Conectando/configurando Korg PA900, PA600, PA300 ou Sinths ao Sonar

    Autor Mensagem
    jorget
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: jorget


    Existe uma técnica muito útil para quem tem esses teclados ou superiores (ou outras marcas ou SP, sinths, etc) e queira editar configurar midis mas especificamente e exclusivamente com os timbres do próprio teclado (não GM), ou seja, timbres da marca, esses internos e tocados, gravados e salvados/editados o Sonar (ou outro programa).

    A técnica é simples (ate eu a incluirei aqui caso algum dia a necessite ou esqueça), que se trata de uma técnica matemática, simples conta:

    Primeiro se deve ter em mãos a lista técnica dos timbres (se acha nos manuais, nos dados originais de fábrica), onde cada um na lista consta seu MSB, LSB e patch, que sem isso em mãos de cada timbre, fica impossível. Isso para cada timbre de cada pista que o midi tiver, de 1 a 16

    A regra/conta é simples pra se achar o número a ser inserido no banco do timbre no Sonar:

    Bank= MSB X 128 + LSB

    Exemplo num Pa900 que programei a pedidos o timbre "Grand Piano RX" :
    MSB = 121, LSB = 10, patch=0, Bank=121 X 128 + 0, Bank= 15498

    No Sonar em track/property/Bank se altera o valor pra esse número
    Em track/property/Patch se altera o valor para o numero do patch
    E se salva

    A vantagem é ter uma lista salva de midis com o timbre exato que se quer, das 16 pistas, pois há muitos casos de midis que sequer toca no teclado ou muitas vezes sai o timbre errado, como piano em todas as pistas, coisa que o Sonar por sí só ate muda isso e repara com seus 128 timbres, mas este não tem a lista dos timbres de cada marca/teclado e aí que entra justamente essa conta. Absoluta personalização do midi para esse teclado e não outro.

    Fiz esse teste em alguns teclados Roland e Korg e funcionou bem, ainda se podendo montar uma lista de midis adaptados a esse teclado (e trabalhoso mas vale a pena), aí tocando estes no teclado ou diretamente via Sonar-cabo-midi.

    Sobre tocar via cabo midi, vai depender do teclado, cabo e software pra ligar o Sonar ao teclado, cada marca mudado isso e ate alguns nem mesmo ter entrada de cabo midi, como o PA300 mas só via cabo USB e software (nos outros se tem in/out/midi).

    A beleza disso é se fugir a midis GM básicos e se aproveitar ao máximo o teclado, principalmente se tiver timbres sampleados de fábrica ou samples importados e se alocar eles dentro do comando midi, mas aí vai de cada marca e sua locação técnica no manual. Fiz o teste e foi o máximo ouvir midis com timbres internos sampleados

    jorget
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: jorget
    · votar


    OBS1: nunca fiz testes com samples carregados pois nunca tive o número/alocação deles (deve ser "user", mas ai, como achar......), mesmo assim só deve caber um único pois é impossível carregar mais que um simultaneamente na memória Ram.
    OBS2: é claro que cada marca e cada teclado tem seus próprios timbres GM mas sempre são os básicos da sua lista, e o interessante é usar os melhores, se podendo é claro no próprio teclado os alterar na hora de tocar, ou gravar, mas se leva muito tempo, isso ainda para cada pista e no Sonar é muito mais rápido, prático e técnico, além de edições com estes muito mais técnicas e precisas.

    tadeusamu
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ola pessoal gostaria de uma informação estou com um pa 600 há poucos dias não consegui identificar o SD não acho opção pra formatar nem aparece alguém poderia dar uma ajuda aí vlw abç....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conectando/configurando Korg PA900, PA600, PA300 ou Sinths ao Sonar