Yamaha P155 versus Roland RD 300 NX

    Autor Mensagem
    perkyba
    Veterano
    # set/12


    Olá,
    Alguém poderia me esclarecer qual dos dois pianos é melhor? Eles estão mais ou menos na mesma faixa de preços (o Roland é um pouco mais caro) mas eu queria saber qual, na opinião de vocês, possui o melhor mecanismo de teclas, o melhor timbre de piano, enfim, qual seria o melhor conjunto.
    Obrigado!

    silvG8
    Veterano
    # set/12
    · votar


    perkyba
    Esse tipo de tópico geralmente rende respostas muito genéricas e totalmente baseadas em um "achismo" cheio de preferências pessoais.

    Eu particularmente nunca toquei em nenhum dos dois, então falar em teclasm qualidade de construção, etc. seria totalmente na base da suposição e comparações entre outros equipamentos das marcas.

    Se pudesse escolher me baseando no quesito som, acho que o RD-300NX me agrada mais. Gosto também do visual do equipamento e no geral acho que é uma melhor compra. Mesmo assim, tudo é questão de preferência!

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Obrigado silvG8!
    A minha pergunta foi genérica mesmo, mas é que a única opinião que eu tenho foi a do vendedor da loja (que disse que não gostava muito do piano da Yamaha), portanto eu acho que se algumas pessoas disserem o que pensam (ou o que acham) desses instrumentos, pra mim tá valendo.
    Estou entre essas duas opções.

    Artref
    Veterano
    # set/12
    · votar


    São instrumentos de propostas diferentes. A linha P da yamaha é para estudo em casa; eles têm alto falantes e recursos focados no treino e aprendizado do piano. Poucos timbres, com ênfase no timbre de piano solo e nas teclas.

    O RD é um piano de palco. Sem falantes, recursos para uso ao vivo, mais timbres para usar em outros estilos, "sound focus" e etc.

    Conheço o P-155, e para sua proposta, é ótimo. Timbre lindo, teclas ótimas. O RD300nx eu nunca toquei. Só vi o 300Gx, e esse eu não curti.

    Fica complicado comparar os dois, já que são de propostas diferentes.

    viktor 999
    Veterano
    # set/12
    · votar


    perkyba
    cara pra min um defeito do RD300 Nx e ter picth bend no lado , parece bobagem até na hora que for transportar , mais e lindo , também gosto mais do Timbre dele, seria um compra muito boa tanto o P155 quanto o RD300 NX.

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Obrigado Artref!
    Eu entendo que são propostas diferentes e, portanto, uma comparação entre eles fica até meio sem sentido. O que pegou foi que o vendedor, talvez querendo ajudar, acabou sendo tendencioso e me deixou na dúvida. Por isso é que eu resolvi postar aqui. Está sendo bastante esclarecedor.

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Obrigado viktor 999!
    É, na verdade eu acho que são dois bons equipamentos para essa faixa de preço. O que deve decidir a compra é exatamente a proposta que o piano oferece. Se for para substituir um piano real, deve-se pensar mais no mecanismo das teclas e no timbre fiel do que nos recursos eletrônicos do instrumento, já se a intenção é a de se tocar profissionalmente, o que vale é justamente o contrário.
    Você já tocou no 300 NX?

    viktor 999
    Veterano
    # set/12
    · votar


    perkyba
    apenas vi em um Show mesmo, agora o P155 já toquei , as teclas são ótimas..

    expedifer
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Dificil escolher entre os 2: o P155 tem 1 sample do maravilhoso yamaha CFIII (igual ao novo P105) e o RD300 tem 1 sample do Steinway (nem deve ser o model D, mas é bom) e 1 EP (além dos demais tipos de pianos em formato patch). O RD tem mais timbres e funções na tela, contra um simplório P155. Mas dizem que bom pianista nem olha tela qualquer e quer um ótimo piano e teclas pesadas. Nesses dois aspectos o P155 ganha do RD300NX, mas perde pro RD700NX nesses mesmos 2 aspectos.

