Você não tem que treinar os seus dedos: você tem que treinar o seu cérebro, seu autoconhecimento, sua técnica. Você tem que estudar a técnica de piano (escolha uma moderna e coerente), para ter ferramentas para resolver seus problemas. Você precisa conhecer quais movimentos são interessantes de você fazer com o braço, o que evitar com os ombros, como deve permanecer seus dedos, enfim. Tudo isso e muito mais são elementos muito mais interessantes e benéficos do que repetir escalas.

    Eu fiz muito Hanon, e nossa, que inutilidade. Como eu queria ter descoberto essas coisas bem antes. Para a leitura dos amigos eu recomendo um excelente livro on-line de piano e técnica pianística:

    http://www.pianofundamentals.com/

    Tá em inglês e eu não conheço tradução.

    E a técnica que eu estou descobrindo há algum tempo (God, como eu queria estar seguindo a mais) é a técnica Taubman, pesquisem no google.

    Também recomendo a leitura de: "A técnica pianística - uma abordagem científica"" - Claudio Richerme.

    Eu demorei muitos anos pra ter a oportunidade de conhecer essas informações que estou passando pra vocês. Percorram um pouco e vocês verão que esse caminho é muito melhor. Não que ele seja fácil, não que eu por exemplo já tenha conseguido muita coisa, rs, rs, mas vale a pena e o processo é um eterno aprendizado. Nosso instrumento é complexo e o progresso não é imediato. Requer tempo, estudo, conhecimento e etc.

    A título de curiosidade, uma dessas leituras cita um estudo que fizeram com um grupo de pianistas profissionais e um grupo de não músicos. Comparam a força e a agilidade dos dedos, além de outras coisas. E os resultados mostraram, por exemplo, que um pianista profissional consegue mexer o dedo em média no mesmo número de repetições por segundo que um amador...rs. Ou seja, o caminho não é pelos dedos como tenta colocar o Hanon. O caminho é pelo corpo todo, braços, e otimizar a energia do processo de tocar. Enfim.

    Falei demais.

    ricardo_ssa
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pleyel e Artref
    De fato faço muitos exercicios...e me canso mesmo..e vejo q o maximo q consegui foi apenas velocidade, e nem sei como aproveitar toda essa velocidade numa musica, pois minha percepção musical pra criar basicamente eh ínfima, e na minha busca por uma solução peguei inumeros exercicios, inclusive um tal de HANON do JAZZ...uhauahuah...vou mudar um pouco a rotina da prática partindo do princípio disso que vcs dois falaram...afinal..tanto tempo num mesmo caminho sem muita evolução eh um sinal de que devo mudar um pouco a rota..valeu mesmo!

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Amigo vc acabou de tirar uma escama dos meus olhos , chato é pouco, parece que os 30 minutos de hannon viram uma eternidade , vou me dedicar mais as peças e musicas , campo harmonicos e etc ...
    Obrigado pela dica !!!

    ricardo_ssa
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Artref
    Pude ver o teu vídeo agora...cara, ainda estou bem longe disso...axo q se eu tocasse ao menos 1% dessa sua demonstração eu ja estaria bem satisfeito...uhauauhauhauh...essa eh uma das obras do chopin que qdo ouço fecho os olhos, e me perco, me imaginando tocar...hahaha...outro compositor que me deixa excitado eh o Franz Liszt e suas rapsódias..um dia ainda toco-as

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ricardo_ssa, imagina, cara. Eu uso de mal exemplo na verdade, pois tá faltando muito musicalmente e faço muita coisa errada que me dá dor até hoje, rs. Ainda quero postar outro vídeo tocando ela da forma como deve ser, num pianão de cauda. Importante é sempre estar aprendendo. Abração

