Novo Roland RD-64 Digital Piano

Autor Mensagem
Rick Pac
Veterano
# jan/13 · Editado por: Rick Pac


Este novo piano digital da Roland tem características muito interessantes : apenas 61 teclas com peso de piano, excelentes (poucos)sons de piano acústico. elétrico, órgãos, clavinetes, etc, mas com bons recursos de controlador, inclusive dos especiais recursos dos timbres usando a tecnologia SUPERNATURAL existente nos módulos INTEGRA-7 e Jupiter 50 / 80. O preço em algumas lojas dos EUA está na faixa de U$ 1000. Então acredito que chegue aqui no Brasil entre R$ 4.500-5.500
Especificações :
64 keys (Ivory Feel-G keyboard with Escapement)
Touch Sensitivity
Key Touch: 5 types
Sound Generator
Sound Generators
SuperNATURAL Piano SuperNATURAL (E.Piano) Virtual Tone Wheel Organ
Max. Polyphony
128 voices
Tones
12 Tones
Master Tuning
415.3 to 466.2 Hz (adjustable in increments of 0.1 Hz)
Transpose
Key Transpose: -6 to +5 (in semitones)
Effects
EFX 1, EFX 2, REVERB
Equalizer
2-band Digital Equalizer
Other
Controllers
MASTER VOLUME knob EQ Hi knob EQ Low knob Pitch Bend/Modulation lever D-BEAM controller
Buttons
[A.PIANO] button [E.PIANO] button [CLAV] button [ORGAN] button [Tone Variation 1-3] buttons [Function] button [SuperNATURAL] button [Octave +/-] buttons [Transpose] button [EFX 1, 2] buttons [REVERB] button
Switch
[POWER] switch
Display
Power indicator LED Octave indicator LED
Connectors
DAMPER Pedal jack: 1/4-inch TRS phone type FC1, FC2 Pedal jacks: 1/4-inch TRS phone type MIDI OUT connector USB COMPUTER port: USB Type B OUTPUT jacks (L/MONO, R): 1/4-inch phone type INPUT jacks (L, R): RCA Phono type PHONES jack: Stereo 1/4-inch phone type DC IN jack
Power Supply
AC adaptor
Power Consumption
4 W
Accessories
Owner's Manual AC adaptor Power cord (for AC adaptor) Damper pedal
Options (sold separately)
Headphones Keyboard Stand: KS-18Z, KS-12 Pedal Unit: RPU-3 Damper Pedal: DP-10 Pedal Switch: DP-2 Expression Pedal: EV-5, EV-7
Size and Weight
1114 mm x 273 mm x 116 mm
Weight 12.8 kg


Rick Pac
Veterano
# jan/13
· votar




pernalonga_uftm
Veterano
# jan/13
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=8cKTuLFkR18

Rick Pac
Veterano
# jan/13
· votar


pernalonga_uftm
O demonstrador deste vídeo está fazendo cover do Lula?

viktor 999
Veterano
# jan/13
· votar


O demonstrador deste vídeo está fazendo cover do Lula?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mestre Duarte
Veterano
# jan/13
· votar


Achei interessante a proposta da Roland em desenvolver um piano de palco com 64 teclas, pois conheço tecladistas que preferem evitar a gama dos graves ao tocarem com banda, dizem eles que interfere na performance criativa do contrabaixista.
Guardada as devidas multiplicidades técnico-operacionais no universo da música, arrisco dizer que se trata de um instrumento para quem trabalha em função da harmonia, o que não impossibilita peritaxes e frases, ou mesmo aqueles populares baixos oitavados. Porém, se o músico precisar de uma performance exoestrutural ativa (bem mais ampla), vai literalmente passar por alguns apertos, hehehe.
Além disso, considero o distanciamento de mãos um quesito de relevância, pois quanto mais afastadas as mãos estiverem, mais a ideia de acompanhamento se define. Numa interpretação solo, isso faz toda a diferença.

Não o encontrei no site da Roland Brasil, infelizmente.

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/13
· votar


Bah, a Thorman em Portugual tá prometendo ele pra 1° de abril, estou ansioso pq ele resolvo algumas demandas minhas!