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Valeu expedifer!
    Então, a comparação que eu fiz na loja foi com o 700, que eu realmente gostei muito mas que está fora do meu orçamento. O 300, que seria a opção mais próxima, eu não testei. Daí a dúvida.

    kokada
    Veterano
    # set/12 · Editado por: kokada
    · votar


    P155. Por causa das teclas. Não curti o mecanismo de teclas do RD300NX. Parece que as teclas não vão até o fundo, e demoram pra voltar - achei um tanto estranho de tocar nele. As teclas do P155 são melhores na minha opinião.

    Em timbre de piano acústico curto mais Roland, mas que não é o caso desse RD300NX - as teclas não ajudam... até no timbre prefiro o P155.

    expedifer
    Veterano
    # set/12 · Editado por: expedifer
    · votar


    kokada
    Não curti o mecanismo de teclas do RD300NX.

    O 300 tem teclas semi-pesadas contra as pesadas do 700:

    RD300NX (1 piano sampleado + 1 EP supernatural)
    " 88 keys (Ivory Feel-G keyboard)"

    RD700NX (3 pianos sampleados + 3 EP supernatural)
    " 88 keys (PHA III Ivory Feel Keyboard with Escapement)"

    Mas se quer esses pianos sampleados (supernatural) em outros Rolands além do Jupiter, taqui os modelos que pode encontrar e testar:
    http://www.roland.co.uk/blog/roland-supernatural-pianos

    André Luiz Keys
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Já tive a oportunidade de usar o RD-300NX.

    O timbre de piano e o sistema de teclas são excelentes.

    antes eu usava o RD-300GX e houve uma melhora significativa neste novo modelo

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Este tópico está ficando muito interessante, cheio de informações para quem quer comprar um piano digital. Era exatamente essa a minha intenção quando fiz a pergunta.
    Obrigado, pessoal!

    Tears Of Fire
    Veterano
    # set/12
    · votar


    expedifer
    teclas semi pesadas no 300nx? serio?

    mas cara... não pude deixar de perceber isso:
    New Ivory Feel-G Keyboard with Escapement
    o negócio solta fumaça é?

    kokada
    Veterano
    # set/12
    · votar


    André Luiz Keys
    não creio que vc gostou da ação das teclas... até o vendedor da loja onde eu fui disse que elas não são muito boas. No RD700NX sim, que são diferentes.

    expedifer
    Veterano
    # set/12 · Editado por: expedifer
    · votar


    Tears Of Fire
    teclas semi pesadas no 300nx? serio?

    Cara, na verdade fica ate dificil enquadrar o que é tecla semi-pesada. Pesada é pesada mesmo, de madeira e densa, não de plástico.

    Olhando as teclas de plástico de alguns teclados, tem gente que acha por exemplo, nos Korg, o M50-76 tem semi e o M50-88 é pesada (e o fabricante diz isso erroneamente). Nada disso pois não são SP (simuladores de pianos, daí o prenome SP, Stage Piano e não Stage Sinth). Só SP de 88 teclas e geralmente TOP tem realmente teclas pesadas e com acionamento do martelo (e quanta diferença faz pra tocar um bom piano, inclusive com "regulagem" do martelo como vem nos RD700). Nem mesmo o Fantom G tem teclas realmente pesadas, nem os arranjadores PA2X o tem. Então as teclas do RD300NX teria as teclas desses 2 (pra mais ou pra menos). Pra mim, tecla pesada é de madeira mesmo, com peso mesmo e densidade boa e com esses acionamento de martelo que citam( hammer action weughted), coisa que o FG, XF, PA2X, M50-88, etc, apesar de falarem algo não tem na qualidade de um S90SX, CP1, RD700, Nord-Piano, PC3X, etc, onde todos esses são SP. Sinth mesmo com 88 teclas nem pode ter essas teclas de madeira e densas, pois sua função-destino-clientela é outra. Aí, pra mim, o RD300NX tem essas teclas dos Sinth tops, apesar de muito boas. Nem se pode exigir mais no preço que tem, apesar do P95 e P105 ter teclas melhores e serem mais baratos. Mas a discussão sobre isso é longa e muitas marcas (e usuários) discordam entre sí (aqui mesmo há duas opinioes contrarias sobre o RD300)

    J.Dionatan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    expedifer
    Com base no seu texto acima, muito bem argumentado aliás, você considera as teclas do P95 pesadas ?? É que tem um cara que argumentou que são semi-pesadas iguais as do SP76 e eu discordei.

    expedifer
    Veterano
    # set/12 · Editado por: expedifer
    · votar


    tem um cara que argumentou que são semi-pesadas iguais as do SP76 e eu discordei.

