Posso ligar mais de 1 instrumento num estabilizador ?

    Autor Mensagem
    soundsmix
    Veterano
    # jan/13


    Galera essa semana estava tocando na igreja e deu um queda de energia quase queimei o teclado ai mandaram eu compra um estabilizador ele é (115 de saida, entrada 115V- 220V, FUSÍVEL 3,6 A, potencia nominal 300VA) posso ligar um teclado(psr-e 433) uma guitarra e um baixo tudo nele? Tem algum problema ? Se esse não for o adequado mim digam suas especificações do estabilizador pra aguentar esses 3 instrumentos? ( Por favor é urgente)

    Rick Pac
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Cara , esqueça estabilizador que não serve para nada.
    O seu teclado não queimaria mas sim uma barata fonte de R$ 30
    Se tivesse um teclado que liga sem fontes, direto no AC eu recomendaria um short-break ( no break de pequena capacidade) baratinho.

    Mas esqueça qualquer coisa para amps

    Leia isto

    http://www.tecmundo.com.br/energia/10658-voce-sabia-que-usar-um-estabi lizador-nao-serve-para-nada-.htm

    Thallyz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Rick Pac

    Essa resposta foi muito útil pra mim. :-D

    Valeu! ! !

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    potencia nominal 300VA

    os meus são de 1KVA ou 2KVA

    esses de 300 é daqueles basicos de pc
    dá pra ligar talvez junto a pedaleira da guitarra ou outro teclado
    mas não liga ampli que pra isso esse é fraco

    eu já tenho opinião diferente
    eu uso sempre
    do que conversei sempre com tecnicos de eletrônica, eles comentaram de não ligar ampli nesse treco, ligar o ampli direto na tomada
    usar somente o estabilizador nos teclados

    se é bom ou ruim eu não sei, se serve ou não serve, mas nunca tive teclado com placa queimada, sempre levei os meus pra arrumar pra trocar contatos e borrachas, e sempre na assisntecia uma leva de teclados lá com placa queimada e o técnico comentando que brasileiro não usa estabilizador e que a rede eletrica no país é uma piada

    Gus79
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Concordo com o Fernando.

    Eu sempre usei estabilizador nos meus teclados e nunca tive um teclado queimado.

    Prefiro que queime o fusível do que o teclado, ou mesmo do que a fonte do teclado, quando é o caso.

    Portanto, seguirei usando sempre.

    catamilho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu uso estabilizador de 1kva e filtro de linha (de verdade) o estabilizador é nacional e o filtro importado.

    Acho uma dupla bacana, o filtro no estabilizador e a tralha toda ligada no filtro de linha.

    E olha que são dois amplificadores um pré, uma mesa, um gravador e um teclado.

    E em breve também um laptop.

    E na sala meu hometheatre esta com dois estabilizadores de 1kva.

    Tem tv, amplificador, receiver, sub ativo,pré e etc , e não reclamo não.

    Já tem seis anos que uso estabilizador pra quase tudo e nunca queimou nada, e os bichos trabalham, vive estalando corrigindo a corrente elétrica que aqui no meu prédio é uma bomba.

    Abraços a todos.

    Rick Pac
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Vocês leram o artigo que postei o link acima?
    Já conversei com um fera da área que falou a mesma coisa : establizador não serve para nada !

    soundsmix
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    esse fernando tecladista pareçe q sabe d+ de teclado e ele sempre usou estabilizador no teclado e nunca teve problema. Mais não descarto a opinião do Rick Pac .
    estou pensando em compra um filtro de linha e meu estabilizador. Acho q ficara seguro por enquanto ate compra um no-break. Por enquanto posso ligar o estabilizador direto no filtro de linha sem nenhum problema e preocupação?

    Gus79
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Rick Pac

    Você leu o artigo que você postou? ;)

    Taí um trecho.

    "Nós contatamos o professor do Departamento de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Eduardo Romaneli, doutor em Eletrônica de Potência, para trazer um parecer técnico ao artigo. Ele nos deu várias informações que comprovam a ineficácia dos estabilizadores em redes domésticas no Brasil.

    Segundo ele, atualmente, com o desenvolvimento de fontes de alimentação universais que atuam automaticamente em redes de 127 V ou 220 V, o uso de estabilizadores é desnecessário."


    O professor diz que os estabilizadores são desnecessários em equipamentos que têm fontes multivoltagem. Mas quais equipamentos têm essas fontes? Eu sei que meu JV-2080 tem, e sei também que meu Korg X3 e meu Kawai K4 não têm. Não sei em relação aos meus outros equipamentos, mas, por via das dúvidas, espeto tudo no estabilizador.

