Como ligar o NP30 ao MM6 via midi?

    Autor Mensagem
    rick.sam
    Veterano
    # jan/13


    Gostaria de saber, se é possível ligar o NP31 ( piaggero ) ou MM6 e utilizar os sons do MM6 nas 76 teclas semi pesadas do piaggero?

    Como farei para escolher o som no piaggero sendo que o piagero não possui botões numérico? É possível escolher o som no próprio MM6 e tocar com este som no NP-31?

    É possível escolher um som do MM6 para tocar no NP-31 e outro no MM6? ou ambos teclados ficarão no mesmo canal? (exemplo colocar um violão no NP-31 e uma flauta no MM6)

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rick.sam
    Normal, cabo midi din simples no Out do NP31 e a outra ponta no IN do MM6

    Tudo que você selecionar ou fazer no MM6 o NP vai tocar

    E para fechar, sim é possível mandar dois canais um para cada key

    claudio shalon
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    uma vez li no fcc algo sobre tocar com um mm6 mais um teclado como se fosse dois mm6, eis a questão toco em um psr 423 e estou para comprar um juno di tem como eu ligar o psr no juno para tocar como se fosse dois juno di

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cada um em um canal Midi, ok, 2 mm6, com polifonia dividida, claro, e somente um timbre por teclado ( nada de modo combi, ele tem isso? Nao me lembro...)

    claudio shalon
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ??? continuo na dúvida da pra ligar o psr 423 no juno di e tocar como se fosse dois juno di tipo controlar o juno com o psr e tocar no juno normalmente ao mesmo tempo

    Thallyz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    claudio shalon

    O Yamaha PSR E-423 NÃO TEM saída MIDI. Portanto, não tem como controlar outro instrumento ! ! !

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    claudio shalon
    Thallyz
    Corrigindo...

    O PSR423 tem MIDI mas é uma conexão MIDI USB to HOST, permite conexao direta a um computador ou computadores que aceitem isso como o nosso Kronos, sim, um 423 controla na hora um Kronos Hehe

    Mas esta economia nos conectores restringe legal a gama de equipamentos como a do colega, mas nem tudo esta perdido

    Com este produto ou qualquer outro similar
    http://www.synthtopia.com/content/2011/07/15/kenton-intros-usb-to-midi -interface-eliminates-need-for-computer/
    Você conecta qualquer teclado com USB MIDI to Host a qualquer teclado com Midi DIN

    Então a resposta é positiva, um Juno Di pode ser controlado por um PSR, mas, um problema, a interface necessária é muito difícil de achar e se achar vai custar caro, este aparelho custa em média 150 dolares o que daria aqui, se fosse pelo ebay algo como uns 500 reais, e para este teclado nao vale a pena

    Mas pesquisa esta peça talvez encontre similares mais em conta ( eu só achei outros ainda mais caros )

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Creio que seja possivel não somente tocar o mesmo som em ambos, mas escolher um som através do NP 30, esse som sair do MM6 (é claro) e você mechendo no MM6 usar outro som.

    Ex:
    :: NP 30 mandar mensagens MIDI e escolher um som de Grand Piano.
    :: MM6 escolher um som interno seu, um Strings.

    Thallyz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Aproveitei esse tópico e fui na Igreja buscar um PSR E-413 que também tem USB to HOST e o liguei no KRONOS.
    Não consegui fazer NADA em relação a MIDI. Nem com o manual.

    Aproveitando a deixa, como eu não entendo quase nada em relação ao protocolo MIDI;
    Tendo em vista que até agora não achei aqui no cifraclub questões que REALMENTE ensinam sobre esse protocolo;
    Também não achei nenhum tutorial ou manual prático (teórico já vi aos montes);

    Alguém poderia gentilmente trazer à luz questões como essa???

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Thallyz
    É complicado, porque apesar de ser um protocolo universal cada fabricante em sua OS define como funciona...

    No caso do K consegui com todos os teclados que já tentei funcionar seja pelo USB to host, seja pelo Din convencional, talvez no modo global esteja alguma coisa desabilitada, confere lá (mas que que tu vai querer ligando um 413 no Kronos )

    Normalmente a operação padrão, era simplesmente espetar o cabo USB no K que automaticamente ele já estará sendo controlado, estranho nãomestá funcionado com você

    Thallyz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    O que eu quero é testar na prática o protocolo MIDI! ! !
    Por exemplo. No modo COMBI o TIMBRE 1 no canal 1 e TMBRE 2 no canal 2. Esses canais (16) só consigo executar os programs quando estão no 1. Então usaria os outros 15 pra configurar outro dispositivo, certo?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Thallyz
    Certíssimo, mas o 413 é muito limitado para aprender isso... Mas primeiro tenta descobrir como liberar o midi, as vezes é alguma função dentro dele, vou procurar para você

    Thallyz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Valeu irmão.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Thallyz
    Não esqueci de você não hehe

    Então, pelo que eu entendi, para habilitar o PSR403 da igreja a controlar o Kronos você deve fazer um pequen ajuste, como consta na página 87 do manual

    http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/english/port/psre403_en_om.pdf

    Aperte a tecla FUNCTION, e mova o dial até KEYBOARD OUT aí basta habilitar, tira do off e virar para ON

    Segue plugando no Kronos e veja se automaticamente apertando qualquer tecla no psr aciona os sons no K

    Ok, acredito que deve funcionar

    Bons sons bro

    Thallyz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Tinha feito EXATAMENTE como você citou. Mas não adiantou nada. Se der certo eu posto aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ligar o NP30 ao MM6 via midi?