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ric10rj Veterano |
# jan/13 · Editado por: ric10rj
Boa tarde, eu criei um mapinha para improvisar em cima dos famosos tres acordes de Cantaloupe Island. Não é um mapa definitivo. Gostaria de ouvir a opinião dos colegas, podendo ser feita eventuais correções...
ACORDE F7 = FA SOL DO RE# escala normal = FA SOL LA SIb DO DO# RE# FA Escala 2 Fm = pensar dórico (escala de Eb maior) Eb = MIb FA SOL LAb SIb DO RE MIb
ACORDE Db 7/9 = REb FA SOL# SI escala normal = Reb MIb MI FA SOL# SI DO escala 2 Db7 = pensar Lidiob7 ( escala de Ab menor melódico) Abmm ascend = LAb SIb SI DO# RE# FA SOL LAb descend = LAb SIb SI DO# RE# MI FA# SOL#
ACORDE D7 = RE FA# LA DO escala normal = RE MI FA# SOL LA SI DO# escala 2 Dm7 = pensar Dórico ( escala de C maior )
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Edson Caetano Veterano
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# jan/13
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ric10rj Estou com falha mental de ir procurar, o que é Cantaloupe Island?? desculpe a ignorancia (modo ampliando meu mapa ON)
Mas analisando superficialmente o que vejo, são tons maiores modulando e tons menores, é isso ou estou viajando (modo 5 skol na cabeça ON)
E que bom, que mesmo desistindo dos controladores não desistiu do fórum, sempre é bom contar com colega tecladistas (modo seja bem vindo ON)
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soruji Veterano |
# jan/13
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Estou com falha mental de ir procurar, o que é Cantaloupe Island??
É um grande clássico do jazz norte-americano, de autoria do brilhante pianista/tecladista Herbie Hancock.
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kiki Moderador |
# jan/13
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ric10rj mas o primeiro acorde não é um Fm7? no primeiro acorde eu uso uma pentatônica de Fm, que é a base do tema [guitarrista detected]
alias, se quiser ouvir, fizemos uma JAM sobre essa musica, já há uns anos atras: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/232165/
o resultado nao ficou lá muito primoroso, mas foi divertida. por ser um tema de jazz, pedi que todos tocassem o tema uma vez antes de partir pro improviso.
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waltercruz Veterano |
# jan/13
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ric10rj Veterano |
# fev/13 · Editado por: ric10rj
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boa tarde, Kiki vc levantou uma questão boa sobre o primeiro acorde. No Cifra Club aparece o F7 (maior com sétima) mas as notas LAb e MIb não podem ficar de fora então Fm7 seria a meu ver o correto.
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tmurback Veterano |
# fev/13
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ric10rj Ow, véi... os acordes são: Fm7, Db7 e Dm7...
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ric10rj Veterano |
# fev/13
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Realmente Tmurback o último acorde tem uma som tenso não podia ser maior. Eu tenho que comprar um bom livro pq na internet tem muita coisa errada. Essa parte de usar dórico ou lídio que vou ter que estudar mais. Vejam se ficou legal agora...
ACORDE Fm7 = FA LAb DO MIb escala normal = FA SOL LAb SIb DO REb MIb pentatonica = FA LAb SIb DO MIb Escala 2 Fm = usar dórico (escala de Eb maior)
ACORDE Db7 = REb MI LAb SI escala normal = REb MIb MI SOLb LAb LA SI pentatonica = REb MI SOLb LAb SI escala 2 Db7 = usar Lidiob7 ( escala de Ab menor melódico)
ACORDE Dm7 = RE FA LA DO escala normal = RE MI FA SOL LA SIb DO pentatonica = RE FA SOL LA DO escala 2 Dm7 = usar Dórico ( escala de C maior )
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tmurback Veterano |
# fev/13
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ric10rj Só discordo do que você chamou de "escala normal" do Db7... de acordo com as escalas que você descreveu nos outros acordes, acho que você quis dizer o Db mixolídio, ou seja, a escala de Gb maior, que seria... REb, MIb, FA, SOLb, LAb, SIb, DOb (=si).
No mais, é por aí...
Lembrando que o improviso nessa música é muito livre... praticamente "vale tudo", desde que o músico consiga dar um sentido completo à sua idéia...
Artifícios legais são as escalas pentatônicas (do tom, 1/2 tom abaixo e 1/2 tom acima) e blue...
Também pode fazer os acordes como sendo alterados, ou seja, por exemplo, no lugar de Fm7, usar F7alt... escala de F# menor melódica...
E nos menores, pode-se usar também a sétima maior, por exemplo, no lugar de Fm7, usar Fm7+, com a escala de F menor melódica...
São algumas variações pra vc testar e se divertir.
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J.Dionatan Veterano |
# fev/13
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Tópico teórico é sempre MUITO BOM, mas agora são 04:53h e não vou conseguir raciocinar nadinha... depois volto aqui!
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ric10rj Veterano |
# fev/13
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Ok Tmurback sua dicas foram boas. Quando a gente emprega escalas normais nessa música algumas notas estão "fora" exemplo a nota LA no acorde Db7. Estou usando a escala de Eb para o acorde de Fm7 e a de Ab menor pro acorde Db7 e as respectivas pentatonicas. A pentatonica de Eb cai perfeitamente no acorde de Db7. O problema pra mim está sendo o ultimo acorde Dm7 em que a música dá uma espécie de reviravolta e ainda não consegui empregar uma boa escala...
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kiki Moderador |
# fev/13
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ric10rj esse ultimo acorde eu fazia como um Dm7/4 acho, eu montava no violao um acorde assim: ré-sol-dó-fá (peguei isso misturando uma partitura do solo com acordes da base, nem lembro mas se era isso que tava escrito, foi como eu decorei).
n pratica como harmoniza isso é esquisito, porque é um empilhamento de quartas. na pratica, eu acabava pescando (de ouvi mesmo) notas ao redor da pentatonica de fá menor, as vezes incluindo blue notes. (nao manjo de escalas)
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tmurback Veterano |
# fev/13
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ric10rj Cara, ainda não entendi o que você chama de "escala normal". Na escala de Db7 não tem lá natural não, hein? Como te falei, é Db7 mixolídio, ou seja, é a escala de Gb maior. É até mais comum usar Db7 mixolídio com 4#, ou seja, a escala de Ab menor melódica. Já no Dm7, usa a escala de C maior.
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ric10rj Veterano |
# fev/13 · Editado por: ric10rj
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Nota fora que eu quis dizer é que não soa bem para essa musica. No acorde de Db7 percebi qua a nota La(escala natural) não caiu bem e optei por usar a sequencia de notas da escala de Ab menor... No acorde Dm7 eu queria variar a escala de C maior com uma outra escala. Alguma sugestão?
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tmurback Veterano |
# fev/13
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ric10rj
O que eu falei acima sobre o Fm vale pro Dm.
Artifícios legais são as escalas pentatônicas (do tom, 1/2 tom abaixo e 1/2 tom acima) e blue...
Também pode fazer os acordes como sendo alterados, ou seja, por exemplo, no lugar de Fm7, usar F7alt... escala de F# menor melódica...
E nos menores, pode-se usar também a sétima maior, por exemplo, no lugar de Fm7, usar Fm7+, com a escala de F menor melódica...
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