Harmonia do Jazz

    Autor Mensagem
    Lord fafe
    Veterano
    # set/12


    Olá pessoal, gostaria de saber como funciona a harmonia do Jazz e do Blues, é até vergonhoso pra mim, que toco a tantos anos perguntar isso, só que na minha vida toda sempre estudei só erudito. Pesquisei na internet e as únicas coisas que achei eram sobre escalas pentatônicas, modos gregos e mais um monte de escala que eu já sei de cor só que ainda não descobri como é que vou aproveitar isso tudo na prática.

    Shadad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lord fafe

    Sugiro que voce vá devagar e comece com o blues. Cair de cara no jazz pode ser uma experiencia um tanto quanto chocante para quem vem de um mundo musical completamente erudito.

    Inicie com a progressão harmonica básica de 12 compassos do blues e com escalas pentatonicas e escalas blues. Não é complicado achar material sobre isso na internet.

    Só depois de se aprofundar no blues que voce deve se dedicar ao jazz.. A sonoridade jazzística é diretamente influenciada pelo blues, mas não adianta tentar tocar jazz sem assimilar a sonoridae do blues antes, pois o jazz é um estilo bem mais complexo, em todos os aspectos que voce pode imaginar.

    Para entrar no mundo do improviso (jazz) não basta decorar escalas ou partituras. Voce deve tocar as notas de uma maneira jazzística. O segredo está no fraseado. Esse é o tipo de coisa que não dá para explicar por textos. Só voce escutando os grandes mestres do jazz para conseguir perceber isso.

    Shadad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lord fafe

    No caso de harmonia jazzística, voce deve deixar seus conhecimentos de harmonia clássica um pouco de lado e começar a estudar harmonia funcional. recomendo os livors do Almir Chediak, por serem em portugues e tratarem de harmonia e improvisação como um único assunto.

    tecladogospel
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Então Shadad você diz que para entrar no mundo do jazz deve se buscar isso através do blues não é mesmo. Como seria isso cara? Que tipo de progressões poderiam ser usadas no inicio desse aprendizado?

    Scrutinizer
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    voce deve deixar seus conhecimentos de harmonia clássica um pouco de lado e começar a estudar harmonia funcional

    As duas não são tão diferentes quanto se diz aqui no fórum, e até Schönberg já publicou um livro com influências da teoria da harmonia funcional, então não é algo exclusivo da música popular. É só uma teoria com um ponto de vista diferente, mas que trás muitos resultados parecidos.

    Almir Chediak
    Eu não entendo como tanta gente recomenda esse livro... Deve ser só porque é brasileiro...

    Tenta o Thesaurus of Scales and Melodic Patterns do Slonimsky e Jazz Theory Book do Mark Levine. Eu não os li por inteiro, perdi o interesse por música tonal nessa época, mas eles me foram recomendados várias vezes. O primeiro é até citado por Frank Zappa como a bíblia da improvisação.

    Mas uma coisa que você não pode esquecer é de ouvir e analisar as músicas, considerando que você já tem um armamento advindo dos estudos da música clássica.

    E outra, eu nunca suportei blues e amo jazz, se for o seu caso eu não vejo necessidade nenhuma de aprender blues.

    Shadad
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    tecladogospel

    Então Shadad você diz que para entrar no mundo do jazz deve se buscar isso através do blues não é mesmo.

    Foi isso mesmo que eu disse. Uma pessoa que não sabe usar uma pentatônica ou uma escala blues também não saberá usar uma escala bebop ou superlócria. Ir diretamente ao jazz fará com o que o aspirante a jazzista pule etapas necessárias e seus improvisos soarão mecânicos iguais aos métodos Mel Bay's e Aebersolds da vida. O que mais se ve por aí é gente metida a jazzista que toca tudo igual às frases dessas publicações que citei. Esses caras tentando tocar jazz são mais duros que norte-americanos tentando tocar samba. To generalizando, claro, mas a coisa acontece mais ou menos assim.

    Quanto às progressões de acordes, recomendo o mesmo método que me ensinaram e que uso com meus alunos: progressões básicas de blues maior e menor sem muitas variações no início. Só depois de uma boa familiarização com a sonoridade é que se deve partir para progressões mais complexas, como com entradas de II cadenciais, dominantes substitutos ou Bird Blues, por exemplo.

    Partindo para o jazz mesmo, os standards são o melhor caminho para os iniciantes. Músicas fáceis, com harmonias simples e ritmos bem marcados.

    Shadad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Scrutinizer

    As duas não são tão diferentes quanto se diz aqui no fórum, e até Schönberg já publicou um livro com influências da teoria da harmonia funcional, então não é algo exclusivo da música popular.