    Cara, o pouco que eu sei sobre teclas pesadas, é o que leio em foruns estrangeiros onde ate tentei indicar alguns aqui mas fui bloqueado.
    Lá nos foruns falam muito disso e ate citam técnicas e códigos a respeito. Mas no final, pra resumir, o que aprendi á é que o que era por exemplo teclas pesadas nos anos 70, mudou em 80, 90, etc, ate hoje. Esse sistema do P95 era o máximo há alguns anos atras. Ficou barato e é usado ate hoje nesses modelos básicos (é claro, nunca nos tops). O que ví lá é que a tecnologia a cada ano faz mudanças nas teclas onde por exemplo, nessa pergunta Tears o Fire, sobre "Escapment", é sobre escorregar os dedos ao ficarem suados, onde as teclas absorvem a umidade. Mas hoje em dia, o peso das teclas foi repartido com o sistema mecânico do acionamento do martelo e não somente pelo peso da tecla, apesar de muito necessário uma madeira bem densa, para imitar as teclas originas dos pianos onde há uns 40 ou 50 anos atrás foi proibido se fazer pianos acústicos com teclas de marfim (chifre de elefante em extinção, imagine o peso desse osso). E para se chegar a esse nível, haja tecnologia. E uma delas é justamente simular com perfeição o martelo de um piano acustino agindo com tecla de marfim e ebano. É claro que nos anos 70, 80 e ate 90 não havia tecnologia para isso (poderia ate haver mas a preço "bilinário").

    Resumindo: nessa mudança de tecnologia com o passar dos anos, muitos se adequaram a teclas tipo P95 e outros ficaram maravilhados com essas novas teclas da Roland entre outros tops. Para saber mais e melhor (não sou o dono da verdade), procure no google esses sites estrangeiros (tem pra todas as marcas) e divirta-se, é claro, em inglês, mas nada que o tradutor google não faça. Lá em cima, dei minha opinião, tirada é claro, de uma maioria desses foruns, muito fundamentada por lá.

    Artref
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Atualmente tá realmente complicado classificar teclas, principalmente quando algumas empresas vão lá e avacalham tudo, como fez a Korg ao dizer que o M3 tem teclas "semi-pesadas". B**** nenhuma, aquilo é tecla de synth e bem leve, até demais pro meu gosto.

    Eu prefiro tocar no instrumento e sentir o mecanismo, independente do que a empresa fala que é. Com um pouco de experiência você já sente no primeiro toque a qualidade..

    Antes de ontem eu toquei em um piano Fritz Dobbert, modelo C-188, o top de linha da Fritz, e aquilo pra mim é um maravilhoso referencial de como deve ser um bom mecanismo. As teclas são bem pesadas, do jeito que gosto, mas respondem com muita precisão à dinâmica, a trinados e passagens rápidas. Não dá pra explicar. Pesado pra caramba (eu prefiro), mas ao mesmo tempo, super confortável e com uma resposta maravilhosa ao toque e à velocidade. Ah, e o piano era novinho, rs rs. Recomendo a todos que façam essa experiência um dia, pois depois fica fácil classificar os mecanismos dos digitais: o que for mais próximo disso, é o melhor, hahahaha.

    Basicamente um bom mecanismo é aquele pesado, mas confortável e que responde com precisão a tudo que você faz. É aquele que não te trava (sensação que eu tive com o RD300GX, por exemplo).

    kokada
    Veterano
    # set/12
    · votar


    J.Dionatan
    P95 tem teclas pesadas, o SP76 são semi... não são iguais.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    J.Dionatan
    A prova das teclas pesadas do P95 é que toquei 15 minutos em um e fiquei com meu pulso ferrado :P (só tive teclas leves até este minuto).

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Mestre Duarte
    · votar


    perkyba

    Eu gosto de Piano Digital com auto-falantes. No caso da linha P da Yamaha, emitem um som preparado para o próprio instrumento. Nesses casos, o projeto é devidamente arquitetado e feito sob medida para gerar um timbre extremamente confortável e de altíssima qualidade.

