Autor |
Mensagem |
Delvo Veterano |
# fev/13 · Editado por: Delvo
Bom, pessoal, o motivo deste tópico é o meu grande interesse em pegar um desses teclados, PA 500 ou PA 600. O preço do PA 500 está convidativo, parece que baixou bastante. Incluí o PA 600 porque acredito que em breve fique só ele. Meu maior interesse está nele, mas como ainda não tem nas lojas vou me contentando em conhecer o PA 500, pois devem ser iguais ou bem parecidos na parte operacional.
O problema é que chego na loja e não consigo testar quase nada, pela falta de conhecimento do equipamento. O vendedor, pelo menos nas lojas onde passei, não sabe explicar, nem basicamente. Por isso estou recorrendo a este Fórum. Com arranjadores de outras marcas nunca tive problemas. Assim que comprar o meu prometo que estarei por aqui ajudando, trocando idéias ........(e tambem pedindo ajuda..........).
Depois que conseguir informações e tiver o mínimo conhecimento voltarei à loja para testar. Não tenho Manual em Português e neste momento inicial não iria ajudar, pois lá na loja quebramos a cabeça com o manual da loja e pouco conseguimos.
1: não conseguimos criar um registro de memória para ser acessado diretamente no botão Performance (suponho que seja semelhante aos botões de registro do PSR, mas posso estar enganado).
2: os 4 OTS de timbres são configuráveis, como no caso do BK5?
3: sei que toca midi, mas toca tambem no formato kar? No PSR não toca este formato. No BK5 toca.
4: estou preparando no computador um cartão SD com algumas midis e ritmos para testar no teclado da loja, qual formatação devo utilizar?
|
Mauro Candido Veterano |
# fev/13 · Editado por: Mauro Candido
· votar
1 - no canto direito no alto do painel tem um ícone que vc aperta e ele te dá a opção de salvar a perfomance, sendo que no PA600 são mais de 300 opções, a coisa é super fácil de fazer. 2 - as 4 OTS são configuráveis bem como as do songbook. 3 - o sequencer toca mid, karaokê e mp3. 4 - o cartão tem que ser formatado no teclado, sendo que ritmos só toca os formatos korg.
A única vantagem do 500 sobre o 600, é que no 500 tem 2 sequencers independentes, no resto o 600 é melhor em tudo. Tem PA 600 na teclacenter e na studio são joão.
|
Delvo Veterano |
# fev/13 · Editado por: Delvo
· votar
Mauro Candido Obrigado, amigo, pelas informações. Se eu conseguir testar as performances já ficarei feliz. Acho que minha maior dúvida é se os botões dos timbres (em cima deles está escrito Performances) são semelhantes as memorias de registro do PSR, onde apertando um dos 8 botões tenho acesso direto aos parametros que memorizei, por ex. ritmo, oitava, timbre etc.
Gostaria de saber, com mais detalhes, como memorizar e acessar no PA 500 diversos parametros ao mesmo tempo, como no PSR, quais procedimentos, quais botões, se esse acesso é direto etc.
Assim que conseguir entender irei a loja testar. Então é só aguardar a venda do PA 600 aqui em Campinas. Não vejo a hora.. ..........meu primeiro Korg.......heheheheheheh
|
Mauro Candido Veterano |
# fev/13
· votar
essa dúvida é simples, vc pega o ritmo que vai usar, o timbre, faz as alterações como volume, efeitos, alteração dos timbres do ritmo, velocidade, clica no painel na flexinha que tem no alto a direita, aí ele te dá a opção de salvar perfomance, sendo que vc escolhe em qual banco vai salvar (piano, piano elétrico, órgão, etc) e em qual das 8 posições que cada página oferece bem como o nome que vc vai dar a perfomance. Aí toda vez que vc ligar o teclado é só escolher a perfomance que vc quer usar, igual nos PSR, sendo que vc também pode fazer a mesma coisa no modo songbook. vc também pode habilitar as performance para trocar apenas timbres, sem alterar os ritmos.
|
Delvo Veterano |
# fev/13
· votar
Mauro Candido Muito valiosas as suas informações. Poderia me dizer se no Pa500 tem alguma trave de proteção ou alguma configuração para ser removida ou habilitada antes de começar a "fuçar"?
|
Mauro Candido Veterano |
# fev/13
· votar
Delvo No caso dos ritmos tem um ícone que vc aperta e volta as configurações de fábrica. E nos timbres também se vc fizer alguma coisa errada, vc pode resetar só as perfomances e volta tudo como era de fábrica.
|
Delvo Veterano |
# fev/13 · Editado por: Delvo
· votar
Mauro Candido Obrigado pela ajuda. Fui hoje à loja para testar, infelizmente, não tinha mais para demonstração. Amanhã e a semana que vem continuarei procurando aqui em Campinas. Assim que conseguir postarei o resultado. Mas, desde já afirmo que será pura opinião pessoal. Qualquer interessado deve testar e tirar suas próprias conclusões. Os timbres e ritmos do PA 500 eu já testei. De uma maneira geral, agradaram-me. Só não gostei do Piano.
|
Mauro Candido Veterano |
# fev/13
· votar
O problema do piano acústico foi resolvido no PA3x e PA600.
|
Delvo Veterano |
# fev/13 · Editado por: Delvo
· votar
Finalmente tive oportunidade de testar o PA 600. Passei 4 horas com ele na loja de São Paulo e mais 3 horas na loja de Campinas. Fui muito bem atendido pelos vendedores. Em Campinas, pelo João, vendedor nota 10, de extrema simpatia, educação e dedicação. Sou considerado CLIENTÃO, na loja onde ele trabalha. Só compro lá, há muitos anos, desde que a loja inaugurou. Expliquei que de Korg nada entendia. Eles se prontificaram a me ajudar e realmente tiveram muita paciencia e me ajudaram muito. A eles o meu muito obrigado. Por enquanto estou satisfeito com os testes. Mas pretendo continuar explorando e conhecendo esse maravilhoso teclado.