    Não são tão diferentes mesmo. Dei a dica de deixar a harmonia clássica de lado devido a quantidade de regras que existem nela e que não são respeitadas na prática da improvisação e harmonia funcional. Nunca vi aulas de frases outside em classes de harmonia clássica e o sistema de cifragem analítica também é diferente. Jogue alguém com formação exclusivamente erudita no meio da harmonia funcional e para ele vai parecer que estão falando outra língua. Em geral é assim.

    Almir Chediak
    Eu não entendo como tanta gente recomenda esse livro... Deve ser só porque é brasileiro...


    Por isso que o fiz.

    Voce acha os livros dele ruins para iniciantes na harmonia funcional? Se sim, por que? O que falta abrangir?

    tmurback
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Acho que o Shadad deu as dicas certas. É bem por aí mesmo... No mais, procure um bom professor, que isso facilita, e muito, a vida.

    Lord fafe
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu só queria saber como aplicar tudo que eu sei pra tocar jazz, pq o povo fala que é pra mim estudar harmonia funcional, escalas e blablabla só que eu já to saturado disso, só que ainda não sei tocar jazz...

    Shadad
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    Lord fafe

    Eu só queria saber como aplicar tudo que eu sei pra tocar jazz, pq o povo fala que é pra mim estudar harmonia funcional, escalas e blablabla só que eu já to saturado disso, só que ainda não sei tocar jazz...

    Cara, o quanto de jazz voce já escutou?

    Como eu já disse, não basta decorar escalas, modos ou notas. Voce tem escutar e assimilar a forma jazzy de tocar. É impossível aprender de outra forma!

    Uma escala sem contexto, é só uma escala. Não serve para coisa alguma.

    O jazz é, com certeza, uma afronta a música erudita. Enquanto na música erudita a gente tem que tocar exatamente o que está escrito, no jazz a gente tem total liberdade para mudar o ritmo, melodia e até a harmonia escrita na parte, usando o (bom) senso, claro!

    Na música erudita é "preto no branco" no jazz não.

    Generalizando, basicamante, na musica erudita a gente papagaia, no jazz a gente cria.

    Uma peça para piano pode ser aprendida em alguns dias. Com um estilo musical , principalmente o jazz, a coisa não acontece dessa maneira.

    Quer aprender a tocar jazz?

    *Primeiramente: aprenda a gostar e apreciar o jazz!
    *Segundamente, escute jazz bagaray!
    *Terceiramente, ache um bom professor e faça o que ele mandar!

    O jazz é uma coisa de dentro para fora. Um tópico no fórum cifraclub não vai te ensinar jazz.

    Lord fafe
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Shadad
    Entendi... Só não concordo muito com sua definição... A música erudita tem muito de improviso e chega um ponto de se misturar com a música popular em alguns casos. Lembre-se de que música erudita não é só aquela coisa chata do classicismo.

    Shadad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lord fafe

    Lembre-se de que música erudita não é só aquela coisa chata do classicismo.

    Sei disso, por isso que eu escrevi: "Generalizando, basicamante, na musica erudita a gente papagaia, no jazz a gente cria.

    Generalizei de propósito, para ilustrar melhor a idéia. ;)

    Lord fafe
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Shadad
    Compreendo rsrsrs Valeu aí pela ajuda, vc me recomenda algo para eu começar a ouvir?

    Shadad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Aconselho voce a começar com os standards, pois são músicas mais simples e fáceis de assimilar. "Jazz Standards" (pesquise esse termo!) são temas que foram muito usados a partir da segunda metade do século passado, mais ou menos por aí. A maioria dos standards possuem letra e/ou foram usados em musicais da Broadway, filmes, novelas... por isso acontece a fácil assimilação. Standards, na maioria, são músicas feitas para o povo. Ao começar a ouvir os standards, com certeza voce vai se deparar com muita coisa que já ouviu antes, tipo aquelas musicas que a gente ouve por aí mas não sabe o nome.

    PeterBull
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lord fafe

    Concordo com o Shadad, vc tem q primeiramente se acustumar com o estilo e principalmente com a maneira q ele é conduzido e nada melhor p/ isso do q se ouvir...

    O estudo do II - V - I maior e menor foi p/ mim de grande ajuda na parte harmonica das minha improvizações a questão ritmica é pessoal (tem q ter a pegada) e isso so se cria ouvindo e "brincando" até se criar um jeito própio de se tocar...

    E poxa Almir Chefiak é um excelente autor!...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia do Jazz