Acordes mao direita

    Autor Mensagem
    Diego de Abreu
    Veterano
    # jul/10


    Ola boa noite, sou novo no forum e estou iniciando no teclado agora adquiri um teclado bem simples o PSR-170 só para estudo pra ver se eu pego o jeito... mas fiquei com uma duvida...

    Estava tendo aulas mas eu so aprendia acordes com a mao esquerda... e a direita solava ate ai tudo bem... Mas eu falei com meu professor q iria acompanhar a banda nao ia tocar sozinho e q nao se toca assim em banda, resultado: sai da aula.

    "Eu tomei liberdade de criar esse topico, tinha um semelhante mas a muito tempo descontinuado por falta de interesse do autor"...


    Eu pesquisei e vi q se toca na mao esquerda acorde oitavado, e na mao direita, acordes na 1ª inversão... é isso mesmo? Ou eu mesclo todos os acordes nas inversões mais proximas...? Sei q isso é bem simples e basico, mas preciso de um norte pra começar a estudar certo pra nao criar vicios e me prejudicar depois...

    Desde ja agradeço a ajuda da comunidade.

    ElisamaAlves
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    é + ou - assim. isso é mais pra quem está bem no comecinho msm...
    vc podii por exemplo acrescentar na mao esquerda uma quinta ki fikaria mais encrementado o acorde..
    ki também ficará bem melhor na hora de fazer um dedilhado por exemplo..

    e na mão direita vc podii mesclar os acordes nas inversões mais próximas...


    Espero ter te ajudo

    Diego de Abreu
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pois é meu caso rs estou bem no comecinho mesmo, acho q aqui é mais pra quem ja é mais avançado pelo visto ...

    Eu tambem vi essa da 5ª entre as oitavas e achei interessante, agora o negocio é treinar as inversões com a mao direita... tomara q eu nao faça errado e pegue vicios rs

    Obrigado pela ajuda...

    ElisamaAlves
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego de Abreu
    Mais o começo é sempre assim..
    ainda mais que vc nao tem um professor...

    treine bastante..

    ahh e depois de algum tempo, tente colocar a musica pra vc ouvir enquanto vc toca em cima dela... e vai vendo se o ritmo setá batendo

    NillMaker
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bom cara... geralmente toca-se isso mesmo.. oitavada na esqueda ( ou você pode fazer tonica e quinta também.. ou tonica e sétima..) e na esquerda você vai o acorde primeira inversão, ou pode adicionar uma 7ª, nona, por aí vai.. depende muito do que você vai tocar...

    Por exempo: Soul.. você pode mandar uns acordes doidos com 9+ ou 5- na direita e a tonica com 7ª na esqueda... nunca esquecendo do ritmo.. taws..que é mais "gingado" digamos assim..a

    Metal melódico... tem bandas que só metem as "strings" na mão direita, as vezes como 1 / 2 ou 3ª inversao.. e deixam lá.. é uma coisa mais continua... tenta ouvir bastante o estilo que você gosta... e tenta "imitar" os teclados na música no seu.. assim você vai aprendendo!!

    Abração!!

    dgsoul
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu geralmente uso:

    Mão esq: T+5a (num sei fazer akele "a"zinho dpois do 5, Lol!!!!)

    Mão direita: a inversão que tiver "menos" buraco em relação a esquerda.

    Outro ponto importante (que eu acho).

    tomar cuidado (pra vc que qr tocar em banda) pra não embolar os graves do teclado com o Baixista,senão fica uma dsgraça!!!


    e das duas, uma:

    Ou o Baixista te xinga ou os ouvintes te xingam!!!


    Escute muuuuiiitoooo (recomendo ouvir Ed)!!!

    dgsoul
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Galera que sabe mais ae, se eu tiver falado besteira, pod me detonar, valeu...estou aki pra aprender tbm!!!

    Loues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego de Abreu
    Cara, na verdade na música não existem notas certas ou erradas. A única nota errada é aquela que tu não quer tocar... mas... como tais começando, as dicas que o pessoal tá passando são um bom ponto de partida. Só não se prenda a elas. "Primeiro aprenda as regras, depois aprenda como quebrá-las".

    Sobre as aberturas, ou "voicings" (notas usadas para execução de um acorde) existem livros inteiros falando disso, comece no básico e sempre aprenda mais. É muito bom começar a estudar harmonia, e nunca deixe de escutar música: tu pode aprender muito vendo o que outros já fizeram...

    Loues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego de Abreu
    O que vocês tocam?

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Mão esq: T+5a (num sei fazer akele "a"zinho dpois do 5, Lol!!!!)

    [ª] = Alt+166 filinho do pai... e o [º] é Alt+167.


    Diego de Abreu
    Pq saiu da aula seu professor só sabia ensinar aquilo? o método masi rápido pra pegar esses macetes é com um professor.