André Luiz Keys
Veterano
# mar/13
· votar


Mestre Duarte

Deve chegar nos próximos meses aqui no Brasil.

Artref
Veterano
# mar/13
· votar


Gostei.

Mas eu gostaria muito mais e compraria no primeiro lote se não houvessem esses botões ao lado pra aumentar o tamanho do teclado e se tivesse um pouquinho mais de som e recurso. Pô, pelo menos uns 64 sons focados em piano e ep, com o básico do restante, e com possibilidade de um layerzinho pelo menos.

Na verdade eu queria que ele fosse o RD300NX com 64 teclas e a carcaça menorzinha. Aí eu daria pulos. Mesmo assim, acho que será um produto interessante.

soruji
Veterano
# mar/13
· votar


Eu quero um desses. =D

Artref
Veterano
# mar/13 · Editado por: Artref
· votar


2hit combo do fórum, editado.

Artref
Veterano
# mar/13 · Editado por: Artref
· votar


Amigos, perdoem-me por ser coveiro, mas eu estava pensando nesse teclado e estou empolgado. Tenho sofrido bastante com a falta de controle nas teclas do meu M50; parece que realmente consigo cada vez menos me controlar em teclas de synth. Aí vi esse produto...O mecanismo Ivory Feel G é bem aceitável, a Roland costuma fazer bem a parte de expressão, e o teclado tem tamanho de synth de 61 teclas.

Eu estava pensando no set RD64 + Sonic Cell, acho que eu teria um negócio muito bacana pra tocar por aí, onde eu também poderia disparar waves. Estou torcendo pra ele chegar por 3k ou menos, que seria o justo e foi o que eu calculei aqui vendo o preço em dólar pela net. 3k dele + 2k do Sonic Cell e eu tenho algo mais barato que meu RD300NX e muito mais prático de se transportar, embora fique limitado nas teclas e etc.

Tá bom, parei de divagar. Só estava pensando e achei a proposta uma bola muito dentro da Roland. Vamos ver o preço!

masterpro
Veterano
# jun/13
· votar


Dando um up aqui...
Realmente ele chegou num preço aceitável, mas tenho minhas dúvidas...
O mecanismo de teclas realmente tem peso de piano ou trabalham como as de um P95 por exemplo? que são teclas dinâmicas, porém um tanto longe de um P155 ou CP33...
Só pra constar, nunca trabalhei com esse tipo de mecanismos nos Roland's, por isso a dúvida, apenas testei uma vez o RD700NX, mas por alguns minutos apenas...inclusive o mecanismo era bem bacana.

Outra coisa é o seguinte, lógico que a diferença entre os produtos em alguns quesitos são gritantes, mas enfim, estou remando para um Nord Electro 4HP, que segue de alguma forma a mesma proposta, piano compacto, com timbres de qualidade voltado mais para instrumentos mecanicos...Porém a diferença de preço em média entre os 2, gira em torno dos 5 mil reais...mesmo sabendo de toda a qualidade da Nord e tudo mais, o que seria mais negócio, economizar esse valor todo para um Nord, ou seguir a idéia do nosso amigo Artref e investir por exemplo num RD64+Sonic Cell ou afim?
Minha necessidade é de um teclado compacto e leve com teclas pesadas, pianos elétricos e acústicos de qualidade, e a opção de layer cairia bem para um piano/pad por exemplo...mas não vou morrer se não tiver...é isso, obrigado desde já.

Synth-Men
Veterano
# jun/13
· votar


Olha o preço do RD-64

Felipe Vianna
Veterano
# jun/13
· votar


Um RD64 está R$ 3.500,00. O Nord 4HP, R$ 12.800,00. Não tem como comparar, são dois universos totalmente distintos de teclados, quase R$ 10.000,00 de diferença entre eles. Só com a diferença, dá pra comprar um RD64 e um top (Jupiter 80, Motif XF, S90, Kronos, M3, PC3) ou um piano digital (RD 700NX, CP1, etc.).

