VST (midi x usb)

    Autor Mensagem
    pauloedson
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: pauloedson


    gente,

    estive consultando as configurações do yamaha p-155. pois bem, ele nao possui a entrada usb "b", mas possui as duas portas midi (5 pinos)

    entao, no quesito VST, usando o cabo midi/usb, nesse yamaha p-155, iria dar algum problema?! os VSTs funcionariam normalmente, pelo fato desse p-155 nao possui a porta usb que alguns pianos mais modernos ja possuem?!

    outra coisa, qual a diferença entre usar VST pela porta "usb piano" e "usb pc/notebook" e... "midi in/out piano" e "usb pc"?! da no mesmo ou um é melhor que o outro?!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Dá nos mesmo.
    Um bom cabo midi/usb deve resolver.
    Só atente na hora de ligar e testar, pois já notei que em certos teclados yamaha, muitas vezes a configuração parece estar ao contrário, onde é in pode ser out, e onde é out pode ser in.

    Iss Wave
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    No caso do midi x usb, o que importa é o cabo e não o teclado. Por exemplo, uso o Yamaha NP-31 com o cabo e funciona muito bem. Atente apenas para o software, como um driver ASIO em 256 amostras.

    pauloedson
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    entao, a sensivel diferença deve ser no preço dos cabos mesmo...

    o cabo midi/usb é bem mais caro que o usb-ab.

    por acaso, esse cabo midi/usb seria uma boa opção?!
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447765322-cabo-midi-inoutput-us b-pc-sul-e-sudeste-_JM

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    pauloedson
    Não sei não.
    Eu prefiro usar os cabos da Roland, custam mais caro mas duram também.
    Nunca tive problemas.
    Anos atrás paguei uns R$ 150,00 hoje em dia deve estar mais barato.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    A tempos atrás fiz uma pergunta sobre midi bem similar, pelo que eu lembre ninguém tinha respondido adequadamente, mas hoje eu resolvi

    O que se deve ter em mente, Midi é Midi, não muda, então independe do formato que se pluga, vai continuar sendo Midi, então a primeira resposta é direta, qualquer forma de conexão resolve

    Mas tem tantos jeitos e formatos, sim, mas a industria viu que o padrão USB é o caminho, entao ela simplesmente está sumindo com a original Din de 5 pinos

    Perguntas...
    Mas pra que serve entao uma interface midi? serve para conectar seu teclado com a porta antiga Din a um computador via USB, só isso

    Mas meu teclado tem só midi Din, use o famoso cabo Midi Din/USB
    Mas tem Midi Din e Midi USB, muito melhor, descarta já qualquer interface
    Mas tem só Midi USB, mais comum hoje em dia, precisa de interface especial para conectar em equipamentos antigos, que faça Midi USB/Din, mais difícil de achar mas existe

    Entao deu para perceber que as possibilidades são várias, mas seu Key, já tem USB, então pluga um cabo de impressora no teclado e no PC e vá ser feliz

    Ps... Mas está ultima frase certamente tem no Manuel Hehe

    ....

    Vamos aprofundar, por curiosidade apenas?
    Perguntou sobre velocidade né, então, em se tratando de comandos, mesmo com múltiplos controles e teclas, não existe nenhuma percepção de atrasos, é uma linguagem muito simples e direta, funciona perfeitamente em condições normais, ou melhor, comuns, em qualquer tipo de conector

    Mas, a conexão Din é mais lenta, em se tratando de transmissões missivas de arquivos via porta midi Din, é um panorama bem peculiar, vai demorar, sendo a conexão USB a mais indicada

    Mas veja bem, o equipamento que precisa disso, deixa bem claro, que precisa usar USB, o maior exemplo é o Kronos, que passa arquivos gigantes sysex do key para o PC, usando um Editor, entao a porta USB é bem mais rápida

    Escrevi só por curiosidade, o uso da conexão correta esta sempre descrita nos manuais, para facilitar entao, hoje mesmo, comece a usar o cabo da impressora Hehe

    Até mais

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    e o MIDI Thru já tá ficando obsoleto hein?