    Aqui não é só pra avançado não! tem de tudo por aí.


    O que vocês tocam?

    excelente pergunta!!!

    Diego de Abreu
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    É eu estou treinando dessa forma mesmo... 1º inversão na direita e oitavado com 5ª na esquerda como ja treinava acordes com a esquerda antes esta mais facil rs apesar de eu ser destro...

    Agradeço a todos pela grande ajuda...
    Sobre o professor no caso eu sai pq ficou 3 meses só naquilo e eu toda hora pedindo pra aprender a tocar com acorde na direita e ele disse q primeiro eu tinha q acabar o "metodo", como ainda faltava 1 apostila, eu nao esperei ate pq era carinho... entao decidi me virar... tenho medo de entrar em outro professor e ele vim com esses famosos métodos... vou primeiro pegar essa base pra depois encarar um professor q ensine musica mesmo, ler partitura, bater o bona essas coisas q voces adoram hehe...

    Sobre o que eu toco é banda gospel então envolve praticamente todos os ritmos... já q as musicas variam muito o ritmo... E eu gosto de ouvir tudo... mas vou aprendendo uma coisa de cada vez pra nao atropelar... Agradeço muito mais uma vez a todos pela ajuda...

    Loues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego de Abreu

    É um bom jeito de começar, esse... tu pode até omitir a tônica da mão esquerda se tiver um baixista pra te segurar as pontas... com o tempo tu pode até ir adicionaddo outras notas de grau diferente pra enfeitar o acorde...

    Experimenta variar o ritmo comforme tu sente a intensidade da música. Também pode ser legal soltar algumas frases pequenas de melodias de vez em quando, sempre cuidando com exageros... enfim, tem inúmeras abordagens que tu pode usar, já que tu mesmo falou que tua banda abrange vários estilos...

    Boa sorte, e, se encontrar um bom professor, aproveite que vais aprender muita coisa...

    Tu escuta jazz? Se quiser se aventurar um pouco pra esse lado, recomendo muito o site do "jazzbossa" como introdução. Lá tem hospedado o livro "Uma Introdução a Improvisação no Jazz" (não sei se o nome é exatamente esse). O livro conta um pouco da história, da teoria musical, e tem uma seção direcionada a músicos de acompanhamento - incluindo pianistas (podes aproveitar bastante coisa no teclado)

    Diego de Abreu
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Loues

    Obrigado pelas dicas eu gosto sim muito de jazz/blues e musicas do genero... irei sim consultar o material que voce indicou com certeza será de grande ajuda...

    Sobre o professor ainda vou aguardar mais um pouco ate pegar o jeito, eu consegui um material q tem todo o quadro de acordes com as inversões mais proximas pra facilitar... ainda to apanhando e muito na troca de acordes... mas isso é com o tempo de treino mesmo, qdo estiver mais apto ai sim procurarei um professor para somar com tudo q ja vi...

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego de Abreu

    Garotão esquece esse teu medo de um professor e caça alguém bom pra te ensinar. E para de ser afobado em achar q o professor tem q te ensinar o q vc acha q é mais viável. Estou cansado de ver tópicos de inciantes aqui q acham q o fórum vai substituir um professor. Estudar por si só é o caminho mais difícil. É claro q tem a questão da necessidade. Tipo, o cara te ensinando técnicas e interpretações miraculosas de erudito q vc nunca vai usar... Agora tem coisas q são utéis, não adianta nada estudar por si só e não aprender coisas q são muito mais importantes... conheço um iniciante q pensa q sabe muito e quando ele toca o som dele é péssimo, não tem feeling... De que adianta ele saber os acordes todos q ele sabe? Eu toco em igreja tb e concordo q há coisas mais diretamente importantes pra vc aprender no momento, mas tocar com banda é bem mais do que saber como formar os acordes... Agora se vc já toca algum instrmento além do teclado, ignora o q eu disse, pq aí a realidade é outra...
    Abraços e desculpa o desabafo aí.

    Loues
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Diego de Abreu

    Bom, o pessoal fala e eu repito: se tu tiver a oportunidade de estudar com um professor bom (tempo e dinheiro também xP), aproveite ela ao máximo, que vais aprender muito mais. Muita coisa, principalmente teoria, tu pode correr atrás por conta própria e aprender bastante; muita coisa vem da própria intuição, também.

    Mas, teoria e musicalidade não são suficientes se você não tem um meio pelo qual se expressar. Precisa da prática, precisa fazer barulho, fazer o som que queres fazer... e pra isso na maioria das vezes é bom ter fluência em algum instrumento (teclado, no teu caso).

    Aí que entra o professor. Ele deve conhecer bem o instrumento, vai te mostrar muitas possibilidades que tu nem imaginava, vai te ensinar a praticar corretamente, sem vícios que atrapalhem a execução ou resultem em lesões futuras. Também vai te dar dicas sobre digitação, postura e posição dos dedos, sempre te dando um Norte para tu seguir...