Eu tenho um FP-4F, que possui o mesmo mecanismo de teclas (Ivory Feel G) e ele é bastante razoável (estudei piano), o peso das teclas é muito bom, a única coisa que eu acho que poderia ser melhor é o "rebote" delas (ele demora um pouco, para fazer passagens mais rápidas ou tremolo, é um pouco complicado, tem que se acostumar). Elas são beeeeem melhores que a do P-95, que de pesadas não tem nada.

Acho que dentro da sua proposta (teclado compacto e leve com teclas pesadas), creio que o RD64 seja a melhor opção, na faixa de preço. Aliás, desconheço outro teclado nessa faixa de preço com timbres e teclas pesadas (ainda mais nessa qualidade do Ivory feel G). Recentemente comprei um MicroSTATION que tem me atendido muito bem. Se fosse hoje, apesar do RD64 ser bem mais caro que o Micro (paguei R$ 2.100,00), eu teria ficado balançado entre o Micro, o RD64 e o VR09 (pendendo mais para esse último).

Artref, eu acho que o set RD64 + Sonic Cell é de respeito, ainda mais se expandir o Sonic com as placas SRX. Teria a qualidade SuperNATURAL dos timbres do RD com a variedade e qualidade dos outros do Sonic.

Artref
Veterano
# jun/13
· votar


Eu estou pensando seriamente em pegar esse set ou algo parecido. Meu RD300NX mal sai de casa, por causa do trabalho que dá pra carregar, ainda mais agora que descobri uma hérnia de disco, hehe.

masterpro, as teclas do RD64, que são as mesmas do RD300NX que eu tenho aqui, acho bem legais. Não são tops, mas são ótimas, bem melhores que as teclas dos P-95, P-105, na minha opinião.

TheRover
Veterano
# jun/13
· votar


Artref
O ponto fraco dos pianos de entrada da Yamaha são as teclas mesmo. Eu odiava Privia, mas to seriamente pensando em adquirir um por causa das teclas. Roland sem sombra de dúvida é bem melhor, mas você paga muito mais por isso também.

Rick Pac
Veterano
# jun/13 · Editado por: Rick Pac
· votar


Artref
Você também com hérnia de disco? hoje eu padeço sob Pôncio Pilates 3 x por semana. Melhora muito quando não se está na crise, fortalecendo as musculaturas.
Os teclados da Yamaha GHS tem um problema : sáo frágeis quando submetidos a esforços laterais , tipo glissando. Portanto não recomendado para a galera do rock e dos discípulos da Tio Amélia , que é aquele jeito que se toca alternando um compasso da música e arpejo d região média à aguda, ascendente e descendente, o que eu chamo de "soltar o passarinho". O Pedrinho Mattar era mestre nisso entre outros das antigas.

masterpro
Veterano
# jun/13 · Editado por: masterpro
· votar


Felipe Vianna
Um RD64 está R$ 3.500,00. O Nord 4HP, R$ 12.800,00.

Realmente, por isso perguntei, porque pra haver uma diferença dessas($$), deveria ter algum elemento que justificasse, coisa que não encontrei, pelo menos não para haver um desequilibrio tao grande...

Artref
as teclas do RD64, que são as mesmas do RD300NX

Então realmente começou a ficar interessante...acho que pela primeira vez em muitos anos vejo lançarem um teclado com recursos bacanas a um preço "decente"...apesar de eu achar que poderia ter alguns recursos bonus como a opção pra fazer layers, talvez alguns timbres a mais para cada grupo, e se aquele painel de botões não fosse na lateral, porque aquilo encomprida o teclado chegando a praticamente a medida de um 6/8, quando poderia ter sido feito na parte superior para poupar medidas que realmente podem atrapalhar,( acho mais importante um teclado curto do que um teclado largo) e reforçar a idéia de um "piano compacto"...mas é minha opinião...

Rick Pac
Artref
Você também com hérnia de disco?


Suspeito de uma também (meu velho QS8 foi o pesadelo da minha coluna na pré adolescência), e aliás falando em enfermidade, estou quase um mês de molho por conta de uma tendinite...fica a dica, corrijam suas posturas do punho ao tocar, tinha mania de tocar com o punho inclinado, e pronto, ta aí o preço...

