Autor |
Mensagem |
Casper Veterano
|
# dez/12 · Editado por: Casper
Moog Minitaur Review
======================= Análise técnica =======================
Trata-se de um módulo sintetizador específico para criação de sons graves. Ele só reproduz as seis primeiras oitavas (notas MIDI de 0 até 72), portanto, se o objetivo é emular aquele oboé ou violino, esqueça. Tudo nele é otimizado para geração de sons graves.
http://i48.tinypic.com/2h801g0.jpg
O método de geração é analógico. Ele possui dois osciladores (onde o segundo pode variar +/- 12 semitons em relação ao primeiro). Pode-se escolher entre dois tipos de ondas (dente-de-serra e quadrada) livremente, para cada oscilador. O manual cita um tempo de estabilização térmica dos oscilador em 10 minutos, mas eu fiz vários testes e o oscilador é estável o tempo todo. Afinei apenas uma vez e confiro sempre, nunca apareceu nenhum desvio que o afinador (BOSS) conseguiu medir. Pode parecer estranho falar em afinação, mas é comum sintetizadores analógicos "desafinarem", devido a variações de temperatura. Cada oscilador tem seu controle de volume, que tem um ganho relativamente alto, começa a saturar passando um pouco da metade do volume, causando um efeito de overdrive no filtro, que vem em seguida. Um controle de glide (portamento) está disponível no painel. Uma entrada de áudio externa permite tratar sons de outras fontes, ou usar um oscilador externo, ou qualquer tipo de ruído.
O filtro é do tipo passa-baixas, 24dB. O tracking é extremamente preciso, na verdade mais preciso que em alguns sintetizadores digitais.
Existem dois envelopes, uma para o filtro e outro para o VCA (amplificador controlado por tensão). Tem dois modos de funcionamento. Um tradicional, ADSR (onde tem que se pressionar o botão de release e mover o controle de release) e um outro modo em que o Decay/Release são controlados simultâneamente. Esse segundo modo parece estranho mas é bem interessante.
Existe um LFO (oscilador de baixa frequência) de forma de onda triangular, que oscila desde muito lento (algumas oscilações por minuto) até o espectro de áudio de baixa frequência. Pode ser direcionado para o filtro ou para os dois osciladores. As modulações no minitaur são limitadas, comparadas com a maioria dos outros sintetizadores. Pode-se, porem, aumentar as capacidades de modulação, usando as entradas CV (Volume, Pitch e Filter), que podem ser redirecionadas pelo usuário para qualquer parâmetro.
Um editor está disponível, para edição e acesso a parâmetros que não estão no painel. Muitos reclamam que o editor é instável, mas não tive problemas neste sentido. Não vou entrar em detalhes aqui sobre os parâmetros programáveis pelo editor, mas dois em especial merecem destaque:
Note sync - - - - - - - - - -
Esse recurso faz com que os dois osciladores, a cada note-on recebido, iniciem na mesma fase, garantindo a maior entrega de sinal possível no início de cada nota. É um recurso incomum, mas uma vez usado, se torna indispensável para graves precisos e profundos.
Glide Exponencial: - - - - - - - - - - - - - - -
O Glide ( também conhecido como portamento, que é a transição entre uma nota e outra, gradual) pode ser de três tipos: tempo constante, taxa constante ou exponencial. O tipo exponencial é o mais musical, começa rápido e desacelera quando chega perto do destino. É uma herança dos sintetizadores Taurus, muito bem vinda.
A construção e o acabamento são bons, mas é o Moog de acabamento mais simples de toda linha. É inteiro de metal. Os botões são tradicionais (e não encoders), com os cursos muito bem dimensionados.
Na parte de trás, MIDI IN (não tem MIDI OUT nem THRU), USB, áudio IN e OUT, uma saída extra para fones de ouvido, três entradas CV e uma Gate. É possivel enviar dados do CV/Gate para MIDI (via USB). MIDI OUT e THRU fazem falta, em alguns contextos.
http://i45.tinypic.com/mi0upu.jpg
======================= Análise subjetiva do som =======================
Tentarei descrever o som sem ser muito clichê.
Os osciladores são muito agradáveis. As duas formas de onda, para criação de baixos, são mais que suficientes. É um prazer tocar usando somente uma onda quadrada, modulando lentamente o filtro com os dedos, em tempo real. Inclusive esse é o ponto mais forte do sintetizador, o controle em tempo real. Os potenciômetros são muito bons, são mais agradáveis que encoders. O encoder em geral não tem começo nem fim, no potenciômetro você sabe exatamente onde o controle começa e termina.
