Comecei a estudar teclado

    Autor Mensagem
    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/13


    Comecei ontem a estudar teclado, autodidata mesmo, só pelo meu conhecimento teórico consigo me guiar sozinho a principio, mas também não quero ir muito longe nele.
    E com isso minha irmã de apenas 4 anos se interessou muito e quer também aprender, a principio acho que estou apto a ensina-la, e fazer com que ela entre no universo da música com essa idade seria maravilhoso.
    as minhas dúvidas são:
    Quanto tempo diário é adequado para estudo prático? Treinei umas 2 horas seguidas ontem e meu punho começou a doer, não quero que teclado me prejudique como guitarrista. Então queria saber se tem um tempo adequado para os treinos práticos.

    Como devo ensinar uma criança?
    Essa é a grande dúvida, não sei até que ponto eu posso ir, como devo começar e quanto tempo diário pra ela praticar.

    Bom, é isso, acho que a pergunta do tempo diária é meio subjetiva, então qualquer dica é bem vinda.
    Falow

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    4 anos tem que fazer virar brincadeira, rotina vai fazer ela perder o interesse, meia hora algumas vezes por semana basta

    Pra você , teclado nao prejudica guitarra, e sim postura inadequada, pegue mais leve até pegar o jeito e estude o quanto der sem problemas

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano
    Beleza, valeu cara, acho vou procurar umas vídeo-aulas em relação a postura e técnicas, não quero fuder com meu pulso e pegar um tendinite.

    Artref
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Recomendo para você e sua irmã um bom professor de piano. Abraços e bons estudos!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Artref
    Pra ela futuramente talvez, pra mim não, até porque quero aprender o básico mesmo, pra dedilhar e fazer bases decentemente, não quero ser um super tecladista, meu instrumento é a guitarra mesmo.

    perkyba
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    O que machuca não é o tempo de prática e sim a prática com a posição incorreta. Mesmo que você não queira ser um tecladista, eu recomendo que procure alguém que toque corretamente para te ensinar ao menos a posição correta. A partir daí poderá evoluir até onde achar interessante.
    Abraços e boa prática!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    perkyba
    Valeu!

    tito lemos
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Artref
    perkyba

    Respeito e até concordo em parte com a opinião de vcs e de muitos outros em relação a procurar um professor, mas, sinceramente, tem tanta coisa boa na internet hj, professores que praticamente ensinam como se estivessem dando uma aula real, que não acho tão necessário, em certos casos, um professor. E essa coisa de ensinar posição, eh quase como precisar pegar na mão do cara pra que ele aprenda.

    soruji
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    cafe_com_leite

    Pra crianças existe um método chamado "Meu piano é divertido". Não sei ao certo o conteúdo dele, mas pode ser interessante dar uma pesquisada.

    Artref
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    mas, sinceramente, tem tanta coisa boa na internet hj

    Tem sim, mas algumas vantagens que vejo com um bom professor dando uma aula presencial:
    -Vai aprendar a posição correta de tocar, o que evitará futuros problemas com tensões e movimentos indesejados. Tensões prejudicam qualquer pessoa, e quanto menos houver, mais chance de tocar bem e continuar se desenvolvendo.
    -Vai aprender a de fato interpretar uma música, pensando em frases, condução de melodia, hierarquia de vozes, timbre, estilo, tipo de toque, etc, ao invés de simplesmente disparar notas sem pensar em nada como muitos fazem.
    -É muito mais fácil resolver um problema técnico com alguém te mostrando o caminho, ao invés de você ter que achar sozinho, o que pode nunca acontecer ou então pode fazer com que adquira algo (vício) que irá te prejudicar no futuro ou que não é a maneira mais eficiente.
    -Aprendizado e desenvolvimento muito, muito, muito mais rápido do que sozinho.

    Essas são as que eu lembrei. Tem muito mais. Quisera eu ter tido o professor que eu tenho hoje quando comecei. Ah, como minha vida seria melhor, rs.

    Só vendo e ouvindo o aluno tocar ali na sua frente pra saber o que está acontecendo com ele e poder trabalhar de acordo. Cada um tem suas facilidades e dificuldades e você precisa resolver os problemas do aluno. Essas aulas de internet são genéricas e não levam em consideração a individualidade.

    Sem falar que tem muita, muita, muita picaretagem, principalmente na parte técnica que é geralmente ignorada. Você não sabe se o cara que tá ali dando aula tem formação, não sabe se ele estudou, se tem base científica no que diz, não sabe se ele já não machucou vários alunos por não ter conhecimento para que o aluno aprenda a tocar de forma saudável, enfim. Tem gente que fala muito bem e é muito carismático, mas no fundo não tem a mínima preparação pra dar aulas. Ensinar algo tão complexo como música é uma grande responsabilidade, e se for mal feito pode fazer com que o aluno desista ou se machuque.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comecei a estudar teclado