Bom minhas duvidas foram de certa forma sanadas, agora só testando um pra ter uma conclusão concreta...Pelo jeito meu vermelhinho vai ter que esperar um pouco mais...

ThiagoMafra
Veterano
# jun/13 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


masterpro
Realmente, por isso perguntei, porque pra haver uma diferença dessas($$), deveria ter algum elemento que justificasse, coisa que não encontrei, pelo menos não para haver um desequilibrio tao grande...

Cara, na moral tu já teve um nord? Com os samples que o Nord 4HP aceita:os pianos f**** da nord, EPs mais f**** ainda e hammond monstruoso, os samples e tudo o que a clavia te disponibiliza no site... e como sempre os nords pesam menos: um nord de 73 teclas - 11kg, um roland de 61 - 12,8kg. Mais teclas e menos peso... Cara a nord cchega a ser ridícula!

testa um.

ferretti
Veterano
# jun/13
· votar


O preço nao é alto demais para um piano de 64 teclas?...Vale apena comprar um RD300SX que sao por menos..(usado)

Felipe Vianna
Veterano
# jun/13
· votar


masterpro
Realmente, por isso perguntei, porque pra haver uma diferença dessas($$), deveria ter algum elemento que justificasse, coisa que não encontrei, pelo menos não para haver um desequilibrio tao grande...

São dois mundos diferentes. É óbvio que o preço do Nord é altíssimo (ainda mais aqui no Brasil), mas existem argumentos para esse preço. Não tem como comparar os dois, tanto em termos de timbres como recursos, principalmente para uso em palco. O Nord vale quanto pesa. Só o fato de você poder descarregar bibliotecas diferentes, mudando completamente os sons do teclado no decorrer do tempo demonstra a superioridade do instrumento. A fama deles é justificada.


ferretti
O preço nao é alto demais para um piano de 64 teclas?...Vale apena comprar um RD300SX que sao por menos..(usado)
Depende, acho que possuem aplicações diferentes. O RD64 é mais voltado para aplicações com outros aparelhos, como controlador. Interação com IPAD, etc., tanto que possui poucos timbres internos. Ele também é menor e acho que mais leve. Possui timbres SuperNATURAL, que são impossíveis de obter com o RD300SX. Já o irmão mais velho possui as 88 teclas, com um mecanismo creio que inferior, mais timbres internos, mas com menos interação e sem os timbres SuperNATURAL. Não creio que sejam concorrentes tão diretos, visam consumidores diferentes. Não imagino alguém que queira um piano digital para palco indo atrás do RD64, assim como não vejo alguém querendo um teclado menor e mais leve, mas com bom mecanismo de teclas e interação com equipamentos externos (ou poucos timbres internos de qualidade).

masterpro
Veterano
# jun/13 · Editado por: masterpro
· votar


ThiagoMafra
Cara, na moral tu já teve um nord? Com os samples que o Nord 4HP aceita:os pianos f**** da nord, EPs mais f**** ainda e hammond monstruoso, os samples e tudo o que a clavia te disponibiliza no site... e como sempre os nords pesam menos: um nord de 73 teclas - 11kg, um roland de 61 - 12,8kg. Mais teclas e menos peso... Cara a nord cchega a ser ridícula!

Sim já toquei algumas vezes e a superioridade é imensa...talvez tenha me expressado mal quando disse que não achei argumentos que pudessem favorecer tanto o Nord...na verdade eu quis dizer mais em relação a minha necessidade...eu basicamente preciso de bons pianos acusticos e ep's, teclas de piano e um instrumento portátil...Com certeza de longe eu iria de Nord, eu só quis enfatizar o ponto de até onde pro meu caso, essa diferença de preço compensa ou não, porque de repente vou ter um motor de 600 cavalos, mas só vou usar 100 deles se é que me entende...como meu orçamento não ta aquelas coisas, então pensei no RD64 como uma opção pra me "quebrar o galho" até a coisa melhorar e eu passar pro Nord...se é que compensa fazer esse jogo...Na verdade to bem confuso não por nao saber qual é melhor, mas se faço ou não esse esquema de pegar um depois o outro...ou se espero e aguento tocando em pianos meia boca...

