Comecei as aulas!

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09


    Ae pessoal só comentando... comecei as aulas de música..

    Hoje foi aula teórica apenas... achei meio chatinha pois começou do básico e tal quais são as notas... clave de Sol clave de Fá.. divisões de tempo, pausas
    ..bem.. na verdade a aula foi o professor dar uma apostila e falou pra ir lendo e fazendo os exercícios das partes que já tenho conhecimento.. então vou esperar mais um pouco pra ver ser tem algum aprofundamento

    Mas uma "meio-decepção foi que eu perguntei pra ele sobre as auals de piano, e ele disse que é para piano popular.. .e eu estou querendo fazer o erudito aí que tenho uma pergunta.. será que um professor de piano popular pode, a pedido do aluno já que as aulas são particulares, também dar aulas de erudito?

    Ou ainda... o primeiro ano de estudo popular é parecido ou até mesmo igual a erudito ou vou apenas "perder meu tempo" fazendo 1 ano de piano popular?

    Artref
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah, man...sei lá...no seu caso eu tentaria já começar no erudito. Se você quer erudito, vai perder tempo sim.

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Henrique Leal
    será que um professor de piano popular pode, a pedido do aluno já que as aulas são particulares, também dar aulas de erudito?

    Ou ainda... o primeiro ano de estudo popular é parecido ou até mesmo igual a erudito ou vou apenas "perder meu tempo" fazendo 1 ano de piano popular?

    Acho que isso depende do professor, converse com ele. Meu professor, por exemplo, dá aula de piano erudito e popular. Ele me disse que passa um pouco da técnica do erudito pra quem faz popular e "obriga" o pessoal a aprender pelo menos umas músicas, assim como ele me fala das diferenças técnicas e me passa peças populares também. É importante não ter a mente fechada num único estilo.

    Não acho que seria perda de tempo fazer o popular... Mas se você quer erudito, talvez seja melhor você conversar antecipadamente com o professor e ver isso. Se você ficar pensando "poxa, não é isso que eu queria...", acho que não vai ser legal.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    valeu os comentários....

    Bem... na quarta terei aula prática... aí logo já converso com o professor....

    esqueci de citar que o primeiro mês já está pago então seja o que for o primeiro mês faço completo, mas sempre de olho nessa questão ... espero que não seja constrangedor falar isso para o professor.. "Ou faço erudito ou mês que vem to fora!!!"... acho que o professor até perde o interesse em dar boas aulas...

    hehe to brincando... lógico que não vou falar desse jeito... mas o sentido será o mesmo...

    difícil também vai ser achar prof. erudito na cidade caso ele não de esse tipo de aula

    Não acho que seria perda de tempo fazer o popular...
    nem eu necessariamente... mesmo fazendo o erudito iria fazer popular depois... mas meu objetivo inicial e concentrar-se em técnicas eruditas .. se tivesse como bancar aí fazia as duas em paralelo

    Sapopemba
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Estranho que o professor, dando aulas de popular e de erudito, não tenha lhe perguntado qual dos dois estilos você pretende aprender. O receio que eu teria é o de que ele, para não perder o aluno, diga que sabe ensinar piano erudito sem ter esssa qualificação. Por isso, se eu fosse você, relataria aqui no fórum as aulas com esse professor, para que o pessoal opinasse se elas correspondem ao programa tradicional de piano erudito ou se o professor está enrolando ou pulando passos importantes.

    Mas espero que tudo corra bem, claro.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Estranho que o professor, dando aulas de popular e de erudito, não tenha lhe perguntado qual dos dois estilos você pretende aprender.

    Acho que me entendeu errado...

    Eu ainda não tive aula com o professor, aliás, professorA de piano.

    O que acontece é que o professor de aula teórica disse que lá as aulas eram de popular, mas ainda não perguntei para a professora se ela dá aulas de erudito também; na verdade, estou apenas cogitando a possibilidade...

