Formando uma banda

    Autor Mensagem
    Bagrito
    Veterano
    # jan/13


    estou formando uma banda na minha igreja, já tenho um tecladista, duas vozes femininas, um violonista e agora um baterista. Quero saber se assim já da pra começar, ou vamos precisar de mais integrantes? Qual instrumento vcs sugerem?

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    senti falta do baixista... mas como assim? querem começar uma banda mas nem sabem o que fazer? eu hein....

    Bagrito
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Slash_1989
    é que começamos a ensaiar ontem, mas no ensaio eu senti falta de alguma coisa, e é exatamente isso, um baixista, valew!! mas se no caso eu num tiver um baixista, posso fazer o baixo no teclado? fica legal?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Bagrito
    mas se no caso eu num tiver um baixista, posso fazer o baixo no teclado? fica legal?
    depende do tipo de som que voces querem tocar.

    pra rock pop em geral, se nao for the doors, quase tudo tem baixo.
    mas até dá pra se virar, o tecladista tem que ter jogo de cintura.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bagrito
    mas se no caso eu num tiver um baixista, posso fazer o baixo no teclado? fica legal?

    depende se vc quer fazer musica ou só pegar as cocotas crentes!

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cara, na minha primeira bandinha, ainda quando em tenra idade (tenra idade é coisa de velho), eu usei um CZ 101 da CASIO (hahaha) e fazia o baixo na mão. Mas é OSSO. O resultado é bom, mas bem aquém de um baixo real, mesmo considerando os instrumentos atuais ter bons baixos. Mas, sendo na igreja, um ambiente mais controlado, com muita reverberação, talvez isso seja até bom. Mas como a galera disse ai, o tecladista tem que ser muito bom pra ter bons resultados.

    Artref
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tá faltando o baixo, e por favor não façam o tecladista ficar imitando um contrabaixista, hahaha.

    Bagrito
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    o tipo de musica que vamos fazer é louvor e as vezes nas missas...no caso de não ter o baixista, a musica não ficou feia, ficou até bonitinha, é improprio que se toque sem ele?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Bagrito
    é improprio que se toque sem ele?
    nao é improprio, é que o som grave ajuda muito a dar a sustentação da harmonia. pra quem canta faz bastante diferença.

    se o tecladista souber usar os graves bem, ele pode suprir essa falta.
    mas vai ser diferente, nunca vai ser como ter um baixo.
    do mesmo modo que, dependendo do tipo de musica e arranjo, o teclado pode suprir a guitarra, mas vai ser diferente.

    Bagrito
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    entendi kiki, neste caso posso tocar tranquilo, a unica observação é que se tenha cuidado com o baixo do teclado pra não ficar muito diferente do original... mas podemos continuar com nossa banda, assim que tevermos um video vou postar pro ces ve...

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bagrito
    Não seria mais fácil tentar arranjar um baixista? Pelo que eu entendi vocês só tem um tecladista (você ) certo? Se for para você fazer o baixo no teclado, quem vai fazer os arranjos do teclado?

    Minha dica é encontre um baixista, não deve ser tão difícil assim, e ele vai fazer a função dele e deixar você exercer a sua como tecladista!

    JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Minha primeira banda era um violão velho, uma guitarra quebrada, uma flauta doce e um banquinho de plástico...

    Bagrito
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    muito bem... nós tinhamos um baterista, agora ele foi embora kkkkk (trágico) não sei se poderemos continuar... o teclado nosso é arranjador, será que podemos tocar com os arranjos do teclado e o violão?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pode tudo, nao existem regras, faça seu som, isso é o mais importante

    Esqueça as preocupações e manda bala, o mais díficil de achar é a voz e você já tem duas cantoras

    Bagrito
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    vlw Edson Caetano! no caso uma percussão com cajon dá pra substituir a bateria em partes... no caso do teclado e violão, quem faz as introduções? qq vcs sugerem?

    Zebrão
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Zebrão
    · votar


    ... mas podemos continuar com nossa banda...

    Se alguém falar que não, você vai desistir?

    ... nós tinhamos um baterista, agora ele foi embora kkkkk ...(trágico)

    Isso pode ser só o começo...

    Bagrito

    Minha opinião, é que antes de qualquer outro integrante uma banda precisa de um líder. Normalmente o líder tem alguma qualidade que o destaque - ou melhor musicalmente, ou mais organizado, ou mais carismático, ou tudo isso junto e etc - ele deve ter alguma qualidade que justifique a sua liderança, mas acima de tudo o líder deve ser o mais compromissado.

    Na igreja isso se amplifica, pois quem toca em banda de igreja não ganha dinheiro com isso, dificilmente vai ficar famoso, e vai ter talvez todos os aborrecimentos que uma banda normalmente causa, é músico que vai embora, é cara que não estuda, membro encrenqueiro hehe, falta de tempo pra ensaiar, falta de estrutura física etc.

    Mas então porque praticamente toda igreja tem uma banda? Por que quando você supera esses problemas é muito gratificante e realizador, pois envolve sua espiritualidade e o seu "hobby" predileto, sua espiritualidade pois acredito que foi em virtude disso que você foi parar na igreja, e a música é uma forma encantadora de se expressar, contagiando, transmitindo sentimentos de forma instantânea, o que no ambiente de uma uma igreja é unir o útil ao agradável.

    Uma formação mais tradicional de uma banda, é um baterista, um baixista, um guitarrista, um tecladista e um ou mais cantores, mas dificilmente se consegue esse grupo completo já de início. Então o que é realmente necessário pra iniciar? Essa pergunta é bem mais simples do que pode parecer, são três coisas, ritmo, harmonia e melodia, "simplesmente" isso. Uma pessoa com um violão faz isso tranquilamente; com a mão direita faz a batida (ritmo), esquerda faz os acordes (harmonia), e com a voz canta (melodia).

    Então pra que esse tanto de gente numa banda? Aí fica um pouco mais complexo, o baterista vai "marcar" o ritmo de forma bem mais "dançante" que a mão direita no violão, o baixista vai realçar a harmonia, o guitarrista vai "swingar" e/ou aumentar as possibilidades de timbres e possibilidades melódicas bem como o tecladista, dois ou vários cantores podem influenciar de forma muito positiva as possibilidades de timbres e harmonização de vozes reforçando a mensagem que se quer passar através da música, e o resultado disso tudo pode ficar bem melhor que uma só pessoa ao violão.

    Assiste esse vídeo abaixo, tem umas coisas interessantes que são ditas.


    *o texto tinha ficado meio condensado.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    , já tenho um tecladista, duas vozes femininas, um violonista e agora um baterista

    poe o violonista pra tocar baixo e ta resolvido , tendo teclado o violão não é essencial , é só o tecladista ser bom e pensar como organista.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formando uma banda