ThiagoMafra
Veterano
# jun/13
· votar


masterpro
Com certeza de longe eu iria de Nord, eu só quis enfatizar o ponto de até onde pro meu caso, essa diferença de preço compensa ou não, porque de repente vou ter um motor de 600 cavalos, mas só vou usar 100 deles se é que me entende...como meu orçamento não ta aquelas coisas, então pensei no RD64 como uma opção pra me "quebrar o galho" até a coisa melhorar e eu passar pro Nord...se é que compensa fazer esse jogo...

Cara, toco num stage classic há dois anos (só pra constar que ele não é meu, é da igreja) e não sinto falta de outra coisa. O classic só peca por não aceitar os samples não pianísticos... o que a partir do electro 3 já se resolve. Um problema fortíssimo nos nords é sim o preço, pois nem todo mundo tem a Possibilidade de se arriscar... repare: possibilidade, por que se pudesse parcelar, dentro das minhas condiçõe$$$$, iria de boa. O nord é um teclado pra vida toda, então, se a questão é ca$h, talvez com um nord electro 3HP usado seu problema se resolveria, embora tenha alguns nord electro 4HP por +ou-R$8.000, 00 no mercado livre, o que não distoa tanto dos R$3.500 do RD-64 quanto 13k...

masterpro
Veterano
# jun/13
· votar


ThiagoMafra

Cara, toco num stage classic há dois anos (só pra constar que ele não é meu, é da igreja) e não sinto falta de outra coisa. O classic só peca por não aceitar os samples não pianísticos... o que a partir do electro 3 já se resolve. Um problema fortíssimo nos nords é sim o preço, pois nem todo mundo tem a Possibilidade de se arriscar... repare: possibilidade, por que se pudesse parcelar, dentro das minhas condiçõe$$$$, iria de boa. O nord é um teclado pra vida toda, então, se a questão é ca$h, talvez com um nord electro 3HP usado seu problema se resolveria, embora tenha alguns nord electro 4HP por +ou-R$8.000, 00 no mercado livre, o que não distoa tanto dos R$3.500 do RD-64 quanto 13k...

Entendi...é realmente eu me decidi em dar uma segurada e partir pra um Electro 4HP, depois que me desfiz do meu M3, a intenção já era essa, mas daí acabei gastando um pouco ali, mais um pouco aqui...na verdade o único atrativo para mim do RD foi o timbre de piano que PELOS VÍDEOS me pareceram soar muito bem, e o fato de ter hammer action somado a praticidade* do instrumento *(que aliás é igual ou maior que o Electro 4HP que tem 6/8, por conta daquela "central de comando" na esquerda do instrumento)...só. O Nord me anima pelo fato de além de tudo, ainda aceitar timbres de uma especificidade enorme pela sample library, caso eu sentisse falta de algum...se o RD tivesse algo parecido acho que ficaria mais "atrativo"...mas ele me lembra mais um SP76, com alguns timbres bacanas, porém voltado para a função "controller" com um módulo ou vst's.
E sim, encontrei um cara que trás de fora e me consegue o 4HP por +- R$7500,00...aí fica legal...lembrando que eu também tinha duvidas em relação ao SV-1 da Korg, mas eu acho ele tão feio, aquela "bunda" redonda me deprime...rsrsrs e pelo preço que é praticamente o mesmo do 4HP, se torna inviável. (minha opnião)

ThiagoMafra
Veterano
# jun/13
· votar


masterpro
pelo que você falou é por aí mesmo, mas tenho alguns pontos em cima do que você falou:

encontrei um cara que trás de fora e me consegue o 4HP por +- R$7500,00...
Fantásico só toma cuidado com os riscos de trazer instrumento importado, por exemplo:
realmente eu me decidi em dar uma segurada
hoje o dolár tá assim e amanhã?

ainda aceitar timbres de uma especificidade enorme pela sample library, caso eu sentisse falta de algum...
Vai sentir falta sim dependendo do que você está acostumado a usar, por que o electro só tem sons pianos, EPs e hammonds. Ah e mais: o espaçoe para a sample Library não comporta uma multidão de timbres não, principalmente no electro. Tem timbre que nem cabe lá...

masterpro
Veterano
# jul/13
· votar


ThiagoMafra
Vai sentir falta sim dependendo do que você está acostumado a usar, por que o electro só tem sons pianos, EPs e hammonds. Ah e mais: o espaçoe para a sample Library não comporta uma multidão de timbres não, principalmente no electro. Tem timbre que nem cabe lá...