    Mas ainda assim tem um -1 a favor disso: o esquema lá da escola é de apostilas.. então provavelmente a apostila virá com o conteúdo para piano popular, mas também não sei até onde a professora vai se apegar à apostila....

    Ah.. e tem um adicional da escola... dizem que ao término do curso você já sai de lá com a carteira da OMB, mas creio que fazendo o erudito, com pouco tempo deve dar pra tirar (dizem, aqui mesmo no fórum, que o teste não é tão difícil)


    Bem... de qualquer maneira, amanhã vou ver o que acontecerá, aí faço algum comentário aqui!

    Valew galera!

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Henrique Leal
    O que acontece é que o professor de aula teórica disse que lá as aulas eram de popular
    Ahn, mas por que você não perguntou isso antes de se matricular? O_o É sempre bom pedir detalhes do curso, ver o programa e talz, pra saber se a escola oferece o que você quer.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah.. e tem um adicional da escola... dizem que ao término do curso você já sai de lá com a carteira da OMB, mas creio que fazendo o erudito, com pouco tempo deve dar pra tirar (dizem, aqui mesmo no fórum, que o teste não é tão difícil)

    o teste é ridículo. Bizarro mesmo. Qualquer um que sabia fazer uns 10 acordes diferentes e escalas passa na prova. Infelizmente.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o teste é ridículo. Bizarro mesmo. Qualquer um que sabia fazer uns 10 acordes diferentes e escalas passa na prova. Infelizmente.


    E paga quanto pra fazer esta prova?
    Paga antes ou depois da prova?

    pedro_tecla
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: pedro_tecla
    · votar


    henrique leal

    eu já passei pela mesma situação,1 ano de teoria,é chato mesmo,cansativo,ver que os dias passa é você na mesma aula sem tocar,fiz 1 ano é meio de conservatorio(outro negocio que aprendi pra caramba),é agora vou entrar na escola de musica de brasilia.

    bom eu fiz o curso é paguei 50 r$ na epóca pro maestro da minha igreja,ele trabalha com a policia militar! esse curso fiz no inicio de tudo,eu não conhecia nem a tecla dó do teclado!!

    mais é nesse caminho que você comerça,é eu sou grato a ele que me fez ler tablatura,cifra e partitura direito!!

    pedro_tecla
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    a enquanto o piano popular é o piano erudito,o que você quer tocar no futuro,eu estou fazendo oficina de teclado e piano popular,foi o que me escrevi na escola de musica de brasilia,já que tenho conservatorio de teclado!!

    eu não pagava por prova mais por mês!! falando nisso tenho que renovar minha carteira da OMB!!

    Lucka
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Lucka
    · votar


    O corretor ortográfico do Fórum informa:

    comerça = começar
    fiz o curso é paguei = e paguei
    os dias passa = os dias passam
    é você na mesma = e você na mesma
    é agora vou entar na aula = e agora vou entrar na aula

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Então pessoal.. cheguei há algumas horas e tirei umas dúvidas e tive minhas primeiras impressões:

    A professora só tem formação em popular, mas disse que pode auxiliar nas eruditas (já que partitura é universal mesmo)...

    Na minha opinião o que vai faltar é a técnica exgida para as peças eruditas, mas.. continuando..

    A professora parece ser boa, hoje foi só pra ter noção do que eu já sabia, como eu tocava, minhas dificuldades e tal... pediu para que eu tocasse qualquer coisa... aí fiquei meio em dúvida do que tocar... mas já que era qualquer coisa.. toquei algumas clássicas que toco (mais ou menos)... ela notou que meu foco era o clássico mesmo..

    Depois perguntou sobre acordes e tal.. o que eu sabia.. e falou para "improvisar" alguma coisa com acordes....

    depois dsso ela foi apra as partituras para ver o meu nível de leitura... e nem imaginava.. foi aí que o bixo pego... ela colocou as partituras e fui tocando mas beeem mal ehhehe... tenho sérios problemas em aplicar as divisões de tempo no teclado do piano e raciocinar a nota junto...

    nisso elafoi diminuindo as dificuldades das parturas até achar um nível em que desse para partir..