    Logicamente que para tocar em palco você precisará não apenas de qualidade, mas também de volume de som. Por isso o RD é um piano em que tudo nele, desde o gerador sonoro até o pré de saída são projetados para dar certo em cubos, monitores, misturadores (mesa) e, obviamente, P.A's.

    O P-155 não corta o som quando está plugado, o que dá uma impressão de ambiente muito boa quando se está tocando em palco, tem-se uma noção dimensional por conta do estéreo que ele proporciona, além da vibração que você sente nos dedos pelas teclas, você literalmente sente o som fluir! O problema é que os 12W x 2 dele nem sempre dão conta quando se está tocando com bateria, contrabaixo, guitarra e companhia. Daí, você pode usar um Koss (no mínimo) ou plugar um retorno ativo nas saídas de fone, o que vai cortar o som dos auto-falantes; ou ainda, usar retorno em linha para a mesa, mas o som já não fica a mesma coisa.

    - Você decide.

    perkyba
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Valeu Mestre Duarte, sua resposta foi bem ilustrativa!
    É bom saber que temos companheiros dispostos a compartilhar a experiência adquirida nas "batalhas" pelos palcos!
    Obrigado.

    PeterBull
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bom vamos lá...

    Expedifer

    As teclado do RD300 NX são sim PESADAS, o mecanismo e o Ivory Feel G e a função Escapement simula o click do martelo...
    E um mecanismo excelente e o mesmo q vem nas linhas de entradas de pianos da Roland, possuem uma ótima tocabilidade e ao meu gosto são muito superior aos da linha de entrada da Yamaha (gosto pessoal)...

    Adoro os timbres da Yamaha são bem agradáveis aos meus ouvidos ja os da Roland soam muito bem e tem em algumas características superiores aos meus ouvidos, como a resposta aos graves.

    No quesito função nao há o q discutir o RD e infinitas vezes mais versátil...

    Bom se quiser outro produto p entrar na briga indico o FP-4 F da Roland, p mim a melhor amplificação da linha e a tocabilidade e timbre q mais me agradam e esta quase na mesma faixa de preço...

    P/ finalizar se procuro somente timbres de piano e uma boa tocabilidade e é claro se gostar do timbres da Yamaha pode ir sem medo e um excelente equipamento, agora se quer algo versátil com um mecanismo p mim mais confortável e dinâmico e mais recursos p suas apresentações pode ir de RD-300NX q vc tbm vai ser Feliz...

    Abraço Galera!

    PeterBull
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bom vamos lá...

    Expedifer

    As teclado do RD300 NX são sim PESADAS, o mecanismo e o Ivory Feel G e a função Escapement simula o click do martelo...
    E um mecanismo excelente e o mesmo q vem nas linhas de entradas de pianos da Roland, possuem uma ótima tocabilidade e ao meu gosto são muito superior aos da linha de entrada da Yamaha (gosto pessoal)...

    Adoro os timbres da Yamaha são bem agradáveis aos meus ouvidos ja os da Roland soam muito bem e tem em algumas características superiores aos meus ouvidos, como a resposta aos graves.

    No quesito função nao há o q discutir o RD e infinitas vezes mais versátil...

    Bom se quiser outro produto p entrar na briga indico o FP-4 F da Roland, p mim a melhor amplificação da linha e a tocabilidade e timbre q mais me agradam e esta quase na mesma faixa de preço...

    P/ finalizar se procuro somente timbres de piano e uma boa tocabilidade e é claro se gostar do timbres da Yamaha pode ir sem medo e um excelente equipamento, agora se quer algo versátil com um mecanismo p mim mais confortável e dinâmico e mais recursos p suas apresentações pode ir de RD-300NX q vc tbm vai ser Feliz...

    Abraço Galera!

    perkyba
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Valeu Peter Bull!!!!

    É, eu realmente gostei do FP 4F. Tanto que comprei um pra mim. rsrsrs
    Estou muito satisfeito, acho que não poderia ter feito negócio melhor.

    Abraços a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha P155 versus Roland RD 300 NX