Como fazer um contrabaixo matador com o seu synth

Autor Mensagem
Casper
Veterano
# mar/13
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Caro Greenwood:

É "de verdade".

Synth-Men
Veterano
# out/14 · Editado por: Synth-Men
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Falta de sono é fogo...
Dia quente, condicionador de ar quebrado, quarto uma bagunça, sem janta, sexta feira dura no trabalho... HOJE É SABADOOOOOOOOOOO!

E a i galera! Beleza!

Fiz um Lead Bass, para passar o tempo. A intensão não era nem ressuscitar o tópico, mas ele ressuscita toda vez que a gente posta mesmo...


Bom... Trata-se do seguinte: Foi utilizado o VSTi TAL-Elek7ro. Ele é grátis, mas tem um bom suporte no site do desenvolvedor e um bom manual, que explica os detalhes de seu funcionamento.

Quem quiser saber depois dá uma olhada no site: http://kunz.corrupt.ch/products/tal-elek7ro


Aqui vai o primeira amostra: https://app.box.com/s/kx63fmc8aspu1eracpcs




Osciladores

Trata-se de a utilização de uma onda de pulso, uma dente de serra(afinado no intervalo de 5ª) e um sub-oscilador com a onda quadrada em volume moderado.

Modo: Monofonico
Portamento: Desligado
PW: 30%
FM: 0%


Filtro

Low Pass: 12 dB
Cut Off: 20%
Ressonance: 45%
KeyFollow: 20% para bass ou 45% para solos
Contour: 48%

Gráfico do envelope do filtro: https://app.box.com/s/8ntvtmvl071m4jfim988

Attack: 100%
Decay: 25%
Sustain: 68%
Realease: 33%


Amplificador:

Volume Geral: 60%
Osc 1: 47%
Osc 2: 57%
Osc 3: 39%
Afinação: sem intervalos


Gráfico do envelope do amplificador: https://app.box.com/s/kseppw1ze35jwkcw9zdv

Attack: 5%
Decay: 0%
Sustain: 55%
Realease: 45%


No amplificador ainda há um gerador de envelope designável contendo um Ataque, um Decaimento e um regulador da intensidade do uso das ações de A e D.

As ações de A e D podem ser designadas para 7 diferentes parâmetros. Podendo escolher apenas 1 dos 7.


A regulagem foi a seguinte:

Attack: 25%
Decay: 27%
Intensity: 45%
Direcionado: ao Oscilador 1

O que ocorre aqui é que o oscilador 2 está afinado em intervalo de 5ª e o oscilador 1 o intervalo fundamental.

Ao acionar a tecla, soa-se primeiro o som do oscilador 2 e depois o oscilador 1, fazendo um efeito semelhante ao da segunda voz de um cantor sertanejo de raiz, que começa acompanhar a primeira voz, alguns milionésimos de segundos depois.

Sendo que assim, soa-se primeiro a quinta e depois a fundamental.


Oscilação de Baixa Frequencia

Contem 2 LFO's que podem ser direcionados a 10 parâmetros, escolhendo apenas 1 por LFO, dando a possibilidade de escolher dois direcionamentos diferentes, um em cada LFO.

LFO 1

Wave: SINE
Rate: 13%
Intensity: 45%
Direcionado: ao cut-off
Sincronização: sincronizado com o Rate.

LFO 2

Wave: SINE
Rate: 20%
Intensity: 55%
Direcionado: ao PW1
Sincronização: sincronizado com o Rate.

Utilizando o Lead Bass: https://app.box.com/s/zciykym8ly1lo3mvstnd


Utilizando em um sequenciador: https://app.box.com/s/gb7f3ezxjdpe4i8f3xnp


Em resumo dos resultados:

- O uso do ataque ao filtro, junto ao LFO1 , causou um efeito de variação do grave para o agudo em todas as teclas, independente do uso do Keyfollow.

- Com o uso moderado do KeyFollow, o timbre se abre em todas as teclas, porém o Keyfollow mantem a sua atuação no grave e no agudo, independente do resultado inicial.

- O direcionamento do LFO2 ao parametro PW1, causou um efeito de pulsação peculiar, pois o cruzamento do pulso com o efeito sirene(devido a forma de onda escolhida) de forma moderada, junto a variação do grave para agudo, provocada pela ação do LFO1 no CUTOFF, causa alguns picos de volume interessantes no oscilador 1,


Estes efeitos, ocorrem independente de abrir ou fechar o filtro, abaixar ou aumentar o volume ou modificar a envoltória, sendo características da regulagem configurada.


Amostragem de resumo: https://app.box.com/s/wnbjjnbv0hpmpm0oji78

Greenwood
Veterano
# out/14
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Grande Synth-Men!!!

É por estas e outras que ainda vale à pena voltar aqui ao forum de quando em vez.
Parabéns pelo excelente timbre!
Obviamente tenho referências um pouco diferentes para um "contrabaixo matador". Acho que o seu timbre ficaria mais killer se oscilasse menos e "ardesse" mais.
Mas, sem dúvida, vc deu uma excelente aula!

Synth-Men
Veterano
# out/14
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Diz ai meu caro Greenwood!

Pois é... Usei e abusei do LFO e do Envelope de filtro aqui. Desse jeito um baixo fica apenas suspeito de assassinato, ainda não é um MATADOR!
kkkkkkkkkkkkkkk!

Na verdade da data da abertura do tópico até hoje, aprendi muitas coisas por aqui no fórum e com pesquisas externas.

Mudei até mesmo alguns conceitos meus, que eu não conseguia concretiza-los devido a falta total ou parcial de alguns conhecimentos e praticas.

Acho que quanto mais a gente compartilha e interage, melhor a gente se expressa. E não há nada melhor do que compartilhar algum conhecimento, no lugar onde se aprendeu.

silvG8
Veterano
# out/14
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Synth-Men
Interessante o som. Não ouvi todos os passos, mas gostei do resultado final.
O lance de um som como esse é usar para dar vida a algo mais sóbrio, provavelmente um baixo mais grave e que use apenas 1 oscilador. Fica bem legal esse tipo de mistura.

Vou tentar contribuir de forma semelhante aqui. Faz tempo que não produzo nada nesta direção. Talvez utilizar seu outro tópico! :)

Synth-Men
Veterano
# out/14
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silvG8

Bom dia meu caro

O TAL-Elek7ro é um synth-bass interessante, pelas possibilidades de edição e parâmetros que resultam numa timbragem aceitável e em alguns casos até peculiar.

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