    A postagem do blog é tão tendenciosa, no sentido de querer causar espécie por dizer algo novo ("estabilizadores são inúteis"), que o autor do texto (não sei se por distração ou por má-fé) simplesmente ignorou a condição em que, segundo o professor, o estabilizador é inútil.

    Mas para nós, que usamos muitos equipamentos com fonte monovoltagem, os estabilizadores SÃO ÚTEIS.

    Gus79
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    soundsmix

    Sim, estabilizador e filtro de linha é melhor do que nada!

    Andei vendo o valor de um bom no-break, custa de 400 mangos pra cima. Preciso comprar um, mas não hoje. ;)

    soundsmix
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    vlw Gus79. Futuramente planejo compra um no-break + tbm não hoje. Acho q daqui pra la o filtro e o estabilizador vai quebra o galho.

    VLW ai a todos os posts ajudou muito.

    Berg Varela
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Também pretendo comprar um No-Break + tambem não hoje,aqui no Nordeste a energia é 220v e uso os estabilizadores mais para converter a energia pois meus teclados são 110v.

    Aqui sofro muito com a energia é com as caixas ativas,vou passar o som a tarde e estar tudo beleza,mas quando chega a noite e consumo do buffet aumenta,as caixas ativas perdem rendimento e só vai melhorar depois das 22:00h.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gus79
    Comprei um TS-Shara ups soho de 800va por 190,00 conto, suficiente para um set com dois teclados, modulo e notebook, e mais tranqüilamente, tem 6 tomadas

    Esta mesma empresa vende um no break linha ups mini de 500va por menos de 150 conto

    São muito mais confiáveis do que qualquer estabilizador ou filtro safado, porque a alimentação

    Prefiro ligar os demais equipamentos em uma régua com fusíveis, na minha rede devidamente aterrada do que enfiar nestes produtos de qualidade dúvidosa

    Estes estalos que ouvimos do estabilizador trabalhando, é ele ajustando a tensão e nos aparelhos de péssima qualidade envia picos de energia muito mais perigosos do que deixar direto na rede

    Gus79
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Tenho que fazer isso que você fez!

    Rick Pac
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gus79
    Lá está escrito : ]"O professor pondera também que estabilizadores não têm capacidade para atuar na qualidade da energia elétrica, por isso, as redes com altos níveis de poluição não têm suas tensões corrigidas (inclusive, há casos em que a qualidade do sinal entregue aos dispositivos eletrônicos é inferior ao da rede comercial).
    Romaneli afirma ainda que os melhores estabilizadores oferecem tempos de resposta em torno de 8,3 milissegundos, o que ainda é considerado muito alto. Esse tempo de resposta, quando muito alto, pode ser responsável por falhas de funcionamento em aparelhos sensíveis. Outro ponto negativo é a limitação do efeito de estabilização da tensão limitada a alguns patamares fixos.
    Dessa forma, fica claro que a real funcionalidade dos estabilizadores está muito aquém do que se espera de um dispositivo eletrônico de manutenção elétrica. Então surge outra dúvida na cabeça dos usuários: existe algo que possa ser utilizado para uma manutenção da tensão elétrica que seja realmente eficaz?

    Establizador ruim ( a maioria do mercado) é pior do que não se ter nada, posso te garantir.
    O melhor mesmo para energia elétrica com baixa qualidade é o uso de no-break online, que alimenta o equipamento sempre com a carga da bateria, bem mais caro.O no-break off-line é o que alimenta o equipamento com a energia da tomada, só acionando a bateria na falta de energia.
    Certa vez, na década de 90 num grande estúdio de SP onde eu trabalhava ( COMEP) , mesmo tendo sido reformado a malha elétrica , teve por 2 vezes a OTARI de 32 canais queimada. Sugeri que contratassem uma firma que avaliasse a qualidade da energia da Eletropaulo. Resultado : péssima ! Processaram e ganharam.

    Rick Pac
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Eis mais um post interessante :

    "O no-break geralmente protege o computador de 4 problemas diferentes:

    surtos de tensão e "spikes" - quando a tensão na linha é maior do que deveria;
    afundamento de tensão - quando a tensão na linha é menor do que deveria;
    interrupção no fornecimento - quando a linha cai ou um fusível queima em algum lugar do sistema ou do prédio;
    alterações de freqüência - quando a tensão varia a uma freqüência diferente de 60 Hertz.

