Como ligar o axiom 61 2g no RD700GX via MIDI?

    Autor Mensagem
    pinton
    Veterano
    # set/11


    Olá pessoal! Comprei um axiom 61 2g pra controlar VST´s, mas também quero usá-lo de vez em quando pra ligar via MIDI no meu RD700gx. A idéia é usar alguns synths e órgãos do RD no axiom só na hora de alguns solos, quando eu não estiver com pc na área...então, mas o lance é que só estou conseguindo acessar no RD os famosos 127 sons basicos general midi (GM)..os sons do RD mesmo eu não consigo acessar...como eu faço? sou novo nessa área, peço ajuda da galera ai..grande abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    no manual de instruções do RD deve ter algo chamado Control Change (CC), o seu axion deve mandar essa msg também para que vc possa controlar os outros sons. Leia no axiom como modificar o CC e no manual do RD quais os valores de CC para ter o som q vc quer.
    Leia o manual dos dois equipamentos que ficará mais claro para vc.

    pinton
    Veterano
    # set/11
    · votar


    já li o manual mas não tá dando certo...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    o MIDI é um padrão de comunicação ... se não está dando certo é pq não está certo ... leia e interprete o que deve ser feito, pelas orientações dos manuais tem que dar certo.

    pinton
    Veterano
    # set/11
    · votar


    o manual do RD700 tá muito resumido nessa parte, e o do axiom eu não estou entendendo mto bem...mas agora depois muito tentar consegui acessar os dados fazendo mudanças no MSB e LSB...porém não está 100% ainda, tenho q programar melhor...

    expedifer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ligar um fraquinho num bom? É brincadeira? Ligar um axion de 61 teclas e fraco num P.. RD700GX de 88 teclas-pesadas? Só pode ser brincadeira ou não entende de teclas! Eu jogaria fora esse "brinquedo" (perto do RD) e usaria o RD pra controlar VSTs. Putz!

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ligar um fraquinho num bom? É brincadeira? Ligar um axion de 61 teclas e fraco num P.. RD700GX de 88 teclas-pesadas?

    ao vivo dá pra deixa o RD com piano e o Axion com algum timbre de solo

    Gus79
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Desculpa, mas quem nao entende de teclas e' quem falou que "quem liga um fraquinho num bom nao entende de teclas".

    Tocar orgao, strings ou lead em teclas pesadas, ninguem merece.

    (Assim como ninguem merece esse papo de vst, mas e' outra historia).

    Faz todo sentido sim ligar um controlador se teclas leves para controlar certos timbres de um stage piano de teclas pesadas. Basta ser capaz de pensar um pouco pra perceber isso.

    O maior sinal da ignorancia e' chamar o outro de ignorante, nao tendo capacidade de entender o que o outro esta fazendo...

    pinton
    Veterano
    # set/11
    · votar


    é meu irmao

    pinton
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    set/11

    é expedifer, se vc não entende do assunto, fica quietinho aí cara..valeu pela explicação ai Gus79, bom que não perdi meu tempo explicando pra esse animal ai...voltando ao assunto do tópico, quem puder ajudar e me explicar aí..vlw.

    silvG8
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gus79
    Por*a, tenho nem o que acrescentar... hehehh.

    pinton
    Isso você acha no manual, mas vou dar um copiar/colar aqui para você.

    Pag. 140 manual em inglês:
    Setting the Channels
    Set the RD-700GX's receive channel to match the external MIDI device's transmit channel. For instructions on setting the RD-700GX's Receive channel, refer to "Setting the Receive Channel (Receive Channel)" (p. 127).
    When both channels are matched, playing the external MIDI device produces sounds from the RD-700GX's sound generator.

    Selecting RD-700GX Sounds from an External MIDI Device
    Transmitting Bank Select (Controller Number 0, 32) and Program Change messages from the external MIDI device to the RD-700GX allows you to switch Setups and Tones.

    Espero que isso ajude. Qualquer coisa eu traduzo para você.

    Valeu!

    pinton
    Veterano
    # set/11 · Editado por: pinton
    · votar


    silvG8:

    Obrigado pelas dicas. Eu tenho o manual em portugues e olhei exatamente nessas páginas. Vc tem o RD700gx tb?Eu vou no EDIT MENU --> 6. Part Parameter e escolho o receive channel (1-16)..porém isso não está influenciando em nada os sons que o axiom controla. Até agora o que consegui foi acessar um banco MSB/LSB/Program específico..mas o canal que eu escolho no axiom pra fazer isso não está importando.

