Novos timbres no cartao do Fantom XA

    Autor Mensagem
    fabimborem
    Veterano
    # out/12


    Bom dia galera do cifra club! Procurei sobre o assunto mas nao encontrei nada entao resolvi postar minhas duvidas no forum! Eh o seguinte, quero saber se tem como eu colocar timbres sampleados diretamente no cartao do fantom xa, sem precisar por exemplo de usar o pc como modulo. Quero colocar novos timbres e ao inserir o cartao no teclado o proprio ja carrega os novos sons entendem? Tem como? Se sim, qual o formato utilizar e como proceder? Tem algum programa especifico para fazer essa transferencia?
    Desde ja agradeço e peço desculpas por tantas perguntas que para alguns ate parecera bobas mas eh que adquiri recentemente esse teclado, gostei muito dos timbres dele, troquei em um korg 01wfd que eu tinha, e o que mais me levou a trocar foi a possibilidade de colocar novos timbres nele tanto atraves de placas de expansao como atraves do cartao!

    MetalKey
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Parabéns pelo key. Apesar de ser fora de linha é muito bom e atual.
    Respondendo suas perguntas tem como samplear qualquer coisa em formado wav e aif, porém requer uma mapeamento e tratamento das amostras.
    Sugiro que você leia atentamente o manual e faça perguntas mais pontuais, pois assim será mais proveitoso.
    Fico à disposição para esclarecer qualquer coisa sobre esta máquina (que você não tenha entendido com a leitura do manual).

    fabimborem
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Obrigado pelas informações MetalKey! Então, até tenho o manual dele no pc mas é em ingles e como não manjo muito do idioma...
    Minha principal duvida é a seguinte: troquei o meu korg nesse fantom pelo recurso que ele tem de poder carregar novos timbres. Comprei o cartão de memoria dele e queria colocar os timbres diretamente no cartão entende?
    Existe algum formato de timbre que me possibilite fazer isso? Tipo, no mercado livre vi varios anuncios de samples de varios teclados, se eu comprar alguns desses samples tem como eu gravar no cartão de memoria?
    É essa a minha duvida!

    fabimborem
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Olá galera! Só para dar um retorno sobre minha dúvida, entrei em contato com o suporte técnico da Roland e fiquei até surpreso com a eficiência do atendimento! O rapaz que me atendeu (via email) tem realmente conhecimento dos equipamentos Roland e sabe o que está falando! Se mais alguém tem dúvida em como inserir novos timbres sampleados no teclado aí vai o procedimento passado a mim pela equipe Roland:

    Segue procedimento para criação de Multisamples no FANTOM-XA:

    Transferência dos arquivos

    O primeiro passo é importar os arquivos WAV para o teclado. Se possível nomeie os arquivos de acordo com a nota de cada sample. Ex. Piano C4, Piano G5, etc.

    Confira se o modo USB STORAGE está selecionado:
    Pressione [MENU] para abrir a tela de Menus.
    Pressione ou selecionando “1. System,” depois pressione [ENTER].
    Pressione [F1 (GENERAL)] depois pressione [F4 (USB)]. A tela SYSTEM SETUP USB aparece.
    Pressione para mover o cursor até “USB Mode.”
    Use o dial VALUE ou [INC] [DEC] selecionando “STORAGE.”
    Para ativar o modo escolhido, pressione [F6 (OK)].
    Se quiser que o Fantom-Xa ligue já no modo USB Storage a próxima vez que for ligado, pressione [F6 (WRITE)] para registrar este ajuste no sistema.
    Pressione [EXIT] voltando à tela anterior.
    Transfira os arquivos
    Pressione [MENU]
    Pressione ou selecionando “4. USB Storage,” depois pressione [ENTER].
    Pressione [F2 (INTERNAL)] ou [F5 (PC CARD)] para fazer a conexão com o computador.
    F2 (INTERNAL)]: Conecte com a memória User
    [F5 (PC CARD)]: Conecte com o cartão de memória
    O teclado é reconhecido no computador.
    Coloque os arquivos WAV na pasta "TMP/AUDIO_IMPORT"
    Encerre a conexão do teclado com o computador, usando o ícone próximo ao relógio do Windows.
    Pressione [F6 EXIT]
    Importe os arquivos para o teclado
    Pressione [SAMPLE EDIT <-> LIST] para ver a tela SAMPLE LIST.
    Pressione [F5 (UTILITY)], depois pressione [F1 (IMPORT AUDIO)].
    Pressione [F1 (USER)] ou [F2 (CARD)] para escolher a área de origem da importação.
    [F1 (USER)]: Importar da memória user
    [F2 (CARD)]: Importar de cartão de memória
    Pressione ou para escolher o arquivo a ser importado.
    quiser selecionar dois arquivos ou mais, pressione [F3 (MARK)] marcando (✔) os arquivos desejados. Para remover a marca, pressione [F3 (MARK)] novamente.
    Se você pressionar [F5 (SET ALL)], a marca é colocada em todos os arquivos da pasta. Se você pressionar [F4 (CLR ALL)], as marcas são removidas de todos os arquivos.
    Pressione [F6 (IMPORT)]. Uma mensagem solicita confirmação.
    Pressione [F6 (EXEC)]. O arquivo é importado, e a tela SAMPLE LIST vai aparecer.
    Criação do MULTISAMPLE