    macaco veio
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    abiliao
    tudo depende do seu grau de musicalidade, se voce eh daqueles musicos natos que consegue cantarolar qualquer solo de uma musica ou criar os seu proprios solos na boca, entao sera muito facil ganhar velocidade pois geralmente se sola na mao o que se conseguir cantar, vai transferindo da boca para a mao direita, se tiver a tecnica correta na mao, e souber usar os dedos corretos, entao eh so saber como treinar. a meu ver nao necessita de chopin, mozart etc pra fazer solo so com uma mao , tudo depende do que quer tocar e tipo de teclas que vai usar. Nao se necessita estudar violao classico para ser um guitarrista eletrico veloz (se eh que me entende). Agora se nao tem muita musicalidade, vai precisar de todos esses livros inclusive hannon pra ser um mediano. Todos que criticam o hannon tocaram ele, pois ninguem vai criticar uma coisa que nao conhece, depois de toca-lo e absorver algum proveito dele, dizem que ele nao serve pra nada. Hannon eh otimo pra dar velocidade igualando a velocidade entre os dedos, dedo mindinho atingir a velocidade do indicador por exemplo, mas alguns exercicios pois fazer o metodo inteiro eh tao chato como treinar em cima de todos as musicas de todos compositores classicos, pois tem cada exercicio classico que eh mais chato que o hannon.

    Artref
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Artref
    · votar


    macaco veio, não sei onde você viu isso, mas o que eu sei de leituras e de master classes é que dedo mindinho nunca vai ter, por si só, a mesma velocidade do indicador. É biológico: enquanto o indicador tem um tendão próprio para realizar o movimento, os dedos 4 e 5 compartilham o mesmo tendão, o que faz com que o movimento seja mais limitado naturalmente. Você também pode reparar que nenhum pianista, nem mesmo os de nível internacional, prefere trinado com dedo 4 e 5. Também nunca vi em partitura alguma a notação de dedilhado recomendar 4 ou 5 para coisas repetidas.

    Dá pra tocar legal com os dedos 4 e 5 mas justamente por essa limitação você precisa de outros movimentos pra ajudar, como por exemplo rotação de braço, acho que isso que você quis dizer com "mesma velocidade", certo?

    macaco veio
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Artref
    voce tem razao, dedos 4 e 5 nunca terao a mesma velocidade de 2 e 3, mas este eh um dos meus desafios e alguns exercicios de hannon me ajudam a tentar igualar o movimento . Explico porque, tenho dedos curtos apesar de nao ter a mao tao pequena, quando estudei violao classico eu queria ser rapido nos solos de guitarra, enquanto a maioria dos guitarristas nao usa o dedo mindinho da mao esquerda (dedo 4 na guitarra) eu aprendi a valorizar este dedo justamente para alcancar a distancia na escala, na esquerda consigo movimentos iguais com velocidade nos 4 dedos. Isto me ajuda muito na esquerda do piano (so adicionar o polegar), Ja na direita como no violao o mindinho eh neutro quando vou para o piano ele nao move tao bem quanto minha esquerda. quando digo mindinho quero dizer a articulacao entre anular e mindinho, Claro que vale todas as artimanhas associadas, (braco, mao etc). Um pequeno solo repetitivo de tres notas onde o polegar toca uma nota mais grave e as outras duas notas sao mais aguda (dedos 1 , 3 e 4 ) pra mim tem que ser 1 , 4 e 5 senao nao alcanco. Este eh problema da escola classica, o piano eh do mesmo tamanho, mas para o classico todas as maos sao do mesmo tamanho tambem. Ex, the entertainer, a partitura original eh impossivel pra minha mao.

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Artref
    os dedos 4 e 5 compartilham o mesmo tendão, o que faz com que o movimento seja mais limitado naturalmente.

    Ahn... Não são os dedos 3 e 4? =S

    tmurback
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Uma das minhas maiores dificuldades é a passagem de polegar. Alguém tem alguma dica?

    tecladogospel
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Teriam exercícios interessantes para quem não é muito fera em partitura? Eu sei reconhecer as notas na pauta, porém não sei muito bem leitura musical, dependendo da partitura consigo lê e até tocar no tempo desta. Se alguém conhecer um exercício bom manda aí, pois com certeza vai me ajudar e outras pessoas que não sabem lê partitura assim como eu.
    Aproveitando a oportunidade gostaria de pedir algum exercício para teclado feito em cima de II V I, movimento de acordes; abertura dos acordes, tipo movimento paralelo de acordes, porém este movimento seria sobre progressões II V I.
    P.s.: espero que a última pergunta tenha sido entendida.

    Valeu galera, obrigado.