    Hj a noite vou tentar acessar a mudança de SETUPS pelo axiom..se eu conseguir fazer isso nem tento fazer mais nada...Se vc olhar na própria pag. 140 fala sobre isso. Tem que escolher banco MSB 085 e LSB 0, progamas variam de 1-100 (que são os setups do RD).

    Na pagina 110 fala sobre SETUP Ctrl Ch, fica no EDIT MENU 0. System..

    O grande lance nessa história toda é que não estou descobrindo como sincronizar os canais 1-16 do axiom com os do RD....vou postando aqui à medida que eu for evoluindo no assunto.

    Obrigado!

    silvG8
    Veterano
    # set/11
    · votar


    pinton
    De nada! Estamos aí para ajudar. Eu não tenho o RD não, foi um momento de bondade, baixei o manual aqui rapidinho e fui pelo índice.

    Essas dificuldades são normais da primeira vez, depois vai fácil. Tive algumas dificuldades ao começar a trabalhar com MIDI também (que não foi a muito tempo!). Precisando de ajuda é só perguntar!

    Valeu!

    pinton
    Veterano
    # set/11
    · votar


    valeu silvG8! é realmente uma linguagem nova para mim..qdo eu comprei o controlador eu já sabia que ia passar por isso..hehehe...mas faz parte e depois que adquirimos o conhecimento fica mais fácil.abs.

    pinton
    Veterano
    # set/11 · Editado por: pinton
    · votar


    Tô pensando em fazer esse curso ai --> www.homestudio.com.br
    o que vocês acham?

    essa dúvida me levou a querer aprender muitas outras coisas que estou precisando...abs.

    silvG8
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Você encontra tudo isso gratuitamente na internet, não te aconselho a fazer, a não ser que você não esteja afim de procurar essas informações. Eu particularmente prefiro procurar as informações do que pega-las prontas como em uma aula. O aprendizado é muito melhor!

    Valeu!

    pinton
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tô ligado, vou pensar melhor a respeito, e mais pra frente eu tomo a decisão..

    agora eu consegui acessar todos os timbres do meu RD700gx com o axiom 612g!!!porém tem um detalhe crucial --> eu salvo as programações nos patches do axiom e fica tudo beleza...mas, quando eu desligo os dois aparelhos e ligo de novo...toda minha programação foi pro espaço!..e aí o que faço neste caso.

    silvG8
    Veterano
    # set/11
    · votar


    pinton
    Cara, isso aí vai precisar de ver o manual dos 2 equipamentos... realmente vai ser difícil de te responder especificamente o que é. Imagino que se o objetivo é salvar os timbres do RD700GX editados pelo Axiom, você vai ter que usar o WRITE do próprio RD. Se for para salvar as configurações MIDI, etc. tente o manual do controlador.

    Valeu!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    silvG8, pinton

    metendo o bedelho ... eu iria direto para a memorização dos parâmetros direto no Axiom pois é ele que envia o sinal para o RD e este último apenas interpreta o sinal recebido.

    pinton
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu estou memorizando todos os parâmetros no axiom, eles ficam salvos...porém quando mudo de um patch para outro ou desligo o instrumento ele não mais acessa os sons...aí se eu entrar no patch e alterar para os mesmos parametros e salvar de novo, funciona...nao sei pq isso.

    Gus79
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Talvez o axiom nao tenha memoria permanente... Ou talvez eu possa estar falando besteira.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bixo .. veja se não tem algum recurso "memory store" ... qqer controlador tem como memorizar os presets .. não é possível q este não tenha.

    pinton
    Veterano
    # set/11 · Editado por: pinton
    · votar


    pois então eu memorizei os presets...quando desligo e ligo de novo está lá, certinho. o problema é que ele não acessa os sons que estava acessando antes...muito estranho..postei um tópico no fórum oficial da m-audio pra ver se acho a resposta, segue abaixo o texto em inglês:

    Hello,

    I´m using my Axiom 61 2g for controling some sounds (organs, synths,..) in my Roland RD700gx digital piano, at live performances.
    I can save all configurations messages of MSB/LSB/program banks at any of the 20 patches in Axiom, and it´s everything ok.
    However, when I turn off the equipment and recall the patch, it doesn´t work.
    Settings are the same, but they do not access the RD sounds like before.

    What is happening? Can you help me?


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ligar o axiom 61 2g no RD700GX via MIDI?