    É uma oportunidade para crescer muito mais, não jogue ela fora, que pode te fazer falta no futuro... e não esqueça, professor bom...


    ThiagoMafra
    +1!

    Diego de Abreu
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ThiagoMafra
    relaxa eu nao disse em nenhum momento q o forum substituiria um professor estou perguntando a opinião de quem conhece para saber o que vou fazer, e sim... visto a opinião de muitos vou sim procurar um bom professor, para aprender, afinal ninguem nasce sabendo... e sozinho nao se chega a lugar nenhum...

    Eu só sai da aula pq vi q aquilo nao supriria minhas necesidades o que adianta eu saber ler a partitura de cabo a rabo sendo q em uma banda vou tocar em cifras e nao vou usar pra nada? (A nao ser q tenha 2 teclados o que nao é o caso). Entao acho q o aluno tem sim o direito de sugerir o que ele precisa depois de aprendido isso da sequencia nos "metodos"... vou ficar 2 anos na teoria pra depois aprender o que preciso? nao faz sentido né... Isso é minha opinião apenas. Fico agradecido pela ajuda.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu pesquisei e vi q se toca na mao esquerda acorde oitavado
    pode ser, dependo do estilo da música, tem música que passa bem com uma nota só na esquerda

    na mao direita, acordes na 1ª inversão...
    Ou eu mesclo todos os acordes nas inversões mais proximas...?

    mescla, quanto a começar com qual inversão, também depende do arranjo, do timbre...

    as vezes um C tocado como Dó mi sol, no centro do teclado soa bem, com strings, mas na hora de colocar um orgão soa melhor tocando como mi-sol-dó mais acima, ou vice-versa

    ---------------------
    quanto ao lance de professor cada um tem seu método, alguns professores são iguais ao "Mestre Miyagi" começam o ensino por um caminho que não tem nada a ver para chegar ao resultado que se espera, outros são picareta mesmo e você tem que mudar de professor

    ---------------------
    que adianta eu saber ler a partitura de cabo a rabo sendo q em uma banda vou tocar em cifras e nao vou usar pra nada?
    depende da banda, hoje você pode ter uma que só toca por cifras e se diverte tocando em aniversario e festas de colegio um repertorio de 16 músicas, depois pode aparecer uma banda de baile com mais de 100 músicas e não tem cifra que vai te fazer lembrar de certos solos que faz 5 meses que você não toca

    amanhã você entrar em uma banda mais profissa que resolve fazer o cover de alguem, então o guitarrista te fala "eu tenho o songbook" tá tudo escrito lá a parte do teclado tá facinho,.. é só ler, ou alguem te chamar pra gravar algo em estudio e te comenta, é só ir lá e tocar, o arranjador já fez a partitura
    ai tu perde o trampo, o contato, a banda, a grana, o prestigio, o tesão, outros tampos, outras bandas.....

    dgsoul
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    fernando tecladista
    amanhã você entrar em uma banda mais profissa que resolve fazer o cover de alguem, então o guitarrista te fala "eu tenho o songbook" tá tudo escrito lá a parte do teclado tá facinho,.. é só ler, ou alguem te chamar pra gravar algo em estudio e te comenta, é só ir lá e tocar, o arranjador já fez a partitura
    ai tu perde o trampo, o contato, a banda, a grana, o prestigio, o tesão, outros tampos, outras bandas.....



    Matou a Pau!!!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    o que adianta eu saber ler a partitura de cabo a rabo sendo q em uma banda vou tocar em cifras e nao vou usar pra nada?

    Depende do que você vai tocar. Pq pra tocar cantor cristão, hcc e harpa só com 500 anos de igreja pra saber tudo de cor. E mais. Um cara que é um bom leitor de partitura e entende a idéia da coisa coordena muito melhor algumas coisas q o cara q não lê vai conseguir tb mas com muito mais dificuldade.

    o aluno tem sim o direito de sugerir o que ele precisa

    até aí eu concordo, só q vc se contradisse, pq se vc está sugerindo não significa q o professor tem q fazer o q vc disse.

    vou ficar 2 anos na teoria pra depois aprender o que preciso? nao faz sentido né.

    Um cara que tenha estudado 2 anos de teoria bem estudado toca praticamente qualquer coisa a nível de igreja (excluindo é claro as coisas de nível mais avançado) E pelo que eu sei a galera que começa do zero por aqui só entra no ritmo mesmo depois de uns dois anos de prática no mínimo.

    Se vc encontrou um cara q realmente não entendia as suas necessidades, troque de professor. Pra entender o q estou falando eu faço uma comparação: desde quando quem dá diagnóstico é o paciente e não o médico ?