    Existem dois sistemas em uso hoje: o no-break off-line e o online. O no-break off-line usa a energia da tomada para alimentar o computador até que um problema na rede seja detectado. Neste momento, ele rapidamente liga um inversor de corrente e passa a alimentar o computador com a bateria interna do no-break (veja Como funcionam as baterias e baterias para mais informações). O inversor de corrente transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada de 120 volts a 60 Hertz.

    No no-break online, o computador é sempre alimentado pela bateria e ela é recarregada constantemente. Você pode facilmente construir um no-break online usando um carregador de bateria grande, uma bateria e um inversor de corrente. O carregador de bateria produz uma corrente contínua, que o inversor transforma em corrente alternada de 120 volts o tempo todo. Se o fornecimento de energia cair, a bateria alimenta o inversor. No no-break online o tempo de troca para a alimentação por bateria é nulo. Esta é uma fonte de energia bem estável.

    Os sistemas de no-break off-line são mais comuns para residências e pequenas empresas porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online fornecem corrente estável e extremamente limpa, então tendem a ser usados em servidores e para aplicações críticas."


    soundsmix
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: soundsmix
    · votar


    posso ligar o filtro de linha numa extensão pq o cabo do filtro de linha é curto 1,2m mais os equips fica uns 2 a 3 m da tomada. Posso ligar o filtro de linha na extensão sem problema ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    soundsmix
    Vocë não está ligando um ferro de passar ou chuveiro aí, pode ligar tranquilo seus equipos

    Mas tenha em mente que seu filtro de linha, provavelmente é só uma extensão com um fúsivel, se o outro cabo chega, tire este filtro de linha do sistema, é mais conexoes para criar resistencia e oder falhar

    soundsmix
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano vlw pela resposta ajudou bastante !!

    catamilho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu sempre vejo que tem muita gente postando pela net (não estou me referindo a este fórum) coisas contra e a favor de se usar estabilizador.

    Eu tenho a anos, e antes sempre queimava uma memoria ou um hd ia pro espaço na época que não usava nada.

    Quando passei a usar
    estabilizador parou de dar problema, depois aderi ao filtro de linha entre o estabilizador e os aparelhos.

    Tenho visto que agora aumentou muito a propaganda de que o bom é no-break e que estabilizador não resolve.

    Eu não tenho coragem de desligar meus estabilizadores.

    E o filtro de linha que uso tem vários componentes eletrônicos dentro, acho que o nome correto é condicionador de energia, e estou chamando de filtro de linha, sei que depois da moda de se falar mal dos estabilizadores reforcei com o condicionador trabalhando junto.

    Esta coisa é fogo rs.

    Sempre teremos medo da nossa energia suja.

    Abraços a todos.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    no-break também não é qualquer um
    li que tem algo como
    off line e on line

    não lembro os termos tecnicos mas o on line é algo como que vai carregando a energia nova que entra enquanto se usa a que estava armazenada, esse não dá nenhum pipoco e claro que é o mais caro e que resolve

    o off line ele tem a bateria carregada, mas fica lá quieta, na falta de energia ele faz o chaveamento para a bateria, coisa bem rápida, mas já é algo que pode dar zica dependendo do tipo de equipamento sensível a energia

    claudio shalon
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    um estabilizador de boa qualidade corrige a variação de tensão na rede e isso protege sim todo e qualquer equipamento eletrônico é claro que existe umas fontes de alimentação de alguns aparelhos hoje que são estabilizadas, são dotadas de diodos zenner dentro delas e esses componentes tem a mesma função de um estabilizador manter a tensão sempre no mesmo nível 127 ou 220v só que quanto melhor for a rede menos esses componentes trabalham sendo bom assim um estabilizador em lugares onde a rede elétrica é ruim ou seja em todo brasil, fora isso esses componentes não tem preparo para suportar variações muito abruptas de tensão podendo repassar ao aparelho essa variação palavra de eletricista e técnico em eletrônica industrial

    Rick Pac
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    claudio shalon
    Falou o especialista.

    Mas Cláudio , quanto custa um BOM estabilizador ? deve ser mais caro do que estes da Casa e Vídeo , não?rs

    JeanCarlo
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Negocio era arranjar um desses online... Eu estava tocando em um casamento e a energia oscilou. Detalhe: era controlador mais notebook, estava tocando a marcha nupcial , a noiva estava entrando e, se o controlador desligasse, eu teria que reiniciar todo o sistema, fazendo a noiva entrar no silencio... Desde esse dia eu toco com medo:-(

    soundsmix
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: soundsmix
    · votar


    kkkkkkkkkkkkkkk JeanCarlo foi osso essa kkkkkkkkkk.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso ligar mais de 1 instrumento num estabilizador ?