1ª consideração: Bom, nem precisa dizer que é um teclado dedicado a profissionais avançados e que exige conhecimentos tecnicos para poder usufruir de seu um milhão de recursos. Só tenho condições de dar opiniões muito básicas. Opiniões mais avançadas só com os profissionais da area.
2ª Para um usuário comum, é indicado?
Sinceramente, não vejo nenhum problema. Não é muito caro. Muito facil de operar, muito amigável, se não quiser se aprofundar tudo bem, tudo nele é bom, vai tocar perfeitamente. Depois vai se aprofundando e explorando seus recursos, não deve ser bicho de sete cabeças. Isto se quiser e tiver vontade. Quantos milhares de tecladistas não sabem nem o que é uma sintese auditiva e tocam maravilhosamente bem. O importante é testar diversas vezes para saber se gosta dos ritmos, timbres e parte operacional.
3ª Operacionalidade: ao contrário do que eu pensava, pelo menos basicamente, é um teclado muito facil e agradavel de se manusear. O que mais se utiliza está lá nos botões, no visor, muito bom, muito amigável, nada de ficar quebrando a cabeça.
4ª Baterias e acompanhamentos: são o máximo, não tem pra ninguém. São de peso, parecem reais. Como disse o amigo NEMESYS Também tive a mesma sensação quando testei o Korg PA-500. Um Ritmo e outro, navegabilidade pelo Display "Touch and view on screen". Acionava os botões das Fill in, as viradas transbordavam em volumes, criatividades e "fervorosidade". Até parecia que tinha um baterista ali dentro...
Ele se referiu ao PA 500, o PA 600 está melhor ainda.
5ª Qualidade dos ritmos: muito boa, muito peso, bastante variedade.
6ª Timbres: muito bem elaborados, de peso e qualidade. Podem ser sintetisados, e fazer ficarem portanto, do seu gosto, recurso que os arranjadores concorrentes não tem.
7ª Recurso extra: toca samples. Creio que no PA 500 não tenha este recurso
8ª Teclas: achei um pouco mais firmes e melhores que no PA-500.
9ª Detalhe: a fonte agora é interna, universal.
10ª Contras: nenhum
Para mim já está bom, já testei o que mais me interessou. Quando puder vou testar na caixa amplificadora e como memorizar e tocar as performances.
Por favor, usem as minhas considerações apenas para troca de opiniões ou para referencia, não se prendam a elas. Quem tiver interessado, leia mais, pesquise, teste diversas vezes igual eu estou fazendo, tire a sua propria conclusão.
|
epereirajle Veterano |
# fev/13
· votar
Olá Delvo,já comprou o PA600? Qual o melhor preço que achou? Estou vendo um para mim. Tive um PA500 até ano passado e apesar de fuçar, nunca consegui usar 30% do que ele permite. Hoje tenho um Tyros4 cujo som é maravilhoso (é realmente outro mundo, mas mais orientado para usar em casa na minha opinião), mas faltam os styles Korg, que são bem mais tipo banda ao vivo. Enfim achei na Teclcentar mas aumentaram para 5200, tinha visto a 4900 que é quanto desejo pagar.
|
kokada Veterano |
# fev/13 · Editado por: kokada
· votar
epereirajle Se for a vista, tá 4.900,00 na Playtech. Quando for vender o seu Tyros, fala comigo! rs
|
Delvo Veterano |
# fev/13 · Editado por: Delvo
· votar
epereirajle Ainda não comprei. O preço que achei foi o mesmo que o kokada passou acima. Por enquanto tem poucas lojas vendendo. Tenho a impressão que o preço deva baixar daqui um mes ou dois, quando já estiver normalizada a venda dele e tambem do S750-S950 que já estão entrando na briga. Mas vai lá saber.
|
NEMESYS Veterano |
# mar/13
· votar
Vou de KORG PA-600
|
Delvo Veterano |
# mar/13 · Editado por: Delvo
· votar
Muito bom esse video. Voce disse que parece que tem um baterista lá dentro. Mas, olhe bem: tem uma orquestra inteira ......hehehehehehehehe........
Se não der zica, amanhã, neste horário, já estarei com meu PA 600. Não vejo a hora.
|
NEMESYS Veterano |
# mar/13
· votar
Pois eh, É uma Banda inteira tocando ali dentro!!! E as baterias têm uma linha de destaque bem amplas nesses modelos!
Vou deixar o meu comprar em Setembro na Expomusic, daqui pra lá fico me divertindo com o Roland BK-5, que aliás tá muito bom e bombando de Ritmos bem elaborados!
|
Delvo Veterano |
# mar/13
· votar
Por questão de organização, achei melhor fechar este e continuar neste outro, mais específico.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/301940/
|