O filtro é o centro do que é conhecido como "timbre do Moog", facilmente reconhecível. A ressonância é o diferencial desse filtro, penso eu. Comparando com outros filtros analógicos que eu conheço, é a mais suave e aceita mais tipos de entrada de forma musical. Alguns filtros tem a ressonância mais agressiva, que não combina com alguns tipos de sons, por exemplo, um acorde cheio de orgão. De certa forma, acho que o filtro merece a reputação que tem. Coloquei algumas outras coisas na entrada de áudio (bateria eletrônica, um sintetizador digital e outro analógico, tudo sincronizado via MIDI) e tudo ficou muito encorpado.
Abaixo, três amostras do som. Não fiz nada isolado, porque fica meio chato de ouvir, coloquei o baixo em um contexto mais musical:
https://soundcloud.com/casperjam/moog-minitaur-test-1
https://soundcloud.com/casperjam/teste-moog-minitaur-2
https://soundcloud.com/casperjam/teste-moog-minitaur-3
No último tem uns leads, chegando na parte de notas mais agudas que o Minitaur alcança.
É isso ai.
================================ Véio Casper, Dezembro de 2012 ================================
|
Edson Caetano Veterano
|
# dez/12
· votar
Imagino o poder desta criança nas suas mãos, Jams 2013 se preparem, pois as BTs definitivamente irão subir de nível, e olha que já é bem elevado
Parabêns pela criança e pelo super review, meu grande amigo véio Casper, merece muito ir conquistando estes brinquedos
|
silvG8 Veterano |
# dez/12
· votar
Casper Acabei de chegar do aniversário de 1 ano da minha irmã... comi até enjoar e vou dormir porque amanhã o dia começa cedo!
Com toda certeza vou apreciar bastante todo o conteúdo exposto nesse breve review. Parabéns pelo brinquedo mais uma vez. Depois respondo com mais detalhes e faço algumas perguntas (se já não estiverem respondidas!).
Abraço
|
waltercruz Veterano |
# dez/12
· votar
sentindo falta de graves absurdos aqui em casa...
|
Casper Veterano
|
# dez/12
· votar
Caro Edson Caetano:
Obrigado pelo comentário. Não acho que o equipamento define a qualidade do resultado, o que pode melhorar é a facilidade que se chega a ele.
Caro silvG8:
Se o senhor permitir (e quiser, claro), enviarei um review mais técnico, naquele esquema do Nord, para seu Blog. Me avise.
Caro waltercruz:
Eu estou tentando manter as coisas simples. E estou satisfeito com a simplicidade, de certa forma facilita muitas decisões. O núcleo do meu esqueminha ficou assim:
http://i45.tinypic.com/w2d73q.jpg
|
salton Veterano |
# dez/12
· votar
Casper Belo review, texto de qualidade, ótima escrita. Mas agora, no alto de minha ignorância, pergunto: pra que serve aquela entrada AUDIO IN? Ele "filtra" um sinal de entrada de alguma maneira?
|
waltercruz Veterano |
# dez/12
· votar
que setup lindo vério Casper..
Sentindo falta de equipamentos não-virtuais em casa.
|
Casper Veterano
|
# dez/12 · Editado por: Casper
· votar
Caro salton:
Olhe esse esquema abaixo:
http://i45.tinypic.com/ix3u9v.jpg
A entrada de áudio entra no mesmo ponto dos osciladores internos. Essa entrada de áudio tem um volume próprio (não está no painel, é controlada via MIDI ou pelo editor).
Basicamente, pode-se colocar qualquer som e misturar com os os osciladores, ou zerar o volume dos osciladores internos e usar o Minitaur como processador de áudio (Filtro + VCA).
Usei os osciladores do DSI Mopho no Minitaur (ainda não fiz o inverso), e um synth digital Roland (PMA-5) no Minitaur, tudo funcionou muito bem.
Caro waltercruz:
Seu talento supera essas questões mundanas...
|
silvG8 Veterano |
# dez/12
· votar
Casper Vendo um pouco do review, ouvindo as demonstrações e imaginando como seria tocar tudo isso, só posso dizer uma coisa: GAS EXTREMA! :)
Eu posso afirmar com 100% de certeza que pegarei um Minitaur no ano que vem. Gostei do pequeno review, gostei da forma como descreveu o som do instrumento.
Eu iria adorar colocar um review do Minitaur feito por você lá no meu blog. Um outro que seria muito bem vindo é o Mopho. Eu estou completamente apaixonado pelos instrumentos analógicos monofônicos... muito mesmo. Estarei esperando uma resposta sua por email... quem sabe esse não será o último post do ano lá no blog. :)
Falando nisso, até hoje não tive tempo para fazer um upload dos sons lá no freesound.org . Provas todos os dias, misturado com muitas festas de final de ano.