    Artref
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Artref
    · votar


    TG Aoshi, agora eu não sei mais...hahahaha. Procurei aqui e não encontrei, você achou alguma fonte confiável que confirma quais dedos compartilham o tendão?

    Uma das minhas maiores dificuldades é a passagem de polegar. Alguém tem alguma dica? Crie "espaço" para o polegar passar com um movimento de braço "entrando" no teclado, fazendo com que o dedo que você está tocando antes do polegar dobre um pouco mais e sua mão fique um pouco mais "alta". Pô, difícil explicar por texto..rs

    Também tente não dobrar /entortar a mão como no movimento do "tchau", tente caminhar com o braço e manter a mão sempre alinhada com as teclas. Também não "esconda" o polegar embaixo dos outros dedos na passagem, esse movimento não é bom por causar tensão na falange e dificultar a p toda.

    Tem bastante coisa que falam por aí, mas difícil explicar por texto...o polegar é um dedo bem problemático, afinal, ele que é o "diferente" da turma toda, hehe

    Teriam exercícios interessantes para quem não é muito fera em partitura
    Eu nao sei de nada milagroso, também nunca ouvi falar...aqui acho que o caso é simplesmente treino e experiência mesmo...saia lendo tudo.

    tecladogospel
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Com certeza milagroso não terá nada, apenas perguntei se alguém conhecia algum exercício a ser feito que não necessite saber interpretar partitura, se alguém souber obrigado.

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Artref
    agora eu não sei mais...hahahaha. Procurei aqui e não encontrei, você achou alguma fonte confiável que confirma quais dedos compartilham o tendão?
    uhahau! Eu também não sei! =p Tô falando mais por intuição mesmo, sinto que os dedos 3 e 4 são muito mais "dependentes" do que 4 e 5.

    Vou ver se acho algo mais tarde

    tmurback
    Artref
    Também tente não dobrar /entortar a mão como no movimento do "tchau", tente caminhar com o braço e manter a mão sempre alinhada com as teclas. Também não "esconda" o polegar embaixo dos outros dedos na passagem, esse movimento não é bom por causar tensão na falange e dificultar a p toda.

    Como você disse antes, no final das contas, tudo se resume a relaxamento.

    Uma das minhas maiores dificuldades é a passagem de polegar. Alguém tem alguma dica?
    O polegar é um dedo mais lento, não adianta querer movimentar ele na mesma velocidade que os outros ("horizontalmente", na passagem de polegar, claro). Outra coisa é que você provavelmente está começando o movimento do polegar tarde demais.

    heuheu! Não tem graça se eu não fizer você pensar antes de te dar uma resposta "de verdade". =p

    blinkboy
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, excercicio pra ter velocidade é todos, xD
    Primeiramente procure sobre "hannon" ele basicamente diz com quais dedos apertar nas escalas, e fica repetindo isso eternamente, vai ter dar uma boa velocidade, treine escalas e arpejos, isso vai te dar mó velocidade.
    Agora se liga aqui, não fique tão fanático por velocidade, tipo, eu curto rock, e rock usa mt esses solos de mão direita, e no inicio eu treinava velocidade igual um maluco, e meu teclado era um teclado meio ruinzinho que as teclas era bastantes duras e finalmente consegui uma boa velocidade, porém criatividade pros solos, técnicas eu não tinha nenhuma. hehe.
    agr to melhorando, mas lembre, não foque só nisso, treine por dia uns 20 min de exercicios e isso vai te ajudar bastante já. :D

    camilin
    Membro
    # fev/13
    · votar


    tudo depende do seu grau de musicalidade, se voce eh daqueles musicos natos que consegue cantarolar qualquer solo de uma musica ou criar os seu proprios solos na boca, entao sera muito facil ganhar velocidade pois geralmente se sola na mao o que se conseguir cantar, vai transferindo da boca para a mao direita, se tiver a tecnica correta na mao, e souber usar os dedos corretos, entao eh so saber como treinar. a meu ver nao necessita de chopin, mozart etc pra fazer solo so com uma mao , tudo depende do que quer tocar e tipo de teclas que vai usar.

    Olha isso é verdade pois a bastante tempo toco teclado e graças a Deus [b][/b]só agora estou a cada dia conseguindo tocar na mão direita aquilo q está sendo cantando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a velocidade na mão direita