    Para endereçar o multisample para as teclas desejadas, você precisa indicar as teclas de origem dos sons (Original Key) de cada amostra.

    Depois faça o procedimento “Create Multisample”, e o Fantom-Xa endereça as amostras para o teclado e ajusta os pontos de divisão (split point) automaticamente.
    Pressione [SAMPLE EDIT <-> LIST] para ver a tela SAMPLE LIST, e escolha uma amostra do multisample.
    Pressione [SAMPLE EDIT <-> LIST] para ver a tela SAMPLE EDIT
    Pressione [ ▲] [▼] para mover o cursor até “Org Key.”
    Use o dial VALUE ou [INC] [DEC] e faça o ajuste de Org Key indicando a nota original para a qual deseja endereçar a amostra.
    Pressione o botão [SAMPLE EDIT <-> LIST] voltando para SAMPLE LIST, e ajuste Org Key das outras amostras, da mesma forma.Ao criar o multisample, você precisa indicar “Original Key” de todas as amostras. Depois de fazer o ajuste da primeira amostra, basta pressionar [SAMPLE LIST] para ver a tela Sample List, escolher outra amostra e pressionar [ENTER] para ir diretamente para a tela Sample Param.
    * O ajuste Original Key que você fizer aqui precisa ser registrado em cada amostra.
    Depois de fazer os ajustes de “Original Key” em todas as amostras, crie o multisample.
    Salve os Samples editados
    Mantenha SHIFT pressionado então pressione F4 SET ALL
    Pressione [WRITE]
    Selecione SAMPLE e pressione [ENTER]
    Uma mensagem de confirmação é exibida. Pressione F6 EXEC
    Criação do Multisample
    Pressione o botão SAMPLE duas vezes para exibir a tela SAMPLE LIST
    Use < > para selecionar USER ou CARD
    Use F2 MARK para selecionar os samples desejados
    Pressione F4 ASSIGN
    Pressione F2 MLT SMP
    Escolha um nome para o MultiSample e pressione F6 WRITE
    Escolha uma posição na memória e pressione F6 WRITE, então pressione F6 EXEC
    A tela "Assign" é exibida, pressione F6 EXEC duas vezes
    Salve o patch editado
    Pressione [WRITE]
    Selecione PATCH/RHYTM e pressione [ENTER]
    Selecione um nome para o PATCH e pressione [F6 (WRITE)
    Escolha uma posição da memória de usuário e pressione [F6 (WRITE)
    Pressione [F6 (EXEC)

    Valeu a todos que me ajudaram! Abraços!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    fabimborem
    tinha alguem por aqui procurando como colocar samplers no XA

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    fabimborem

    Fico feliz pela dica ter lhe ajudado.

    O tal rapaz da Roland sou eu.

    Sempre que precisarem estamos a disposição no Suporte:
    http://www.roland.com.br/suporte/questions

    fabimborem
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    André Luiz Keys
    Olá amigo!!! Bacana vc também fazer parte do fórum...
    Com certeza a dica ajudou bastante, não só a mim mas creio que a muitos outros tecladistas. Embora seja um assunto bastante falado aqui no fórum, em minhas buscas não achei nada ensinando o processo de criação de multisamples no XA como vc explicou no email que recebi! Obrigado mesmo, é muito bom quando encontramos alguém disposto a nos ajudar de bom grado! Teve um cara que disse que até me ajudaria mas eu teria que ir até sua casa ( que por sinal fica a uns 200 km da minha) e iria me cobrar o tempo que ele ficasse me explicando :O Ou seja, além de me deslocar essa distancia toda, ainda teria que pagar e caso tivesse alguma dúvida durante o processo e demorasse mais tempo, com certeza eu iria morrer na nota!!! Mas ainda tem pessoas dispostas a ajudar sem querer nada em troca ;) Obrigado mesmo! Que Deus te abençoe sempre!!! Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novos timbres no cartao do Fantom XA