    Finalizando ela já deu umas aulas sobre "padrões rítmicos" com a mão esquerda, mas com leitura na clave de fá.. que tá bem deficiente...

    agora tenho umas músicas "pra tirar" (executar como na partitura)...

    Sobre o fato de ser piano popular... pro enquanto vai ser indiferente ao meu ver... gostei porque ela disse que vai dar uma puxada a mais para a mão esquerda e na leitura... isso acho que ajuda tanto no popular como no erudito... vou fazendo as aulas... acho que não é um estilo ruim não, mas em paralelo vou procurando professores de erudito na cidade... quem sabe com um esforço não dá pra fazer os dois ao mesmo tempo... veremos!...

    [post longo e altamente descritivo - mode off]


    pedro_tecla
    eu já passei pela mesma situação,1 ano de teoria,é chato mesmo,cansativo,ver que os dias passa é você na mesma aula sem tocar
    Nesse caso eu toco "junto", é teórica num dia e prática no outro... ainda bem.. deve ser chato mesmo só na teoria sem ir aplicando o conhecimento

    CheshireCat
    Ahn, mas por que você não perguntou isso antes de se matricular?

    Um motivo: "afobação", pressa para começar a estudar... acabei nem lembrando do básico... mas, sem problemas por enquanto, gostei da primeira aula.. quem sabe até não goste do popular...

    pedro_tecla
    não entendi o segundo post dá uma corrigida lá.... (principalmente nos "é" onde era pra ter "e"... isso realmente atrapalha a ler...

    liliane.coimbra
    uma passarinho me contou que é por varia dependendo do estado que você mora de 80 a 200 reais e que o pagamento é antecipado

    uffaa...

    "de endi!!!"

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Henrique Leal
    A professora só tem formação em popular, mas disse que pode auxiliar nas eruditas (já que partitura é universal mesmo)...
    Então, partitura é igual, fato... Mas o que pega, como você mesmo sabe, é a técnica e alguns outros pequenos detalhes que sua professora talvez não conheça, por não ter estudado música erudita. Por exemplo, a Musette do Bach... Tem muita gente que toca tudo ligado, mas meu professor me explicou que o estilo da época não era assim. Quando você faz um pequeno salto, você não liga as notas. E não tem a menor indicação disso na partitura, só conhecendo o estilo mesmo.

    Mas seria legal sim se você conseguisse fazer o erudito e o popular ao mesmo tempo. O popular tem coisas bacanas também. Por exemplo, eu não sou fluente em ler partituras cifradas e sou um fiasco completo pra improvisar hehe.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eu não sou fluente em ler partituras cifradas

    ha... eu já sou o contrário.. se tiver cifrado invento fácil algum arranjo, mas claro sem a técnica correta do piano popular

    E não tem a menor indicação disso na partitura, só conhecendo o estilo mesmo.

    é tem esses "detalhes" também.. bem.. mas na minha intenção de aprender o erudito é primordialmente a técnica.

    Quero ela para aplicar em outros estilos e basicamente para aplicar ao teclado e não necessariamente ao piano...

    ...coisas como: independência das mãos, velocidade, saltos (isso já vi que vou aprender no popular)...

    aliás falando das aulas...
    To apanhando para saltar (sem olhar as teclas) do sol(2) para si(2)+re(3).. preciso tirar o olho da partitura para fazer isso.. e junto com isso seguir a melodia para a mão direita (olhando para a partitura (exigencia da professora: "sem decorar... tocar e saber que o que está tocando está lá na partitura)

    ... tá meio dificil porque até hoje, sempre que toquei é porque eu decorava a partitura da melodia primeiro e geralmente seguia cifras alternando o olhar na mão e na folha.

    E para músicas com as 2 claves.. eu só toco a música inteira depois de decorá-la toda... muito difícil eu usar a partitura como auxiliar durante a música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comecei as aulas!