Parabéns pelo brinquedo novo!
|
salton Veterano |
# dez/12
· votar
Casper Boa explicação, agora entendi..
|
Casper Veterano
|
# dez/12
· votar
Caro silvG8:
Mandarei para seu e-mail, um review mais completo. Sobre o Mopho, hoje posso com segurança fazer um review bem mais completo, porque ele é o meu principal synth, uso direto, conheço de ponta a ponta. Na época que fiz o review do Mopho (esse abaixo) eu ainda não dominava-o.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/267641/
|
Casper Veterano
|
# dez/12
· votar
Caro silvG8:
Enviei para seu e-mail um review mais completo. Obrigado pela oportunidade.
Segue também um exemplo do Minitaur processando e se unindo a um outro sintetizador:
http://soundcloud.com/casperjam/moog-minitaur-test-4
|
silvG8 Veterano |
# dez/12
· votar
Casper Só posso dizer que fiquei muito feliz em receber o review. Vou ler agora e postarei mais tarde no blog. Obrigado pela disposição e boa vontade!! Fico muito feliz em ter um colaborador como você pro blog.
|
silvG8 Veterano |
# dez/12
· votar
Pra quem quiser conferir, o novo review já está disponível lá no blog pra quem quiser ler. Aprofunda um pouco sobre o que já foi falado aqui.
http://synthway.wordpress.com
|
waltercruz Veterano |
# jul/13
· votar
Casper, procê!
http://www.jrrshop.com/moog-wood-sides-for-minitaur
|
Casper Veterano
|
# jul/13
· votar
Caro waltercruz:
Eu pensei em fazer algo do tipo, não só para o Minitaur, mas para os outros módulos. Acho que lateral de madeira dá um ar mais "nobre", mesmo para meus equipamentos vagabundos.
|
waltercruz Veterano |
# jul/13
· votar
A cara do bigodudo da propaganda é impagável!
|
Casper Veterano
|
# jul/13
· votar
Caro waltercruz:
É o Will Ferrell?
|
silvG8 Veterano |
# jul/13
· votar
Casper Sim, é ele! :) Hehehehehh, propaganda legal. Com toda certeza chamaria minha atenção.
Hoje tomei a liberdade de me divertir com o Sub Phatty. E me diverti muito! :) Estava desde 13:00 brincando e parei agora porque a gripe está me arrebentando.
E o Minitaur, como vai?? Ainda te diverte muito? Imagino que sim!
|
Casper Veterano
|
# jul/13
· votar
Caro silvG8:
Me divirto muito! É o meu segundo sintetizador preferido.
|
Casper Veterano
|
# jul/14
· votar
============================== Firmware 2.1 ==============================
Depois de quase dois anos do lançamento, sai a atualização de software com sugestões dos usuários do fórum Moog. Um trabalho que demorou para ser feito, mas que levou em consideração muitas necessidades dos usuários.
Entre as melhorias, a principal é que ele ficou muito mais independente do editor do PC. Agora é possível salvar suas configurações longe do editor, de uma forma bem intuitiva e simples.
E o botão "glide" funciona como "shift", pemitindo que os controles do bainel tenham uma segunda função. Modo interessante de acessar uma série de funções, no painel limitado do Minitaur.
Segue o resumo das principais implementações, e imagens do novo editor (VST ou aplicativo):
Firmware version 2.1 adds new features to Minitaur including:
• Save presets from the panel • Polychain capability • Support for custom tuning scales • Change presets with program changes • MIDI note transposition • Load mod wheel position w/ preset • Load volume knob position w/ preset
http://i57.tinypic.com/307mg5v.jpg
http://i60.tinypic.com/30wuurs.jpg
http://i58.tinypic.com/513fyr.jpg
http://i58.tinypic.com/2rqk9dy.jpg
http://i59.tinypic.com/kdwm06.jpg
|
silvG8 Veterano |
# jul/14
· votar
Casper Legal! O Little Phatty também recebeu uma atualização dessas há uns 2 meses... O pouco que adicionaram foi muito positivo. Uma alteração foi inclusive uma sugestão minha!!
KB Control OFF - o teclado continua mandando MIDI para outros instrumentos mas sem atuar no LP. É muito importante pra quem quer usar arpejadores externos...
Enfim, ja cheguei até a pensar em substituir meu Sub por ele... só o tempo dirá se farei isso mesmo...
|
Mauro Lacerda Veterano |
# jul/14
· votar
Que boa notícia, só faltava isso para ficar perfeito. Já vou lá atualizar o meu.
|
Casper Veterano
|
# ago/17
· votar
Virou outro instrumento:
|