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    waltercruz
    Pois é, eu ainda me faço muitas perguntas, os novos Keys precisariam ter varias portas USB para poder fazer o cascateamento de equipos, ou poder usar um Hub, para aí sim podermos afirmar que o Thru morreria de vez

    Mas o USB que colocam normalmente nos equipos mais simples, é para ligar no PC, para conectar em outros equipos esquecem, aí precisa de interface da mesma maneira, e uma interface digamos, super díficil de achar, isso eu acho sacanagem, teria que ter as duas portas USB tanto a A como a B

    Isso eu gosto no meu key, as possibilidades que o Kronos me permitem com MIdi são incríveis, alem do USB to host e device e as portas Din, aceita via hub pendurar até 8 equipamentos USB nele, mais as portas tradicionais, que continuam permitindo o convencional

    Eu vejo a industria limitando a gente, os equipamentos tops e mesmo os mais simples deveriam ter todas as portas, inclusive as tradicionais para possibilitar a gente conectar em todo tipo de equipamento

    Mas o que eu vejo é eles limando de vez as conexões Din, será que ela agüenta mais uma década? Será que o Midi como conhecemos vai permanecer assim por quantas décadas ainda hehehe

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    pois é, teve uma proposta de MIDI-2 salvo engano, mas nunca pegou. Incrivel né? Se ligar os primeiros equipamentos MIDI no kronos, funciona :)

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    waltercruz
    Cara, midi vai fazer 30 anos ano que vem, e a única mudança significativa hoje é a conexão USB, isto em tecnologia é um milagre, ou seja é uma tecnologia sólida e que vai demorar para sumir, imagina décadas de equipamentos ainda rolando ...

    Eu me atento e muito para as conexões, o meu escolhido necessariamente tem que ser bem versátil, nunca se sabe que tralha nossa gás do dia a dia irá trazer né Hehe

    pauloedson
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ok turma! clareou bastante!!!!!!!!!!!

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Sabe uma coisa que eu pensei ontem? Quando eu comecei a estudar programação de synths, isso em 95 ou 96, Se pensava '30 anos atrás' como sendo a década de 70. Dia desses eu tava indo pro ensaio do iFloyd e o baixista falou de 30 anos atrás como o show original do the Wall, em 81. Aí que me caiu a ficha: to ficando vintage.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    waltercruz
    Parece que eu esqueci que nasci nos longínquos 1979 Hehe, mas peguei o ultimo ano DA década Hehe, e ganhei o título de Tio do Véio Casper Hehe

    Mas é isso mesmo, achava que midi vinha dos anos 70, me surpreendi com o ano, 1983... Tinha 4 anos e peguei meu primeiro item midi em 1994, um Roland E66, já fazia 10 anos heim... E tudo é exatamente a mesma coisa

    Mas é que a nossa musica, vou te incluir já que toca com o iFloyd é fortemente baseada nos anos 70 e 80... Parece que foi a pouco tempo, mas já se vão mais de 20 anos Hehe, muita gente do fórum nao tinha nem nascido

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Edson Caetano
    e tem umas pessoas que você nem queria que tivesse nascido...kkkkkkkkk

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tears Of Fire
    Não tenho este tipo de sentimento com ninguém, gostaria sim de ter estudado muito mais este assunto quando tinha tempo de sobra

    Mas voltando, gostei deste PDF
    http://www.305design.net/midi/midi.pdf

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    parece tipo um trabalho de escola... interessante... vou dar uma lida, tem cara de ser bom...

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O Edson Caetano sempre ajudando.

    E no seu consultório como é o som dos aparelhos?

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Adler3x3
    Aqui no consultório é terrível hehehe, mas nem dou bola, se eu consigo fazer funcionar aqui, em qualquer lugar vai virar hehe

    O Note é bom, pelo menos, placa on board realtek, controlador nano pad 1 da korg e uma caixinha ms2 da Marshall de fortissimos 1w e mono hehe, ou um par de speakers chineses genéricos... sem definição alguma

    Mas é aqui, por incrivel que pareça que eu fico teorizando mais sobre as coisas, tipo midi, porque dá tempo de pesquisar melhor, em casa é hora prática hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VST (midi x usb)