    Se vc quiser tentar ir sozinho vai fundo dou maior força, mas não se iluda é o caminho mais difícil.

    Abrçs.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ah e pra ninguém falar que eu não respondi o tópico aí vai:

    O que ajuda bastante nisso é treinar mais encadeamentos. Tipo, pega algumas das músicas que vc costuma tocar e tenta fazer o acorde seguinte sempre com a inversão q seja mais fácil pra vc alcançar o próximo acorde. Sempre mantendo o baixo na mão esquerda. Não ponha quinta no baixo quando o baixo for invertido!!! O som que dá é estranho.

    Depois comece, ao invés de fazer a inversão mais confortável, fazer a inversão que se encaixe melhor com a melodia. Com o tempo isso vai te imergir na coisa.

    Abrçs.

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: marcusVinicius
    · votar


    fernando tecladista

    Muito bom!


    ThiagoMafra

    Um cara que tenha estudado 2 anos de teoria bem estudado toca praticamente qualquer coisa a nível de igreja (excluindo é claro as coisas de nível mais avançado) E pelo que eu sei a galera que começa do zero por aqui só entra no ritmo mesmo depois de uns dois anos de prática no mínimo.

    A idéia é essa mesmo: 2, 3 anos aprendendo, formando uma base sólida.

    Então um dia você vai automaticamente começar a fazer diferente, a cortar caminho e finalmente vai ignorar tudo que aprendeu para então criar coisas novas - feito, você está pronto.


    Diego de Abreu

    Se você não toca nenhum instrumento, ter aulas e fazer um método até o fim são itens fundamentais.

    dgsoul
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    marcusVinicius
    Então um dia você vai automaticamente começar a fazer diferente, a cortar caminho e finalmente vai ignorar tudo que aprendeu para então criar coisas novas(!?) - feito, você está pronto.


    Pronto pra ser taxado de otário pelos outros que estudaram 2, 3 anos e que hoje criam coisas novas a partir daquilo que aprenderam durante todos esses anos de estudo.

    Já fazem mais de 6 anos que eu toco e tudo o que eu criei de novo em minha execuções, cadências, arranjos, harmonias e tudo mais, as desenvolvi com base naquilo que aprendi. É lógico que a maioria das coisas que faço hoje estão mais condicionadas ou são instintivamente executadas do que a 6 anos atrás, mas discordo que temos que ignorar tudo aquilo que aprendemos para poder criar coisas novas, exerguei uma contradição ai porque vc mesmo diz que precisamos formar uma base sólida (se é sólida é algo que deve perdurar por muito tempo).

    Acredito que é essa "base sólida" que irá nos ajudar a desenvolver coisas novas, mas jogar fora tudo isso para criar coisas novas...acho que não é por ai...

    Agora concordo com vc quando diz que para tocar algo é preciso fazer aulas até o final do método, mas tbm depende e muito do interesse do aluno em aprender ( e entender o trabalho do profissional, porque existe professor picareta, mas tbm existe aluno que só porque descobriu o "C" no teclado já acha que já pode sair tocando a 9ª do Beto e se não conseguir na 1ª aula a culpa é do professor que é um idiota....)


    Ai, desabafei!!!

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    dgsoul

    Opa, me expressei mal!

    Não é jogar fora... um exemplo talvez ajude: o cara aprende um arranjo de tal música com um acorde tipo do/mi/sol... um belo dia ele - sem pensar, sem querer, por instinto - troca para sol/do/mi ou segura lá embaixo um do e na mão direita mete pinçado do e sol... sabe, começa a viajar, sair dos trilhos.

    Não vai esquecer tudo como... onde está tal nota mesmo? É usar esta base técnica para poder ter um discernimento entre quando é interessante tocar dentro dos trilhos ou tentar viajar e sair fora.

    dgsoul
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    marcusVinicius

    Não vai esquecer tudo como... onde está tal nota mesmo? É usar esta base técnica para poder ter um discernimento entre quando é interessante tocar dentro dos trilhos ou tentar viajar e sair fora.

    Ai sim, agora deu pra entender!!!

    Nisso eu concordo com vc, realmente a pessoa vai sair do arroz e feijão e vai começar a experimentar outras comidas, isso realmente acontece (digo tbm que depende muuuuito do músico: se não for preguisoso, se gosta de arriscar algumas coisas).

    Não usa a cifra a partir do segundo ensaio da banda, sabe todas as execuções ao ponto de olhar só de relance na Partitura, tocar de ouvido já vira hábito, identificar as lógicas cadênciais harmonicas de uma música é moleza, enfim tudo isso acaba acontecendo (o indivíduo dependendo de sua realidade musical acaba condicionando esses tipos de coisas).


    Como isso deixa de ser uma preocupação sobra neorônios para a criatividade!!!

    =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes mao direita