Ah quanto ao dólar é tranquilo, pois ele trouxe uma renca e garante que pelo menos esses que tem em estoque nao sofrerão alteração por conta do dólar...é torcer pra ele não vender o electro até eu compra-lo =p
E sim, na verdade não vou usar multidões de timbres, talvez um piano/pad que vi e achei interessante, até porque o electro não faz dual...e mais um ou outro pra casos especiais...Na verdade me desfiz do M3 exatamente porque tinha um workstation cheio de "guériguéri", e que não usava 5% de seu potencial, até porque nem tinha muita paciência de ficar horas editando timbres ou montando as combinations...
Até pensei no Stage, porém seria mais ou menos o mesmo caso...vou usar parte de synth pra que? seria um investimento numa coisa que não me serviria de nada, só pra brincar...

ThiagoMafra
Veterano
# jul/13 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Até pensei no Stage, porém seria mais ou menos o mesmo caso...vou usar parte de synth pra que? seria um investimento numa coisa que não me serviria de nada, só pra brincar...

e que brincadeira!!! a pressão daquela seção de synth no falante é do carai...

Cara a seção de synth do stage engana muito pra quem não conhece. Aquilo ali é um mini nord lead. É um synth analógiquinho...rssrsrsrs depois que começar a brincar com ela vc vai usar e muito. Os timbres clássicos estão todos ali e muito acessíveis e editáveis ao vivo. pra quem entende um pouco de synth é papo de sentar na loja e em 5min ir sintetizando colocando efeitos, filtros e tudo mais! sem nunca ter mexido num nord antes. Antes de recomendar o nord para a igreja eu fiz o teste: sentei num pc3x de primeira, num motif XS e acho que testei um fantom tb. cara, nenhum deles passou perto da praticidade do nord. e o poder de edição do nord não é baixo, mas a edição é edição e não aperfeiçoamento do som. tipo: vc tem um piano e não bom o suficiente vc dá uma editada... não o synth é pronto, o hammond é pronto, os pianos são prontos, no máximo vc se adequa ao ambiente... é até engraçado pq teve um lance desse de o synth do yamaha não fuir bem no templo por aqui já os timbres mais abertos do steinway e do boesendofer fluiram melhor, mas aí eu já tõ muando de assunto...

agora essa do electro não fazer dual eu não sabia...

masterpro
Veterano
# jul/13
· votar


ThiagoMafra

É, a seção synth dele é monstra, sou louco por ela porém como falei eu não toco muito com banda, mais solo, então synth pra mim é meio desnecessário (mas se vier amem rsrs). Quanto a praticidade, realmente o Nord quebra qualquer um no poder de edição...porque realmente me lembro do M3, você podia editar o timbre todo, mas ele não deixava de ser o mesmo timbre se é que me entende, como vc disse, vai aperfeiçoando, porém você percebe que aquilo é algo pronto editado, e não algo que editado fica pronto..kkkk acho que vc entendeu.
É, o electro não faz dual, e isso me doeu um pouco pois me faria bastante falta, mas como achei um piano/pad divino na sample library, então ja deu uma resolvida. Esses dias vi um bacana usando um electro com um sonic cell...mas o preço dos 2 da um stage, então achei meio palha isso...
Aonde fica sua igreja? Vai que um dia caio por aí, e já sei de quem vou pedir o teclado emprestado rsrsrs

mknopler
Veterano
# set/13
· votar


Gostei, seria interessante usá-lo controlando meu micro x.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland RD-64 Digital Piano